O Voo da Vespa

Resenhas - O Vôo da Vespa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Francieli Vieira 06/04/2021

Adorei
Esse livro me prendeu do início ao fim. Gostaria que não acabasse tão rápido. Tem uma leitura gostosa tranquila com aventuras.

Ratinha da Biblioteca 25/03/2021

@ratinhadabiblioteca
Hermia Mount precisou deixar seu noivo e sua casa para trás quando os alemães tomaram conta da Dinamarca, mas longe de aceitar seu destino, Hermia monta uma rede de espiões com seus conhecidos dinamarqueses em prol da Inglaterra.

Harald Olufsen é apenas um jovem inconformado com as atitudes alemãs e o conformismo de seus compatriotas, mas não sabe como ajudar o país a se liberar do jugo alemão.

Peter Flemming é um detetive dinamarquês, com ideologias deturpadas, que deseja cair nas boas graças dos nazistas e não mede esforços para descobrir quem são os espiões em seu país.

Essas três figuras, junto com outros personagens tão importantes quanto, vão tecendo a história até o ponto em que convergem, mas Ken Follett como sempre, sabe conduzir sua escrita ao ponto de nos deixar desesperados.

Eu sei que a Alemanha não venceu a guerra, eu sei que Follett baseia seus livros em fatos históricos REAIS, mas por vários momentos eu me perguntava como os alemães perderam a Guerra com tanto recurso? Ainda bem que Ken nos conta também rs

Eu amo a escrita dele, amo as histórias e amo passar nervoso lendo, simplesmente amo esse autor ??

Tati 07/03/2021

Ken Follett, meu professor favoritooo ??
Quem me acompanha no IG literário @avidadoleitor sabe que adoro Ken Follett. Seus livros são o caminho mais divertido e fácil para aprender história.
Em O voo da vespa, conheci uma parte da história da segunda guerra mundial, da qual eu nem fazia idéia!
A Dinamarca foi invadida pela Alemanha em 1940 e em 24 horas se rendeu, selando assim uma invasão "pacífica" e amigável com os Alemães... Mas o povo dinamarquês queria lutar, e desse humilde povo, se ergue a resistência!
Harald, Hermia, Arne e Digby, cada um em seu país respectivo, tem seus caminhos cruzados em uma narrativa tensa e frenética. Eles precisam passar informações importantíssimas para a Inglaterra, informações que vão salvar a vida de muitos soldados ingleses... Harald tem só 18 anos, mas sua coragem faz com que ele se torne um espião sem treinamento algum. Se for preciso, ele vai atravessar o mar do norte, rumo a Inglaterra, em um avião de madeira e pano, para que estas preciosas informações cheguem ao lado certo da guerra. O livro é claramente uma homenagem a todos os heróis sem treinamento, sem armas, sem dinheiro, munidos só com a cara e a coragem, que, de um jeito ou outro, foram peças fundamentais para vencer Hitler. O autor me fez suar com um final frenético e tenso, cheguei a pensar que nada daria certo... Como sempre me emocionou em muitas partes também. Aprendi que a resistência que se formou na Dinamarca em 1940, foi uma das mais importantes na luta contra os nazistas. O livro me fez refletir em todos estes heróis sem rosto e sem nome, aos quais, com certeza, devemos nossa gratidão.

Alicia147 04/03/2021

Romance histórico que vale muito a pena!
Leitura realizada em 2019.
A história central se passa na Dinamarca, no período da Segunda Guerra Mundial.
Temos como pano de fundo o conflito de Hitler contra a Inglaterra e o resto do mundo.
Os nazistas criam uma ferramenta que consegue detectar todos os aviões advindos da Inglaterra e com isso eles estão conseguindo derrubar todos antes de serem atacados. A Inglaterra então precisa descobrir como os nazistas estão conseguindo prever os ataques para que com isso eles possam pensar em uma forma de romper com isso e alcançar o sucesso em seus ataques.
Temos vários personagens, que ao longo da história se cruzam e fecham a história de um modo muito bem elaborado.
A personagem principal é a Hermia Mount que é uma inglesa, noiva de Arne Olufsen, um piloto dinamarquês. Em virtude da guerra faz mais de um ano que eles não se vêem e nem se falam. Isso porque ela voltou para Inglaterra e trabalha para o MI6.
Hermia é responsável pela criação de uma rede de espiões na Dinamarca, visto que eles se renderam muito rapidamente a Hitler, mas nem todos concordam com essa rendição. O objetivo é buscar informações e ajudar os britânicos.
Temos o Harald que é o irmão mais novo de Arne, ele estuda em tempo integral numa escola e vai para casa em finais de semana alternados. Em um dia desses qualquer quando Harald está indo para casa, resolver cortar caminho por uma base militar nazista e fazendo isso vê um equipamento que parece ser de rádio, que pode ser ou não, o que os britânicos estão querendo descobrir, mas nesse momento ele ainda não sabe disse e não faz ideia do que acabou de descobrir.
A história vai girar em torno desse equipamento escondido nessa base, ou seja, os espiões de Hermia tentam descobrir, o que vai se cruzar com o Harnad ter passado pela base militar e desenhar o que viu.
Temos o detetive Peter Flemming. Seu pai tem uma rixa com a família do Harold e Arne, é bem inescrupuloso e estranho ao mesmo tempo. O Peter faz tudo o que acha necessários para cair nas graças dos nazistas com o intuito de subir de cargo. Não liga para nada nem para ninguém. Descobre alguns espiões, dificulta bastante a vida de Harnad e Hermia.
Temos a Karen que é irmã gêmea de um amigo de Harald, a qual terá também um papel importante no sequencia final da história.

Uma história intensa, linda e bem amarrada. Os personagens se cruzam e te levam ao final da história de modo sutil e empolgante.
Alguns personagens morrem, você fica chocada porque não espera que isso aconteça e do modo como acontece.
Apesar do final ser bom, é um pouco clichê, mas diante da história, não teria como terminar de outra forma, na minha opinião.

Vale a pena, trata-se de um romance histórico, ou seja, encontra uma trama de espionagem muito bem articulada e amarrada. Aprende história e é uma leitura maravilhosa.
Sempre digo, depois da leitura de um de seus livros, que vale muito a pena!

Monica Grezzi 04/03/2021

O vôo da vespa
Livro super gostoso de ler, você se envolve com a ação dos personagens e fica torcendo pra que o objetivo do livro seja concluído. Super recomendo.
Alicia147 04/03/2021minha estante
Livro gosto de ler e envolvente, adorei tbm :)

31/01/2021

O livro descreve a resistência contra o nazismo na Dinamarca. A história é bem conduzida. Só o final, com a descrição do voo que achei bem cansativa. Muito detalhe de aviação desnecessário.

Ana Paula 24/01/2021

A resistência dinamarquesa na segunda guerra
O Voo da vespa conta a história de jovens dinamarqueses que corajosamente enfrentam a ocupação alemã em seu país. Uma história bem elaborada, com personagens carismáticos como o jovem Harald e outros cruéis, como Peter. Esses dois personagens representam duas visões durante a ocupação: o que se rendeu, se aliou e só pensou em benefícios próprios e o outro que fez sacrifícios tentando impedir o avanço alemão. Mais uma história muito bem contada por Follett.

Isa 17/01/2021

O voo da vespa
Mais um livro do Ken Follett concluído e mais uma vez, uma história de tirar o fôlego. Com maestria ele combina fatos históricos com ficção e enche o livro de suspense, tensão, medo, alívio e drama. Em o "Voo da vespa", vemos a criação da resistência Dinamarquesa perante a invasão alemã onde dois jovens, Harald e Karen, arriscam suas vidas em um avião Hornet moth para chegar a Inglaterra e entregar as fotos de uma base militar em uma ilha da Dinamarca nas mãos de Winston Churchill. Eles contam com a ajuda da inglesa Hermia Mount, noiva do irmão de Harald, que acaba sendo abatido pelo policial Peter Flemming, por fazer parte dos Vigilantes Noturnos. Com as fotos entregues, os ingleses conseguem reformular o ataque aéreo da RAF e conseguir uma vitória importante sobre os nazistas. Gosto muito dos livros desse autor e mais uma vez não me decepcionei. Recomendo a leitura.

Raissab33 26/12/2020

Ken Follet nunca decepciona.
Os livros dele me fazem grudar os olhos em cada página, ansiosa para que chegue o próximo capítulo.

O vôo da vespa conseguiu me transportar até a segunda guerra e me fazer compreender os perigos que os jovens enfrentavam aceitando a missão de espionagem para defender o seu país. É um livro de romance e Esse está no rol de livros a serem indicados, com toda certeza.

MariBreyer 06/12/2020

Mais um ótimo livro do Ken Follet sobre o período da 2a guerra mundial.

@vanessachrisostomo 23/10/2020

Nunca decepciona
Como sempre, uma leitura dos livros de Ken Follett não decepciona. O voo da Vespa envolve personagens cativantes, e a narrativa se dá de forma bastante interessante e envolvente.

Luana 17/09/2020

O Ken Follett é o autor que fez eu me apaixonar por livros que tem como cenário as duas grandes guerras. Esse livro só fez eu amar ainda mais esse tipo de narrativa e dizer que Ken sem dúvida é um dos meu autores preferidos. Sabe um livro que você começa a ler e não consegue parar até terminar? É esse aqui. Só achei o final muito previsível, mas apesar disso continua sendo um livro muito bom.
Pra quem ama livros sobre as guerras, aconselho a ler a trilogia O século do mesmo autor.

Jessica1248 07/09/2020

Coragem
Esse é o 3° livro que leio do Ken e não me arrependo, a escrita dele é magnífica, flui muito bem e rapidamente você é transportado para dentro da história.

O assunto gira em torno da 2° guerra mundial do ponto de vista da Dinamarca e uma rede de espiões, que em meio aos policiais dinamarqueses comandados pelos nazistas, tentam fazer algo para ajudar a acabar com a guerra. Tem um detetive (Peter) detestável, que lambe as botas dos nazistas, só pensa em ser promovido, não possui nenhum remorso em ir atrás dos seus, pensando que fazer tudo que os alemães mandam, é o certo.

E os espiões, sofrem uma perseguição e tanto do detetive, eu sentia aflição diante da missão deles e pensando, tem que dar certo, vai dar certo, agora vai, então lá vinha uma reviravolta ruim kkkkkk.

Frankcimarks 30/08/2020

Tiro, porrada e bomba
Follett é mestre em espionagem. As últimas páginas desse livro são de tirar o fôlego. O que esse homem fez aqui é digno de um filme de ação. Gostei das personagens, da trama, do desenvolvimento, embora eu tenha achado que o autor se alongou em alguns momentos. O texto começa devagar, mas ganha ritmo e prende o leitor. Dá pra notar o quanto Follett pesquisou em minúcias não somente o contexto de guerra envolvendo a Dinamarca, mas o funcionamento de aeronaves. Follett descreve muito bem os lugares e sabe aprofundar suas personagens. Eu teria favoritado esse livro se ele tivesse sido mais objetivo, pois sei que não seria menos verossímil por causa disso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6