Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis
Alex Mir

Resenhas -

Iza 26/06/2022

É uma adaptação em quadrinhos da obra de Machado de Assis mas, não sei pq, meu deu a impressão de que as ilustrações foram um tanto quanto tendenciosas para que se tivesse a "certeza" de que Capitu traiu Bentinho e isso não é uma coisa que se possa provar.

Larissa.Ohana 09/06/2022

Será que traiu?
Bento mais conhecido por Dom casmurro, era filho de Dona Glória, uma mulher religiosa que prometeu o filho desde de criança para o seminário, Bento porém não queria se tornar padre por nutrir um amor intenso por sua vizinha e amiga Capitu.
Para agrado de sua mãe, Bentinho foi para o seminário e lá conheceu Escobar, um garoto que também estava no seminário contra a sua vontade, e a partir disso nasce uma grande amizade.
Muito tempo se passa, Bentinho se torna advogado e se casa com Capitu e Escobar se torna comerciante e casa com a melhor amiga de Capitu, muito amigos, ambos os casais estão frequentemente juntos.
Essa edição é muito caprichosa, rica em detalhes e com fácil entendimento, recomendo muito.
E minha opinião sobre a questão mais comentada do livro é que continuo sem saber se traiu ou não, a narração é da pessoa que se sente traído, então não é uma fonte muito confiável, mas que o filho de Capitu é a cópia do melhor amigo, é. Bentinho deveria ter ido no programa do ratinho ?

Mrs Bundle Brent 30/05/2022

Dom Casmurro é uma leitura muito difícil, tanto que nunca consegui ler até o final, mas com os quadrinhos a leitura se tornou mais dinâmica e, apesar de ser uma versão ?resumida?, conseguiu passar muito bem a essência da história

Jheniffer.Oliveira 27/05/2022

Visualmente linda! Narrativamente intrigante.
"Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada."

Começo ressaltando que ainda não terminei de ler a obra em sua forma "original". Dito isso achei a narrativa envolvente, as ilustrações são lindíssimas, amei o traço, da fluidez que as ilustrações dão ao texto. Minha única "reclamação", é que ao fim tive a sensação de que faltou algo, não sei se é porque resumiram o texto (o que é bem provável) ou se cortaram algum trecho. Enfim sei que de qualquer forma seria impossível definir com certeza se Capitu traiu ou não traiu Bentinho, uma vez que o livro é narrado pelo próprio "Dom Casmurro", e só temos o seu ponto de vista, a sua versão da história.
Ouso dar o meu julgamento e minha interpretação, acredito que Capitu traiu Bentinho sim, mas que a situação seja muito mais complicada do que aparenta, Dom Casmurro obviamente não era uma pessoa segura de suas emoções, ele tinha uma personalidade difícil, foi omisso em certas ocasiões e Capitu me pareceu alguém de personalidade muito forte. Creio estes compõem aquele típico casal, que só se fazem mal.

Souza.0 15/05/2022

Muito bom, me deixou com vontade de ler a história original.........................................

gabs.0 22/04/2022

Não traiu
Recomendo, principalmente para quem acha a leitura mais complicadinha, em quadrinhos é mais fácil, apesar de ser mais resumido. A história é legal, e polêmica, tem de fato um pulga atrás da orelha onde vai sempre rolar um debate. Mas não faz muito meu tipo de leitura, porém, é bem legal de ser ler. Já li a versão normal, mas não com tanta vontade e coragem.

Lucas Ranyere 12/04/2022

Capitu Traiu Bentinho?
Uma releitura psicológica sobre os personagens e livro Dom Casmurro.

Machado de Assis é um autor genial em seus livros ele sempre escreve sobre os costumes de sua época fazendo uma crítica que muitas vezes imperceptível e em Dom Casmurro não é diferente.
Quando ele apresenta a personalidade de Bentinho ele mostra tanto na infância quanto na idade adulta uma pessoa insegura que se deixa levar pelas falas e opiniões de outros.
Já Capitu é apresentada como uma mulher inteligente e que entende como as pessoas pensam, além de ter fortes aptidões para administração e finanças, ela seria uma empreendedora incrível. Se não fosse a época dela.
Como eu disse antes Machado de Assis sempre fala da sociedade e em Dom Casmurro ele demonstra como tanto Bentinho quanto Capitu estão presos a sua sociedade e precisam se encaixar nos seus costumes.
Bentinho primeiramente como padre, por conta de uma promessa de sua mãe e depois como advogado e pai de família. Capitu como dona de casa e mãe.
Relendo o livro isso pouco importa visto que Capitu está presa a uma sociedade em que ela não tem opções, onde se apaixonar por outra pessoa não é aceitável por já está vinculada pelo matrimônio a alguém.
Capitu conhecendo como a sociedade é e como as pessoas pensam, ela sabia o que poderia acontecer se ela decidisse se separar de Bentinho ou se ela admitisse o fato de ter traído ele.
Além disso, é muito interessante o fato de a pergunta ser: Capitu traiu Bentinho jogando a culpa da traição para a mulher e não o melhor amigo de Bentinho e Capitu o traíram?
Com isso, concluo que talvez a pergunta mais importante não seja se Capitu traiu Bentinho, mais sim, quais escolhas Capitu tinha além de trair ou não Bentinho?

site: https://perfil.psicologiaviva.com.br/LucasRanyere

Maria Beatriz 09/04/2022

Não acredito que ela traiu...
Aqui Bentinho mesmo diz que Escobar teve uma amante, mas não esclarece quem foi. Mas e se Escobar pegou Capitu a força e por algum motivo (provavelmente vergonha) ela não diz nada?
Pelas ilustrações é claro que Ezequiel é bem parecido com Escobar, mas como eu afirmei, ela pode ter sido pega a força por ele.
A história apesar de ser um clássico muito famoso tem um final bem triste para todos os personagens.

Nanaro 23/03/2022

Maluco
Ele é simplesmente um completo pirado, ele ficou com ciúmes do cara que passava de cavalo, tadinha mano merecia mais.

Yanca.carina 16/03/2022

Traiu ou não traiu ?
Dom casmurro em quadrinhos
Páginas: 80
Editora: principís

Um dos mais questionados livros da literatura brasileira, a quem conhece por Capitu, o motivo de toda questão, uma moça que recebe um seguinte adjetivo, OLHOS DE CIGANA OBLÍQUA DISSIMULADA e que para muitos traiu o marido Bento Santiago, que por ter um comportamento rude, grosseiro e calado é chamado por todos de Dom casmurro.
O livro é narrado por Bentinho (Dom Casmurro) moço prometido pela mãe a ser padre, mas ele não tem a vocação para o celibato e ao passar muito tempo com a vizinha Capitu, acabam desenvolvendo uma paixão, que os leva ao casamento e por achar que foi traído, decide escrever um livro.
Opinião:
O leitor não conhece a Capitu, mas sim uma opinião formulada sobre ela, por isso muitas hipóteses, e a primeira coisa a se ressaltar é que não se afirmar algo de quem não se conhece, só com resquícios mencionados por terceiros.
Notem que mesmo na adolescência Bento já começou apresentar um pouco de ciúmes, e em seguida só vai aumentar. A forma que marchado escreve é incrível ele dá pistas e nós faz duvidar de tudo, um toque psicológico que leva o leitor a ter briga interior, questionando SE TRAIU, OU NÃO? creio eu que o contexto social reflete muito a respeito da nossa opinião.
Ao meus olhos ela não traiu, uma vez que a sociedade tem um machismo enraizado, sempre julga que a mulher traiu, quando um relacionamento acaba, julga a mulher que gosta de ir a festa e se divertir, julga o modo de vestir. Acho que marchado quis retratar isso, a mulher julgada por tudo.

benerhys 28/02/2022

É um livro bom mas não sei se recomendo, acho que é mais adequado pra quem tem que ler pra algum trabalho e não tem muito tempo.

No final ainda fica uma dúvida enorme se Capitu traiu ou não, ouvi dizer que no livro ?normal? o machado não fala a cor dos cabelos do Ezequiel, mas nos quadrinhos ele é loiro, de cara já da a entender que é filho do outro. Enfim, esse quadrinho é tipo o resumo do resumo.

dearglen 15/02/2022

Gostei bastante, é uma leitura bem rápida por ser em quadrinhos, deixa a narrativa mais fluída. Bentinho é perdidamente apaixonado pela Capitu, isso é nítido, assim como seus ciúmes. Porém, em nenhum momento ? antes da morte de Escobar ? mostrou desconfiança, ele viu coisas que não existiam em outras ocasiões. Por fim, amei muito a história. E pra terminar: Ela traiu sim.