O Sonho dos Heróis

O Sonho dos Heróis Adolfo Bioy Casares

Resenhas - O sonho dos heróis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giovanna 11/01/2023

Não tenho certeza de como avaliar essa leitura. É de fácil compreensão, bem fluida e rápida, mas meio... desinteressante? Achei o protagonista chato e os pensamentos misóginos me incomodaram bastante (mesmo entendendo que se passa em outra época). Porém uma das reviravoltas do final me deixou supresa o que me fez gostar um pouquinho mais do livro.

vizloop 08/01/2023

O destino pode ser mudado?
Não que a história foi surpreendente, porque, na verdade, é tudo muito previsível. Mas a forma como o livro nos insere no ambiente e nos faz sentir através das cenas é, sim, surpreendente.

O que falar de Clara? teve coragem de machucar Emílio porque sabia que era o necessário, e depois voltou para reconquistar-lo (mesmo que o livro diga que foi o contrário). Sim, é exposto diversos pontos machistas e misóginos por parte do Emílio, mas é a época, né? Sei la. Não me afastou do Gauna, que, para ser sincero, é tão imperfeito que me identifiquei com ele. E o Larsen? Tão simples e bom, a amizade dele com Emilio sempre tão pura.

É um livro sobre destino. Podemos fugir dele? Podemos mudar-lo? Ou, no fim, nossa intuição sempre nos levará a ele enquanto pensamos estar mudando-o? Emilio tinha uma vida boa, com a mulher amada, e, mesmo assim, trocou isso por uma noite que, distorcida pela amnésia, lhe prometia glória, e lhe entregou idiotices.

As vezes o que a gente quer sempre esteve conosco. Só não conseguimos enxergar.

Rafael Moia 23/06/2022

À TAG Curadoria
Sabe aquela questão sobre o livro ser importante, ou ser bom!? Curti o livro. Não curti o plot. Curti o final. Não indico. Mas vale a pena ler!

Tatiane.Paolucci 10/03/2023minha estante
Nossa que resenha mais sensacional!!! Amei !!! Embora tenha spoilers e eu não terminei é perfeita, já tava desconfiada. Seguirei mesmo assim ...

@lendoaos30 21/04/2022

A história e a escrita não são ruins, mas, ao menos pra mim, muita coisa foi bastante previsível e, por isso, não consegui gostar tanto da leitura. O realismo fantástico é ok, a Clara é uma personagem que me conquistou, mas de resto, achei um enredo fraco e sem grandes surpresas. É um tanto arrastada em alguns momentos e cheia de elementos misóginos que, embora compreenda que estão relacionados à época em questão, ainda incomodam bastante.

@acumuladoradelivros 26/02/2022

Uma leitura um pouco mais arrastada, não é das mais fáceis de entender. A narrativa de Casares é bem peculiar. Acredito que numa releitura seria mais fácil o entendimento e também foi minha primeira experiência com realismo mágico, acredito que conforme for lendo outras obras desse nicho mais tranquilo vá ficando.

Gabriel 19/02/2022

Genial, que livro bem desenvolvido! O conceito de 'herói' é muito bem destrinchado por Bioy Casares. Um livro que fala sobre o mito e a cultura argentina entrelaçado pelas loucuras de uma epopeia carnavalesca e um toque fantástico. De bar em bar (a base de muito álcool) se faz uma aventura. Mas quando essa aventura é manchada na memória, o que sobra dela? Será que é válida? O quanto a visão de mundo contamina a suposta experiência do nosso 'herói'? As transformações por qual Gauna vai passando são bem-vindas e o diálogo com as discussões sobre machismo nos dias de hoje são pertinentes. É uma engrenagem difícil de mudar e Bioy Casares nos dá um ponto para refletir.

Alberto 18/01/2022

Misterioso e envolvente, com texto agradável e fácil de ler e personagens interessantes.
A obra, por seu estilo, pertence ao realismo fantástico. Mas não é um texto mirabolante ou "viajado": tudo se passa num mundo muito real e normal, onde o protagonista vive sua vida modesta atormentado por uma espécie de amnésia pontual: sabe que algo importantíssimo aconteceu com ele na última noite do Carnaval de 1927, mas não consegue se lembrar o que foi. Enquanto busca a solução desse mistério envolve-se num romance de amor e reavalia seu passado, suas antigas amizades e valores. Há personagens interessantes, o protagonista e seu par romântico especialmente são bem construídos, com alguma profundidade psicológica. O estilo de Bioy é agradável, fácil de ler: a história contada é muito misteriosa, mas a escrita é bastante clara, exceto quando camufla as pistas da grande revelação do final. Um protagonista que tem de escolher entre os valores da luz, representados pela doce e corajosa Clara, e os valores da sombra, encarnados por uma antiga e dúbia figura paterna. E uma discussão sobre se existe a possibilidade da escolha, sobre o limite da liberdade do homem diante de um destino previamente traçado. Gostoso de ler, bem escrito, não é pretensioso, não promete demais e entrega tudo que promete. Daria um ótimo filminho. Como no outro livro famoso de Bioy, "A invenção de Morel", é melhor não receber nenhum spoiler antes de ler.

Rodrigo 09/01/2022

Amigo íntimo de Jorge Luís Borges, o argentino Casares é mais um representante do movimento literário do Realismo Fantástico. Os elementos mágicos da narrativa são sutis, mas perpassam toda a história.

Como não poderia deixar de ser, o regionalismo também está presente em "O Sonho dos Heróis", na tipicidade do cidadão portenho dos anos 1940 e em sua comparação com os habitantes das demais regiões dos pampas, nas excelentes descrições da capital argentina, na presença do gaucho, nas constantes mateadas.

Ótimo livro, vale a pena se aventurar no carnaval portenho de 1937 (mas apenas nos fragmentos de memória que o protagonista nos permite acesso) e depois revivê-lo no ano de 1940.

Saeslyn 05/10/2021

Carnaval de 1927
Um livro que não esperava nada, mas ganhei tudo, leitura leve e final ótimo. Passei mal com o final. Eu amo esse tipo livro, no meio do livro nos perguntamos cadê a magia, a fantasia? Ai BOWWWWWWWW na conclusão da história fica clara o conteúdo absolutamente fantástico que percorre toda a história.

Thalita234 02/09/2021

É um livro sobre dejavu? Acredito que sim, os capítulos finais são de ler devorando o que difere muito do ritmo lento do começo do livro, boa distração.

anaflaviapogg 08/08/2021

O sonho dos heróis
Sei nem o que dizer.. o livro se estende um monte em uma história sem nem muito sentido, definitivamente não é meu tipo de história

profuilma 20/07/2021

O livro relata a busca de Emílio Gauna para descobrir o que aconteceu no carnaval de 1927 quando saiu com alguns "amigos" do bar para gastar o dinheiro que ganhou ao apostar na corrida de cavalos. Após três anos, Gauna ganha outra aposta, refaz o trajeto, descobre a verdade e encontra seu destino. O desfecho me surpreendeu!
A obra fala sobre amizade, amor, maldade e destino em clima de mistério na Argentina nos anos 20.

Segen 23/05/2021

Obra prima
Definitivamente uma obra prima na construção da linguagem. Um desafio de leitura que através de sua construção de texto mescla memórias, delírios, fatos e narrativas... inicia-se parecendo algo banal e termina com a força de algo mítico!!! Uma odisseia épica em menos de 300 páginas!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6