Mary Ventura e o nono reino

Mary Ventura e o nono reino Sylvia Plath

Resenhas - Mary Ventura e o nono reino

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marker 25/02/2020

A capa me fez crer que era uma história infantil, a introdução negou que fosse, mas o material em si pede mais pra afirmação dessa ideia. Conto escrito por uma Sylvia ainda estudante, é compreensível que tenha sido recusado por uma revista literária. Se quer muito mais misterioso e alegórico do que consegue ser, e tanto por isso acaba meio piegas, parábola de superação pessoal no pior estilo coach. Ainda tem as imagens de uma Sylvia, mas uma que claramente não entendia ainda a escritora que seria.

Bia 16/12/2022

Uma alegoria da vida
Este pequeno livro é uma alegoria da vida (ou da morte?). É um dos primeiros contos escritos por Sylvia Plath e é repleto de simbolismos. A edição é bem bonita -- a capa dura, o projeto gráfico, tudo contribui para a experiências leitura ser diferente.

HonorLu 25/01/2021

Primeira leitura em Sylvia Plath
Leitura rápida, indicada e emprestada por uma amiga de prestígio, fui sem muita expectativa e com um olhar mais distanciado. Atentei-me como leitor iniciante da autora a não me concentrar nas fragilidades (comuns a idade da autora e ao estilo experimental) e manter meu foco na potencialidade da narrativa. Acho curioso a maneira como a escritora se refere ao texto como fábula, uma vez que ele se enquadra no gênero conto, e não pude deixar de associar as estações e a viagem de trem aos círculos do Inferno de Dante, passando minha leitura a uma intertextualidade ao percalço do poeta italiano em sua narrativa que também conta com uma figura de auxílio/guia/orientação, tratando-se de um caminho metafórico de autoconhecimento ou de passagem. Estou curioso sobre esta autora e pretendo ler mais, uma vez que alguns elementos descritivos me chamaram atenção em contraste aos artifícios comuns de uma escrita criativa iniciante e saturada de termos-acessórios.

bella 08/04/2022

muito boa a fábula, a Sylvia Plath escreve incrivelmente bem!! amo os livros dela, minha autora preferidaa

ana 26/06/2021

é só correr
escolher correr para um início ou um fim onde o ar é menos denso?

leticia 20/09/2022

com certeza vou reler
com toda certeza vou precisar reler esse conto pra absorver tudo o que a sylvia quis passar nele. acabei de terminar, então tem muita coisa flutuando na minha mente ainda. ele é cheio de metáforas e bem obscuro. vou precisar de um tempo pra entender de verdade ele.

Maju 06/09/2022

Mary Ventura e o Nono Reino
Um conto alegórico da então jovem Sylvia Plath sobre as dificuldades de crescer, da maturidade. Cheio de metáforas, profundo e super obscuro, a autora já demonstrava um talento absurdo na escrita, já no seu estilo característico: agoniante, poético e imagético.
Ele é super curtinho e li pela primeira vez ano passado, foi ótimo ler novamente.

Retalhos e Prefácios 24/08/2022

Nunca decepciona
Só agora, depois de ler, consegui entender o motivo desse livrinho ser tão caro. As poucas páginas não deixam à vista a obra prima que esse conto é. Sylvia nunca decepciona! Poucas páginas para ler, reler, refletir e levar pra vida!

Geovana189 13/08/2022

Um conto curtinho mas que alugou um triplex na minha cabeça, abre margem pra tanta interpretação e é tão bem escrito que mal acabei e já quero ler de novo. Extremamente sensível

Yasmin.Filetti 06/08/2022

Impactante
O livro por si ja é lindo, a história reflexiva e misteriosa acaba sendo cativante. Diferentes temas são tratados de forma sutil mas profunda
Plath sendo a maravilhosa plath

Mah Bartô 24/05/2021

Emocionante
Silvia Plath nunca decepciona e sempre me faz chorar. Essa leitura é emocionante e não tem como não refletir sobre a vida depois dela.

Bárbara 11/11/2019

O livro que não conhece marcador de páginas
Um conto para ler de uma tacada só numa edição lindíssima da Biblioteca Azul que lembra o capricho da Cosac Naify. Li em um momento muito pertinente, em que estava reflexiva sobre a vida adulta e necessitandp de uma leitura breve. Sabem quando não dá vontade de prosseguir com as leituras já em andamento? Ler Mary Ventura, um conto de meia hora, é uma ótima pedida. Nele, entramos em contato com as descrições breves, precisas e simbólicas carregadas ora de mistério, ora de aconchego, que são a marca da Sylvia Plath. É uma fábula sobre a vida adulta carregada de simbolismos, bastante sensorial e proporciona uma leitura fluida, de fácil apreensão da metáfora exposta.

aninha 11/03/2022

preciso ler mais plath imediatamente
não sei porque demorei tanto pra pegar alguma leitura da sylvia plath mas agora que já o fiz e adorei, vou atrás de mais coisas dela.

não se pode falar muito do conto em si, pois ele é tão pequeno que qualquer análise estragaria a leitura, mas adorei a prosa assim como o tema, e como a autora o abordou.

Saradut 31/03/2023

O 1 que li da autora e não me arrependo
Esse livro apesar de bem curto consegue transmitir a mensagem que propõe. O mais interessante é que cada um consegue interpretar de um jeito e é isso o que mais me chamou a atenção. Acho que a gente enxerga nas obras aquilo que está dentro de nós, e deve ser por isso que eu gostei tanto desse livro, essa jornada e decisões que temos que fazer para crescer e o medo que sentimos ao fazer isso. Realmente me pegou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6