Mentes que Amam Demais

Mentes que Amam Demais Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Retalhos e Prefácios 26/11/2022

Mais que uma leitura, um abraço!
Tenho 37 anos e durante toda a minha vida tenho lutado com uma relação extremamente conflituosa e sufocante com minha mãe.
Ela já passou por incontáveis terapeutas, que abandona antes de se estabilizar, já tomou inúmeros medicamentos receitados por psiquiatras, já chegou até passar por uma internação relâmpago. Tudo isso se contribui para uma exaustão que tenho de lidar diariamente, mesmo não morando mais com ela há muitos anos.
Ela já recebeu diferentes diagnósticos: ansiedade, depressão, bipolaridade... Quando recebeu o último, borderline, não dei a devida atenção, pois, já estou imensamente cansada de tentar que ela faça alguma coisa pelo seu próprio bem e, consequentemente, o meu.
Desconhecia o TPB e deixei o assunto para lá, até agora, quando resolvi ler este livro.
Já li outras 3 obras anteriores da autora e já gostava muito de seu trabalho mas, sem dúvida, este é meu preferido até o momento.
Em cada linha eu lia minha mãe. Pela primeira vez na vida eu consegui ver toda a problemática de sua personalidade representada. Pela primeira vez, eu entendi as motivações pela forma com que ela me trata. As nuances de sentimentos, as alterações abruptas de humor, o drama, a vitimização, o amor e a dor, ambos exacerbados, tudo. Está tudo ali, nesse potente livrinho. E tudo de uma forma muito didática e simples.
Termino a leitura com a sensação de ter sido abraçada e acolhida em todos os meus anseios de uma vida inteira. E sigo agora com mais força e esperança pra tentar ajudá-la a se estabilizar!
Fox.017 18/12/2022minha estante
Que linda. Espero que ela consiga melhor e consequentemente você também ?

Retalhos e Prefácios 21/12/2022minha estante
Muito obrigada! Me senti abraçada com seu comentário!

Ray 17/11/2022

Leitura fácil, permite conhecer detalhes que só quem vive com isso sabe.
Linguagem simples pra não ficar um pé no saco kkk
AMEI AMEI

Yuri 15/11/2022

Borderline
Descobri recentemente que tenho Borderline e esse livro abriu meus olhos sobre eu mesmo, me vi em casa palavra escrita

Thais Takeuchi 20/10/2022

Acredito que todos os livros escritos pela Ana Beatriz Barbosa são necessários! Necessários porque falam sobre temas que infelizmente não são falados e conversados abertamente, quando na verdade deveria ser obrigação! Problemas e doenças mentais todos temos e quanto mais falarmos sobre, mais naturalizado o assunto se torna, tanto quanto seu tratamento. Mentes que amam demais, fala sobre o transtorno boderline e lendo, podemos além de entender de fato sobre o que é e quais as características de pessoas que possuem tal condição, podemos começar a perceber o outro com mais empatia e respeito. Livro ótimo, assim como todos escritos por ela. Didática fantástica e simples!

liliana 13/10/2022

Esclarecedor sobre o Transtorno de Personalidade Borderline
?Personalidades borders têm a tendência a distorcer os fatos a partir de suas emoções exacerbadas; em função disso, seus sentimentos, mesmo que verdadeiros, mostram-se exagerados e totalmente desproporcionais às situações ocorridas.?

Cris 30/09/2022

Aprendi muito com esse livro, borderline sempre foi algo que pesquisei muito sobre e esse livro foi o conteúdo mais completo que já consumi, gostei muito e tenho interesse pelos outros da série "mentes"

giugiu 27/09/2022

Leigos ou profissionais, ambos são bem-vindos
Há algumas poucas semanas comecei a ler este livro, comecei na esperança de me reanimar depois de afrouxar meu hábito de leitura após tantas outras que me desanimaram de forma assustadora. Talvez pela minha avaliação já tenha notado que realmente foi o que ocorreu.

Dra Ana Beatriz é um exemplo de didática, ética, bom critério e uma ótima fonte de informações. Ela explicou sobre o Transtorno de Personalidade Borderline com uma delicadeza que nunca vi, ela trata a realidade usando luvas de seda, sem cobrir os fatos. Os exemplos citados foram muito explicativos e, pessoalmente falando, quebrou alguns estigmas que preciso afirmar que já tive.

Foi meu primeiro livro da psiquiatra que eu li, mas tenho certeza que não será o último. Quero muito ter o prazer de reler suas palavras novamente e mergulhar em suas falas tão bem ditas, explicações facilmente visualizáveis e profundo apego pelo que ela faz, nessa profissão tão nobre.

Se tiver a honra de encontrar com ela algum dia, a primeira coisa que diria é obrigada, atualmente é muito necessário que tenham profissionais que se expressem e que façam chegar a boa e correta informação numa linguagem adequada a muitos.

Evandro.Calado 22/09/2022

Bom livro
Primeiro livro que eu li da autora e sobre o assunto, livro de fácil leitura e entendimento assunto interessante ainda mais no dias atuais. Recomendo a todos.

Rai 11/09/2022

Ótimo
Ótimo livro pra quem quer entender um pouco mais sobre ?as mentes que amam demais?. Como border, posso dizer que me senti representada é compreendida.

Milena 08/09/2022

Livro bom, bem embasado e a autora se faz entender mas acaba sendo repetitiva na tentativa de ser enfática, consegue aborar bem todas as facetas do tema mas acaba por ser massante. Recomendo se precisa conhecer do assunto mas se prepare pra ficar com sono

Helen.Goes 07/09/2022

Esse livro é maravilhoso para quem tem ou pretende entender como funciona um borderline. A autora Ana Beatriz Barbosa consegue ser o mais detalhada possível para melhor entendimento

Caroline 05/09/2022

Comecei a leitura por indicação da minha psiquiatra e então se tornou meu livro de cabeceira.

Sofri um burnout há quase 1 ano e ter Borderline parecia algo que não se encaixava na minha vida.
Lia a cada capítulo e me identificava cada vez mais, fazia listas e anotações e era discutido a cada sessão de terapia.

O autoconhecimento mudou minha forma de ver o borderline e mais ainda, mudou minha forma de conviver com ele.
Literatura que faz você rever a realidade ao seu redor e se encaixar na sociedade.

*Diagnostico feito por uma profissional com mais de 2 meses de acompanhamento, além do processo de autoconhecimento obtido através de sessões de terapia + tratamento medicamentoso*

ste 28/08/2022

muito bom e informativo
após assistir e ler garota interrompida eu fiquei curiosa sobre borderline, e em uma de minhas pesquisas encontrei esse livro, e esse livro é ótimo. explica muito bem de uma forma entendível.

Monica.Prupst 25/08/2022

Bem interessante
Não é o melhor livro dela
Mas o tema e como é escrito é muito bom
Algumas partes muito técnicas e necessárias, mas meio chatas
A histórias reais muito interessantes e um pouco assustadoras
Poderia ter mais histórias
Vale a pena, mas cansa um pouco

Thais 24/08/2022

Será que todo mundo tem um pouco da síndrome de burnout?
esse livro me fez ver tanta gente que eu convivo, que parece que todos tem a síndrome de burnout. Uma leitura que deixa você bastante curiosa. Além de trazer exemplos reais de consultório, traz também todas as fases da síndrome e bem como em relacionamentos amorosos, adolescentes, em parentes (mãe, irmão, pai...).
Vale a pena a leitura, me surpreendeu bastante!