A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima Pedro Bandeira

Resenhas - A Marca de Uma Lágrima

ValAria34 19/12/2023

Uma das minhas primeiras leituras
Li este livro no mesmo dia em que o peguei na biblioteca, me lembro de deitar no sofá e levantar apenas quando o finalizei, com a visão escura e a pressão baixa. Amei a leitura, a mistura de romance com suspense foi em minha visão adolescente/pré adolescente, algo avassalador. Talvez não seja o tipo de leitura que faria hoje em dia, mas não deixa de ser um bom livro e não me esquecerei de quão incrível foi lê-lo.

Mariana113 17/12/2023

Escrita Brasileira
Pode não parecer, mas esse livro é fantástico, tem romance, suspense, mistério e assassinato, sem deixar de focar nos sentimentos da personagem

Brenda 17/12/2023

A marca de uma lágrima
Achei uma leitura bem fraquinha, não tem muita emoção. Li porque uma amiga indicou por ter a ajudado a iniciativa de leitura, mas não achei muita coisa.

Ellen647 16/12/2023

Esse livro eu li escondida quando era pequeninha ? peguei da estante do meu pai e até hoje tenho comigo. típico clichê adolescente e dramático

Sintaxe 04/12/2023

O que dizer...
O que dizer quando a prosa exangue inventaria - e não inventa - uma paixão morna, entorpecida, nascida de clichês, revirada em lugares comuns, repetindo a clássica dicotomia homem/mulher com este primeiro sendo altivo, altaneiro, poderoso, heróico e a última passiva, sentimental, fantasiosa? O que dizer quando o terceiro par desse triângulo amoroso carrega em si a marca da masculinidade em-si-mesmada, crente de possuir o mundo em suas mãos e portanto não cedendo aos obstáculos ao seu desejo que não deve, em hipótese alguma, ser impedido de fruir, sem que haja, nisto, qualquer tipo de nuance elaborada ou mesmo discussão parcial? O que dizer quando as descrições do narrador, que bem podemos imaginar sendo o próprio Pedro Bandeira com sua estultícia velada, são cruéis, julgadoras, moralistas, reificantes, fazendo do mundo feminino uma série de caracteres simples - a "bonita", a "gorda", a "péssima mãe", a "adolescente com baixa autoestima"? Ou, ainda, o que dizer quando a narrativa degringola numa série de fantasias quase pornográficas, explorando o corpo da protagonista como se faz com o cadáver de uma diretora obesa? O que dizer, finalmente, quando a recepção geral diante do "plot twist" é a de uma surpresa imediata, infantil, quando a escrita, de modo consciente, nunca se pretendeu minimamente densa? De fato, alguns leitores parecem não ter passado da idade da protagonista, em todo caso certamente mais inteligente e de espírito mais aguçado do que a maioria dos "adultos" consumindo formas ideológicas reiteradas, significadas, à exaustão e sem qualquer compromisso com o trabalho crítico. Parece, então, que muita gente não sabe ler, no fm das contas. Quanto a isto, decerto nada há a dizer.
Senhorita_morland 10/01/2024minha estante
Parece bem ruim

Sintaxe 10/01/2024minha estante
E é kkkk

Bibia 30/11/2023

Que livro top! Romance, mistério e um pouco de triângulo amoroso é incrível, super recomendo. No começo não estava muito afim mas depois devorei o livro!

Booksbykaroll 28/11/2023

MDS
Sinceramente, eu não esperava nd desse livro, o início é meio chatinho, a menina tem um "inimigo" q a perturba todos os dias e tals, mas O FINAL FOI INCRÍVEL, Q PLOT TWIST FOI ESSE CARA! Adorei o final

Jhennifer55 22/11/2023

Leitura leve e descontraída . Amei

Bianca S 21/11/2023

Algumas coisas devem permanecer apenas na memória
Por onde começar?
devo ter lido este livro por volta dos meus 11 ou 12 anos e, à época, eu AMEI. as coisas q esse livro me fez sentir e chorar... uma mocinha que sofria por amores platônicos e escrevia poemas, como não se identificar com Isabela e chorar junto dela com seus poemas?

pois bem... reli agora com os meus 31 anos de idade e... sinceramente, me arrependo um pouco por ter estragado a magia que a nostalgia da emoção ao ler este livro pela primeira vez me trazia...

primeiro que os dialogos, no meu ponto de vista, sao mt dramaticos e forçados a ponto de parecerem de uma peça shakesperiana... não faz meu estilo...

segundo que a obra me parece trazer uma certa gordofobia e, no fim, trata a questoes mentais com levianidade.. não acho q sejam conceitos interessantes, principalmente considerando q é um livro juvenil.

ademais, a historia em si é legalzinha e o plot também, mas com certeza não me cativou como antes...

a primeira pagina ja foi bem certeira e eu pensei "nossa, vai ser tao bom quanto antes", mas n. os poemas são bons e eu consigo ver o pq de eu ter gostado tanto na epoca, pq era bem o estilo q eu tb fazia. mas, hoje em dia, nao foram o suficiente pra me cativar.

se vc é uma criança/adolescente q gosta de poesia, e tem já firmado na sua cabeça que gordofobia é errado e q saude mental é importante, pode ser q vc curta essa leitura tanto quanto eu ja curti. se vc é adulto e gosta de conteudos infantis e curte ler peças teatrais e dramaticas, talvez goste deste livro.
do contrario, recomendaria procurar outro livro pra ler...

bwrros 18/11/2023

???
Considerando o que eu achava desse livro, ele foi bom. A Isabel é sim meio chatinha, mas ela tem apenas 14 anos e tem MUITA autoestima baixa e distorção de imagem, então dá para entender.
O romance dela com o Cristiano é nojento, o Fernando foi um fofo o livro inteiro e o plot twist literalmente revirou minha cabeça, me fez gostar muito mais do livro!!!

Lianlian 17/11/2023

Que livro péssimo
Li esse livro a pedido de uma professora ainda no início fundamental (cá entre nós, nem ela gostava dele)
Me lembro pouco dele, até porque faz tempo que li, mas vou falar exatamente as impressões que lembro ter tido.

A protagonista é extremamente desagradável, a personalidade dela é frágil e só se baseia em suas paixões (ela chora o tempo todo, eu odeio isso). Se não me engano ela se apaixonava pelo próprio primo (?). A história não é envolvente, os personagens não são interessantes.

Eu simplismente tenho péssimas lembranças desse livro

Jotha.Salles 11/11/2023

O que falar deste ícone do maravilhoso Pedro Bandeira?
Espetacular!

Um livro atemporal. Uma história clássica de uma adolescente que vive conflitos pessoais, não se curte e tem baixa autoestima.
Toda essa problemática passa ter um destino diferente, quando ela encontra o amor. Todavia, engana-se quem acredita que sua vida será um morango, porque não vai. A querida Isabel passa por alguns perrengues, mas - ao final - toda questão é resolvida com um deafecho surpreendente.
Por isso, é preciso ler e aproveitar cada momento.

ranylson.carvalho 27/10/2023minha estante
Meu livro favorito da vida ?

Cibelle.Correia 24/10/2023

Gente, esse livro me surpreendeu muito. Do meio para o final me prendeu de um jeito que não conseguia parar de ler. Muito, muito, muito bom. Apenas LEIAM!!!