Eu, travesti

Luísa Marilac

Resenhas - Eu, travesti

Carolinne.Leite 20/09/2022

Que vida sofrida, meu Deus
Quando achava que não tinha mais como ficar mais triste, logo vinha o tombo

Diego980 30/03/2023

Todo mundo deveria ler esse livro
Luísa Marilac nasceu em Minas Gerais, assumiu-se travesti aos 17 anos, foi vítima de tráfico sexual na Europa aos 20 e poucos e, desde então viu a maioria de suas amigas morrerem por causa da prostituição, das cafetinas, do preconceito, das drogas da AIDS e do suicídio. Alçou-se à fama depois que um vídeo seu viralizou no YouTube com o bordão "E disseram que eu estava na pior". Desde então, dedica suas redes sociais ao combate do preconceito com humor e diálogo franco.

magalhaes.rod 09/05/2021

Eu, travesti
A história nua e crua de vida de uma travesti. Me fez rever conceitos e valores, que as vezes sem perceber, me faziam um preconceituoso. Valeu muito a leitura, indico totalmente. Já estou seguindo a Luísa, no youtube.

Jonathan 22/06/2020

Sempre ouvimos que vida de travesti não é fácil mas nunca imaginamos o quão é realmente difícil até lermos a história de vida de uma. Fiquei surpreso como a Luísa conseguiu se tornar essa pessoa maravilhosa e alto astral mesmo passando por tudo o que ela passou. Uma vida de muitas traições, manipulações, sofrimento e pouquíssimo amor.

Erikson Ribeiro 21/02/2020

Icônica
Para mim Luisa Marilac é icônica. Suas memórias/biografia nos leva a um universo que muitos como m8nha pessoa nunca presenciou a fundo, no máximo que vi foram travesti nas esquinas.
Sua história é triste, porém mostra a força de uma pessoa que sempre se mostrou seguir em frente independente das escolhas e caminhos tomados.

Lucas Brandão 20/03/2022

Luísa Marilac
Leitura incrível sobre a vida de uma travesti que passou muitos persegues e só desgraceira e deu a volta por cima.
Aqui estão reunidos situações das histórias da vida de Marilac e das meninas que a cercavam.
Escrita linda e muito tocante, muito reflexivo.

Erik 13/01/2023

Chocante!
O livro me fez sair da minha bolha social de uma maneira inexplicável!
Acredito que todas as pessoas deveriam ler para tentar compreender a realidade das travestis no Brasil e no mundo. Com toda certeza, a biografia me ajudou a refletir sobre algumas ideias e atitudes preconceituosas veladas pelo cotidiano.

pukas26 16/05/2021

A leitura é muito fluida e mostra com bastante clareza e as lutas e desafios não só da Luiza Marilac mas a de tantas travestis e mulheres trans num país tão homofóbico como o Brasil. Como essas pessoas são sempre colocadas à margem da sociedade. Eu como pessoa LGBT, tive um despertar do quanto a luta é fundamental e real.
jumalusa 16/05/2021minha estante
Quem dera esse despertar fosse coletivo.

Carol Castro 30/10/2020

Ouvi milhares de recomendações e entrevistas de Luísa, até finalmente ler sua história através destas páginas. Meu único arrependimento: não tê-lo lido antes! Não pelas dores de Luísa, mas pela forma que a narrativa nos leva a nos aproximar, de tantas outras histórias que viram estatísticas. É necessário e urgente, que mais pessoas conheçam essa história (e muitas outras)!

Kristinaleao_ 15/03/2021

Vai direto pra lista de melhores do ano!
Ô livro difícil de ler!! Mas não porque é uma leitura super rebuscada ou algo do tipo, muito pelo contrário a Nana Queiroz junto com a Luísa fizeram uma leitura boa de ler pra que todos tenham acesso e me conquistou de um jeito ??. O livro conta toda a trajetória da Marilac e seus vários renascimentos ao longo da vida, aliás se tu acha que vai começar o livro pela famosa frase ?e havia boatos de que eu ainda estava na pior?? PORRANN ta muito enganado/a, teve muito chão que a Marilac teve que percorrer antes disso e vale muito a leitura!!

Começar a refletir e sair mais da nossa bolha social parece ser algo pequeno e sem valor mas é totalmente ao contrário, é valioso.

Domino 05/05/2022

#lido livro excelente que fala sobre lugar de fala, sobre se colocar na pele do outro tratando de maneira crua a violência, o tráfico sexual, as dificuldades, eu chorei, sorri e sinto apenas a empatia de quem deseja que o mundo mude. Super recomendo a leitura deste livro, mas com ressalva que é uma biografia e precioso entender que as pessoas são pessoas, com qualidades, defeitos mas que todas elas merecem nosso reconhecimento e respeito.

#5estrelas #biografia #lido #ebook #amoler #metadeleitura.

Caroline Rezende 12/04/2020

Bato palmas
Amei ler a história da Luiza e isso me fez perceber como é difícil olhar para o marginalizado, é mais fácil culpa-los por tudo e seguir a vida. Mas é nossa responsabilidade também.

Denise.Salla 28/01/2023

Todos temos ciência do preconceito que existe na sociedade, mas é somente quando nos aprofundamos nas histórias contadas que conseguimos sentir um pouquinho na pele o sofrimento das vítimas.
Mesmo diante de tanto preconceito, de tantos sofrimentos e reviravoltas trazendo esperança de novas etapas, a vida não cansou de passar rasteiras em Luísa. Porém ela se manteve firme em sua caminhada, conseguindo ter compaixão por pessoas que muitas vezes a machucaram.
A autora Nana consegue passar a história da vida de Luísa de maneira peculiar, como se fosse sua própria história.
Vale a pena entrar um pouquinho nesse mundo para despertar cada vez mais empatia pelo próximo, sem julgamentos, pois não sabemos o fardo que cada um carrega na vida.

harison 18/04/2021

Espero que Luísa esteja na melhor. Que todas elas possam estar.
Luísa Marilac, youtuber e ativista pelos direitos LGBT nascida em Minas Gerais, nos garante a lembrança do que nossa cisgeneridade é capaz de fazer com as pessoas que não se encaixam nos "padrões" de gênero ao escrever sua autobiografia "Eu, travesti: Memórias de Luisa Marilac".

Contrariando as estatísticas horrendas de nosso país (o país que mais mata mulheres trans e travestis no mundo), a autora consegue transpassar vários percalços e decide compartilhar conosco as contrariedades que são outorgadas às pessoas que desafiam as regras de gênero.

Marilac, oriunda de família conservadora e da classe trabalhadora, se assume travesti aos 17 anos de idade, mas desde cedo já dando sinais de quem realmente era, e ao "nascer" novamente ela logo se depara com a vida que é designada, via de regra, às pessoas trans: a marginalização. O lugar de não pertencimento à sociedade, o lugar de direitos humanos básicos usurpados, o lugar onde a compreensão, o afeto, o amor são negados.

Tendo seus direitos a educação e profissionalização suspensos, Marilac cede a única saída que tem em vista: a prostituição. Relata que durante sua vida sofreu na mão de clientes perversos, de cafetinas ambiciosas e exploração sexual. Esses acontecimentos intercalados com raros momentos de luxo, riqueza e fama (Marilac é dona do famosíssimo bordão "E disseram que eu estava na pior") que seu estilo de vida lhe proporcionava.

Ao terminar essa leitura, você percebe que é um dever de pessoas cisgênero conhecerem narrativas como a de Marilac, apoiarem as reivindicações dessas pessoas e garantir que essas narrativas se repitam cada vez menos, assegurar que pessoas trans tenham acesso a direitos básicos, e sobretudo, direito à vida.

Paula 10/08/2021

Terminei a leitura desse livro (que ganhei por esses dias em um sorteio) com um sentimento enorme de vergonha. Vergonha por nunca ter parado pra olhar, perceber como seria a vida de uma travesti.
A expectativa de vida de uma travesti é de aproximadamente 35 anos ( morte por violência, doenças, suicídio). Uma vida cercada de preconceito, violência, de noções de afeto muitas vezes distorcido, de injustiça. Travestis são marginalizados.

O livro de Luiza traz um pouco da presença desse mundo.