Bunny

Bunny Mona Awad

Resenhas - Bunny

Isabel 09/04/2024

Mona Awad com todo respeito, vc é maluca?
Há duas semanas terminei de ler Bunny e ainda não sei se consigo definir este livro ou descrever tudo que senti durante a leitura, mas vou tentar... Foi uma experiência incrível, perturbadora, divertida, chocante e imersiva. A escrita é tão gostosa de ler, eu simplesmente não queria parar!

"O que aconteceu comigo, sabe? Eu vivia escrevendo. E agora..."

A Samantha é uma protagonista muito crítica em relação aos outros e a si mesma, ao mesmo tempo que parecia odiar as Bunnies, ela só queria ser como elas. Samantha é pobre, solitária, insegura, está passando por um momento de bloqueio criativo e não consegue escrever nada há muito tempo. As Bunnies são o completo oposto, e quanto mais as meninas se destacam, mais a Samantha sente aversão por elas. O único ponto seguro da sua vida é sua amizade com Ava, que é a primeira coisa que fica ameaçada quando ela se aproxima das Bunnies e passa a frequentar suas reuniões secretas.

"Eu sucumbo a elas. Permito que essa necessidade doentia, a qual repulsa nenhuma consegue matar, seja resgatada da escuridão fria e úmida e então acariciada. E eu me derreto em seu abraço, me deixando, ou melhor, desejando ser esmagada. Até me tornar parte da bolha."

Em vários momentos, principalmente quando relembra de conversas com sua mãe, Samantha demonstra preferir a ficção do que a realidade. Conforme a leitura vai avançando eu senti que a Samantha vai se perdendo entre esses dois mundos até que tudo vira uma coisa só. Acho que a intenção da autora era fazer o leitor se perder junto com a personagem, porque foi o que aconteceu comigo kkkk

O livro vai avançando e tudo se torna um grande sonho febril, quando você pensa que está compreendendo tudo e suas teorias fazendo sentido, os acontecimentos seguintes mudam o rumo da história e você volta a estaca zero. Talvez esse livro não seja pra ser totalmente compreendido, mas eu queria muito compreender!

A atmosfera do livro tem características do terror, com coisas sobrenaturais acontecendo sem muita explicação de como ou porque. Acho interessantíssima diferença entre a forma que a Samantha e as Bunnies viam e tratavam suas criações. Além do fato de quando a Sam tenta "criar" do mesmo jeito das Bunnies, ela não consegue.

"Nós vemos isso como arte ganhando vida, Bunny. Estamos criando obras de arte"

A vontade da Sam de atender as expectativas do Leão é algo que também é bem marcante. Samantha sempre teve o imaginário como um lugar seguro, escrever era algo que fluía naturalmente desde a infância, até se deparar com a pressão do ambiente acadêmico, e a necessidade que sentia em ser reconhecida.

Enfim, esse livro me fez pensar que, as vezes você pode ser extremamente talentosa em algo, mas muitas vezes deixa interferências externas atrapalhar o processo. O medo de errar, criar algo ruim, fora do padrão exigido, e medir seu desempenho pela régua de outra pessoa só te torna uma pessoa cada vez mais insegura e insatisfeita consigo. As vezes os monstros que nos assombram só existem na nossa cabeça, em algum momento a gente acorda do pesadelo e encara a vida real.

"O mundo real está lá fora, mocinha. Sabia disso? E cedo ou tarde você vai ter que encará-lo."

Acho que Bunny entrega uma grande metáfora para o processo criativo de alguém desesperado por validação acadêmica. Ou sendo mais simples: a cruel e enlouquecedora experiência de fazer um trabalho em grupo na faculdade com pessoas que você odeia.

Tentei escrever sem spoilers porque é muito bom descobrir a história enquanto se lê. Essa provavelmente é uma análise muito rasa pra quantidade de camadas que tem nesse livro, e pra todas as citações e comentários que gostaria de fazer, mas essa resenha já tá grande demais... Esse é um daqueles livros que fica ainda melhor cada vez que você relê ou conversa com alguém sobre ele. É um livro muito ousado, não foi feito pra agradar todo mundo, mas recomendo a leitura!
mirianbezerra 09/04/2024minha estante
parece ser muito bom mesmo

Isabel 09/04/2024minha estante
é incrível!!!!! estou obcecada

Anne.Kely 11/05/2024

Mona, você é maluca?
Estou doidinha da cabeça com esse livro, não sei nem como avaliar. Eu gostei pq é diferente de tudo que já li e foi uma experiência única e esquisita rs, mas ao mesmo tempo não entendi mt coisa e o final não explica nd. Talvez fosse essa a intenção da autora, não sei...

A primeira parte do livro é a melhor, vc se senti instigando a saber mais sobre o grupinho das bunnies, que até parece uma seita. A segunda parte foi a que menos gostei, achei maçante e uma loucura, não dava pra entender quase nd, sem falar nos pensamentos avulsos da Samantha em momentos aleatórios que deixava tudo mais confuso se vc não prestasse bastante atenção na cena. E a última parte trás um final até que aceitável, mas que deixa muitas coisas sem explicação.

O livro tem uma vibe bem bizarra e sinistra, e se vc gosta disso, vale a pena a leitura.

Bianca 27/05/2024

Livro chato do caramba, nao entendi o hype nessa porqueira, nao aguentava mais ler a palavra bunny, homem coelho, corpinhos palidos, unicornio e cupcake, graças a deus acabou (ninguem me obrigou a ler mas como ganhei encarei como um desafio)

Larissa Tabosa 06/04/2024

Esse livro é muito fumado. Uma viagem de ácido total. Terminei de ler e fiquei pensando que entendi algumas coisas, depois me perdi em tudo o que achei que tinha entendido chegando a conclusão que entendi foi nada.

Depois, ouvi áudios do GF (li no catarse dele) e as coisas clarearam bastante. Ele explicou umas coisas bem legais que não vou conseguir reproduzir aqui porque sou lenta e burra, mas fez muito sentido. E é isso.

Leia sabendo que vai entender nada e que vai te fazer se sentir burro, perdido e analfabeto. É isto.

aracastta 15/02/2023

Bunny dear, you are seeing things
Até me faltam palavras pra falar sobre Bunny, uma história muito envolvente e completamente maluca, que dessas que eu simplesmente não queria parar de ler porque eu ficava tão curiosa e tão ansiosa pra saber o que tava acontecendo. Ao mesmo tempo, a cada vez que os acontecimentos iam se desdobrando ao longo das páginas, eram coisas tão absurdas que parava e piscava várias vezes e ficava ???? meudeus o que foi isso???? É tão absurdo que chega a ser estúpido kkkkkk, eu li em inglês, então as vezes eu parava, olhava pro nada, piscava uma, duas, três vezes, "não, eu não li isso, não faz sentindo..." aí eu voltada até cinco páginas e lia tudo de novo e nossa, foi isso mesmo que eu li "sim, explodiu mesmo..."

Depois de uns quatro capítulos eu notei a que a progonista era meio off, estranha, que tinha algo errado, mas quando chega na parte dois, achei que era por causa das Bunnies e das coisas que elas davam pra ela, achei até que se fosse isso, seriam um plot bem óbvio, mas se tem uma coisa que Bunny não é um plot óbvio. É todo mundo louco em Bunny e a maioria ou todos são ruins ou a Samantha os vê assim ou eles são mesmo, é divertindo ir lendo e tentando descobrir quem são as Bunnies e qual a delas, qual a da Samantha, porque a Ava vai e vem, qual o problema com o professor e afins. Fiquei surpresa durante todo o livro, foi dedo no c* e gritaria por 300 páginas e foi uma maluquice muito bem escrita.

Lulllliiiissss 12/01/2024

Uau..
Quando terminei este livro não consegui decidir se é a maior bomba que já li ou algo genial, eu tenho tantas perguntas que ficaram sem resposta.

sarah 20/06/2022

thoughts
i wish the duchess and Samantha had sex?
???????? ??????????????????????????????????????????????????

cadenthrones 12/02/2024

Dear Diary, my teen-angst bullshit now has a body count.
Se tem tanta gente confusa com um livro bem direto ao ponto como "Bunny" tanto no seu surrealismo quantos nos comentários sociais e sátira do meio acadêmico, coitado desse povo, não deixem chegarem perto de um filme do David Lynch ou eles morrem!

A progressão tem uma estrutura muito convencional de três atos, então é fácil de se achar em um ritmo e a história sabe nos guiar até os conceitos mais abstratos, que são simples. O grande elemento "nonsense" é: pessoas sacrificam animais pra transformá-los em pessoas que têm em mente, pronto. Sequer chega a ser primordial pra entender o discurso satírico da autora porque não é o centro das atenções, ao contrário de um longa do tipo "Desculpe Te Incomodar" do Boots Riley. Ele está lá de enfeite por um tempo até se tornar ferramenta de uma reviravolta e pronto. O cerne está na comédia que a autora faz da cultura de panelinhas, do elitismo acadêmico propagado por classes sociais altas, do pedantismo literário do meio; até digo que a protagonista é alvo de críticas também; de visão romantizada sobre a sua solidão, sua condição financeira, como se, por ser mais pobre e uma pária social dentro da escola, isso a tornasse melhor que todos na universidade, quando esse orgulho das suas dificuldades só a torna como qualquer outro estudante da universidade.

Muito bem narrado com uma personalidade ímpar na personagem da Samantha em primeira pessoa, muito divertido com seu sarcasmo e humor irreverente, criativo ao comparar classes sociais e panelinhas a cultos que extraem a individualidade de você, cativante pelas personalidades que cercam a protagonista; um remix de Heathers que faz jus à comparação por progredir as discussões de classe e panelinhas sociais muito pertinentes na modernidade, não por mera semelhança estética.

Yeda 26/07/2022

Poderia ser muito, mas muito melhor.
Início dia 22/07*

A trama é interessante, mas a escrita é apática deixando tudo meio dormente. A construção também é estranha, não há intensificação progressiva nos momentos *tchan* mas há em cenas aleatórias? enfim, o ritmo é estranho. Não é ruim, mas poderia ser muito bom e não foi.

sarambarbosa 30/04/2024

Mona vc é maluca?!
Sabe aqueles filmes cult que ficam entre genial e uma merda? esse livro passa a mesma vibe, eu fiquei o tempo todo em dúvida se tava gostando ou não, mas uma coisa é certa, a história é muito interessante, fiquei presa e muito curiosa com toda a bizarrice. Pra mim o final foi surpreendente e bem triste mas gostei de como terminou.

Remillie 19/09/2022

livro completamente maluco
Foi uma das leituras mais esquisitas, bizarras e criativas que já tive na vida, mas amei! Achei frenético, fiquei nervosa, ansiosa e enlouqueci junto com Samantha tentando descobrir o que estava acontecendo.

Amei como Mona Awad aborda as oficinas de escrita, de uma forma tão satírica e debochada. Essa é a parte mais inicial do livro, pq o que começa com a personagem principal sendo convidada pra um grupo seleto se transforma em uma coisa totalmente diferente, e vai chegando plot em cima de plot que você termina o livro sem entender nada do que aconteceu, mas é impossível parar de ler. O livro é hipnotizante!

A escrita de Awad é diferente de tudo que eu já li, e acho que teve um impacto enorme na história. No início, achei um pouco esquisita a forma como ela insere o pensamento da personagem no texto, mas fui me apegando ao longo da narrativa e AMEI.

Assim que terminei o livro, fui assistir vídeos que ajudassem a entender o que aconteceu (pq o final te faz questionar tudo que você leu), e me fez amar ainda mais a leitura!! Tem muitas teorias na internet e fica aberto a interpretações. Entendo quem não gostou, pq realmente é uma obra ame ou odeie.

É um livro ótimo p vc ler se vc quiser ficar confusa, mal das ideias e com a cabeça zonza de teorias. Amei muito. ??

Wellington294 10/05/2024

Ah Bunny, vc é tão doidinha
Sem sombras de dúvidas, esse livro é uma experiência única. É um fluxo de consciência que teve leva pra uma viagem psicodélica, sombria e assustadora. É um livro sobre a profundidade das coisas fúteis, sobre como a intelectualidade muitas vezes é apenas uma embalem florida que guarda apenas uma podridão mórbida. Ha vários momento de metalinguagem, onde autora crítica no texto exatamente o que estamos achando, como a passividade da personagem.
Durante boa parte da leitura eu estava amando e pensei que daria 5 estrelas favoritado, confesso que fiquei esperando por algo, algo que arremetesse por completo, apesar do livro e da narrativa não prometer isso em momento nenhum. De qualquer forma, a escrita da autora é uma coisa única, um deleite e que funciona muito bem para a proposta do livro.

Yara Andrade 15/06/2023

Conheci Bunny pelo hype do booktok e porque ele estava em todas as listas de livros dark academia, e toda essa estetica é perfeita para mim!
O que é muito falado sobre esse livro é a confusão e o nonsense da história e eu não sei se fui mto com isso na cabeça ou se já estou acostumada com essas histórias, mas na realidade não achei esse livro confuso, só fiquei encantada com a história.
A minha experiência com a escrita da Mona Awad foi incrível, fiquei encantada pela melancolia e por todo seu humor sombrio. Realmente me senti mto dentro do livro e presa a essa estética e vida acadêmica.
Em certos momentos, a história, os personagens e alguns maneirismos são tão caricato que eu não me aguentava de rir (o que eu acredito que seja intencional).
E toda a história do culto e os coelhinhos 😭🖤 eu AMEI! sério! É o meu tipo de história, me dê um culto de mulheres doidas sem sentido que eu me derreto toda.
É um livro que ainda me trás reflexões e que eu amei ter lido! Ele é bem sangrento também e eu adorei isso. Com certeza já vou colocar na listinha de melhores do ano.
Bunny me trouxe mtos pensamentos sobre criatividade, solidão e mundo acadêmico, e com certeza, foi uma leitura prazerosa e imersiva que pede justamente essa suspensão de descrença e imersão para funcionar (ou não 💁‍♀️).

site: https://www.instagram.com/leiturasnobronze/

vinizambianco 04/05/2024

[sobre coelhos, meninas malvadas e nem eu sei o que]
Depois de ler alguns livros mais “cults” e de nome, resolvi ler algo mais divertido e sem pretensão de entregar uma obra prima, porém mesmo com expectativas na média, imagina a minha surpresa de ler uma das piores coisas que li na vida.
Bunny conta a história de Samantha, uma jovem que está em seu ultimo ano da faculdade, e divide os dias entre seminário com um grupinho de garotas que ela odeia e jogar conversa fora com sua melhor amiga, a premissa é bastante simples e no começo da narrativa lembra bastante os clássicos Heathers e Mean Girls, o que me fizeram me interessar por ele em um primeiro momento, porém de parecido só tem isso, nem com grandes clássicos do cinema como inspiração a autora conseguiu criar algo minimamente decente.
Os personagens são rasos e superficiais, e isso até mesmo para a literatura Jovem Adulta, as motivações e o andamento da narração simplesmente não faz sentindo e não leva o leitor para lugar nenhum, em muitos momentos quando parecia que ia ter algum acontecimento, ou que algo fosse explicado, vem um banho de agua fria, e a história fica mais sem pé nem cabeça ainda, tipo muito mesmo.
Na minha cabeça, a autora achou que estava criando um grande “mousse” e no fim nada leva a lugar nenhum, fora que quando é desenvolvido os plots dos [SPOILERS] animais que viram gente ]SPOILERS] me fez só fazer caretas, não existe nenhuma base criada para esses cenários fazerem sentido, serem interessantes e o pior, fazer com que quem esteja lendo fique interessado. Chegou na parte três, eu só queria acabar logo porque não consigo deixar de terminar.
Mesmo com uma trama espelhada em assuntos gostosos de ler como excluídos, bullying, vingança e grupinho de amigas estritamente duvidosas, Bunny é uma junção desses assuntos com um tempero muito ruim, num nível absurdo, e ao final tudo que queremos dizer é “amém que acabou, bunny”.