Sherlock Holmes - Volume 2

Sherlock Holmes - Volume 2 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Mii 30/01/2023

"Memórias de Sherlock Holmes" apresenta histórias muito interessantes da dupla, sendo ótimo para quem prefere leituras rápidas e/ou quer conhecer melhor os personagens. A seguir os contos apresentados e curtas avaliações
Silver Blaze - um cavalo de corrida muito propenso a ser o campeão some em um mistério que envolve um assassinato, é uma boa forma de começar o livro
O rosto amarelo - um segredo não revelado entre um casal é resolvido (pessoalmente, um dos meus preferidos da coletânea)
O corretor - discórdias corporativas envoltas em uma neblina de mistério, o conto faz referência à nova vida do Watson após o "Sinal dos Quatro"
Gloria Scott - um personagem novo atribula a vida de uma família simpática à Sherlock Holmes, envolve um segredo relacionado a passado e fortunas
O Ritual Musgrave - mistério envolvendo ritual de família (também um dos favoritos)
Os senhores de Reigate - retrata o Sherlock Holmes em um momento de forte doença durante viagem
O aleijado - um sujeito estranho com um animal estranho surgem e trazem uma das narrativas mais envolventes do livro
O paciente interno - atitudes suspeitas em uma casa/clínica levam a suspeitas de assaltos e perigos de vida
O intérprete grego - envolve brigas de família, posses de propriedades, sequestros e chantagens
O tratado naval - um importante documento pode ter sido roubado e Sherlock Holmes precisa solucionar
O problema final - um final impactante
"O cão dos Baskerville": o volume também traz esse romance que envolve estelionato, heranças, fugas, disfarces e um dos melhores plot twists do Arthur Conan Doyle.

Cissa 16/01/2023

AMEIIII esse livro, principalmete do mistério do cão dos Beskerville, um casa muito interessante. Novamente fiquei supresa pela característica de um personagem, dessa vez do Mycroft, pq ele é um gênio tb e segundo o próprio Sherlock tem uma capacidade maior do que ele próprio, surpreendente pq nas adaptação Mycroft é retratado como bobo e pomposo, prefiro como é no livro, faz mais sentido, kkkkk.
Recomendo a leitura e estou ansiosa para o próximo.
beca.pinhel 16/01/2023minha estante
O cão dos Beskerville é INCRÍVEL

Lohah 31/12/2022

Eu não tenho nem palavras para descrever o quão mágico é imensurável foi reler esse Classic!!!
Eu amo o Sherlock Holmes, ele é simplesmente meu personagem literário favorito, e sempre vou recomendar os livros dele, S.H. É um personagem totalmente à frente do céu tempo, e mesmo assim consegue ser alguém adaptado a qualquer época.

Tábata 27/12/2022

Os contos e romances de Sherlock Holmes são clássicos e com justiça. Lendo esse segundo volume das histórias completas, é fácil perceber sua influência nas obras sobre detetives na literatura e audiovisual até hoje. Porém, lendo-as em sequência, também é possível perceber o quanto são repetitivas e, em muitos casos, pouco criativas. Enquanto Conan Doyle criou um estilo original e que encanta no seu melhor, em vários contos nesse volume fica a impressão de uma escrita por obrigação, seguindo uma boa fórmula, mas sem nada a acrescentar. Mesmo assim, os pontos altos compensam muito com seus personagens carismáticos e tramas inventivas.

Bia 25/12/2022

Amei todos os contos presentes no livro, alguns tendo mais facilidade de descobrir o fim, porém todos perfeitos e com ótimo desenvolvimento.

O Cão dos Baskerville foi também uma ótima história. Em alguns momentos fiquei confusa e tive muitos suspeitos diferente, porém mantive um certo suspeito, apesar de não conseguir identificar logo no começo qual seria sua razão de crime.

Bru 19/12/2022

Volume 2
Esse volume dos livros do Sherlock Holmes foi mais difícil para ler, foi mais chato e eu abandonei a leitura por uns bons dias até ter coragem e ler novamente. Achei chato!

Gabi Gonçalves 09/12/2022

continua perfeito, amei cada conto e o romance é excelente. Estou ansiosa para continuar as aventuras

Iagne 02/12/2022

Sherlock Holmes - Volume 2 (Arthur Conan Doyle).
Sherlock Holmes - Volume 2, reúne o quarto e o quinto livro de Sherlock Holmes publicados por Arthur Conan Doyle, são eles:
- Memórias de Sherlock Holmes (Contos), publicado originalmente em 1894;
- O Cão dos Baskerville (Romance), publicado originalmente em 1902.
Nesses dois livros, a maioria foi uma leitura inédita, entretanto teve alguns contos que já conhecia, já o romance foi completamente inédito. Vale ressaltar que a leitura em ordem cronológica de lançamento revela algumas faltas de continuidade, mas é verdade que em nenhum momento isso impacta a qualidade da leitura, mas sempre tento organizar os contos e romances em ordem cronológica de acordo com os comentários dos personagens, entretanto se tornou complicado depois do último conto em "Memórias de Sherlock Holmes", vou resumir um pouco cada um dos livros.
- Memórias de Sherlock Holmes, é o segundo livro de Contos, nele consta 11 contos, nesse livro conhecemos dois dos principais personagens do universo Sherlock Holmes: Mycroft Holmes, irmão de Sherlock (no conto "O intérprete grego"); e o Professor Moriarty, o conhecido vilão de Sherlock (no conto "O problema Final");
- O Cão dos Baskerville, é o terceiro Romance, trata de um caso que mistura investigação com mistério sobrenatural, muito bem desenvolvido e detalhado, nesse livro temos praticamente boa parte da história se passando com o Watson como detetive, e isso mostra um pouco da evolução de Watson devido ao convívio com Sherlock.
Indico muito a leitura, é um ótimo volume e como já comentei uma ótima Edição da Harper Collins.

Paixão 23/11/2022

Razoável
Livro razoável, dentro do esperado, não tem nada demais. Bom para passar o tempo, pois os contos são curtos.

flavinhaa.domingos 03/11/2022

Meu, meu, meu, que livro é esse!!
Confesso que não me envolvi tanto nos contos, não sentia que me prendia pois eram rápidos sem detalhes, parecia só uma investigação e uma solução..precisava de porquês kkkkk
Mas só de ter o prazer de ler o Cão dos Baskerviles fez eu dar tantas estrelas. Amoo quando nos livros de Sherlock Holmes coloca misterios com animais.. como Na banda Colorida! Muito, muito bom, é impressionante como me prendeu! 1 mês pra ler os contos e dois dias apertados com essa história, caro autor, obrigada por ter existido!!!

Ana Tereza 02/11/2022

Sherlock Holmes vol 2
Mais alguns dos casos mais impresionantes desse detetive famoso que vão deixar qualquer um espantado, surpreso, indignado com a astúcia desse homem

Lucas Salsicha 19/10/2022

Elementar, meu caro. Elementar.
Doyle, através de uma narrativa em primeira pessoa, nos coloca frente a frente com mistérios que, em um primeiro momento, nos parecem sobrenaturais e, em boa parte dos casos, insolúveis. Mas o gênio de Holmes nos guia através de pequenos detalhes que, ao fim de cada mistério, tornam tudo verosímil e lógico. Super recomendo.

Maapaes 14/10/2022

Cheguei a conclusão que gosto mais dos contos. O que é ótimo uma vez que metade desse livro são só os contos kkkkk

Paula 14/10/2022

Sempre fã do Sr. Holmes, mas confesso que esperava gostar mais.
O começa da leitura foi lento, foi difícil ignorar os preconceitos arcaicos expressos nas páginas.
Depois que coloquei na cabeça que esse livro foi escrito em um outro momento da história, a leitura ficou mais fácil.
Na verdade, consegui gostar bastante da leitura!

Ainda bem, porque eu realmente amo Sr. Holmes ??

Helaina 13/09/2022

Já estou ansiosa para ler o próximo volume!
Esse segundo volume da coleção completa de Sherlock Holmes contém os livros Memórias de Sherlock Holmes, com os contos: Silver Blaze, O Rosto Amarelo, O Corretor, Gloria Scott, O Ritual Musgrave, Os senhores de Reigate, O aleijado, O paciente interno, O intérprete grego, O tratado naval, O problema final e o romance: O cão dos Baskerville.

Estou colocando a cabeça para funcionar junto com o detetive novamente e tentando desvendar os casos, apesar de não termos todas as informações para tal, já que descobrimos os detalhes à medida que Watson conta o que aconteceu. Muitas das vezes Sherlock sai sozinho para investigar e quando volta já tem várias pistas e o caso praticamente solucionado.

"Pelo menos consegui captar os fatos essenciais do caso. Vou enumerá-los para você, pois não há nada melhor para esclarecer uma situação do que expô-la a outra pessoa." Pág. 11

No entanto, nem tudo é tão complicado assim e no conto O Rosto Amarelo, um dos casos em que Sherlock fracassou (Watson deixa isso claro logo no início, então não é spoiler), mesmo descobrir todos os detalhes, minha dedução foi mais assertiva e fiquei bem animada com a conquista. O final desse conto foi serviu como referência na série da BBC e doeu um pouco lembrar como foi usado. Bem diferente e mais doloroso do que no original.

Uma atenção especial ao conto Gloria Scott, onde o relato é inteiramente narrado por Sherlock Holmes e mostra a diferença dele para o Dr. Watson ao contar uma história. Enquanto o médico é muito mais emocional e floreia a narrativa, o detetive é mais objetivo e se atém aos fatos. Ao mesmo tempo, essa variação revela o talento de Arthur Conan Doyle, que consegue expor apenas pela forma como conta a história as características mais marcantes de seus personagens.

Outra vez vejo referência da minha fanfic em um livro do Doyle que eu não tinha lido. Dessa vez é Sherlock no conto O Ritual Musgrave, participando de uma caça ao tesouro, exatamente o que eu planejei para ele e John no livro que estou escrevendo. Essa minha sintonia é encantadora e estranha ao mesmo tempo. Sei que é apenas coincidência, mas gosto de pensar também que entendi o personagem o suficiente para saber o que escrever sobre ele.

Finalmente Mycroft Holmes apareceu! Já estava ansiosa para saber onde ele entraria na história. Outro que apareceu nesse segundo volume também foi o professor Moriarty no conto em que Watson narra a morte de Sherlock Holmes. O Problema final começa assim:

"É com o coração pesado que pego a pena para escrever as últimas páginas onde registrarei os talentos especiais que distinguiam um amigo, o sr. Sherlock Holmes." Pág. 210

Para quem assistiu a série da BBC, ouvir o Doutor Watson gritar pelo amigo sem obter resposta no final do conto nos remete imediatamente ao episódio "The Reichenbach Fall".

O Cão dos Baskerville sempre teve um gostinho especial para mim, pois foi o episódio (S2E02) pelo qual conheci a série Sherlock. Isso foi no começo de 2020 e ler o livro que inspirou aquele episódio foi muito interessante e bem diferente já que foi publicado em 1902.

O Doutor Watson teve um protagonismo muito grande em boa parte da história, o que eu adorei, já que sou completamente apaixonada pelo personagem, mas depois de um tempo comecei a sentir saudade de Sherlock. O mundo é muito mais fácil de entender com o detetive por perto.

"O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa." Pág. 254

Só depois de ler a definição de anti-herói consegui concordar com a sinopse. Para mim Sherlock é um herói sem poderes sobrenaturais que apenas fica impaciente com a dificuldade das pessoas em enxergarem coisas óbvias. Pelo menos para ele. Eu consigo compreender e compartilhar da aflição dele, mas entendo também que nem sempre estamos aptos a usar toda nossa habilidade intelectual e até nos habituamos a ser assim por questões que competem a cada um de nós.

"Meu caro Watson, não concordo com os que incluem a modéstia entre as virtudes. Para o lógico, todas as coisas devem ser exatamente como são, e subestimar-se é tão falso quanto exagerar no próprio talento." Pág. 161

Recomendo muito a obra de Sir. Arthur Conan Doyle tanto pela facilidade de leitura quando pelos mistérios intrincados que o detetive desvenda ao lado de seu fiel amigo Doutor Watson.

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2022/05/resenha-obra-completa-de-sherlock.html