Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis
Alex Mir

Resenhas -

z..... 02/02/2022

Edição em Quadrinhos Principis (2019)
A HQ tem bela concepção artística, com cores vibrantes e desenhos atrativos, em excelente qualidade de papel e formato da edição. Tem frescor da juventude...
O roteiro é bastante sisudo, contrapondo a jovialidade idealizada na edição, com devaneios excessivos em partes menos emblemáticas do livro e economia nas que deveriam ter maior destaque. Desse jeito, a leitura não empolgou como imaginava.

Sobre o romance em si, sempre partilhei da percepção do ciúme destruindo o amor, em dramas impactantes para as partes envolvidas, convicto de não ter ocorrido traição. Hoje acredito que houve sim o caso extraconjugal e o que me fez rever conceitos foi recente descoberta, falo por mim, do caso especulado, praticamente certeiro, entre Machado de Assis e a esposa de José de Alencar. Existem coincidências entre o romance e a vida real, como o filho de Alencar (Mário de Alencar) ser parecido com Machado (busquei imagens) e entre eles, segundo descrições biográficas, haver maior afinidade e intimidades do que com o Alencar. Simples a questão: Dom Casmurro sustenta dúvidas que supostamente não poderiam ser provadas, na arte meticulosa do escritor, tal qual sustentou em sua vida privada. O ciúme destrutivo é exemplificado, como também a ardilosa hipocrisia.

Fernanda1605 28/01/2022

Uma nova forma de ler Dom Casmurro
Já li o texto integral de Dom Casmurro mais de uma vez e a experiência de ler a obra em quadrinhos é bastante ilustrativa e interessante, pois destaca os trechos mais relevantes da história sem que, para isso, perca seu sentido e essência!

Bê.Berto 26/01/2022

Não traiu mas merecia
Bentinho amargurado da vida tentando justificar pq todo mundo saiu da vida dele e sendo possessivo com a Capitu óbvio que pela visão destoada dele vai parecer que ela o traiu mas tenho certeza q ele tinha era uma queda pelo Escobar kkkkk

yaslendo0 31/12/2021

Traiu? Não sei
Não valeu muito a pena ler os quadrinhos porque deixou muita coisa fora e é muito resumido. Achei que essa pergunta seria respondida mas fiquei 50% e 50%
Giovanni.Ariel 11/04/2022minha estante
Mas nem no livro original isso fica claro.

yaslendo0 11/04/2022minha estante
isso eu sei kkkkk, mas queria poder ter uma opinião mas eu mesma fiquei dividida

Giovanni.Ariel 11/04/2022minha estante
Ah, sim. Agora entendi seu comentário.
Penso diferente. Essa dúvida que fica no ar gera discussões muito interessantes.

Jheniffer.Oliveira 27/05/2022minha estante
Também tive essa sensação ?

Stella 23/11/2021

Não li o livro original, achei que esse teria uma escrita mais simples, mas ainda estava um pouco complexa.
Uma ótima forma de ter contato com o clássico de uma forma mais simples e resumida.

Giullia 11/11/2021

Um quadrinho muito legal que conta a história de Dom Casmurro, achei uma leitura bem mais rápida e fácil que o livro original, mas de uma forma muito parecida.

Erika Santos 29/10/2021

A Hq é linda, mas a história eu não gostei muito, li as duas versões, a tradicional e em Hq. Realmente não é a minha história favorita do Machado.

Lays 27/10/2021

É meu primero contato com o clássico "Dom Casmurro" e pretendo ler o livro futuramente. Por ser uma HQ pensei que a linguagem fosse mais fácil, mas o autor escolheu manter as "palavras difíceis " o que pode ser encarado como uma vantagem.

Maria8457 13/10/2021

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira agora adaptado aos quadrinhos e ao público juvenil! Um ótima opção para apresentar Machado de Assis aos jovens leitores!

Raquel 09/10/2021

Dom Casmurro compacto!
A clássica história de Dom Casmurro mas de uma forma compacta.

O roteirista manteve a linguagem culta do livro e também os principais acontecimentos, mas o desenhista distorceu duas coisas:

1) Capitu e D. Glória, mãe de Bentinho, são retratadas no livro como mulheres bonitas mas ele fez os traços delas bem masculinizados, até quando elas aparecem em close os traços são estranhos. Acho que poderia ter caprichado um pouco mais nesses detalhes;

2) ele coloriu os cabelos de Escobar e Ezequiel de amarelo, reforçando a ideia de traição, mas Machado não fala da cor de cabelos e olhos dos personagens em nenhum momento.

É uma boa opção pra quem está com pressa, tipo para relembrar a história para o vestibular, pois a leitura é rapida e o roteiro é fiel à história original.

Martins 06/10/2021

Livros clássicos em quadrinhos é uma ótima porta para começar a ler classicos, eu não tenho muito como começar a ler, pois a escrita pra mim é um pouco complicado e sendo em quadrinhos as imagens cooperam muito para compreensão, mas já que o texto não é integral pode ser considerado como um início para depois ler o integral.
Este é narrado por bentinho que conta sua relação com Capitu, sua amiga de infância.
E nos mostra a infância até a fase adulta deste, e também o seu ciúmes que é mostrado em várias partes da história, até chegar ao momento que ele suspeita de um adultério entre capitu, e seu melhor amigo Escobar.

Daiane.Nascimento 29/09/2021

HQ
Sou suspeita por já gostar muito de Machado de Assis, Dom Casmurro é uma história brilhante. A HQ a traz de uma maneira muito mais resumida, sem todos os floreios da linguagem original do livro, o que é uma pena, mas é ótimo para incentivar crianças e adolescentes a começar a leitura de clássicos nacionais.

Fransiely 14/09/2021

Dei 4 estrelas pois é uma leitura rápida e muito gostosa. Ainda não li a obra original, mas percebi que nessa hq tudo foi desenhado para favorecer ao Bentinho e aponta como se a traição houvesse acontecido de fato, coisa que mesmo não tendo lido a obra original ainda, sei que não é bem assim que acontece, pois há muitos devaneios do ciumento Bentinho e a escrita de Machado para deixar as dúvidas nos leitores. Então por essa hq parece que capitu traiu Bentinho pois desenham o filho deles como 100% parecido com Escobar. Porém achei isso bem intencional na confecção desse livro e até atrapalha na experiência do próprio leitor em ficar com suas dúvidas. Por isso, escolho a dúvida sobre a traição ou não de capitu e lerei a obra original para ter um aprofundamento no assunto. Fora isto, é um bom livro introdutório para quem, assim como eu, ainda não leu a obra original. Mas fica o alerta de que essa hq é tendenciosa para o lado de Bentinho.

Leya 02/09/2021

Aaaah que versão incrível.
Eu li a história original a alguns anos e me apaixonei pela história e relendo agora nessa versão em quadrinhos posso dizer que a possibilidade de leitura mais rápida reforçou ainda mais o meu amor.
Eu amei o gráfico da HQ, a linguagem está bem próxima do original que li e para mim não deixou a desejar em nada, vale muito a pena para você que quer conhecer a história e também para você que já ama os clássicos nacionais.
Dayse.Ariane 02/09/2021minha estante
Que legal! ? Não sabia dessa versão.

Claudia.Marcia 01/08/2021

Eu gostei muito da leitura  do HQ  Dom Casmurro.Já e o segundo HQ que leio com a história  de Machado.
Acho isso incrível  de fazer HQ com clássicos pois é uma forma de aproximar o leitor do primeiro contato  com a leitura  e depois ir ler os livros. Super recomendo!