A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

natália rocha 23/03/2021

Fui fisgada por essa história na primeira página, e só larguei o livro quando terminei. Em ‘’A uruguaia’’, do autor argentino Pedro Mairal, nos vemos caminhando pelas ruas de Montevidéu e Buenos Aires com o narrador, esse que está em busca de um amor - em grande parte imaginado - e em busca de si.

O narrador do livro, Lucas Pereyra, é um escritor argentino na casa dos quarenta anos, pai, desempregado e com um casamento em crise. Em uma viagem para um festival literário conhece uma mulher jovem, com a qual se envolve brevemente, mas de uma forma muito profunda, antes de voltar para a realidade de sua vida ordinária.

Desde esse acontecimento, Lucas passa os dias fantasiando sobre essa garota, muitas vezes idealizando-a, como um escape de sua realidade. Certo dia, tem a oportunidade de cruzar o Rio da Prata e novamente estar em terras uruguaias; o objetivo dessa viagem seria puramente à negócios – receber o adiantamento por alguns livros que escreveria – mas ele aproveita a oportunidade para se encontrar mais uma vez com essa moça.

Contudo, o rumo dessa aventura não segue o que foi planejado, e Lucas se vê cada vez mais envolvido em problemas sem saída.

O livro é muito intenso, tanto pelos sentimentos expressos do narrador quanto pelo ritmo da história. O autor escreve de uma maneira que nos sentimos como se estivéssemos caminhando lado a lado com o narrador e observando suas ações, é sensacional.

Além disso, por ser do Sul do país e ter um contato frequente com a cultura platina, me identifiquei muito com os hábitos e palavras que o autor escolheu usar, foi uma experiência muito boa, um certo conforto causado pelo reconhecimento. Quem já teve a oportunidade de viajar para o Uruguai certamente vai sentir o mesmo.

Outra coisa que gostei é que são citadas várias músicas durante a narrativa – todas ótimas, aliás – que faz com que possamos entrar ainda mais na atmosfera do livro.

É muito cedo pra dizer que essa foi uma das melhores leituras de 2021? Recomendadíssimo! :)

Maria Eduarda 09/04/2021

Acho que esse é um dos primeiros livros que li que toda a narrativa se passa em um único dia, e deve ser por isso que ficamos tão ansiosos para saber como a história vai terminar. Não vai ser um livro que vai te marcar para a vida, mas é uma leitura leve e fluida.

Tati 19/06/2019

A uruguaia
Um casamento em crise, contas atrasadas, bloqueio criativo e nenhuma linha escrita para garantir que a situação melhore, ressentimentos, um filho pra criar, a casa avariada, a mulher cada vez mais ausente, ele cada vez mais ausente, o sentimento de fracasso. A vida de Lucas Pereyra vai mal.

Magali Guerra, a uruguaia do título, surge nesse momento. Surge jovem e leve. É toda antítese da vida de Pereyra. Após um primeiro encontro em um festival literário, combinam de se encontrar em Montevidéu, viagem que também teria como finalidade evitar a taxação argentina sobre o pagamento adiantado de 15 mil dólares que o escritor receberia de uma editora.

Pereyra, acima de tudo, fantasia. Com ele percorremos uma Montevidéu idealizada, encontramos uma Magali irreal. São poucas horas na companhia desse homem que se torna mais medíocre justamente por não aceitar a própria mediocridade. Ele somente foge.

A Uruguaia é desses livros que colocam a questão: é possível apreciar um livro quando não gostamos de seu protagonista? A resposta, pelo menos para este caso, é sim. Lucas Pereyra não causa simpatia, sua infantilidade e escapismo constrangem. Mesmo assim, o seguimos pelas ruas uruguaias naquele dia de trégua. Com ele escapamos. Afinal ler um bom livro é também uma forma de escapar a nossa própria mediocridade.
Thaís Vilas Bôas 30/11/2019minha estante
Tive o mesmo pensamento que você: incrível como é possível não gostar dos personagens, mas mesmo assim adorar um livro! Pedro Mairal tem uma escrita encantadora!

Elisama.Godinho 10/08/2022

Leitura rápida e muito fluída. No ultimo capitulo fiquei com muita raiva do personagem principal, o narrador, porem , terminei o livro com um sorriso nos lábios. (E faz tempo que não terminava um livro assim) fui do ódio ao amor em um capitulo (odio pelo personagem, amor pelo autor)
A escrita do livro é muito simples.
Eu gostei demais de ter feito essa leitura, dei 5 estrelas para o livro, mas daria 10 para o autor.
O achei simplesmente fenomenal.

Leila 08/11/2022

Meu primeiro contato com a escrita do argentino Pedro Mairal e gostei da fluidez e cadência de sua narrativa e da despretensiosidade também. É um livro gostoso e rápido de ler, mas confesso que dá uma certa "gastura" da burrice do personagem, rs. Senhor, que criatura sonsa, pra não dizer idiota. Mas entendo que na literatura pra não falar no amor, tudo pode acontecer né? Não quero contar sobre a história porque é um livro bem curto, leitura para se fazer em uma sentada e o que eu contar vai perder a graça para vocês, mas diria que é algo que gira em torno de crises existenciais, de idade, profissão, relações, identidades e por aí afora. E também e porque não sobre como idealizamos o amor e as pessoas que acreditamos "amar". O livro não é uma brastempo, mas é uma leitura para relaxar e espairecer, acho que vale a pena perder algumas horinhas com ele e conhecer + um livro da nossa América Latina. #ficaadica

Lendo no mato 15/04/2021

Meio Woody Allen.
Não sei de onde tirei esse livro. É desses tipos de coisas que só surgem na nossa frente. ?????

Um livro de um autor argentino que se passa no Uruguai e ganhou prêmios pela América do Sul. (Isso tudo descobri depois que já estava lendo ?).

A uruguaia conta a história de Lucas, um escritor argentino endividado, em crise familiar, que vai ao Uruguai para receber um adiantamento de algumas de suas obras.

E a partir daí é senta que lá vem história.

Lucas escolhe receber no Uruguai por dois simples motivos: 1º no Uruguai a cotação do dólar é muito melhor do que na Argentina (se recebesse na Argentina ele perderia dinheiro) e 2º ele tem um amor quase que platônico por uma uruguaia, claro.

O livro é como se fosse uma carta para sua esposa, Catalina, retratando como foi essa ida ao Uruguai. Uma mensagem, confissão, falando de amor, de traição, de crescimento, de vida.

A uruguaia me pareceu muito, mas muito mesmo, uma história que facilmente seria dirigida e roteirizada pelo Woody Allen. Tem toda aquela carga romântica, verborrágica, problemática e nostálgica comuns aos filmes desse cidadão.

À mim, o que prevaleceu por todo o livro foi a nostalgia das ruas e lugares do Uruguai que um dia pude conhecer e que foram maravilhosamente descritos pelo livro. ?

Por fim, o livro deixa uma mensagem muito legal sobre relações entre casais, sobre individualidades e tudo que anda nesse meio.

Ladyce 20/02/2020

"
Há algum tempo coleciono pequenos romances, de preferência de cento e cinquenta a duzentas páginas, cuja brevidade narrativa não esvazia a densidade literária. "A uruguaia", romance do argentino Pedro Mairal, é romance que preenche esses requisitos e depois de lido achou um lugar especial entre outras obras do gênero: "O fuzil de caça" de Yasushi Inoue e "A vida peculiar de um a carteiro solitário", de Denis Thériault.

Talvez seja uma das narrativas mais masculinas que li nos últimos tempos. O que isso quer dizer? O ponto de vista e a maneira de contar são explicitamente masculinos. Trata-se da história de um homem, num casamento que perdeu a paixão, frustrado profissionalmente, mantido pela mulher, que usa um pagamento antecipado de editoras sobre dois de seus livros — ele é escritor — para sair de Buenos Aires, ir a Montevidéu, fazer uma operação de câmbio que só faz sentido na América Latina e mais ainda na volúvel economia argentina. Ele sai de manhã em direção a Montevidéu para efetuar a transação bancária programada, enquanto secretamente nutre o desejo de se encontrar com Magali, “Maga”, jovem que o encantara meses antes, num evento literário no Uruguai e que desde então tem preenchido suas fantasias românticas.

Volta para casa dezessete horas depois. Neste meio tempo, enquanto viaja, nós também somos levados por ele através do tempo, aprendendo sobre seu casamento, filho, profissão, Magali, o cotidiano em Buenos Aires e ausência de criatividade que o assola. Também ficamos cientes de suas fantasias sexuais e do que planeja fazer ao encontrar a jovem uruguaia que o enfeitiçara. Nem por isso deixamos de nos surpreender com os eventos. Há um pequeno gosto de mistério nesta história.

Pedro Mairal desenvolve uma narrativa densa, clara, direta que encanta o leitor, levado pela mão a acompanhá-lo. Repleto de referências à livros, escritores, à cena literária e cultural, à música, com fino humor e destro gerenciamento, ele enriquece em muito o que em mãos menos hábeis não passaria de uma pequena aventura, de uma malandrice literária. Apesar de trabalhar seu texto incessantemente para chegar à clareza a pesar da complexa linha narrativa, a leitura de "A uruguaia" é rápida, agradável e insinuante.

Por suas constantes referências aos escritores argentinos e de outros lugares, Pedro Mairal posiciona sua escrita dentro do panorama literário atual da América Latina e percebemos que é junto a Borges e outros de calibre semelhante que um dia pretende se encontrar. Muito justo se continuar assim.

Entendo este ser seu segundo romance. O primeiro, "Uma noite com Sabrina Love", que comprei depois de ler este livro, está na pilha para leitura próxima. Já foi transformado em filme. Sou fã do cinema argentino. Filmes argentinos, quase sempre, são maravilhosos com perspectivas únicas sobre casos corriqueiros. É justamente esse tom que permeia "A uruguaia". Parece roteiro de filme argentino. E que roteiro!

Excelente leitura. Recomendo.

isa.fsgomes 29/11/2021

A uruguaia, Pedro Mairal (2016)
Um livro sobre infidelidade, crise conjugal, financeira, profissional e existencial.

Me parece que Pedro Mairal é um bom escritor, que escreve com bastante realidade. Gostei principalmente do estilo em forma de confissão que ele escolheu para narrar essa história, dos insights no decorrer dos acontecimentos, também das reviravoltas e detalhes importantes para o ponto de vista final que são revelados pouco a pouco e fazem toda a diferença.

Mas não posso dizer que gostei do livro, esse não é meu tipo de linguagem favorito e muito menos o enredo me interessou. O personagem não me gerou nenhuma empatia, muito pelo contrário, pois existe um Lucas Pereyra em cada esquina do mundo e é exatamente o tipo de pessoa que me irrita e quero distância. Mas é inegável que foi muito bem escrito.

hanny.saraiva 18/04/2022

Incrível na técnica, medíocre no conteúdo
Com uma inegável qualidade técnica, esse livro é envolvente, mérito da forma como o autor escreve, fruto de seu talento narrativo. Porém, me incomodou algumas partes machistas, com referências clichês ao autismo e o final achei bem revolta hetero, branco, classe média. O problema desse tipo de voz é que é cansativo ouvir as mesmas coisas, ficamos no lugar comum e deixamos de ter o diferencial dentro desse universo. Uma pena, esperava tanto.

Robson68 27/04/2022

Esperava mais... passou na média
Mais uma indicação de @book.ster, A Uruguaia é um livro bem curto, com 128 páginas, que trazem uma vista romântica de Montevidéu por um cansado argentino de Buenos Aires. Muito embora eu ache que faltou ritmo na história, faltando ainda um quê de atração pelo enredo, o autor Pedro Mairal sabe prender a leitura na sua maneira de escrita quase tão próxima a nossa mente que vai e volta em assuntos aleatórios. Eu esperava mais do livro, mas ele passou por média.

regifreitas 04/10/2022

A URUGUAIA (La uruguaya, 2016), de Pedro Mairal; tradução Heloisa Jahn.

Lucas Pereyra é um escritor argentino, na casa dos 40 anos, que acaba se interessando por uma jovem uruguaia, Magali Guerra, durante um encontro entre escritores naquele país. Casado, com um filho pequeno, seu casamento parece estar em crise. Ele também desconfia da fidelidade da esposa.

A história se passa em um dia. Em viagem ao Uruguai, onde irá receber os direitos autorais por uns textos publicados, Lucas pretende reencontrar Guerra, e consumar o caso amoroso, que até àquele momento se dava apenas via e-mail. Contudo, uma série de acontecimentos inesperados alterará definitivamente o curso da sua vida.

Narrado em primeira pessoa, o livro é um relato que o próprio Lucas dirige a sua esposa, descrevendo os eventos daquele fatídico dia. No começo até que dá para sentir certa empatia pelo escritor, mas conforme ele vai se revelando, fica mais difícil defender seu ponto de vista.

Foi uma leitura rápida. O livro é curto, pouco mais de 120 páginas. E a escrita do autor flui muito facilmente. Cheguei até este romance através das muitas resenhas positivas sobre ele. Gostei, mas não será uma obra inesquecível, tampouco figurará entre as preferidas do ano.

Picón 23/02/2020

Quase lá
A escrita de Mairal tem bons momentos, alguns excelentes, mas isso não é constante. Parece que ele ainda está chegando num nível ótimo (o que me deixa expectante quanto ao seu próximo livro).
Já a história se resume às peripécias de um intelectual argentino que pensa com a cabeça de baixo. E só.

Vai Lendo 10/08/2020

Um romance excepcional e divertido
Será que somos aquilo que realmente gostaríamos de ser? Em A Uruguaia, do argentino Pedro Mairal, publicado pela editora Todavia, conhecemos as peripécias de Lucas, um escritor recém-chegado aos 40 anos que, em meio à crise no casamento, parte para Montevidéu em busca de uma aventura amorosa. Repleto de reflexões, questionamentos e movido pelo sentimento de se reencontrar, o divertido romance cativa por falar de afeto, autoengano e a busca pela felicidade.

Lucas não é aquela pintura de homem exemplar, com feitos grandiosos e inúmeras conquistas, longe disso. Inclusive, confesso que, no início, as suas atitudes machistas e comportamento, no geral, me incomodaram. Porém, através dos seus defeitos, podemos ver um ser humano comum, homem, que coleciona fracassos e que está muito mais próximo de nós mesmos do que os heróis da ficção.

Através do protagonista, quebramos aquela casca grossa que nós, homens, utilizamos de escudo para nos proteger. E é neste interior que a obra de Mairal arrebata. É ver esse homem frágil, sonhador, inseguro e, até mesmo, idiota, em busca de uma aventura.

Se inicialmente em A Uruguaia é difícil escutar as lamúrias deste homem (pelos motivos que citei anteriormente), quando ele parte para a sua jornada em Montevidéu, a trama ganha contornos tragicômicos e fica difícil interromper a leitura. Me vi completamente envolvido e ri, de gargalhar, em alguns momentos. Algo que não esperava.

Paralelo à aventura em busca de uma paixão, A Uruguaia é repleto de reflexões sobre o casamento, ser pai, homem, provedor. É bem profundo. Inclusive, trouxe alguns questionamentos sobre filhos, escolhas, futuro, carreira e família.

A OBRA DE PEDRO MAIRAL

O texto é muito envolvente e divertido, a escrita de Mairal é intensa, verdadeira e um pouco ácida. Sem falar da excelente contextualização. Fiquei impressionado com as descrições de Montevidéu. Conforme o protagonista caminhava pela cidade, mesmo sem conhecer, parecia que eu estava lá, acompanhando os personagens de perto. Tudo era muito visual. A analogia entre o povo uruguaio e a narrativa foi o arremate final de uma obra impecável.

EXPERIÊNCIA PESSOAL COM ‘A URUGUAIA’

A Uruguaia foi um divisor de águas pessoal em termos de leitura. Há um tempo estava em um limbo, no qual não conseguia me identificar com os personagens das histórias que eu lia. Apesar de toda a crise conjugal e machismo do protagonista, me vi em certos aspectos de como a paternidade transforma a vida do homem, a perda da individualidade, as mudanças provocadas no casamento e a necessidade de se reinventar. Ainda não cheguei aos 40, mas, com 33, já sinto um senso de urgência para algumas realizações.

Após a leitura, compreendi o porquê de Pedro Mairal ser apontado como um dos novos autores de destaque da literatura latino-americana. A Uruguaia é um romance excepcional. Um retrato honesto do homem moderno que precisa enfrentar suas crises, ao mesmo tempo que também precisa se redescobrir para lidar com as mudanças do mundo. Isso sem falar na escrita envolvente e no bom humor, que torna a experiência ainda mais intensa e divertida.

site: https://www.vailendo.com.br/2020/08/03/a-uruguaia-de-pedro-mairal-resenha/

Mari.Sawczuk 02/11/2021

Intenso
Livro curto, romance bem escrito. Dilemas, problemas conjugais, busca por felicidade. Uma bela obra.