Cidadã de segunda classe

Cidadã de segunda classe Buchi Emecheta

Resenhas -

Tatinha 16/02/2024

Maravilhosa, como sempre!
Eu poderia ter lido num dia só!! É o meu segundo livro da escritora e eu amo a escrita dela!!
Amei os sentimentos que esse livro me despertou, mesmo que eu tenha sentido muita revolta!
Eu fiquei impactada com a força da personagem e pensar que é inspirada na vida real dela!
Bela 17/02/2024minha estante
Esse livro é incrível!

Nina 08/02/2024

Uma mulher forte, com uma historia dificil. É nigeriana, mas há muitas outras como ela no mundo todo. Uma escrita fluida. Vale muito a leitura.

Assiduo 06/02/2024

Esse livro é cheio de camadas, a Buchi é uma escritora fenomenal, com a simplicidade de sua escrita consegue prender-nos desde a primeira página até a última. É um livro difícil de ser lido, mas que vale muito a pena ler. Super recomendo.

Iza 18/01/2024

Primeiro de 2024
Lido! 01/2024
Que bela supresa esse livro, terminei já querendo ler a sequência!
Adah é uma mulher nigeriana, inteligentíssima e não desiste fácil, mesmo sofrendo com a descriminação, por ser estrangeira, negra e mulher, sofre também com o marido, Francis.
Francis é uma pessoa péssima, só pensa em si e vive às custas de Adah, não a ajuda em nada. Juntos tiverem cinco filhos, mas Francis sempre diz para Adah ?são seus filhos?. Ela tem que trabalhar para sustentar a casa e ainda dar conta de todo o serviço doméstico, pois Francis passa a maior parte do tempo estudando para os exames.
Os abusos psicológicos e físicos nessa relação são imensos. O que não muito diferente de como homens agem ainda hoje.
O livro é lindo, a escrita da autora é super fácil. Uma experiência ótima, além da mensagem que o livro passa. Recomendo!

Karolaine 16/01/2024

Adah!!
Fim do livro Cidadã de Segunda Classe? Buchi Emecheta escreve acerca da vida de Adah e a ficção integra-se a realidade!! Adah quer, apenas, viver uma vida feliz e dotada de sentido. Entretanto, toda a sua vida aparece marcada pelas dificuldades de ser o que lhe é de natureza? Isso mesmo? Mulher!! Todas a limitações e regras vão cerceando Adah. Mas, eis a questão que Buchi Emecheta nos convida a descobrir? O rompimento dos limites mediante Adah! É uma leitura prazerosa! É possível entender a circunstância das escolhas de Adah, embora, no meu íntimo, eu tenha sentido uma crescente vontade que Adah logo se revoltasse contra tudo o que lhe acontecia, sobretudo, com Francis. Entretanto, Emecheta entrega aquilo que de fato acontece e não aquilo que gostaríamos que ocorresse, o que é uma magnífica surpresa, enriquecendo a leitura.

Daniele.Sana 07/01/2024

Maravilhoso
Um livro escrito há 50 anos mas com uma temática tão atual!
Casamento, abuso, preconceito, filhos, mudança de país são alguns dos temas abordados na obra, numa narrativa direta e envolvente a partir das experiências de uma mulher jovem e negra, e que nos faz refletir sobre o fato de que talvez a sociedade não tenha evoluído tanto assim desde então.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 08/12/2023

Tinha cidadã de segunda classe na minha estante há vários anos e decidi pega-lo para ler. Incrível, como muitas experiências que já tive com literatura nigeriana.

Livros trechos e trecos 05/11/2023

"Você deve saber, querida jovem lady, que em Lagos você pode ser um milhão de vezes agente de publicidade para os americanos; pode estar ganhando um milhão de libras por dia; pode ter centenas de empregadas; pode estar vivendo como uma pessoa da elite, mas no dia em que chega à Inglaterra vira cidadã de segunda classe. De modo que você não pode discriminar seu próprio povo, porque todos nós somos de segunda classe".

Gabriella 02/11/2023

Adah
Passamos o livro todo esperando a reviravolta na vida de Adah. Daquelas reviravoltas que mudam o rumo da vida e, finalmente, da a Adah o que ela merece enquanto mulher, mãe, profissional. Mas o livro é um retrato, quase que biográfico, da vida da autora Buchi Emecheta. No livro aprendemos como é a vida real é para mulheres negras imigrantes nos anos 50, aprendemos como é a vida de uma cidadã de segunda classe

Caroline Vital 29/10/2023

Lido em 2018
Que porrada! Jamais imaginaria algo mais pesado ainda do que as alegrias da maternidade. É incrível, dá vontade de vomitar.

Suzana Mendonça 08/10/2023

Bom até ser decepcionante
Cidadã de Segunda Classe conta a história de Adah, menina nascida na Nigeria de cultura igbo, e sua jornada de vida, especialmente o que toca a sua formação e os respectivos efeitos.
A primeira metade da obra é excelente, já que mostra a relação de Adah com sua família, os costumes locais e a visão da sociedade sobre crianças mulheres.
A segunda parte, por sua vez, versa sobre a vida adulta de Adah. Embora o texto contenha importantes reflexões sobre raça e gênero, o ritmo e o conteúdo da narrativa caem consideravelmente de qualidade, principalmente pelo volume de repetições de palavras e ideias ao longo dos parágrafos e pela reincidência temática dos arcos narrativos.

O livro começa muito bem, mas depois se torna decepcionante.