Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Karina309 14/02/2024

Único
Me identifiquei com essa história de um jeito que até foi um pouco doloroso, comigo tocou fundo uma questão de ancestralidade e de raízes. Um dos melhores que li nos últimos tempo, já é um clássico da literatura.
Deivison 14/02/2024minha estante
Esse é o meu livro preferido e eu recomendo ele pra todos

Victoria (Vic) 04/04/2022

Sublime
“É tudo isso?”

SIM! É tudo isso e muito mais. Eu tinha a impressão de que ia gostar, mas não fazia a mínima ideia de que ia gostar tanto assim. Humildemente digo que aprendi muito com essa leitura. Crescendo em família inteiramente católica, meu conhecimento sobre religiões de matriz africana é pobre. Nunca tive contato com o sertão, ou muito contato com o interior do Brasil (apesar de minha família por parte de pai vir de uma cidade com literalmente apenas 4 ruas - de terra-). Existe um Brasil longe dos grandes centros urbanos, um Brasil em contato com a terra e com grande espiritualidade. Existe um Brasil “invisível”, ainda vivendo em situações análogas à escravidão, em consequência de uma alforria mal-feita e sem reparação história.

Torto Arado é um livro belíssimo, com escrita raramente encontrada, com ritmo fluido e carisma único. Leitura rápida, mas que se mantém com o leitor durante muito tempo. Os personagens são maravilhosos, a última narradora é surpreendente e o final é de tirar o fôlego. Não consigo recomendar essa leitura o suficiente. Leiam!
Yasmin.Benini 10/04/2022minha estante
Vic, saudades dos seus vídeos! Você sempre me inspira e motiva a ler mais. Beijão

Pedro 04/01/2022

Impecável
Realmente vale muito a pena dedicar seu tempo a essa leitura! Provavelmente será a melhor leitura 2022 por aqui.

Weber.Gomes 12/01/2024

Leitura magnetizante
Ler o romance Torto Arado nas férias foi uma agradável surpresa . Comprado após ver críticas favoráveis e sem nenhuma expectativa, posterguei por demais sua leitura .Ao começa-la, não pude mais deixar de periodicamente avançar um pouco mais em suas páginas . Um verdadeiro relato histórico que muito provavelmente se repetiu em muitas comunidades Brasil a fora. A história vai nos envolvendo pouco a pouco . Uma escrita fluida e que traz grande aprendizado para quem gosta de ler procurando entender o significado das palavras e a cultura envolvida no relato do autor . Conhecendo o passado podemos evitar erros presentes e futuros e termos a empatia necessária para aceitar o diferente . Uma história cheia de significados que nos relembra de nossas origens . Gostei muito !

Daniel 23/01/2021

Extraordinário
Minha bela Marília, tudo passa;
a sorte deste mundo é mal segura;
se vem depois dos males a ventura,
vem depois dos prazeres a desgraça.
Estão os mesmos deuses
sujeitos ao poder do ímpio fado:
Apolo já fugiu do céu brilhante,
já foi pastor de gado.

A devorante mão da negra morte
acaba de roubar o bem que temos,
até na triste campa não podemos
zombar do braço da inconstante sorte:
qual fica no sepulcro,
que seus avós ergueram, descansado;
qual no campo, e lhe arranca os frios ossos
ferro do torto arado.

(trecho de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga)

Torto Arado! Que livro extraordinário!!!

Maiara G 22/03/2022

Um povo colocado à margem.
Torto Arado conta mais do que a história da vida de uma família do sertão. Ele retrata a vida de toda uma parte da sociedade que é colocada de modo subalterno. De um povo esquecido pelos seus governantes, mas que ainda assim consegue achar comunhão entre os seus e passar por muitas dificuldades. Não se trata, portanto, de uma história isolada; o livro possui muito respaldo em coisas que já vivenciamos enquanto história do Brasil: injustiça, fome, miséria, falta de moradia... de uma forma ou de outra esses elementos ainda constituem o cenário Brasil. Assim, o autor consegue estabelecer um crítica (que eu diria até de forma poética) acerca do que é ser preto no Brasil.
D.Junior 22/03/2022minha estante
Uma das minhas melhores leituras

Jardim de histórias 06/01/2024

Repleto de ancestralidade neste rio de sangue e lágrimas...
Um livro vigoroso em sua totalidade, com sua narrativa repleta de propensão. O livro é um romance contemporâneo polifônico, narrado sempre em primeira pessoa, com sua história se passando no interior da Bahia.  Impressionante a habilidade do autor de nos conectar neste contexto "pós-escravização" e os efeitos de uma colonização etnocêntrica imposta, que ainda percebemos fortemente sua hereditariedade ideológica, com os conceitos econômicos, patriarcais, religiosos e do branqueamento. A história é construída com muita propriedade e brasilidades com influências africanas bem marcantes, que vão conduzir o leitor através da cultura e espiritualidade, de uma forma simples e profunda. O romance inicialmente trará no formato de desenvolvimento, a construção de uma inocência já madura, porém, ainda em formação moral, a felicidade fora da materialidade, os temores, influência capitalista do ponto de vista da classe trabalhadora, que se submete ao trabalho análogo a escravidão, a violência de gênero, o despertar sobre esses aspectos e a dificuldades aliada ao temor de sair desse lugar, dessa condição. Tudo isso, contado com a sutileza perspicaz de quem não quer chocar e sim acender a luz de forma necessária para iluminar nossa consciência, que, por vezes, se torna entorpecida pelas trevas da indiferença. O autor opta por suavizar a triste realidade, propositalmente para tocar levemente o coração do leitor. O livro é polidamente sensorial e também, transcendental, a história aqui contada, nos conecta com o autor e os personagens, trazendo muita sensação tangível, muita emoção e importantes reflexões sobre o nosso papel social, sobre valores, sobre quando começou a escravização, quando acabou, se é que acabou, e suas mazelas?  Enquanto houver a indigência, na tentativa de normalizar ou legitimar no contexto social, da já decrépita ideia de influência colonial etnocêntrica, enquanto não houver a consciência de classes, enquanto não houver a consciência de alguns privilégios, autores, poetas, ativistas, ambientalistas, filósofos e humanistas como: Itamar Vieira Junior, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro, Grada Kilomba, Silvio Luiz de Almeida, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak e muitos outros, serão sempre necessários.  Devemos despertar nossa consciência e livrar de uma vez por todas dos grilhões morais, para de fato entendermos o nosso lugar, aprendendo com a história, que deveria ser nossa luz, nosso instrumento de entendimento, de que o mundo pertence a todos e devemos entender a vida de forma igualitária em sua totalidade.  Ao autor, gratidão por compartilhar conosco esse livro incrível. Referente à leitura e seus aspectos, podemos entender como ponto fraco que, infelizmente, a narrativa não tocará o coração de quem trata o tema com superficialidade, e enxerga através do prisma do privilégio sem se dar conta, entendendo a obra como uma ferramenta de militância desvalorizando sua grandiosidade. E o ponto forte, é a escrita que te envolve, é a forma profunda, sem ser politizada, sobre um tema histórico, que nos convida a um olhar analítico para origem, se referindo sobre o pilar que construiu a nossa sociedade atual, integrando este livro como referência literária ou um documento necessário para um despertar.

Heloisa.Vulcanis 21/12/2023

Sobre a terra há de viver sempre o mais forte
Que livro envolvente e instigador!
Desde o princípio o autor construiu muito bem a história. Não teve um momento em que me cansei da leitura, tudo estava impecável. Fui me sensibilizando com os diversos temas relevantes, como as consequências da escravidão e a violência doméstica presentes na narrativa, percebi a força e resistência dos personagens, cada um com a sua importância, e até pude identificar uma semelhança com a história dos meus ancestrais. Enxerguei a minha vó em alguns deles. Não foi à toa que este livro recebeu prêmios importantes.
elembroz 21/12/2023minha estante
É mt bomm??

Pollyanna Reis 18/07/2021

TORTO ARADO
Um livro nacional maravilhoso. Torto Arado foi vencedor de vários prêmios e não foi à toa.
A história se passa no interior do sertão brasileiro, quando duas irmãs Bibiana e Belonísia, ainda crianças acham a mala escondida de Donana, a avó das meninas. Dentro da mala as meninas encontram vários objetos, inclusive uma faca enrolada em um pano sujo de sangue. Curiosas com aquela novidade, as meninas colocam a faca na boca e uma tragédia acontece, mudando drasticamente suas vidas para sempre. Uma tragédia que as unirão de uma forma única.
O livro é dividido em três partes, a voz de Bibiana, de Belonísia e a voz de um encantado, finalizando com chave de ouro.
Os personagens são descendentes de escravizados, que não conseguiram sobreviver a não ser dependendo de senhores de terra. A labuta era pesada, trabalhavam dia e noite, eram pessoas sofridas, porém, lutadoras e fortes.
A escrita é maravilhosa e fluida. Uma história envolvente, que me prendeu desde os primeiros capítulos. Tive uma experiência rica! Fiquei encantada, pois a ambientação da história é feita de forma magistral, cheia de elementos da paisagem local, da fauna e flora, dos costumes e crenças. Definitivamente esse livro me conquistou de cara e acredito que será a melhor leitura desse ano. Leia, leia e leia. Fica a dica!

Karol Gomes 05/03/2022

Um livro emocionante, que mostra uma dura realizadade ainda do nosso país.
Você acompanha a historia de Bibiana e Belonisia, duas irmãs que vivem em uma fazenda... Durante a trama você conhece sua familia, vizinhos e tradições. E conhece também a dura realidade dessas pessoas
Ana.Pinelli 05/03/2022minha estante
Quero tanto ler, parece tão bom

Karol Gomes 05/03/2022minha estante
só um conselho... LEIA

Ale 05/03/2022minha estante
Eu amei este livro.

_Mi 13/06/2021

Antes de tudo resistência
Torto arado é um livro de extrema sensibilidade. Com uma linguagem fluída, Itamar Vieira Junior consegue falar de assuntos graves de uma forma melodiosa.
O livro conta, de uma forma geral, a história de uma grande parcela da população para a qual a justiça nunca parece chegar. São descendentes de escravos africanos, trabalhadores da fazenda Água Negra, que tem suas vidas marcadas pela luta e exploração. E é dentro desse macrocosmo, que as protagonistas Bibiana e Belonísia crescem e aprendem, casa uma a seu modo, a importância da luta e da resistência.
Talvez por escancarar um Brasil que as pessoas insistem em tornar invisível, ou por ter personagens tão bem construídos ou mesmo por falar de um amor que funciona quase como uma sina, Torto Arado é um livro que fica ecoando por algum tempo após a leitura.

iamdudis 13/11/2021

Novo clássico br
Que livro incrível! Terminei querendo ler mais sobre os mistérios de Água Negra.

Um livro sobre luta do povo preto. Onde senhores de terras ainda exploram o povo ainda depois de suas liberdades. A roça ainda existe e com ela a crueldade é brutal.

Donana, Zeca Chapéu Grande, as irmãs: Belonísia e Bibiana e o Severo são inspirações de sobrevivência e resistência.

O livro fala sobre família, religião, misticismo, perdão e resistência.

Ibiapina 07/09/2021

Torto Arado
Uma história fascinante narrado por 3 personagens, tem como pano de fundo a vida cruel análoga a escravidão. Belonisia e Bibiana sofrem um acidente na infância, porém todo o contexto que envolve o acidente gira em torno dos acontecimentos anteriores e posteriores. Narrativa muito bem escrita que nos remete ao sexismo, escravismo, religiosidade e a miséria.

FabianoFreire 27/07/2022

Perfeito!
Uma leitura fluida, envolvente e muito agradável. O tipo de leitura que se saboreia cada frase e que não guarda o bom só pro final.
As coisas acontecem e a vida é vivida. O autor deixa a história correr sem medo de esgotar as sensações que o livro nos causa. O que demonstra riqueza na história. Recomendo a qualquer tipo de leitor.

Itamar manda muuuuito bem!
Annekaroln 27/07/2022minha estante
Estou amando!??

Lele 18/02/2024

Maravilhada ??
Estou impactada com narrativa tão realista e sofrida na pele destes personagens que só queriam uma vida melhor para seus.
Day Malze 18/02/2024minha estante
Comecei a ler mas parei, estava gostando mas não me pegou muito. Tem tanta gente comentando sobre ele que vou ter que dar uma segunda chance kkkk

with Z 18/02/2024minha estante
Nem achei q existissem critérios claros e universais, de como se avaliar um livro¿¿¿

with Z 18/02/2024minha estante