A uruguaia

A uruguaia Pedro Mairal

Resenhas - A uruguaia

João 25/04/2023

Uma grata supresa
Uma amiga me emprestou esse livro e ele ficou por muito tempo na estante. Certo dia resolvi ler e me surpreendi demais.
Eu adorei o livro. A narrativa é muito envolvente e o desfecho é incrível.
O autor é argentino e a história se passa no Uruguai, ou seja, é uma obra autenticamente latina haha. Fiquei feliz por ver que tem muito livro bom e contemporâneo perdido por aí.

renneboldo 08/08/2020

Perfeito
Li rezando pra não acabar, que delícia de livro. Quero ler tudo do Pedro mairal

Felipe.Moraes 17/05/2023

Leitura divertida
A Uruguaia é acima de tudo um livro divertido. Com um ótimo ritmo, o breve romance narrado de forma despretensiosa, com vaievéns no temporais, Lucas, o personagem principal e narrador, conta a própria aventura amorosa, regada a uma crise de meia idade e conjugal, e ao mesmo tempo que faz uma espécie de confissão um pouco cínica e analítica da própria vida, relacionamentos e atitudes para a esposa. Tudo isso dentro de uma atmosfera latina, que te faz preso à leitura até o final.

Thammy 11/03/2021

Tragicômico e só.
Fui fisgada pela escrita de Pedro Mairal já na primeira página. Esse é um romance tragicômico, podemos dizer assim, de uma pessoa que vive a dicotomia quase natural de todo ser humano: quer a liberdade das aventuras e, ao mesmo tempo, se vê atrelada às responsabilidades da vida adulta socialmente imposta. Trata da busca pela felicidade de um homem de meia idade que se encontra dividido entre as ilusões - muitas provocadas pelos cenários e aprendizados dos livros que leu, afinal o personagem é um escritor e, como tal, divaga nas fantasias de seus autores favoritos - e o cotidiano do casamento, da paternidade, da vida real. Traições, ciúmes por parte do homem, escolhas impensadas, excessos, burrices cometidas em nome de uma paixão avassaladora. Nada de novo sob o sol, não é? Nós, mulheres, vemos esse tipo de história/relato todo santo dia. Risos.

Dentre outras coisas, mostra as nuances da vida de casal e os erros, os conflitos, as convenções e reinvenções que homens e mulheres vivem dentro e fora de seus relacionamentos. Gostei da escrita e da condução da narrativa, mas não foi dos livros mais impactantes que li, até agora. Valeu pela curiosidade de conhecer o autor, já que esse foi meu primeiro livro dele.

Sue 14/03/2021

?Crescemos imersos numa ideia de família que nos encheu de angústia quando vimos as rachaduras?.
No livro ?A Uruguaia? acompanhamos por 17 horas, com flashbacks, Lucas Pereyra, um escritor recém-chegado aos 40 anos que, em meio à crise no casamento, parte para Montevidéu para efetuar a  transação bancária programada e sobretudo para se reencontrar com Magali Guerra, uma jovem que conheceu em um festival literário no Uruguai.
De forma geral, é uma leitura super fluida, agradável onde o autor trata de temas cotidianos como crise no casamento, problema financeiro, responsabilidade, culpa.

Mari Pereira 31/07/2022

Um livro envolvente e divertido, narrado por um homem no auge de uma crise de meia-idade. O livro tem um tom confessional, o que faz com que a narrativa soe como algo íntimo e verdadeiro. Em alguns momentos o narrador reconhece plenamente sua mediocridade, em outros parece tentar se convencer que é melhor do que verdadeiramente é.
A leitura é bastante fluida. E para quem conhece Montevideo, deve ser bastante divertido visitar suas ruas, praças e monumentos em companhia do personagem.
Recomendo a leitura!

Maria.Ines 18/05/2020

A leitura te prende na espiral do autor. Tudo pode piorar sempre.

Tainá 05/04/2020

Uma frase e você está em Montevideo
Foi paixão ao primeiro capítulo. E ao fim a constatação: é amor.
Sabe livro que te leva fácil pra outra realidade? É esse. Só precisa ler uma frase e pronto, você está em Montevideo! Feitinho do humor que eu mais gosto, o negro, esse livro só me trouxe diversão e leveza. Tentei dissolver a leitura pra ser feliz por mais tempo, mas não teve jeito: ele é rápido. O relato de um dia na vida de Lucas, entre Buenos Aires e Montevideo, é exposto com o tipo certo de economia de palavras: cada uma tem um motivo de estar ali.
Rodrigo 05/04/2020minha estante
Vc me fez querer ler! Vou adicionar a minha wish list! rs

Amanda 26/03/2021

Não gostei.
Acho que é um livro bom pra quem tá muito sem opção e querendo ler uma coisa rápida. O personagem principal é um cara de 45 anos muito mimado e irresponsável. Toma uma série de péssimas decisões, que seriam péssimas decisões em qualquer contexto. Eu acabei esse livro morrendo de raiva dele e pensando que não e possível que um homem seja tão irresponsável... e fiquei esperando uma redenção que não veio. Fico me perguntando se tanta gente realmente gostou desse livro ou se foi só um ?ah, um monte de gente boa que entende de livro tá falando bem então deve ser bom?. Peço desculpa a quem gostou e respeito a opinião mas realmente não entendo.

Monique | @moniqueeoslivros 22/02/2022

La Uruguaya
{Leitura 08/2022 - ?? Argentina}
A Uruguaia - Pedro Mairal

Existe por aí um termo que é muito utilizado para relacionamentos, e que a Psicanálise explica muito bem: a idealização. Claro que as explicações complexas fogem do meu alcance, que sou só uma entusiasta, mas todo mundo já idealizou alguém que não existiu. Pelo menos uma vez na vida.

E esse livro é sobre isso. É sobre um cara que tem uma vida real, um casamento real, uma rotina real, e que idealiza uma mulher e uma cidade que só existem na sua imaginação. Mulher e cidade se fundem. E são perfeitos, porque a idealização nunca vai "montar" alguém mediano. Fizesse isso e a imaginação teria falhado miseravelmente.

O livro de Pedro Mairal conta sobre um único dia na vida desse homem, em que ele decide encontrar essa mulher e essa cidade. E nada ali é como ele se lembra. E todos os acontecimentos desse dia vão transformando a idealização em realidade.

E sim, é maravilhoso quando a gente descobre que algo imaginado é ainda melhor "ao vivo". Acho até que, de certa forma, vivemos para encontrar a felicidade desses momentos. Mas nesse livro as coisas não dão tão certo assim, nem são tão fáceis. Percalços da vida real.

E lá pelas tantas a gente já sabe que vai dar errado, e pensa: "mas isso não pode ficar pior, gente...". Mas fica. Chega a ser engraçado as situações que acontecem quando alguém decide por à prova os sentimentos imaginados. O que não podemos negar é a coragem do personagem, que entendeu que a idealização podia até ser perfeita, mas nunca ia ser o bastante pra ele.

Monique | @moniqueeoslivros 22/02/2022minha estante
Que bacana! Vou curtir sim. Parabéns!!!

JurúMontalvao 22/02/2022minha estante
??

Obrigado!

Rafael Kerr 22/02/2022minha estante
Lá no Instagram tem um conteúdo bem legal sobre o livro!  Caso tenha interesse segue lá!  @lenda.de.sauria

Alice Nunes 13/03/2022

Pra desopilar
Ouvi a indicação do livro em um podcast e coloquei na lista do skoob. Achei a resenha disponível muito confusa mas mesmo assim topei a leitura. É um livro leve e a narrativa de um homem me causou algumas reflexões pois a maioria dos livros que li ultimamente tem uma mulher narrando em primeira pessoa.
Das reflexões ficou a ideia de quem todos temos nossos conflitos internos e a expectativa sobre as pessoas e as experiências podem nos tirar totalmente da realidade.
Eu adorei o final e confesso que fiquei com muita vontade de ler o livro sob a perspectiva de Guerra e Catalina!

Vitória 15/03/2021

Enredo incrível
Devorei este livro em menos de 24h. Por morar no extremo Sul do Rio Grande do Sul, me senti extremamente identificada com os cenários descritos no livro e palavras como ?chimarrão?. Adorei perceber as angústias do personagem e os processos - um tanto dolorosos - que ele precisou passar para reconhecer oque realmente fazia sentido na sua vida.

Luly @projetocabeceira 06/10/2021

Um pequeno grande livro
Uma narrativa fácil e com ritmo, uma história simples, fácil de agradar, envolvente, que me manteve presa. Faz jus ao título que deu a Pedro Mairal, como uma das grandes vozes da América Latina.