O Sonho dos Heróis

Resenhas - O sonho dos heróis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Anielly 03/07/2019

Uma redenção da narrativa
Li histórias do Byoi com narrativas mais ágeis, confesso q o meio do livro foi maçante mas, no q podemos dizer o terço final, qnd a fantasia mescla com as explicações lógicas para a conclusão, vc se sente arrebatada. Foi como se a narrativa estivesse se perdoando pelo marasmo anterior. Muito bom. Recomendo

Alê Ferreira 18/06/2019

Fim de leitura e aquela sensação de incompreensão, de surpresa e de estranhamento.
Ao início o livro pareceu-me uma história um tanto vazia, que não despertaria, grande interesse. Em alguns trechos senti-me confusa, em outros senti raiva do personagem principal, de sua futilidade de seu comportamento, misógino e machista, bem como de sua personalidade insegura, imatura e vacilante.
Aparentemente o livro revela-se em pontas soltas e descrições sem grande relevância, no entanto ao terminar a obra, finalmente é possível reconhecer algumas intenções do autor, é possível inferir algumas questões extremamente profundas, e no resvalar da literatura fantástica é possível também viajar no desfecho do livro e perceber que o autor criou uma atmosfera de mistério e torna-se impossível não divagar em reflexões sobre o sentido da vida, sobre as relações interpessoais, sobre o amor, a sua força, a sua complexidade.
Pareceu-me que a grande reflexão é mesmo sobre a futilidade, a vida tão sem sentido do personagem principal que passa a agarrar-se a um acontecimento tão sórdido como se fora algo incrível é maravilhoso, escondendo-se sob o manto da embriaguez. Considerei o final perfeito é inexorável, inevitável ante o comportamento da personagem de Gauna. Em nenhum lugar haverá salvação, quando o indivíduo carrega dentro de si a perdição e ninguém pode livrar aquele que a si próprio oferece ao flagelo.

Meu ig @viva_lendo

Pudima 10/06/2019

Sobre "O sonho dos herois".
O sonho dos herois é a morte heroica. Li essa frase recentemente e achei confuso porém intenso. Afinal, faz bastante sentido.
Não entendi onde o título se adequou à história do livro, ou o que havia de heroico em quaisquer dos personagens. Tampouco sei se consegui entender o protagonista na sua plenitude.
Achei Emilio bastante confuso, e o desfecho confunde-se, na mente, misturando realidade e fantasia. Ao mesmo tempo, seus sentimentos ambíguos por Clara me fizeram julgá-lo um tanto insano.
Penso que a história foi pouco explorada em alguns sentidos, e que falou algo que me fizesse viver o livro. Não me empolgou ou deixou marcas.
Paz, amor e bem.

Pandora 30/05/2019

Fácil de ler, difícil de interpretar. Que livro rico. O livro tem 208 páginas, passei 207 sem saber para onde eu estava indo com essa leitura e "qual era a ideia de Bioy" na página 208 descobri e estou ?! Gente, esse livro é muito século XX! O sonho dos heróis é isso mesmo que Bioy narra, com riqueza de detalhes.... Seria mais envolvente se ele tivesse escolhido escrever um conto, mas se tivesse feito isso não obteria esse resultado.

Debora 24/05/2019

Quem é o herói?
Na contramão da maioria dos leitores da TAG, que não gostou deste livro, eu gostei muito.
Sou apaixonada por literatura latinoamericana e, portanto, pelo realismo mágico vigente em muitos de nossos autores. No que todos viram um personagem machista, agressivo, um imbecil, enfim, eu vi um rapaz, na década de 20, vivendo no seu próprio meio, entre os pobres trabalhadores da Argentina. Um rapaz para quem os amigos parecem ser tudo, principalmente o "norte" da vida.
Larssen parece ser o único consciente do que quer e levar sua vida por si e não pelo grupo.
Ao se apaixonar, Gauna não sabe como agir, pq isso não faz parte do que ele viu/viveu até então. Mas Clara o conquista de forma a que ele lute contra o que ele acha que é o certo até então.
E o desfecho, para mim, é um resultado desta luta interna de Gauna que, na minha opinião, não é o herói. Mas uma figura do meio apenas.

Mariana Dal Chico 18/05/2019

“O Sonho dos Heróis” de Adolfo Bioy Casares foi meu primeiro contato com o autor, título indicado por Javier Cercas aos assinantes da @taglivros curadoria.
Confesso que quando recebi o livro fiquei com um certo receio, muitas vezes vi pessoas comentando sobre o quanto Bioy Casares tinha uma escrita estruturada, com histórias complexas e “difíceis”. Comecei a leitura cheia de expectativa, Gauna ganhou dinheiro em um aposta de corrida e resolveu gastar tudo com seus amigos nos três dias de carnaval, na última noite algo extraordinário e misterioso aconteceu, mas Gauna não guarda lembranças, apenas um sentimento forte e o desejo de relembrar a noite mais incrível de sua vida.

O primeiro terço da leitura fluiu muito bem, mas depois veio uma morosidade que se prolongou e fez com que eu deixasse o livro de lado por vários dias, todas as vezes que eu o olhava e tentava retomar a leitura, perdia a vontade e pegava outra coisa. Resolvi insistir, passado dois terços, a leitura voltou a fluir e cheguei ao final.

Compreendo que o “tédio” inserido no enredo é proposital, faz parte da vida, quando temos um período de euforia, o que vem a seguir parece ser sem graça, gera uma ansiedade por aquilo que foi perdido. Só que essa parte foi tão bem escrita, que a leitura arrastada quase me fez desistir de prosseguir a leitura.

É no terço final, ou mais especificamente, nas últimas páginas, que todas as peças começam a se encaixar e compreendi muitas coisas que estavam sendo construídas ao longo da narrativa. Gostei de ver as máscaras caírem e a forma como o autor demonstra que o desejo de reviver o passado ilusório pode minar sua felicidade do presente.

É aquele tipo de final que ao terminar a última frase, você quer voltar para os primeiros capítulos e confirmar que as pistas estavam todas lá.
Gostei do livro, mas não posso dizer que a experiência de leitura me agradou em sua completude, gosto de degustar cada palavra do momento da leitura em si. Esse é um daqueles livros em que passei a apreciar mais depois que terminei de ler e refletir sobre sua estrutura.
Instagram @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/BxmwmnGjrYS/

jessyhehe 15/05/2019

;)
Achei o livro simples e ao mesmo tempo profundo e complexo. Apesar de não gostar nem um pouco do personagem principal, o enredo é digno de reflexão sobre diversos temas, como amizade, destino, o amor, amadurecimento e o contexto histórico que ocorre na história. O final do livro é de fato surpreendente.
Enfim, recomendo que se faça uma leitura sem pressa dessa obra para poder melhor digerir.
Danilo 15/05/2019minha estante
E a nota?

jessyhehe 16/05/2019minha estante
Dei 4 estrelas :)

Selennie 12/05/2019

É preciso ler até o final antes de julgar o livro! Não é fantástico, mas é interessante.

Nathalie.Murcia 11/05/2019

Valeu a experiência, mas não foi dos melhores
Livro enviado pela Tag Curadoria, neste mês de abril de 2019. A narrativa tem por base três noites de farra, vividas por um grupo de quatro amigos, durante o carnaval de 1927, em Buenos Aires. O protagonista, Emilio Gauna, pouco se recorda ao despertar da ressaca da última noite, em circunstâncias insólitas, mas é tomado por um sentimento de nostalgia e obsessão, motivados pelo encontro com uma mulher mascarada de identidade desconhecida. Três anos se passam até que ele retome, com a mesma turma de amigos de caráter duvidoso, a trajetória das três noites de carnaval, consolidando o destino para si reservado, desde o ano de 1927, o qual, no entanto, foi obstado na oportunidade, pela intervenção da mulher mascarada. Não foi o melhor livro da Tag que li, mas gostei, apesar de ter achado algumas partes um pouco enfadonhas, posto que os personagens, a meu ver, não são cativantes. No entanto, o final surpreende, e as nuances psicológicas dos personagens, bem como a evolução de alguns, é bem interessante. O paradoxo e a dualidade dos sentimentos de Gauna é algo que foi bem explorado nesta obra, máxime em relação à Clara, que se tornou sua esposa, Bruxo Taboada, seu sogro, e Doutor Valerga, homem ignóbil, mas que gozava de extrema consideração por parte de Gauna. Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Isa Nascimento 08/05/2019

Contradições evidenciadas
O livro que o começo não promete nada. O protagonista é chato e todos os personagens masculinos são completamente absurdos. Talvez um livro que pra época chocasse menos a descrição de seus pensamentos, hoje não consigo ver como algo minimamente aceitável. Mas é uma história que se desenvolve naturalmente, fluída. Depois que você engole o ranço inicial, você percebe uma história que vai além do óbvio. A personagem da Clara também deixa o livro muito mais interessante, e os desdobramentos da história são igualmente bem aplicados. Acho que o final do livro também é condizente com a história. O protagonista sendo sempre contraditório também é algo que me fez interessar um pouco mais por ele, essa dualidade de seus pensamentos, deixando-o mais palpável e humano, me aproximou um pouco mais deles, das formas como ele não sabe muito bem o que pensar, porque ele acreditava que o que ele aprendeu sobre liberdade e coragem eram contrários ao que ele sentia. E isso mina seus relacionamentos e o leva a um destino inevitável. Adorei o final do livro, me surpreendeu bastante, mais ainda que muitos livros que prometem algo e não entregam, nesse livro os mistérios se tornam a chave pra um livro acabar bem.
Graças a TAG pude ter essa experiência e estou grata por ter contato com esse autor.

isa.dantas 27/04/2019

Um certo estranhamento inicial e uma falta de digestão na parte final. É um livro que pede releituras, mas que sem dúvidas, é uma ótima leitura.

Gláucia 24/04/2019

O Sonho dos Heróis - Adolfo Bioy Casares
Ao saber que o livro era de um autor argentino apreciador da obra de JLB já fiquei preocupada. Pela razão de "não entendo patavina de seus contos". Mas essa leitura foi bem tranquila e o fantástico aqui é bem leve e faz todo o sentido pra encerrar a mensagem final e o desfecho da trama, o destino de Emilio. Fiquei bem curiosa em saber que raio aconteceu na fatídica terceira noite de esbórnia, ele conseguiu manter o suspense e meu interesse até o final. Estava achando que ia acontecer outra coisa mas gostei de como as coisas terminaram pra ele.
Ainda assim está longe de ser uma leitura marcante, inesquecível e impactante como foi para Javier Cercas.
GilbertoOrtegaJr 24/04/2019minha estante
achei a capa linda

Gláucia 24/04/2019minha estante
É linda mesmo. A caixinha tb; segue a mesma linha.

GilbertoOrtegaJr 24/04/2019minha estante
eita

Rodrigo 25/04/2019minha estante
Não tô gostando... :(

LidoLendo 30/04/2019minha estante
Eu AMEEEEEEI! Viajei muito na leitura. Altas interpretações absurdas hahaha

Marcos Ferraz 13/05/2019minha estante
Gostei muito do livro. 16. Interessante a variação da narrativa, pois o ritmo de aventura e mistério visto no início volta agora ao final, depois de um interlúdio morno, que mostra o relacionamento de Gauna com Clara e as contradições dos sentimentos do personagem principal.

Marcos Ferraz 13/05/2019minha estante
Gostei do livro. Achei interessante a variação da narrativa, pois o ritmo de aventura e mistério visto no início volta no final (depois de um interlúdio morno, que mostra o relacionamento de Gauna com Clara e as contradições dos sentimentos do personagem principal). Muito interessante o recurso usado pelo autor para a reconstrução da história vivida (mas efetivamente não contada) pelo personagem naqueles 3 dias. A busca pelas reminiscências de algo vivido mas estranhamente não lembrado tem a característica ao mesmo tempo de um thriller, que prende o leitor, e de uma viagem nos sentimentos e emoções do personagem, alterando até mesmo nossa percepção sobre o caráter do Emílio.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6