Mentes que Amam Demais

Mentes que Amam Demais Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Denise Barros 15/12/2023

Esperava mais
De todos os livros lidos da autora, esse foi o que menos me agradou. Achei um pouco confuso, não entendi muito bem o que é o borderline, suas características e tals. Comparando com o mentes inquietas, esse não é tão didático em si e achei um pouco generalista. A parte mais interessante pra mim foi trazer algumas celebridades com o funcionamento border, e citar Janis Joplin foi algo interessante pois nunca vi pelo ângulo de que ela pudesse ser uma pessoa com traços borderline.

Fabiana.Marino 17/11/2023

Muito bom!
Eu sou fascinada pela mente humana. E fico impressionada como ela funciona.
A autora Ana Beatriz é mestra em colocar esse assunto em palavras simples e compreensíveis as pessoas que não são da área mas querem entender um pouco mais sobre o tema.
E olhe que esse tema é muito complexo!

Vanessa R Galharde 10/11/2023

Ótimo! A escrita é muito boa, assim como os outros livros da autora, e como os outros esse também apresenta muitas informações interessantes sobre o tema, recomendo demais

SurtosdaLu 14/09/2023

Super indico a leitura deste livro
Neste livro a doutora Ana Beatriz traz de forma clara e de fácil entendimento diversas características do transtorno de personalidade borderline, e como é a vida de quem tem o transtorno e o convívio com elas.
Um livro que vale a pena a leitura, extremamente esclarecedor!

naomi 13/09/2023

Procurei essa leitura pra poder entender melhor certas pessoas que passaram pela minha vida e Ana Beatriz conseguiu, de forma simples e clara, me trazer um grande esclarecimento e de certo modo um alívio em poder finalmente entender o que estava acontecendo.

Mirelle56 02/09/2023

Sempre quis entender um pouco mais sobre transtornos de personalidades, e aprender sobre Bordeline fazia parte, amei.

Giovanna1032 21/08/2023

no início do livro, a ana beatriz diz que o escreveu para que as pessoas se sintam menos perdidas e possam se entender melhor, mas o que ela escreveu nele passa uma ideia completamente oposta a isso. o livro, por muitas vezes, descreve pessoas que convivem com portadores do borderline como "reféns" e "vítimas", ela literalmente usa essas palavras. óbvio que esse não é o transtorno mais fácil do mundo e acredito que falar sobre ele deve incluir falar sobre as coisas ruins que o compõe, mas a escritora reforça diversos estereótipos negativos, é cheio de generalizações nojentas, pinta os borders como descontrolados o tempo todo, pessoas impossíveis, mães ruins, filhos que dão dor de cabeça, até mesmo assassinos, e retrata os que convivem com eles como pobres indefesos que são atacados pelos "monstros" transtornados. tem partes do livro em que ela escreve sobre como "sobreviver" a borders, como se eles realmente fossem um furacão ou tsunami terrível que pode destruir a vida de qualquer um com quem cruzar. triste que uma psiquiatra tão conhecida pense assim.
S.C.Sunbeam. 29/08/2023minha estante
Tento pensar que está não foi a intenção da Dra. Ana ao escrever o livro. Entretanto, falando da minha vivência, nunca encontrei com uma pessoa (com o transtorno de personalidade borderline) que não fosse manipuladora, explosiva (quando contrariada), entre os mais diversos aspectos negativos. Portanto, creio que este seja um livro voltado mais para pessoas que convivem com borderlines do que para os próprios portadores desse transtorno (mas não entenda errado, não estou afirmando que você tenha, afinal, em seu texto, não vi confirmação alguma disso e nem é "da minha conta"). Enfim, tenho um irmão borderline e muitos amigos que têm esse transtorno (comprovado) e afirmo, sem a menor dúvida, que é uma montanha russa de emoções conviver com eles!

Giovanna1032 29/08/2023minha estante
eu sou borderline, sim. e eu entendo que é uma montanha russa mesmo. não to negando isso. também não estou dizendo que tudo no livro tá errado, mas não tem como dizer que ele não é uma representação estereotipada do que o transtorno é. ela literalmente escreveu que TODA mulher que se apaixona por preso é, de certa forma, border. não se faz esse tipo de afirmação. ela tá errada em nos comparar com psicopatas. como psiquiatra, ela não deveria botar todo mundo que tem um transtorno na mesma caixa, principalmente em uma tão negativa.

Hilia 15/08/2023

Leve desconforto
Se você tem boderline assim como eu pode causar certo desconforto de ler pq esse livro fala EXATAMENTE como nós somos em comportamento e fisiologia. O bom é que ele nos informa sobre muita coisa importante. Aos que não tem o transtorno de personalidade mas convivem com pessoas que tem esse livro é ideal pra aprender a lidar e tentar dar apoio do melhor modo

Larissa2888 14/08/2023

Apaixonada nessa Dra.
Com certeza um dos melhores livros que já li. A Dra. Ana Beatriz foi totalmente cirúrgica nesse livro, de uma forma simples e didática exemplificou e abriu muitos leques na minha cabeça a respeito do TPB. Simplesmente incrível saber como funciona esse universo. Tive um breve diagnóstico de traços fortes de border e sempre quis entender mais sobre esse universo, até mesmo para entender alguns comportamentos. Já era apaixonada nessa doutora, agora sou mais ainda. Livro incrível

silvia 09/08/2023

Entendendo mais sobre o TPB
Nesse livro a autora nos apresentará ao TPB
, também conhecido como ?Transtorno de Personalidade Borderline?. Decidi separar o que o livro aborda em tópicos para ficar mais fácil de compreender.

? De início somos mostrados ao conceito de personalidade em si e entendemos como ela pode ser um transtorno em determinado casos.
? Aprendemos sobre as características do borderline.
? Somos apresentados aos critérios de diagnóstico de border, onde o paciente deve cumprir 5 dos critérios de comportamento para receber o diagnóstico.
? Descobrimos sobre a existência dos borders atípicos ou aqueles que apresentam muitos critérios mas não em intensidade ?suficiente? para receber o diagnóstico.
? O transtorno é uma soma de genética + ambiente ou apenas genética. A criança pode ter tido uma ótima infância e mesmo assim desenvolver o transtorno por fatores genéticos.
? Terapia e Medicação são essenciais para o tratamento do transtorno que até hoje não há evidências de cura.
? Minha parte preferida: Como funciona neurologicamente a mente border. Nesse capítulo aprendemos de fato como funciona o cérebro border, quais áreas cerebrais são mais ativas e quais delas não funcionam do jeito que seria ?adequado?.

Eu observei lendo outras resenhas que o livro foi muito criticado por a Bia (autora) trazer relato de casos muito extremos e esteriotipados do transtorno. Para mim ficou muito claro que ela fez isso para o entendimento ser mais fácil, é claro que transtornos são espectros e funcionam de maneira diferente em cada indivíduo. Se eu dizer que depressivos se matam não está errado, mas também não significa que todos os depressivos se matem. É preciso ter isso em mente: Há casos considerados pela psiquiatria como ?mais leves? e os ?mais graves?, e no livro a autora nos mostra os casos mais graves para podermos entender e assimilar como os sintomas funcionam.
Ótimo livro, recomendo para quem quer se aprofundar no assunto, foi escrito por uma das psiquiatras mais reconhecidas no Brasil e quem me indicou foi também uma psiquiatra.

Deusaalvess 05/08/2023

Quanto mais eu leio sobre transtornos mentais mais eu tenho certeza de que é urgente a capacitação de várias áreas , não só da saúde , neste tema .
Não vou negar que de certa forma também me causa uma certa tristeza imaginar quantas pessoas nunca poderão ter um tratamento adequado que lhes possibilitem reduzir os prejuízos, advindos do transtorno, em suas vidas.
Ainda bem que atualmente se fala muito sobre isso de forma mais acessível podendo ser também uma forma de auxílio/orientação ..
Espero que num futuro não muito distante existam ações que permitam com que todos que possuam algum transtorno tenham tratamento digno e adequado.

Todos os livros da psiquiatra Ana Beatriz são extremamente necessários e de fácil compreensão.

Le Vieira 30/07/2023

Comecei esse livro bastante receosa, logo após receber o meu diagnóstico e por indicação da minha psiquiatra. Ao mesmo tempo que senti necessidade de conhecer mais sobre o meu transtorno, também tinha muito medo do que encontraria ali. Mas a escrita da Ana me cativou já nas primeiras páginas.
Ao longo da leitura, principalmente durante as descrições de comportamentos agressivos e extremos, me senti incomodada e por muitas vezes questionei meu diagnóstico. Não me enquadro (pelo menos a meu ver) na forma como a personalidade borderline é descrita pela autora - que muitas vezes achei bastante hostil - e isso me causou certo desconforto.
Mas no fim foi uma leitura muito necessária. O texto é explicativo e objetivo e esclareceu minhas dúvidas.

natiportilla 26/07/2023

Só quem é border para entender o turbilhão de sentimentos que passam por nós. Esse livro é essencial para pessoas que não entendem nosso jeito de ser, possam compreender melhor o jeito que nossa mente e nosso cérebro reage a diversas situações do cotidiano.
Vivemos sempre no limite das emoções? ????

momô 25/07/2023

Completo desserviço
Assim que fui diagnosticada com borderline (em 2019), esse foi o primeiro livro que li sobre o assunto. Hoje, 4 anos depois e entendendo melhor sobre o transtorno, venho fazer uma resenha sincera aqui.

O livro é extremamente sensacionalista, reforça o estigma que já existe a cerca do borderline, é cruel e humilhante. Um verdadeiro compilado de ignorância. A Ana Beatriz claramente não tem nenhuma empatia pelas pessoas que sofrem com o transtorno, comparando-os com psicopatas, que destroem suas famílias e são um peso pra todos com quem convive.
Se você quer entender mais sobre o border, indico qualquer outra fonte, porque esse livro é definitivamente um retrocesso. E se você é borderline, não leia. Desperta gatilhos enormes e te faz sentir pior do que você já sente, pois ela te culpa por tudo, como se você fosse só uma pessoa egoista.
Você é melhor do que ela descreve e se buscar tratamento, vai ficar tudo bem!

Cinthia 22/07/2023

Uma ótima aula!
Eu particularmente tenho muito interesse nos assuntos que envolvem psiquiatria, portanto já li vários livros dessa autora. E nunca me decepciona. Ela consegue tratar de assuntos pesados de uma forma simples, de fácil entendimento. Explicando as várias facetas do comportamento humano, descrevendo as características da personalidade Borderline de maneira primorosa.