O Sonho dos Heróis

O Sonho dos Heróis Adolfo Bioy Casares

Resenhas - O sonho dos heróis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gisa 22/05/2021

O que aconteceu naquele Carnaval de 1927? Esse é o mistério que o personagem principal tenta decifrar ao longo da história. Após 3 noites e 3 dias de bebedeira e bagunça com seus "amigos" Emílio não lembra dos fatos, porém uma jovem mascarada mudou seu destino naquela última noite de Carnaval.

Talita.Lobo 17/05/2021

De última hora.
O livro precisa ser colocado no seu tempo. A história se passa em um período histórico determinado (1927-1931). A mim foi muito difícil não cometer anacronismos. Gauna, personagem principal da obra, me incomodou muito durante a leitura. Sua maior ambição era não parecer covarde, mas sua personalidade foi marcada com traços de indiferenças e desdém muito exaltados.
O decorrer da obra me foi incômodo. Não consegui, ao menos racionalmente, compreender o personagem e onde ele queria chegar.
O grande ?boom? do livro acontece nas páginas finais. E é justamente o final que salva o livro todo. Não que os acontecimentos finais não fossem previsíveis, mas a forma como são descritos é muito boa. Ao final, muitas indagações são lançadas nas entrelinhas. A pergunta que me ecoa é: ?é possível fugir do destino??.

Uma história que fala de aventura, encontro e destino.

Samila 16/05/2021

conclui a leitura arrepiada, literalmente! O final surpreende.
Confesso que a curiosidade de saber o que aconteceu na terceira noite de carnaval de 1927 é o que mais me prendeu hahaha.
A história, no geral, me lembrou uma espécie de crônica onde narra o cotidiano de um casal e a convivência com os amigos, e várias vezes com reflexões que me chamaram a atenção. Não é uma leitura muito simples por misturar o tempo dos acontecimentos, mas o final dá sentido ao que fica confuso.

Ana 28/04/2021

Livro diferente...
Que livro diferente... Nesse livro acompanhamos um rapaz de 20 poucos anos na Buenos Aires de 1927. Ele ganha um dinheiro numa aposta e decide gastá lo com os amigos no carnaval. No terceiro dia ele não lembra direito do que aconteceu, mas tem a sensação que algo fantástico aconteceu... No começo foi uma leitura muito arrastada, parecia que não saia do lugar. O narrador, que é onisciente falava, falava e falava mas não dizia nada... E aí eu pensei. Tá bom, pra onde vc quer me levar? Vamos logo... E olha que o livro tem apenas 208 páginas. E eu não senti empatia nenhuma pelo personagem principal, o Emílio Gauna, pois ele é muito machista, chato e imaturo. Mas dá metade para frente fica bem mais fluído e interessante. Gauna lembra que dançou com uma mulher mascarada e isso não sai da sua cabeça. Fica querendo descobrir quem é ela e o que aconteceu naquela noite de bebedeira que não lembra direito...
O final é surpreendente e abrupto. Eu entendi que essa história fala principalmente sobre como não podemos fugir do nosso destino e o ser humano tem um péssimo hábito de procurar pelo que não o faz feliz. A narrativa fica brincando entre a realidade e o onírico. Ajuda bastante no entendimento saber que esse livro é classificado como um romance de realismo fantástico.

Lírian 09/02/2021

Confesso que não foi uma leitura fácil. Não consegui me conectar com a história durante boa parte do livro, mas insisti na leitura em razão das resenhas que tinha lido. Realmente o final é surpreendente e tudo, enfim, faz sentido.

Leticia Garozi 05/02/2021

O desfecho do livro é muito bom e inteligente, o que salva a leitura. No entanto demora muito para engatar e só a partir da metade começa a ficar mais interessante e é possível vislumbrar algum sentido no andamento da história

Elizangela 20/01/2021

Mistério, busca e desfecho.
Gauna é jovem, sonhador e, em minha humilde opinião, um grande bobão (foi mal Adolfo). Essas "qualidades" irão envolvê-lo em mistérios e numa busca cega por fatos ocorridos numa terceira noite de carnaval. Aquela noite onde já vislumbramos a nostalgia carnavalesca. O desfecho dessa busca? É ler para saber.

Paulinha 11/12/2020

Vale a pena a confusão
Basicamente, achei o livro todo um pouco confuso, quase um quebra cabeças, quando no final finalmente tudo se encaixa.

mila_braz 21/08/2020

Argentina no início do século passado
A história não me conquistou por inteira, mas foi uma ótima oportunidade para ?sentir? a Argentina no início do século passado.

Tati Vizú 17/08/2020

Surreal
Gostei da narrativa e do estilo de escrita. O enredo nos desperta a curiosidade sobre o que houve no carnaval de 1927.

Luna.Favarini 12/08/2020

O sonho dos Heróis
A história se passa em Buenos Aires e tudo começa com uma aventura entre Gauna e os supostos amigos no carnaval de 27 regado a muito álcool e confusão. Nesse carnaval, financiado com o dinheiro ganho por Gauna em uma aposta de corrida de cavalos, ele conhece a mascarada. Ao longo de toda a trama Gauna tenta se lembrar e descobrir sobre os reais acontecimentos daquele carnaval. O que era verdade? O que era sonho? O que era invenção de sua mente? Reencontraria a
mascarada? Casares brinca com o tempo e o destino de forma fenomenal e, por isso, o final é surpreendente.

Fernanda Taniz 10/08/2020

O livro teve apelo sentimental, pois li em uma viagem que fiz para Argentina. Pude visitar os lugares mencionados no livro, o que deixou a experiência mágica. A história é gostosa, ficamos presos e pensando quem será a mulher mascarada. Eu descobri rápido e mesmo assim foi mostrado de uma maneira diferente que não estragou o final.

Noi 18/07/2020

Vale a pena
O início da leitura é um tanto monótono mas a medida que a história vai avançando, vai ficando mais interessante e vale muito a pena insistir. O livro conta sobre o desejo de Gauna de lembrar os acontecimentos do carnaval de 1927 e reencontrar uma mascarada que o encantou. Um conselho: leia com a mente aberta e livre de preconceitos. Sem isso você não conseguirá terminar a leitura. Os mistérios que montam a história vão se revelando e se tornam surpreendentes. O livro também trás algumas reflexões interessantes e que ajudam a formar o quebra-cabeça da história. Gostei bastante e recomendo!

José Carlos 16/07/2020

Ótimo final!
Apesar da baixa avaliação geral, não se pode negar que o final é surpreendente!

Ingrid Bays 21/05/2020

"(...) não se pode ser leal com o passado ao preço de ser desleal com o presente" (p. 115)
@lendoedestacando

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6