Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

Efraim.Yuri 11/08/2022

é isto, boa noite punpun...
O quão difícil foi chegar nesse final. Foi difícil demais ver no que punpun foi se tornando, tudo que ele foi vivendo e perdendo. Esse mangá está longe de ser recomendado para qualquer pessoa. É triste, amargo, cru, e muito, muito realista.

Do 5° volume em diante eu já não esperava um final feliz. E foi isso que recebi. Poderia ter sido melhor? Talvez sim, talvez não. A vida é isso, alguns conquistam seus finais felizes, outros, não. Punpun não teve o seu final, mas sei que não terá um final feliz, pois ele mesmo já abandonou essa ideia de felicidade. Ele apenas vive.

Quanto aos outros personagens, bem... Senti que Seki e Shimizu poderiam ter um final melhor, mas entendo. A ideia aqui não é jogar na cara do leitor um rio de felicidades. Na verdade, esta obra diz um pouco pra cada pessoa, isso é que a torna tão interessante. A vida não é fácil, todos têm seus problemas, e aqui na vida real, eles não somem de uma hora pra outra, as vezes eles nem somem, só permanecem ali com você até o fim.

Pra você que finalizou e se identificou um pouco com o Punpun, você não está só, assim como ele nunca esteve. Por mais egoísta que fossem as pessoas que o cercavam, sempre tinha alguém ali pra ele, ele só não quis ver.

Adeus, Punpun.

Jessé 20/07/2020

Triste e emocionante ao mesmo tempo.
Eu acho que nunca me senti tão melancólico lendo uma estória, como me senti lendo esse volume de Boa noite Punpun. São acontecimentos tão difíceis de digerir, que fui dando pequenas pausas na leitura desse último volume, principalmente quando nos despedimos de um certo personagem. Por mais que eu soubesse pra onde a estória estava se encaminhando, ainda assim eu torcia muito pra um final feliz. Mas se não fosse dessa forma, Ínio Asano não teria sido fiel a uma realidade que assola milhões de pessoas no mundo inteiro.

O final vai ficar comigo por um bom tempo na cabeça, tanto que até abracei o manga ao fechá-lo. Apesar de ser tudo muito triste, ainda emociona porque o autor não acaba tudo de forma muito pessimista. Ele ainda nos dá um resquício de esperança.

É realmente uma obra prima o que esse cara fez. E com certeza foi uma das melhores coisas que li na vida. Eu recomendo imensamente Boa noite Punpun, mas vá com calma, relaxe, e escolha seus melhores dias pra ler esse manga, pois ele é capaz de te deixar triste até nesses dias bons.

luana 13/05/2021

Nem sei bem o que pensar
Eu realmente não sei bem o que dizer sobre toda a série. Ela com certeza me prendeu, porque eu queria muito saber o que ia ser da vida do Punpun. Mas, não sei se eu não fui capaz de entender muito bem a mensagem, eu só consigo pensar na palavra "bizarro" pra descrever. Houveram cenas que me deixaram bem desconfortável, não é atoa que é pra maiores. Esse último volume foi um dos mais bizarros, com certeza, e eu não saquei muito bem o final, mas pude ver que ele acabou rodeado de pessoas que realmente se importam com ele, e isso me deixou feliz. Mas, não sei, acho que esperava mais. De uma forma geral, posso dizer que gostei, porque eu gosto quando a leitura é capaz de mexer bem com a emoção e em muitos momentos isso aconteceu. Recomendo o mangá e com certeza vou reler um dia, pra ver se encontro uma visão, mensagem diferente. Enfim, boa noite, Punpun!

Isa 27/02/2023

Esperava algo diferente mas também é bom
Eu já imaginei que o livro seria um livro bem sentimental e pesado com um estilo psicodélico, isso eu até curti bastante. A história do livro não é nenhuma novidade, é isso é proposital, o diferencial é como isso é lidado, o livro quer de fato mostrar como é uma vida miserável e como o protagonista lida com essas coisas, e grande parte das coisas horríveis de sua vida são apenas consequências de suas péssimas escolhas, fazendo até que você crie uma antipatia com o próprio protagonista e acabe gostando mais de outros personagens secundários; também achei GENIAL as questões religiosas do livro que também serve como uma excelente crítica social ( mas meio implicito). O livro faz você pensar e até refletir sobre questões da vida e ele também lida com a questão da puberdade e amadurecimento de uma forma muito realista, pode ser ruim mas é o mais comum.
Defeitos: pra quem facilmente possui gatilhos a certos traumas ou tem certas tendências depressivas eu genuinamente não recomendo, esse livro lida com muitas questões assim como abuso sexual e suicídio, e não é algo implícito ou Representado como ruim só tá ali na nossa cara mesmo kkkkkkkk eu achava muito desnecessário as diversas cenas sexuais da saga mas hoje até compreendo que noites de prazer carnal sem nenhum fim interessante ou amoroso e desrespeito do corpo e do espaço das pessoas é algo que faz parte de uma vida medíocre, que é o que o livro QUER mostrar. As vezes acho que ele foca tanto em ser uma crítica que esquece de ter uma história ( não que ela seja ruim, só podia ser mais trabalhada ) e também, eu sei que faz parte da história e tal mas eu achei tão chato aquele grupo maluco de "religiosos" com teorias da conspiração; eu entendi que esse grupo foi pra fugir um pouco da história meio monótona e até previsível da vida de punpun, mas podia ter feito isso focando nos outros personagens como fez com o Seki e o Shimizu, pra mim os momentos deles eram as melhores partes dos livros kkkkkkkk enfim, a saga é muito boa, mas é bem lento, se gosta de histórias mais empolgantes vc vai se entendiar e tome cuidado com possíveis gatilhos, mas se gosta muito de livros mais sentimentais você talvez goste, ele realmente atende a uma minoria de público, mas isso não o torna ruim

Nick185 10/11/2023

A coleção te taca pra baixo de tds as maneiras possíveis pra chegar nesse último e te dar um abracinho, e msm assim ainda é pesado, é a confirmação de que o punpun não sabia como sair desse ciclo vicioso sem ajuda. E é um aviso pra tds nós de uma certa forma, td mundo achava q tava td bem até perceber q ñ tava.
Bom, ñ vou dar mts detalhes pq eu particularmente não tenho muito o que comentar sobre, apenas q eu gostei, totalmente fora da minha expectativa e do meu gosto para livros, mas foi mttt bom.

Deixx :]

anoca 24/07/2020

coerente e honesto
é aquele tipo de mangá que depois que tu encerra a história, ela apenas cresce

fellipe! 01/09/2020

"Deus, Deus, Tinkle Hoi"
01/09/2020

E eis que encerramos a grandiosa epopéia de Punpun Onodera: da tenra infância ao culminar tortuoso de sua vida recente.

Desde o primeiro volume, Asano flui essa narrativa envolta a pensamentos controversos, situações íntimas (por vezes constrangedoras), pesadas e REAIS.Uma espécie de "Slice of Life" que não hesita em percorrer caminhos sombrios-- mas, apesar dessa bagagem complexa sobre uma mente depressiva, a série também possui momentos ternos. Sim, por ser algo que concentra a vida em todas suas minúcias, a alegria teria de estar no pacote. Porém, não esperem muito disso agora.

Nesse sétimo e último volume, vemos Aiko desvanecer -- junto às próprias expectativas de existência de Punpun. Seki salva Shimizu de um incêndio e o legado de "Pégasus" não parece percebido pela sociedade. Sachi ainda espera uma coincidência "milagrosa" de reencontro com Punpun, que está a vagar perdido por ruas movimentadas.Como pode ele prosseguir em uma vida sem "sentido"?

Doloroso e com perdas, a história segue melancólica, ressaltando a crueza da realidade e em como nossos finais fogem do que idealizamos. Sachi é das primeiras a se conformar com a felicidade disponível, por menos decente que ela possa vir a ser.

O epílogo marca o retorno de um personagem que não vemos desde muitos tomos atrás, demonstrando o contraste entre uma vida saudável convencional, e a trajetória atrapalhada de Punpun. E é durante esse reencontro improvável que vemos de relance um emocionado Onodera (feliz?), que compreende que boas memórias só podem permanecer eternas dentro de nós mesmos

"São nossos esforços que tornam coincidências em milagres"

A felicidade que temos é a felicidade que podemos ter. Nos resta abraçar essas possibilidades, sem se deixar perder...

Camile 01/12/2022

Oyasumi Punpun.
O que é a vida? Para uns, é coisa mais bela que existe, para outros a coisa mais feia. Oyasumi Punpun (boa noite Punpun) não é um mangá qualquer, não é algo que vai te deixar nas nuvens com assuntos fofos sobre um amor do colegial. Muito pelo contrário, vai te deixar deprimido, assustado, e pensativo sobre vários assuntos abordados.
Meu primeiro contato com o Asano Inio, foi com essa obra. Já faz dois dias que terminei de ler a obra completa, estou chocada e pensativa sobre tudo o que li.
Leia com calma e com cuidado, por que o que essa obra vai fazer com a sua mente, não é brincadeira.

Agatha - @emmeufoco 28/12/2021

Enfim, o fim
Foi uma longa, longa jornada ler Punpun e muitas vezes eu nem sei o que sentir.

Essa é o tipo de obra que você demora para processar e ainda sim fica se perguntando exatamente o que está acontecendo. Punpun é como aqueles documentários sociais que te jogam verdades na cara que você não exatamente quer saber e que desgosta mas que batem fundo e te tocam e moldam em moldes melhores porque o seu nojo e repúdio pela situação mostrada te afasta da possibilidade de chegar perto dela.

A arte de Inio Asano é incrível, é linda e delicada e cheiaaa de detalhes. As metáforas são claras e as referências incríveis. Se você conhece mais de uma de suas obras irá pegar referências ali, o que é sensacional como recurso de escrita e metalinguístico.

Foi uma viagem longa e que teve um final condizente com que o tom que veio sendo construído. Confesso que gostaria de ter visto mais de algumas coisas, mas por pura curiosidade minha, não porque não foram coisas respondidas e no fim... Eu gostei o que é incrível porque não gosto exatamente de ninguém e quem eu gosto não é exatamente os protagonistas.

Carlos531 26/10/2022

Obrigatório!!
Acho que Oyasumi Punpun é uma das leituras mais obrigatórias pras pessoas do nosso século.

Vai ter gente falando que mangá é coisa de criança ou de nerd, mas meus amigos, a qualidade e quantidade de experiências que essa série tem, é incrível! Eu nunca tinha me emocionado lendo, até ler a história desse "passarinho".

ana !! 18/04/2022

mais suspense que muito livro policial
minha gente... eu tô impressionada (positivamente) com o rumo que essa história tomou, esse final foi muito interessante, assim não digo que compensou o fato de todos os outros volumes anteriores (menos o 6) terem sido meio parados, mas que foi um bom encerramento, isso foi, pelo menos no geral.
a pobi da aiko, não gostava dela nos primeiros volumes, mas nesses últimos ela se mostrou um personagem ótimo sem perder a essência

Lucas 23/10/2022

Um fim adequado
Boa noite Punpun é uma obra prima, e ate agora nada que eu li de Inio Asano me decepcionou nem um pouco o desenho dele é magnifico as paisagens os detalhes, e as histórias tudo incrivel, Punpun nos conta sobre um jovem que não sabe o seu lugar e é muito facil se relacionar com isso eu recomendo a qualquer fã de mangás e estou ansioso pra conhecer mais obras do Asano.