O que Aprendi com Hamlet

O que Aprendi com Hamlet Leandro Karnal

Resenhas - O que Aprendi com Hamlet

Larissa Dalper 27/05/2023

Karnal traz reflexões interessantes sobre a leitura de hamlet, trazendo uma perspectiva que até então eu não tinha observado.

Jrdncst 08/01/2022

Primeira experiência com o Karnal.
O livro explora diversas perspectivas apresentadas na peça de Shakespeare. É de caráter filósofo e possui muitos repertórios.

O que eu achei mais interessante foi o fato do Leandro relacionar eventos retratados em Hamlet com situações habituais do século XXI.

Leitura 100% aprovada. Espero ler outros títulos do autor.

Sara 23/01/2022

Esse livro praticamente desenha as explicações sobre Hamlet, li junto com o livro original e foi essencial para aproveitar melhor a leitura

Lu Lu Lu 28/08/2021

MARAVILHOSO
Imagino quantos livros o Karnal já leu na vida pra ter repertório suficiente pra chegar a todas essas conclusões e o interpretações sobre Hamlet. Maravilhoso!

Castro 11/06/2021

Muito gostoso de ler e lembrar da época que estudei o personagem para apresentar uma peça na escola.
Ótimo também para aqueles que não conhecem as obras de Shakespeare.

Carminha_Flor 01/06/2021

O que aprendi com Hamlet.
Cada capítulo de O que aprendi com Hamlet descreve um ato da tragédia e, como esta, lança um olhar original sobre a espécie humana e a sociedade ? daquele tempo e de hoje: o mundo de Shakespeare e dos autores e leitores, a dificuldade em se diluir no mundo, as duplicidades afetivas (?eu te amo e te odeio?), os impulsos e as violências, o sentido e a consciência de vida (ser ou não ser?), as tramas do poder e as contradições de todos nós ? heróis com traços de vilania.  E, como última lição, reelabora nossos mundos e nossas concepções sobre o que somos, o que não devemos ser e aquilo a que aspiramos ser.

Matheus Gonçalves 24/11/2020

Fácil entendimento
Mesmo não tendo lido Hamlet anteriormente, foi perfeitamente possível compreender a mensagem passada.

Daniela.Alvelos 13/09/2020

Lendo esse livro logo após de ler Hamlet me deu vontade de reler imediatamente, pois é impressionante como várias das conclusões que eles chegam, não passaram nem de perto pela minha cabeça! Leitura agradável e que tem uma profundidade para a vida. Super recomendado. Afinal, acho que tudo o que tem o Karnal no meio é super recomendado!

Fefê 10/07/2022

Amei...
É um texto de apoio da peça, mas íntimo. O professor Karnal vai contando ato por ato o que o Bardo contribuiu para sua vida. Ele ajuda a compreender a peça em si é ver alguns pontos que talvez você não perceba.

LANIKA 19/04/2020

Hamlet poderia ser você ou eu..
Karnal discute com primazia as ações que levaram Hamlet a se tornar Hamlet, faz paralelos com temas da modernidade, relacionados ao exibicionismo desenfreado das redes, e o "vazio humano", como simbolo das más escolhas. Em vários momento da leitura, refleti sobre nossa sociedade, e como somos envolvidos em diversas situações que nos obrigam a sair da casca de nós. Indico a leitura, o escritor e muito inteligente, traz inúmeras referências, mas ao mesmo tempo consegue ser acessível e inteligível.

Thales Lima 15/04/2020

Retornemos aos clássicos
[..], com Hamlet nós aprendemos como viver. Ao longo da nossa mais pacata existência (em comparação com a corte de Elsinore) teremos de matar, simbolicamente, espero, muitas pessoas. Seremos ambíguos nos amores e nas amizades, alternando o sublime com o vulgar. Nossa existência acumula sacrifícios e muitos fantasmas que vagam sobre as muralhas. Talvez tenhamos um amigo verdadeiro como Horácio e talvez algum poderoso nos incomode pela estrada. Teremos de fingir muitas coisas lada não causar tragédias, inclusive certa demência estratégica, surdez seletiva e até uma conviniente cegueira de quando em vez.

Já seria muito sábio não acreditar sempre na personagem que interpretamos, especialmente quando dizemos que somos sinceros e que estamos dizendo a verdade. Que nosso amor seja tão sincero quanto pode ser e nossos propósitos tão elevados como em nossos desvaneios de grandeza.

Cai o pano, termina a peça. Aplaudam ou vaiem, retirem-se em silêncio mortal ou em debandada de desatinados. Nosso ódio e nosso amor são paixões. Ambos fazem parte de um jogo delicado que vai nos perseguir para sempre. No final, em décadas, seremos como caveiras do último ato. Isso importa? O que de fato importa? Hamlet diria: o que você fizer até lá. Como você lida com sua noz e com o nós. O resto, de fato, é um imenso, denso e profundo silêncio

Edu Carvalho 22/03/2020

Um livro fundamental!
Sou apaixonado por Leandro Karnal e escitores ingleses como Shakespeare. Não tem como não amar esse livro, Karnal destrincha a peça de maneira surreal! Recomendo a todos...

Pri 14/03/2020

?Todo mundo é um teatro?
Pra início, eu adoro o Karnal. Nunca li Hamlet, mas conheço bem a história, através do Karnal. E ler esse livro dele me fez criar a coragem de ler o texto original de Hamlet, já que a vontade já existe faz tempo. Karnal mostra a semelhança da peça com nossas vidas atuais e com a política.

Aurea31 20/01/2020

O que aprendi com Hamlet de Leandro Karnal foi a minha primeira leitura do ano de 2020. A primeira da década. E acredito ter lido no momento apropriado que me resultou reflexões sobre a minha própria evolução como pessoa (que bom que roubei o livro da minha tia kkk). De como eu tenho cuidado da Áurea. Do que a Áurea tem feito, como tem se comportado, como tem se sentido. Não encarei ainda o desafio de ler Hamlet e incutir minhas próprias interpretações e análises a respeito, porém a forma como Karnal me transmitiu as lições que ele mesmo identificou na tragédia shakespeariana foram de valor crucial pra que eu traçasse alguns pontos sobre os quais quero moldar meu caráter daqui em diante e procuro fazê-lo religiosamente dia a dia (sabemos que os sacrifícios religiosos que são para o bem coletivo verdadeiramente são muito custosos à índole humana). A tragédia hamletiana fala de ódio, de ressentimento, de vingança, de ingratidão, de traição e de morte (justamente por isso: tragédia). Ao longo da trajetória humana que cada um vive nos deparamos com situações angustiantes que nos desconcertam, causam dor, raiva, tristeza, desesperança. No caso de Hamlet isso lhe plantou ao coração o desejo da vingança, a todo e qualquer custo, e no amargor da sua tristeza perdeu até mesmo a própria humanidade, a razão, o amor dentro de si e a compaixão. Sob este aspecto, O que aprendi com Hamlet é aquilo que seu Madruga já dizia sabiamente: A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena. E isso é somente a mais pura verdade. Quantas vezes o corte das palavras mal intencionadas, somado aos desejos gratuitos de prejuízo contra mim não me machucaram? Quantas vezes revidar, argumentar, expor o óbvio só trouxe a exaustão? Leandro Karnal nos traz a reflexão quanto as amizades e as “amizades” e quanto a ponderação no falar. Eu possuo convicções plenamente inabaláveis de que nunca, NUNCA!, desejei mal aos meus semelhantes e não preciso exaurir esforços para comprovar nada a ninguém, minha consciência tranquila basta, ao contrário, pequei pelo excesso de bondade que Maquiavel já nos alertava: A um bom governante convém dar a bondade em pequenas doses para que não olvidem tão facilmente e o governo seja próspero. Às relações sociais isso também se aplica. Se posso e tenho oportunidade de trazer benefícios a alguém o farei, mas com temperança e prudência pra não me machucar com o fel da ingratidão. Sobre receber injúrias e calúnias é aquilo que já temos de praxe: Não somos responsáveis pela incompletude de quem nos intenta atingir e molestar, a solução é a indiferença (salutar para nós mesmos) e para não olvidar dos meus valores cristãos reservarei dentro de minhas orações o pedido a Jesus de que limpe meu coração de todo rancor e ressentimento, igualmente suplicando a cura e libertação da falta de amor que motive meus opressores, para que direcionem suas energias a bons propósitos sociais. Como finaliza Shakespeare, finalizarei eu: O resto é silêncio!