O que Aprendi com Hamlet

O que Aprendi com Hamlet Leandro Karnal

Resenhas - O que Aprendi com Hamlet

Lu Lu Lu 28/08/2021

MARAVILHOSO
Imagino quantos livros o Karnal já leu na vida pra ter repertório suficiente pra chegar a todas essas conclusões e o interpretações sobre Hamlet. Maravilhoso!

Matheus Gonçalves 24/11/2020

Fácil entendimento
Mesmo não tendo lido Hamlet anteriormente, foi perfeitamente possível compreender a mensagem passada.

Jrdncst 08/01/2022

Primeira experiência com o Karnal.
O livro explora diversas perspectivas apresentadas na peça de Shakespeare. É de caráter filósofo e possui muitos repertórios.

O que eu achei mais interessante foi o fato do Leandro relacionar eventos retratados em Hamlet com situações habituais do século XXI.

Leitura 100% aprovada. Espero ler outros títulos do autor.

r.lari 24/06/2020

Hamlet
Gostei muito do livro! Conheci Hamlet numa peça, tirando as várias referências que temos na cultura que fala sobre o príncipe da Dinamarca. É um excelente texto para ir se ambientando com a obra e, como eu pretendo, é um guia para a leitura da peça per si.

Didi 18/07/2019

Bom livro.
Belos insights do autor. Vale a pena .

Priscila 09/11/2020

Quotes
"A cada volta da nossa vida nós o relemos e, como toda obra canônica, descobrimos um novo viés. O texto não se esgota porque as vastidões da consciência e as máscaras que usamos para evitá-las são a tensão eterna da vida."

"Até entendo Hamlet dizer que fragilidade tem por nome mulher. Mas ele está errado. Toda misoginia nasce da fragilidade masculina."

"Nosso ódio e nosso amor são paixões. Ambos fazem parte de um jogo que vai nos perseguir para sempre. No final, em décadas, seremos como as caveiras no último ato."

"O resto é silêncio".

Jaque.Vitor 25/11/2022

Esse livro é com certeza pra que quem já leu Hamlet não é um resumo. Ele explica e ensina a ver de forma mais profunda acontecimentos da história de Hamlet e com isso aprender juntos. Tem frases que pretendo não esquecer e levar pra vida. Como por exemplo.
" Conhece a ti mesmo. Isso não garante que cada vaga-lume se torne o sol, todavia impede que ele se queime no equívoco da busca da luz alheia. Vaga-lume invejoso morre triste. "
" A vida é o que acontece quando você está ocupado fazendo outros planos " .

Mauricio.Araujo 26/08/2020

Ainda atual.
Podemos trazer o texto de Shakespeare e adaplta-lo a nossa atual sociedade, não há muito o que se falar sem que entre diretamente no que se trata o livro, que nos apresenta uma gama de reflexões que ainda hoje se revelam diante de nós..

Ricardo 14/11/2021

Uma boa introdução
Li esse livro como obra complementar a Hamlet na leitura coletiva do canal ler antes de morrer.
Ajuda a entender a obra de uma forma mais aprofundada.
Mesmo que seja um interpretação mais particular do livro, a obra tem auxílio da segunda autora e pesquisa.
Recomendo para depois da leitura do livro Hamlet para quem deseja um aprofundamento sem muito peso teórico e também com certo subjetivismo (já que o título indica isso).

Alinde 17/11/2021

Uma leitura bem contemporânea do clássico
Quando se vê o nome de Leandro Karnal na capa, espera-se logo a contextualização histórica da peça. Esta se faz presente, mas não só. O livro é também uma reflexão sobre questões que podem ser levantadas sobre a obra no século XXI, com o devido cuidado de serem bem marcadas: não seriam perguntas feitas pelos homens do início do XVII, o que está bem delimitado. Algumas discordâncias pontuais não me fazem repudiar este ensaio. Ao contrário, terminei a primeira leitura sabendo que ainda voltarei ao ensaio e à peça.

Rodrigo.Monteiro 21/11/2021

Crítica literária
Uma boa forma de aprofundar os conhecimentos sobre literatura: crítica literária, so não consegui entender a questão da sucessão dinastica do Reino da dinamarca

Valquiria.Beltramini 26/11/2021

Karnal e Hamlet
Ler ou escutar Karnal é um prazer, o livro é uma delícia de se ler, com análises inteligentes da obra de Shakespeare , muitas analogias e referências. Recomendo !

Sílvia 31/12/2021

Quem diria
Tudo que o famoso professor aprendeu com a peça mais famosa de Shakespeare. Nunca imaginei que ele pudesse ter tirado tanta coisa de uma peça como ele fez. Muito interessante como uma paixão por uma obra acompanha um leitor ao longo de sua vida.

Celia.Celinha 30/05/2020

Da decepção ao fascínio
Certa vez vi um vídeo do Professor Karnal, que estava em uma palestra fazendo um paralelo da literatura de Hamlet com nossas atitudes nos dias atuais. Aquilo me encantou. Tempos depois descubro esse livro que comecei a ler na ânsia de que encontraria mais ou menos uma análise do comportamento humano à luz de Hamlet. E era isso...mas não exatamente o que eu queria. O professor Karnal realmente mergulha na literatura em si e explica com maestria partes importantes da obra e sim, relaciona ao comportamento humano, mas não dá forma que eu esperava. Ele faz uma profunda análise dos ricos aspectos comportamentais, sociais, dos personagens, sobretudo do Príncipe. Comecei a sentir um certo tédio e no início achei cansativo, mas continuei. E, ao continuar me perguntei como eu, que li nada de Shakespeare, poderia achar um livro escrito pelo professor Karnal, a quem tenho profundo respeito e admiração, entediante. Eu não tinha meios de fazer comparações pois nada conhecia de Shakespeare. Continuei com a leitura até chegar ao momento em que o professor explica o ato que contém a célebre frase "ser ou não ser". E, a partir dali eu me surpreendi com Hamlet, com Shakespeare, com a inteligência e lucidez do professor Karnal e comigo mesma pois o trecho em questão é de uma profundidade absurda! Pra ser lido e relido várias vezes na vida e, entendo que poucos estudiosos como o professor Karnal tem a capacidade e porque não a audácia de " traduzir em miúdos " uma obra de Hamlet. Encontrei o fascínio que eu procurava mas não da forma que eu esperava. Como sempre eu procuro, não fazer uma resenha de um livro mas escrever sobre o que um livro causa em mim. Indico a todos que, como eu, nunca leram Shakespeare mas querem conhecer um pouco de uma de suas mais famosas obras. E termino com uma frase ( de Harold Bloom) , que traduz um pouco do que aconteceu comigo; que explica o porquê eu fui da decepção ao fascínio : " quando leio Shakespeare, nao sou eu quem lê, mas é Shakespeare quem me lê. "