Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Daisy 20/02/2024

Por trás da lenda urbana “Fofão da Augusta”, há uma pessoa, uma história. A humanização de um personagem “caricato” de São Paulo e de sua grande paixão, Vânia, é o trunfo de “Ricardo e Vânia - O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor” (2019), do jornalista Chico Felitti.

O livro surgiu após a bem-sucedida reportagem do BuzzFeed “Fofão da Augusta? Quem me chama assim não me conhece”, publicada em 2017.

Na obra, Felitti narra com o devido respeito e sensibilidade a vida de um gay e uma transexual, população tão marginalizada e oprimida no país. Uma história, sobretudo, de coragem de ser quem se é em uma época em que preconceito, homofobia e transfobia eram ainda mais violentos.

site: instagram.com/qualquercoisaprapreencher

GiovanaReis 11/02/2024

Impecável
O trabalho do Chico Felitti é impecável. Li o livro inteiro como se ele tivesse aqui em casa me contando kkk normalmente tenho dificuldade com histórias não fictícias, mas a beleza de Ricardo e Vânia é justamente ser real, tão forte, tão bonito e triste ao mesmo tempo. As fotos no final são uma preciosidade e me emocionaram.

Maryannanaa 08/02/2024

Para além de uma história de amor
Para além de uma história de amor, aqui é uma história de duas vidas de resistência. Me apaixonei por Vânia e gostei da forma como o autor humaniza Ricardo sem romantizar ou tentar "limpar" as condições, situações e surtos dele. Uma leitura para entender pessoas que no cotidiano, muitas vezes, se passam despercebidas.

Priscilanpltn 03/02/2024

Sensível
É um livro sensível sobre pessoas incomuns que na verdade são mais comuns do que se imagina. O autor dá voz a histórias que nunca seriam ouvidas. Quem pegar o livro buscando uma escrita objetiva apenas contando fatos vai se decepcionar, o grande diferencial do autor é a forma de narrar as situações, mostrando o processo da pesquisa. Afinal, a relação com os entrevistados e a trajetória que percorre durante o trabalho faz toda a diferença. Isso demonstra sua sensibilidade, na realidade, o simples fato daquela matéria ter sido publicada demonstra a sua sensibilidade na forma de olhar o mundo ao seu redor.
Se não fosse o clube de leitura do Jonas Maria eu provavelmente não teria prestado atenção nesse livro ou tido foco para ler, fico feliz que o fiz.

Luzimara.Santos 02/02/2024

O livro é legal, li pra um trabalho da faculdade. A história é bem emocionante, mas a opção narrativa do Chico deixa o livro um pouco confuso. Os acontecimentos não são apresentados por ordem cronológica e sim pela ordem que ele vai apurando as informações.

De toda forma é um bom livro.

Alexia201 31/01/2024

Uma história de amor? uma história de resistência
A escrita do Chico é envolvente, ficamos instigados a ler mais a cada capítulo.

Um livro documental, que se propõe em sua premissa a retratar uma história de amor, mas retrata acima de tudo, não apenas uma, mas várias histórias de resistência, em um país hostil com pessoas LGBT+, com personagens nascidos em uma época onde as mazelas enfrentadas pela população LGBT+ eram ainda mais evidentes e toleradas.

Quis acolher e abraçar o Ricardo em certos momentos, quis ser amiga da Vânia e ouvir as suas histórias sentada em algum café em frente a torre Eifel, e quis acima de tudo compartilhar as suas histórias com o mundo, pois é um retrato muito bem escrito da vida de pessoas LGBT+ que vai muito além dos esteriótipos nelas colocados e das figuras caricatas a elas atribuídas.

Perdid numa página 25/01/2024

Textos Junkies - Janeiro Ricardo e Vânia
Ricardo é um personagem das ruas de São Paulo, conhecido como o Fofão da Augusta, é cativado pelo jornalista Chico Felitti que descobre a história de sua vida e a conta lindamente.

Ricardo foi cabeleireiro, drag queen, vanguardista, um ícone de sua época, culto e finíssimo. Viveu sua juventude lindamente e com muitas aplicações de silicone em seu rosto, que o fez ganhar o tal apelido.

O final de sua história é triste, ao ler, meus olhos se encheram de lágrimas inúmeras vezes. Refleti como tudo é efêmero e como a sociedade é cruel, principalmente com os LGBTs.

Tanto a história de Ricardo quanto a de Vânia são lindas e fortes, cheias de sofrimento, mas com muita luta e superação.

Confesso que me encantei com Vânia em todos os sentidos, que mulher! Também senti muita pena de Ricardo, adorei Isabel, mãe do autor, que me pareceu uma pessoa extraordinária.

A delicadeza que Chico conseguiu escrever essa história é indescritível. Ao final, mais uma vez chorei e amei conhecer a história dessas duas figuras tão brasileiras e tão reais.

bibia 25/01/2024

Foi a primeira biografia que eu li na vida pelo que eu me lembre e além de me envolver com essas figuras - que são pessoas reais que estiveram perto de mim sem eu nem saber da sua existência - senti que ao escrever esse livro o autor pode de alguma forma humanizar o Ricardo, dar um nome e significado a ele e à sua historia, o que foi muito bonito e tocante. eu adorei

Leonardo 15/01/2024

Várias vidas em uma mesma história
Meu primeiro contato com o material produzido pelo Chico Felitti e que releio agora. Quando li pela primeira vez me peguei pensando quantas vezes eu já havia passado ao lado de Ricardo nas minhas andanças pela região central de SP a trabalho ou por lazer e imaginava que histórias aquela pessoa deveria ter em seu passado.
Sou um apreciador de histórias humanas porque acredito que todos tem uma vida que tem seus momentos interessantes e seu momento tediosos. Esta obra apresenta isso.
A narrativa do Chico é fluida e assertiva, na segunda leitura me peguei fazendo reflexões que não havia percebido da primeira vez.
Recomendo fortemente a leitura.

Wellington291 13/01/2024

Um livro que humaniza uma das maiores figuras da cena noturna paulistana. Uma boa parte do livro vem da matéria publicada antes o que mata um pouco a surpresa do livro. A parte que conhecemos Vânia e sua história é uma das minhas partes favoritas.

lua 11/01/2024

De São Paulo a Paris
Conheci mais a fundo o trabalho de Chico Felitti quando acompanhei o podcast ?A Mulher da Casa Abandonada?, grande sucesso de 2022. Contudo, ainda não tinha lido nenhum de seus livros. Confesso que, mesmo com vontade, a leitura acabava ficando para outra hora. Foi então que a oportunidade surgiu novamente, e dessa vez não deixei para depois, como sempre.
Mais uma vez, Chico apresenta um trabalho impecável. Com uma escrita sensível, ele eterniza através da escrita a história de Ricardo e Vânia. Conhecido como ?Fofão da Augusta?, descobrimos quem é essa figura, e através de outros personagens, vamos montando o quebra-cabeça de sua vida.
O trabalho de Chico é sensível e humano. Não é à toa que Isabel e Chico conquistam Ricardo, Vânia e todos os outros que topam participar do livro. De Desconhecido a Ricardo, de Shirley?s a Augusta, de São Paulo a Paris, tudo é muito intrigante. Sorte a de Chico e de Ricardo se cruzarem nessa vida. E sorte a nossa de ter a oportunidade de conhecer essa história.
Sem spoilers, devorei a leitura e recomendo demais.

heycarolyna 03/01/2024

A complexidade da vida de um alguém
Ricardo e vania perpassa por muitos assuntos se derramando em um unico ponto: a relação de amor verdadeiro entre essas duas personas. foi interessante demais perceber como essa elação moldou e marcou a vida de ambos e como é um amor tão vivo até hoje. conhecer essa - quase - lenda urbana que era o fofão da augusta foi de verdade uma das minhas melhores leituras e culminou em ser o último livro que leio do chico felitti, mas fico feliz em dizer que fechei com chave de ouro