Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Diva 04/02/2022

Livro perfeito
O hype q tem é pouco. Uma escrita envolvente que mesmo sem o uso de travessão, flui muito rápido. A história das irmãs te leva para esse universo de realismo mágico e cheio de mazelas, que infelizmente ainda é a realidade de muitos no Brasil.

Livro perfeito deveria ser leitura obrigatória em escola.

Só fiquei meio ?? Com as descrições de mamilos das mulheres que são estranhamentes frequentes.
roses in winter 04/02/2022minha estante

Fabi Miranda 04/02/2022minha estante
Perfeito mesmo.

Peselin 15/06/2021

Um bebê clássico
Esse, com certeza, foi o livro mais falado no Brasil nos últimos tempos, foi um sucesso de crítica e venda.
Estava muito ansioso para ler, queria saber o motivo dele estar tanto na boca do povo, e não é para menos, o livro é incrível.
Em uma escrita sensível, que nos cativa à cada página, por vezes poética, as páginas parecem que se viram sozinhas acompanhado a história do povo de água negra.
Uma narrativa um pouco distante dos fatos permeia as três partes do livro, observando os eventos descritos com uma reflexão que partia de cada narrador.
A história é incrível, tratando sobre assuntos sensíveis da vida, evocando as vezes um sentimento nostálgico em nós leitores, mas também o livro aborda temas sérios, problemas estruturais que acompanham o Brasil desde a sua colonização.
A crítica social do livro vai adentrando sutilmente, mas depois se torna a trama central com uma maestria digna de aplausos.
Nota 10/10

Marlonbsan 31/01/2023

Torto Arado
No sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha faca de sua avó e, a partir daí, seus destinos são modificados, traçados pelos caminhos tortuosos.

O livro é narrado em primeira pessoa nas duas primeiras partes e em terceira pessoa na última. A linguagem não é tão simples, possui alguns regionalismos e características poéticas que deixam a leitura mais densa.

Como o livro é separado em partes, também vou analisar a minha experiência dessa forma, juntando as duas primeiras que, a meu ver, foram as melhores, principalmente pela condução e fluidez. Apesar da escrita ser mais poética, senti que no início isso não pesou tanto, até talvez por estar mais interessado no que as personagens pensavam e tinham para contar.

Algo que achei legal desse livro é a dualidade de uma mesma história e poder conhecer o que realmente aconteceu ao aglutinar as duas passagens. E, o que acontece com as duas irmãs, possui uma sensibilidade e clareza na forma de contar as dificuldades, preconceitos e tudo mais que era comum no período de transição após o fim da escravidão (não que até hoje muita coisa tenha mudado).

Os personagens são incríveis, a condução da história, a progressão da vida e o passar do tempo ali mostrados trouxe uma verdade muito grande e conseguia enxergar tudo isso. Mostrar como era parte da sociedade, vivendo e trabalhando para ter o básico, passando por toda a dificuldade, a cultura e crenças, medos, esperanças e lutas, principalmente com a evolução e conhecimento de direitos.

Mas, na última parte, quando muda de foco e, querendo ou não, mescla a história daquelas pessoas com a visão de algo sobrenatural que envolve os Encantados, ultrapassa a crença popular e transforma a experiência. Sem contar que é a parte que mais divaga e conduz menos a progressão da história e sobre as pessoas, que eram, de fato, mais interessantes.

No geral, um livro essencial para enxergar mais sobre o lado humano e cultural, além de todo o peso que foi carregar os resquícios da escravidão ao longo dos anos.

Gaby 15/12/2022

Uma realidade dura e triste.
esse livro é duro e pesado de ler, ainda mais quando o autor escreve cenas fortes sem pudor nenhum. É triste de pensar que esse tipo de situação acontece até hoje, trabalhos análogos a escravidão precisam ser combatido urgentemente nesse país.

Vitória Marcone 31/12/2022

Um romance de formação retratando a dificuldade de parte da população negra nordestina, o preconceito, a seca, a pseudo liberdade e a crueldade humana.
Gostei com ressalvas, porque algumas cenas não são muito críveis, mas é, sem dúvidas, um ótimo livro.
O que mais gostei foi a forma como a religião de matriz africana foi tratada na obra, de forma material e presente no cotidiano de seu povo, como outras são.
O triste é que, mesmo após tanto tempo, ainda temos tantas coisas absurdas em nome do preconceito e que tantas pessoas ainda sofram pela cor de sua pele.

raphaseixas89 03/10/2022

É sim, um novo clássico da literatura brasileira!
Acho que eu precisaria de mais tempo para fazer uma analise de Torto Arado, mas creio que com todas as emoções da flor da pele, acredito que fique mais próximo do valor literário e histórico que essa estória possui.

O livro é poesia pura a cada página lida, conhecer as personagens Bibiana e Belonísia, da infância até a velhice, em um período que cobre mais ou menos 50 anos na linha do tempo brasileira, faz a gente ter um apreço como poucos personagens. E falar sobre linha do tempo é curioso, porque ao mesmo tempo em que o texto nos dá pistas situando a história no interior da Bahia nos anos 70, auge da Ditadura Militar e terminando nos dias atuais, ele também é atemporal. E em um enredo que retrata escravidão, pode servir para qualquer século desse país, com sua dívida histórica que muitos ainda insistem em criticar.

E é isso que vemos nesse livro, trabalhadores, que por falta de opção, acabam aceitando trabalhos análogos à escravidão, sem receber qualquer dinheiro, passam o dia inteiro plantando e colhendo, alimentando-se do que a terra oferta, até o momento em que a senhoria confisca. É curioso ver o desenvolvimento de aceitação da injustiça social conforme andamento das páginas. Para os mais antigos, ter uma precária casa de barro e uma terra para trabalhar, mesmo que não haja qualquer beneficio financeiro, é digno de adorar os patrões. Para os mais novos, o desequilíbrio entre os que tem muito e outros com tão pouco e eminencia de levantar a voz contra injustiça, são reprimidos por medo e violência.

Esse pano de fundo, trás uma história de união entre das duas irmãs marcadas por uma tragédia, com tantas adversidades, a família e vizinhos são unidos em torno da religião e da benevolência. Ler Torto Arado é sentir na alma uma fração do que a população negra sofreu e ainda sofre neste país. País que que muitos insistem que o caminho é olhar pra frente e deixar o sombrio passado para trás, sem reconhecer todos os erros e injustiças enraizado na sociedade até os dias de hoje.

Torto Arado é uma luz em tempos tão sombrios, É a cultura brasileira sendo elevada ao posto que merece, é o retrato de um espaço de tempo tão próximo e que é difícil tirar as marcas da pele. Eu chorei, de risada e me revoltei, muito! Mas o sentimento é de esperança por tempos melhores.
Nicole 03/10/2022minha estante
Que resenha linda, esse livro merece

Hugo430 03/10/2022minha estante
Perfeito!

raphaseixas89 03/10/2022minha estante
Muito obrigadooo! E me desculpem por algumas frases faltando ou repetindo palavras, eu escrevi pelo celular com o dedo machucado, haha.

Jessica 04/10/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!

Brujo 04/10/2022minha estante
Belíssima resenha!!!!

Klara1998 02/11/2023

TORTO ARADO
Que livro bem escrito, com uma história cativante e ao mesmo tempo sofrida, recomendo muito, todos os temas abordados são de estrema importância ser debatido, so digo leia leia leia.

May 15/08/2021

Quem não leu tá perdendo muito tempo
O livro é rico em detalhes, a narrativa fluida e importantíssima, a temática, super importante e necessária. Um clássico literário do pós abolição que traz muitas discussões importantes que é deixada de lado na sociedade brasileira.

Maressa 21/03/2021

Excelente
Terminada a leitura precisei de um tempo para refletir e absorver o máximo possível desse texto incrível. Conheci o título aqui no Skoob e foi um presente. Gostei de tudo! A forma como o autor conduz a história nos transporta para Água Negra e é como se andássemos lado a lado com os personagens.

O romance dividido em três partes, cada uma sob a ótica de uma narradora: Bibiana - Fio de Corte, Belonísia - Torto Arado, e Santa Rita Pescadeira - Rio de Sangue, apresenta questões que remontam do período imperial (escravidão), perpassam pelo garimpo e a vida "pós abolição", culminando no Brasil de hoje, em que a desigualdade continua tão latente.

A cada página vamos entendendo o motivo da obra ser tão premiada, sem dúvida será muito mais. Que leitura necessária! Me identifiquei muito. Ao longo da história contada, ecoam pedaços da minha própria história, das minhas gerações passadas, do sofrimento, da força, e sobretudo, da resistência!

Dá pra escrever um livro pra falar desse livro, mas vou parar por aqui! Espero que muitos outros leiam e se deleitem e sintam orgulho de suas raízes!

sosodecampos 21/03/2021minha estante
eu amooo! li e me encantei pela obra. achei muito bom, mesmo

Maressa 21/03/2021minha estante
Sim, é maravilhosa! ?

Paula 21/03/2021minha estante
Amei a resenha ??

Lalá 27/02/2024

Por via de regra, se depois de tudo que li de uma história, ainda conseguir ficar sem palavras pra falar sobre ela, o livro me ganhou. foi assim com torto arado. desde o início já sabia que seria uma leitura proveitosa, dadas as incansáveis reviews positivas que li e os prêmios que o livro, merecidamente, recebeu. mas sempre pode melhorar. torto arado é uma história avassaladora e escrita de maneira que transcende o significado e todos os sinônimos de "belo". é rico em verdade, dor, história e crenças. os personagens são desenvolvidos de maneira exemplar, bem como a narrativa, e a forma como o autor decidiu dividir o livro foi sensacional. o exemplo de livro que não se pode morrer sem ler.

Thayna Cursino 10/07/2022

Torto arado
Uma escrita poética, com personagens fortes e uma história cheia de lutas. A segunda parte do livro foi a que mais gostei, a Belonísia é uma personagem incrível. Todo mundo deveria dar uma chance para Torto Arado. Um livro com muito potencial de se tornar um clássico.
Matheus Oliveira 31/07/2022minha estante
Thayna, obrigado pelo resenha viu! ????

taylor 09/04/2023

?Sobre a terra ha de viver sempre o mais forte?
Eu n tenho palavras p descrever essa perfeição q é este livro
As protagonistas são mulheres guerreiras, fortes, incríveis!!!!!! eu amei muito a dinâmica do livro pq cada parte é uma mulher contando a sua visão da história, amei muito participar da construção de cada personagem, de ver a evolução deles, de ver Bibiana no começo bem criança curiosa e agora uma mulher batalhadora q luta pelos seus direitos querendo o fim da supremacia branca e o fim dos fazendeiros. De olhar para Belonisia e perceber como aquela mulher era forte e guerreira mesmo sendo muda e tendo q suportar a dor q era viver com Tobias e etc?
Amei a evolução de Domingas, Zeze, Severo, Donana, Salu, o famoso Zeca Chapéu Grande e outras pessoas incríveis q ajudaram no desenvolvimento da história
mostra a luta de classes e q o trabalhador tem sim voz para gritar e acabar com o sistema capitalista d merd* e podem ter seus direitos e acabar com o patrão q só sabe roubar as coisas q ele nem trabalhou pra conseguir e q a escravidão é uma coisa extremamente séria!!!!!
esse livro é impecável do começo ao fim???

oz. 11/10/2023

Eu não ia escrever uma resenha, porque eu não saberia explicar totalmente minha experiência leitura, até porque eu ouvi o audiobook.

Mas vamos lá. Foi o primeiro audiobook que me dispus a ouvir por completo e foi espetacular.

As mudanças de narradora; os sentimentos das personagens; o peso que uma voz pode ter, algo que eu nunca pensei em levar em consideração. A atriz que deu voz ao livro foi simplesmente perfeita, entregou tudo e mais um pouco. Quando ela começava a cantar os cantos do jarê me deixava extasiado.

Ao terminar de escutar o livro, o sentimento era de que não faltava mais nada, mas ainda a sensação de querer mais da história seguiu junto a isso. Sério, tudo nessa narrativa é instigante.

É sobre força, família e afetos. Também é sobre crenças e raízes. Principalmente, é sobre a injustiça e o sofrimento que os descendentes de um povo que foi arrancado de sua terra sofreu devido à escravidão. É impossível não se emocionar.
Grazielle12 11/10/2023minha estante
O livro é realmente espetacular!!!

Ricardo.Silvestre 11/10/2023minha estante
Tenho de experimentar o audiobook também!

Regis 11/10/2023minha estante
Gostei da resenha, Oz, e audiobooks são muito bons mesmo. ??

oz. 11/10/2023minha estante
recomendo muito Ricardo, o audiobook está com uma qualidade incrível

oz. 11/10/2023minha estante
aaa que ótimo que gostou, Regis
sim! já adicionei alguns audiobooks na minha biblioteca do audible
vou aproveitar muito esses 3 meses grátis kkkk