Mentes que Amam Demais

Mentes que Amam Demais Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Pamela Florentino 22/02/2023

O livro aborda muito bem os aspectos do borderline, gostei da forma como os tópicos são explicados. Para quem tem o transtorno ou conhece alguém próximo que tenha pode ser de grande ajuda para entender melhor como lidar com a instabilidade que o borderline causa.

Rafaela 17/02/2023

Achei muito raso e generalista, o excesso de generalização e de tentativas de encaixar as pessoas com borderline dentro de uma caixinha me incomodou bastante. Talvez a leitura funcione melhor para quem nunca ouviu falar do Transtorno de Personalidade Borderline ou para quem queira conhecer as características básicas.

Irena Wieliczka 13/02/2023

Mentes que Amam Demais
Vi esse título por acaso em algum lugar (acho que foi na Bienal) e me interessei muito pelo tema. Já tinha ouvido falar da Ana Beatriz, mas nunca tinha tido contato com alguma mídia dela (vídeo, palestra, artigo, etc).

Decidi dar uma chance pra esse livro e me surpreendi com o tanto de conteúdo! A médica escreve com maestria e de um jeito leve, conta casos, nos aproxima da realidade de outras pessoas e nos faz refletir sobre o transtorno de personalidade borderline.

O único ponto que não gostei e que tornou o livro cansativo foi que a autora se repete demais. Não sei se para fazer o conteúdo entrar na cabeça dos leitores ou pra resgatar o que já foi dito antes, mas achei que as repetições foram inúmeras.

Agora estou ansiosa pra ler outros livros dela, mas vou dar um tempinho pra minha mente absorver tudo.

Lua 12/02/2023

O livro tem uma narrativa bem fluida e é focado na parte comportamental do Bordeline. Trazendo exemplos de situações vividas por pacientes ao longo dos anos de clínica da Dra. Ana Beatriz

arthur_gabriel_ac 09/02/2023

Um livro muito bom pra quem não sabe nada sobre TPB, mas não se aprofunda tanto quanto poderia em muitas coisas importantes pra entender o funcionamento do transtorno

Mariana 08/02/2023

Acolhedor e instrutivo
Foi o melhor livro que eu li sobre borderline, onde as pessoas não foram pintadas como loucos manipuladores obcecados por chamar atenção. O livro é super instrutivo ao dar os detalhes mais científicos do transtorno de personalidade, e ao mesmo tempo tem uma linguagem extremamente acolhedora e acessível. Ela traça alguns paralelos com filmes e pessoas famosas, o que facilita ainda mais o atendimento.
É realmente um livro incrível

Alessandra 06/02/2023

Descubra o que é Borderline
Esse livro é fantástico. Dra. Ana possui uma linguagem extremamente simples sobre o que é o transtorno do borderline, com conceitos, tratamentos, métodos de diagnóstico e uma síntese que diferencia o transtorno de quem tem somente traços.

Luana 05/02/2023

"Não me alimento de quases, não me contento com a metade, nunca serei sua meio amiga, ou seu meio amor, é tudo ou nada."
-Marilyn Monroe

Tudo indica que essa " personalidade forte " Marilyn era Borderline, esse é um dos exemplos que a Doutora Ana Beatriz trás no livro. Ana Beatriz é um exemplo de didática, ética, bom critério. Ela explicou sobre o Transtorno de Personalidade Borderline com uma delicadeza que nunca vi, ela trata a realidade, sem cobrir os fatos. Os exemplos citados foram muito explicativos.

Um livro extremamente agregador e de fácil entendimento, demonstra como funciona a mente de pessoas com transtorno Boderline, um transtorno que demonstra que embora ama demais, também sofrem demais.

nath.ly 18/01/2023

incrível o quanto ana beatriz nunca erra, simplesmente sensacional.
tão auxiliar, informativo e necessário!

Isabella 11/01/2023

Obra escrita com exagero em alguns pontos
Essa obra me ofendeu e me generalizou em muitos pontos, muitas emoções e atitudes que nem todos como borders tomaríamos, o fato da mulher no portão de seu ex, é tão exagerado e passa uma visão horrenda de nós, afinal a maioria das vezes descontamos nossos sentimentos em nós mesmos, e o que a mulher fez não foi por conta de seu transtorno e sim pela sua falta de noção. Não recomendo esse livro.

Mellina 05/01/2023

Border
Leitura imprescindível para aqueles leitores curiosos pelos mistérios da mente humana. Leitura rápida e acessível.

Thiago 03/01/2023

Tema excelente, execução pífia
O tema do livro é muito interessante, pois o transtorno de personalidade borderline representa um padrão de comportamento intenso e difícil de lidar tanto para os que sofrem dessa condição, quanto para os que convivem com eles.
Quanto à parte explicativa e expositiva, o livro tem um bom desempenho, usando vários exemplos reais de pacientes da autora e comparações com histórias populares, como filmes e novelas. Ela traça um panorama geral do transtorno, do comportamento de quem o tem e como lidam com o mundo e o entorno em diversos contextos (sendo filhos, pais, namorados...). Também apresenta um aspecto técnico sobre como o transtorno afeta o cérebro - ou como é o cérebro de alguém com o transtorno, o que é enriquecedor.
Contudo, a narrativa é extremamente repetitiva (perde-se a conta da quantidade de vezes em que ela afirma que adolescentes se sentem "estranhos no ninho"), a gramática é, para usar um eufemismo, complicada - há diversos erros de uso correto de pronome e regência, por exemplo - e alguns comentários/exemplos soam um pouco superficiais. Caso se eliminasse o excesso de repetição, o livro seria uns 20% menor...
Pelo assunto, muito importante para que todos saibam lidar com pessoas assim, o livro é recomendado; pela forma e qualidade da obra, o livro é muito ruim, o que justifica a nota equilibrada.

Ted Goldberg 30/12/2022

"Não me alimento de quases, não me contento com a metade! Nunca serei sua meio amiga, ou seu meio amor... é tudo ou nada."
-Marilyn Monroe

"Eu sou meu próprio parasita. Não preciso de hospedeiro."
-Kurt Cobain

Nadia.Santos 23/12/2022

Mágico
O livro explica super direitinho o que é ser borderline e outras coisinhas mais.
Quem é border e realizou a leitura desse livro, super se identificou com cada palavra lida.
Super recomendo!