Mary Ventura e o nono reino

Mary Ventura e o nono reino Sylvia Plath

Resenhas - Mary Ventura e o nono reino

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mah Bartô 24/05/2021

Emocionante
Silvia Plath nunca decepciona e sempre me faz chorar. Essa leitura é emocionante e não tem como não refletir sobre a vida depois dela.

mariaf.skumagai 07/12/2021

Mais do que esperava
Ainda não havia lido Sylvia achei interessante o livrinho.
No começo para mim fez sentido ele ter sido negado a sua publicação, parecia ser chato, mas com o passar da história, você vai se envolvendo e entende quem é Sylvia Plath.
Muito bom, uma deliciosa surpresa.

aninha 11/03/2022

preciso ler mais plath imediatamente
não sei porque demorei tanto pra pegar alguma leitura da sylvia plath mas agora que já o fiz e adorei, vou atrás de mais coisas dela.

não se pode falar muito do conto em si, pois ele é tão pequeno que qualquer análise estragaria a leitura, mas adorei a prosa assim como o tema, e como a autora o abordou.

evermoree13 02/05/2024

Mary Ventura e o Nono Reino.
Devastador de bom, e se minha interpretação estiver ?correta?, então só se torna melhor. O sentimento de desespero quando você perde o controle, algo que você poderia ter mudado pois tinha o controle.

?? Será uma viagem tranquila. A hora da partida chega para todos. Mais cedo ou mais tarde, todos vão embora.?

O tempo não nos espera, e somos burros por pensar que temos o controle sobre ele. A necessidade de sempre deixarmos algo para o amanhã, mesmo sabendo que o amanhã não existe.

E a sensação de culpa, desespero e negação, quando vemos que perdemos o controle definitivamente.

?Mary sentiu que afundava, afogava-se na culpa. O vai e vem das rodas do trem açoitou seus pensamentos. Culpa, as rodas do trem garganteavam como melros roliços, culpa, culpa, culpa.?

Devemos tomar o controle de nossas vidas, antes que seja tarde demais, mesmo que isso pareça impossível e assustador.

Esse livro me tocou de formas que até estou me sentindo mal, é impressionante como sempre me identifico com as palavras da Sylvia.

Yasmin.Filetti 06/08/2022

Impactante
O livro por si ja é lindo, a história reflexiva e misteriosa acaba sendo cativante. Diferentes temas são tratados de forma sutil mas profunda
Plath sendo a maravilhosa plath

Geovana189 13/08/2022

Um conto curtinho mas que alugou um triplex na minha cabeça, abre margem pra tanta interpretação e é tão bem escrito que mal acabei e já quero ler de novo. Extremamente sensível

Retalhos e Prefácios 24/08/2022

Nunca decepciona
Só agora, depois de ler, consegui entender o motivo desse livrinho ser tão caro. As poucas páginas não deixam à vista a obra prima que esse conto é. Sylvia nunca decepciona! Poucas páginas para ler, reler, refletir e levar pra vida!

Maju 06/09/2022

Mary Ventura e o Nono Reino
Um conto alegórico da então jovem Sylvia Plath sobre as dificuldades de crescer, da maturidade. Cheio de metáforas, profundo e super obscuro, a autora já demonstrava um talento absurdo na escrita, já no seu estilo característico: agoniante, poético e imagético.
Ele é super curtinho e li pela primeira vez ano passado, foi ótimo ler novamente.

leticia 20/09/2022

com certeza vou reler
com toda certeza vou precisar reler esse conto pra absorver tudo o que a sylvia quis passar nele. acabei de terminar, então tem muita coisa flutuando na minha mente ainda. ele é cheio de metáforas e bem obscuro. vou precisar de um tempo pra entender de verdade ele.

Cocotinha 07/01/2023

Curto porém interessante
Mary ventura é forçada a uma viajem, essa sendo super suspeita e que sem dúvida seus companheiros são mais ainda, com a companhia de uma mulher misteriosa e das paisagens, ela consegue despetrificar.

Giulendo 03/02/2022

Mary Ventura e o Nono Reino
Mary Ventura e o Nono Reino é um conto sombrio, marca da escrita de Sylvia Plath.
A metáfora do livro se aplica a todos, portanto, é um livro universal. Não tem como ler e não sentir pelo menos um nó no estômago, sabendo que podia ser você ali. Ou que é você ali.
Rápido, envolvente e profundo, esse é um conto que deveria ser lido por todos.

José 12/11/2023

Amo demais
Sylvia Plath perdida em Setealém! Amei o conto, mas sou suspeito em falar por amar demais tudo que a Sylvia produziu!

Sarah 20/11/2023

Sentir os personagens das obras de Sylvia é o que mais me prende em suas obras e esse sentimento de entender os sentimentos de Mary Ventura é tão súbito enquanto a leitura se desenrola neste conto que a autora disse ser uma "fábula simbólica e obscura", eu diria misteriosa e tudo bem ter um final aberto.

Freddy Bacus 06/01/2024

Nono reino
Livro de uma delicadeza, poesia, sensibilidade e horror. Esse conto/fábula, segundo ela, é totalmente alegórico, com uma narrativa simples, mas que de forma rápida consegue acessar o mais fundo sentimento. O livro é abrupto e entusiasmante. A alegoria do livro trata sobre o amadurecimento e a tomada involuntária dos caminhos, e de como eles incidem em nós, e como esses caminhos e destinos não são controlados, muito menos escolhidos, e a força contrária, é complicada perante os trilhos do trem. É possível e super interessante fazer relações da narrativa com a vida pessoal da Sylvia, e dado o contexto que ela escreveu, sinto a emoção dela na flor-da-pele, e ela, majestosamente, consegue passar isso para nós, que entramos e vibramos na mesma sintonia que ela. Pra quem conhece e gosta da obra da Sylvia, é super recomendado, pra quem não conhece e tem vontade, leia por aqui também.

Gabriela2765 26/05/2024

"Mary Ventura e o nono reino"
Na minha humilde e não muito rica percepção, durante uma viagem de trem ou outros modos de locomoção em que você não é o comandante da irmão, você percebe que não tem mais o controle de direção ou o que acontece ao seu redor, então você passa a pensar no passado, no que lhe aguarda em seu destino, presta atenção na paisagem, e isso lhe causa ansiedade, pois você agora não tem outro destino a não ser seu destino, e é isso que Mary Ventura sente quando as informações são jogadas encima dela.

Primeira vez lendo Sylvia Plath, e minha interpretação não é muito boa, então minha percepção pode estar muito enganada.

Gostei muito do conto e da escrita de Sylvia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6