Mary Ventura e o nono reino

Mary Ventura e o nono reino Sylvia Plath

Resenhas - Mary Ventura e o nono reino

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mary Maia 27/05/2023

Conto "sinistro"
Minha primeira leitura da autora começa com o pé direito.
Um conto, uma viagem para um lugar desconhecido, com pessoas esquisitas e uma luz no final do túnel (...)
Será possível?
Gostei da experiência.

LiaAtalia 02/02/2023

É assustador ter que entra na vida adulta
Quando eu pensava que estava começando a entender eu percebia que não estava entendendo quase nada. Acho que o mais incrível dos livros da Sylvia é que ela coloca uma mensagem neles e você acha familiar e estranho ao mesmo tempo, mas acaba se identificando.

Esse conto dela conta como antes da adolescência temos os pais para nos acompanhar e que morremos de medo de entrar no tem da vida adulta e nos despedir do apego aos pais e começar a viajem sozinho e como é ainda mais difícil quando você quer mudar a rota do seu destino sozinho, porque é muito difícil.

Honeymoon 07/02/2023

é sempre interessante ler Sylvia Plath
inacreditável que a Sylvia escreveu algo tão bom tão jovem, mais jovem do que eu! Realmente "uma fábula simbólica e obscura", que vale a pena a reflexão, principalmente em questão de escolhas e amadurecimento.
GotikaOMG 10/02/2023minha estante
minha lista já

Helô 17/06/2021

Bonitinho
Este foi o primeiro livro que eu li dela, e aparentemente foi o primeiro que ela escreveu? Não sei bem, mas achei bem simples e infantil, parece mesmo com um romance de início. No entanto, o universo em volta me deixou bastante curiosa, porque deu margem para ser mais explorado.

Giovanavski 09/07/2023

Esse é um livro curtinho, um conto rápido mas muito gostosinho de ler! Amei a leitura, foi feita em uma viagem de ônibus curtinha. O mensagem do livro é bastante bonita!

tmullerh 12/04/2021

caramba! tão simbólico, profundo e delicado. E é um texto extremamente curto mas mesmo assim consegue criar um suspense que prende e faz você engolir e sair atingido. Poderia falar mais dessas 48 páginas do que de alguns romances de 400. Te amo Sylvia!

bella 08/04/2022

muito boa a fábula, a Sylvia Plath escreve incrivelmente bem!! amo os livros dela, minha autora preferidaa

ana 26/06/2021

é só correr
escolher correr para um início ou um fim onde o ar é menos denso?

renni 01/06/2023

Mary Ventura e a Câmara Secreta
Ninguém realmente te prepara para crescer, para realmente estar no mundo. Estamos tão sozinhos quanto qualquer outro. O que é do destino pertence somente ao destino.

Nascer, crescer, recrescer, recrescer, recrescer, decrescer, morrer.

O conto pode ser visto como "sombrio" levando o contexto da vida da Plath na época mas o que ela traz aqui é a nata do crescimento, da descoberta, do medo e da independência. E no final de contas acaba sendo sombrio mesmo. Como muitos de nós passamos por isso é um mistério mas no final... a jornada é só nossa.

HonorLu 25/01/2021

Primeira leitura em Sylvia Plath
Leitura rápida, indicada e emprestada por uma amiga de prestígio, fui sem muita expectativa e com um olhar mais distanciado. Atentei-me como leitor iniciante da autora a não me concentrar nas fragilidades (comuns a idade da autora e ao estilo experimental) e manter meu foco na potencialidade da narrativa. Acho curioso a maneira como a escritora se refere ao texto como fábula, uma vez que ele se enquadra no gênero conto, e não pude deixar de associar as estações e a viagem de trem aos círculos do Inferno de Dante, passando minha leitura a uma intertextualidade ao percalço do poeta italiano em sua narrativa que também conta com uma figura de auxílio/guia/orientação, tratando-se de um caminho metafórico de autoconhecimento ou de passagem. Estou curioso sobre esta autora e pretendo ler mais, uma vez que alguns elementos descritivos me chamaram atenção em contraste aos artifícios comuns de uma escrita criativa iniciante e saturada de termos-acessórios.

Marker 25/02/2020

A capa me fez crer que era uma história infantil, a introdução negou que fosse, mas o material em si pede mais pra afirmação dessa ideia. Conto escrito por uma Sylvia ainda estudante, é compreensível que tenha sido recusado por uma revista literária. Se quer muito mais misterioso e alegórico do que consegue ser, e tanto por isso acaba meio piegas, parábola de superação pessoal no pior estilo coach. Ainda tem as imagens de uma Sylvia, mas uma que claramente não entendia ainda a escritora que seria.

Leticia Nassinger 06/09/2019

Pra refletir...
Esse livro é cheio de metáforas, que me fizeram refletir muito. Realmente amei, e se alguém tiver ou souber de alguma análise (crítica) do livro, por favor me indique, pois quero me aprofundar mais nele.
Ramon 03/04/2020minha estante
Por enquanto não encontramos estudos aprofundados sobre o conto, ele foi publicado pela primeira vez recentemente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6