O que Aprendi com Hamlet

O que Aprendi com Hamlet Leandro Karnal

Resenhas - O que Aprendi com Hamlet

Thi Acrisio 11/11/2021

Karnal e Hamlet
Gostei da escrita, das reflexões em várias áreas da ciência. É um curso extensivo de compreensão da peça. Adorei!!!

Paula 18/05/2021

"A grande lição de Shakespeare apresentada em Hamlet é que o crime não compensa e a vingança é problemática."

Thatha 22/04/2022

Porque há muito de teatro na Vida
Ótimas reflexões. Elas tornam ainda mais ricas as leituras que possamos fazer de Hamlet.

Há uma ótima conexão entre o que é destacado da peça e os diálogos trazidos para nossa existência.

Gostaria de deixar a dica de ler o texto *Hamlet em poucas palavras* que fica após a conclusão do livro. Pois creio que dá uma perspectiva muito bonita , coroando muitas das considerações interessantes que vão ocorrendo ao longo livro.

Lara Tine 07/09/2021

O que aprendi com "O Que Aprendi Com Hamlet"
Fazia bastante tempo que eu estava querendo ler esse livro e apesar de estar lendo já umas 10 obras ao mesmo tempo, não resisti e levei esse comigo quando encontrei por acaso.
Não fiquei decepcionada. Muito pelo contrário, é um livro muito interessante, facil de ler e de entender. Karnal tem uma escrita dinâmica com um tom de humor, bastantes referências e sempre umas questões filosoficas e de situações sociais atuais que se espelham na peça. O que nós fazem refletir bastante sobre muitos aspetos.
É uma leitura que eu não só recomendo para que gosta de Hamlet, mas também para quem gosta de refletir sobre os aspetos complexo do ser humano, nesse caso, analisando os personagens de Hamlet e questõe que ficam além do literal.

Manuela do Prado 09/05/2020

Um dissecação literária
Em sua concepção de historiador, mas também com uma abordagem tanto sociológica como filosófica, Leandro faz neste livro uma verdadeira dissecação da obra Hamlet, de William Shakespeare. Lançado em 1609, a tragédia que tem como tema base a vingança de Hamlet filho sobre a morte do rei da Dinamarca (Hamlet pai); trata-se sobre traição, joguetes políticos, interesses pessoais x governança mas, sobretudo, o preço que o vingador também há de pagar pelos planos de vinganças findados. Vale tudo pela vingança? Até onde é possível que leia-se as ações de Hamlet como nobres para vingar o pai? é direito se utilizar de qualquer estratagema para sobrepujar uma injustiça? Esses dentre outros questionamentos são maravilhosamente bem discorridos por Karnal na análise da peça. O historiador permeia o texto de um clássico com análises que consideram tanto as condições históricas na qual se encontrava William sujeito-escritor, bem como leitores-hamlet, sendo impossível esquecer que tudo se passa na Inglaterra "elizabethana", e como as reações à peça são retrato do período histórico. Por outro lado, Leandro estende as suas analises com maestria ao contexto histórico moderno- ressalva o papel social da mulher x sua representação história, instiga o leitor a se questionar sobre os meios de condução da política república x monarquia (se o conflito de interesses ficou na "Inglaterra elizabetana") e, sobretudo, o nosso papel enquanto sujeitos ativo na construção da nossa peça em meio a este teatro que é a vida. Para meu primeiro contato com o historiador enquanto escritor deixo esta indicação com muitas boas impressões da obra. São feitas indicações diversas ao longo do livro bem como explicações concisas e claras de eventos específicos da história para leigos, o que considero um ponto de qualidade quanto à uma acessibilidade de forma mais abrangente a conhecimentos históricos que muitas vezes não temos acesso na escola. Espero em breve ler mais obras deste autor.

lara rayssa 26/03/2021

esse livro abriu horizontes pra mim e aprendizados sobre hamlet que não consegui perceber apenas lendo a peça. ótimo completamento de leitura.

Max 25/02/2020

Não desista no primeiro capítulo!
A partir do segundo ato o livro fica menos denso, pois o autor começar a explicar e a refletir sobre a peça. Não precisa ter lido antes sobre Hamlet, mas tenho certeza que você vai querer ler depois! Achei a leitura válida!

Laisy 27/01/2022

Que sabor meus amigos
Preciso confessar que por um motivo bem fútil eu tinha um certo preconceito com o Karnal, mas mordi a língua e ainda bem.
Que livro bom! Eu tive tantos devaneios reflexivos, adorei a escrita, mesmo que você nunca tenha lido Hamlet só com os breves resumos dele da pra entender tudo e ficou perfeito com os paralelos de fatos históricos super pertinentes e as reflexões do próprio autor.
Amei

yas 29/03/2022

Todo mundo já esperava um livro desses do Karnal né?
Depois de várias palestras, provocações, citações e comentários, Karnal destrincha a jornada de quem mais tem para ensinar sobre o teatro do mundo? Shakespeare!

?O leitor-ator é arte da peça como eu me fiz presente na corte de Elsinore, como também me apaixonei por Ofélia, frágil, bela e inteligente, como tive nojo de Cláudio, compaixão por Gertrudes, admiração por Horácio, irritação com Polônio e decepção pela subserviência hipócrita de Rosencrantz e Guildenstern??

?Também aprendi com Hamlet isto: a liberdade para o nosso destino que não conhece essência, só existência. Só quem conseguiu dizer tudo pode encerrar com a ideia do silêncio. O resto é silêncio quando já conseguimos dizer a nós e ao mundo o que deve ser dito.?

Stephanie 09/04/2023

O resto é silêncio
O livro retrata a visão do historiador Karnal sobre a peça Hamlet ... Embora não tenha lido e nem assistido a peça , o leitor consegue se familiarizar com o texto, pois a todo momento em sua análise o autor relata trechos da obra de Shakespeare.
Esperava mais da leitura , porém a escrita do Karnal nos faz querer finalizar o livro.

Ludmila 03/07/2020

Só vale a pena se você já tiver lido Hamlet ou souber muito da história. Recomendo o vídeo da Tatiana Feltrin - TLT no youtube sobre Hamlet.

site: https://www.youtube.com/watch?v=kO4-S0fGC0c

Jon Martins 17/06/2020

Ótimo
Excelente análise feita pelo Karnal sobre os eventos de Hamlet, pra nós ajudar a aplicar em nossas vidas.

Ana 02/06/2020

No início me senti muito perdida por nunca ter lido Hamlet, por isso em vários momentos da leitura precisei pesquisar um pouco sobre tal obra.
Os comentários filósofos de Karnal são ótimo para mostrar um outro lado desse livro clássico, acredito que o clássico é um livro de várias interpretações e essa de Karnal é muito interessante.