Livre Para Recomeçar

Livre Para Recomeçar Paola Aleksandra

Resenhas - Livre Para Recomeçar

Júlia 02/02/2021

Romance pra quem gosta de história do Brasil
A autora obviamente pesquisou MUITO pra produzir um livro tão rico de imagens do Brasil, espaços e pessoas que realmente existiram e tornar a história realmente pertencente ao seu tempo. Gostei bastante mesmo, começa bem dinâmico, contudo acho que enrola um pouquinho a partir da metade e às vezes um pouco cansativo quando retrata muito do que o personagem está pensando, que fica um pouco repetitivo. Por fim, acredito que é uma leitura gostosa, divertida e que recomendo!

NaySaran 12/01/2021

Que história mais linda!
Esse livro foi uma surpresa muito boa, que me encantou a cada página. A história vai muito além do romance, é, sobretudo, sobre a jornada da protagonista rumo ao recomeço e amadurecimento. Além disso, gostei bastante da maneira como as histórias dos outros personagens vão sendo retratadas ao longo da narrativa. E o romance então... sem palavras, Benício me deixou completamente apaixonada!A escrita da Paola é incrível, ela tem o dom de escolher as palavras certas a serem usadas, que tocam lá no fundo, emocionando e trazendo um grande aprendizado. Virou favorito!

Eva 14/08/2020

A escrita da Paola é incrível, super fluída. Não consigo falar o quanto amei esse livro. Meu livro favorito do ano até agora.

Thayana 03/02/2020

Uma pena
Fui com toda a boa vontade do mundo ler esse livro já que eu adoro o canal da Paola e ela parece ser uma pessoa incrível. Mas infelizmente não consegui gostar.
A escrita é um pouco crua demais e muito repetitiva ao ponto de deixar a história cansativa e desinteressante. Os relacionamentos (amorosos ou não) são rasos e nada me pareceu muito real, as soluções pareciam cair do céu. Uma pena. Mas ainda consigo ver muito potencial no trabalho da autora e vou continuar apoiando os projetos futuros.

Alice Guedes 04/01/2021

Primeiro livro da Paola que li, e a experiência foi incrível! O enredo da história, assim como cada um dos personagens foi ótimo. Apesar de ser um livro de romance, não é aquele tipo de livro que te faz ficar preso somente no casal principal. A Paola conseguiu explorar muito bem a personalidade de cada um dos personagens. Todos tem suas particularidades e dá vontade de ler sobre cada um deles. Fiquei muito instigada por um livro sobre Avril e Samuel. Assim como a história de Darcília e Cândida são incríveis também.

O trabalho de pesquisa da Paola pra esse livro foi SENSACIONAL. A história se passar no Brasil império, tendo princesa Isabel e Dom Pedro II como personagens foi maravilhoso.

As minhas únicas "críticas" é que eu senti que em muitos momentos a autora teve muitos devaneios em meio aos diálogos. Havia uma fala de um personagem, um devaneio enorme de quase uma página, até chegar na fala do outro personagem. Achei que isso aumentou demais o tempo dos capítulos, sendo cada um deles de cerca de meia hora, sem necessidade.

Também senti que forçou um pouco a barra com as frases de empoderamento feminino, de liberdade entre Benício e Anastácia... Era como se a autora quisesse mostrar o tempo todo algo como "Tá vendo como Jardel era tóxico? Olha como Benício é incrível. Somos livres. Não temos rótulos. Só queremos a companhia um do outro. Não me importo com títulos", e coisas assim. Isso fez com que tivesse muita frase de efeito em lugares que não precisava. Chegou uma hora que eu já tava revirando os olhos e pensando "ok, Anastácia, entendi que vcs tem um relacionamento mas são livres e sem rótulos, eu já entendi, juro". ?????

Fora isso, o livro foi muito bom, teve cenas lindas como a do Benício e Anastácia no Passeio Público, o capítulo do julgamento, etc. A experiência foi ótima e eu com certeza quero ler mais coisas da Paola. Como o primeiro livro do ano de 2021, posso dizer que comecei bem! Valeu a leitura.

July Weiss 28/04/2021

Um livro que dá voz àqueles que foram silenciados | @estantegenial
"Acredito que amamos histórias tristes apenas nos livros ou nas óperas. Na vida real, todos nós ansiamos por um final feliz".

Anastácia casou na sua primeira temporada social com Jardel, o Conde De Vienne, que aparentava ser o homem que qualquer mulher desejaria. Mas nos primeiros meses de casamento, viu que fora enganada. Ele estava muito distante do marido dos sonhos — o homem que jurou amá-la e protegê-la, era, na verdade, agressivo, manipulador e obsessivo.

Ao descobrir a verdade sobre os negócios do Conde, Anastácia tenta desmascará-lo para a sociedade francesa. Mas como acontecia com as mulheres que ousavam desafiar seus maridos, Anastácia foi tida como louca. E assim, foi internada no Hospício Pedro II, no Rio de Janeiro, onde recebeu todos os tipos de tortura e privação.

Após três anos presa, Anastácia recebe a chance de recomeçar, mas, muito mais do que isso, ela deseja também criar oportunidades para outras pessoas recomeçarem. É na realização de seu sonho, a construção de um abrigo para mulheres que sofreram algum tipo de violência como ela, que Anastácia conhece Benício de Sá, um empreiteiro que também possui muitas marcas do passado.

Confesso que eu me surpreendi a cada página, pois estava esperando uma história totalmente focada no romance entre Anastácia e Benício, mas posso dizer que isso ficou em segundo plano. A autora aborda questões muito profundas, como a escravidão no Brasil, a libertação dos negros e as dificuldades que eles encontravam mesmo após livres - não conseguiam empregos, eram vistos como inferiores e eram ignorados pela sociedade.

A escrita da autora é muito boa e fácil de ler, e a narrativa flui bem, ainda que em alguns momentos fique um pouco cansativa por algumas repetições exageradas. Mas isso não tira a importância que a obra tem, o protagonismo que o livro atribui a todos aqueles que nunca tiveram sua história contada. Com personagens únicos, como o advogado Samuel de Sá, filho de uma escrava, que luta pela liberdade e igualdade de homens e mulheres negros.

Livre Para Recomeçar é um livro lindo, emocionante mas também revoltante em alguns momentos, pois nos faz perceber que, enquanto sociedade, ainda temos muito a evoluir.

site: https://www.instagram.com/estantegenial/

@laladoslivros 16/06/2020

Narrativa cansativa e personagem principal chata.
O trabalho histórico feito pra esse livro realmente é incrível, mas POTA Q PEREO Q PERSONAGEM CHATA DO CARALHO!!!

Anastácia é um porre!! Toda hora repetindo a mesmíssima coisa. Eu amo romance e principalmente de época, mas faltou muito pra o casal principal cativar como um casal. Demorei uns 15 dias pra ler um livro que leria em 3 se a narrativa fosse mais leve ou menos redundante.

Ela repete a mesma coisa 300 vezes, vc lê e nn sai do lugar. Tudo acontece só na cabeça dela e isso é irritante. Infelizmente, um dos piores livros q já li.
Náthali 16/09/2020minha estante
Senti a mesmíssima coisa, podia ter umas 300 páginas sem toda a repetição

Náthali 16/09/2020minha estante
Demorei uns 15 dias também ou mais

Amanda Ramos 09/05/2020

Por acompanhar a Paola no YouTube e gostar muito do trabalho dela fui com muitas expectativas pra ler esse livro. No início até que foi instigante, mas do meio pro fim a leitura se arrastou muito. A protagonista me irritou com todo o girl power dela e a necessidade de se provar a todo momento, de que era livre, etc. Fora o excesso de frases de impacto. Precisava de tantas?! Apesar disso, não acho que seja um livro ruim! Me chamou muito a atenção a escolha do cenário brasileiro, já que não sei de nenhum escritor da atualidade escrever romances de época que se passem no Brasil. Acho que é um livro legal pra se ler em uma ressaca literária.
@laladoslivros 28/05/2020minha estante
Eu tô aqui tendo um ataque de agonia por causa dessas frases de impacto, pesou a mão bonito viu

Cleice 05/06/2020minha estante
Super concordo com tudo que vc falou. MDS esse livro tinha tudo p ser maravilhoso .

Ingrid568 01/06/2020

Todos precisam ler Livre Para Recomeçar
Esse livro mexeu com meus sentimentos de uma forma que não consigo nem explicar. Livre para recomeçar é um livro contado em primeira pessoa por dois personagens, Anastácia e Benício. Anastácia é uma mulher que já sofreu muito, teve um casamento detestável e em um determinado momento esse marido a internou em um Hospício no Rio de Janeiro, após 3 anos presa ela recebe uma visita inesperada e é informada que seu marido havia falecido, e que ela estava livre e tinha herdado suas terras. Benício é conhecido como o Bastardo do café, filho de uma índia e um homem branco, seu pai era dono de uma das maiores produtoras de café no Brasil, mas ele não queria seu nome ligado ao de seu pai, ele tem um irmão, também bastardo, porém sua mãe era uma escrava da fazenda de seu pai. Ambos saíram da fazenda e decidiram lutar para libertar escravos e lhes empregar em sua empreiteira. Anastácia e Benício são unidos em um certo instante por uma luta parecida a liberdade das pessoas.

Esse livro tem personagens muito intensos, a narrativa é muito bem escrita e a Paola Aleksandra consegue unir fatos históricos com personagens da vida real de uma forma incrivel. Esse livro trata de assuntos importantes da sociedade brasileira. Como a escravidão no Brasil, racismo que infelizmente em pleno o século XXI você ainda vê pelas ruas do país, os direitos das mulheres, que naquela época mulher não tinha lugar de fala e se discordasse de atitudes de seu marido ou qualquer regra ditada pela sociedade era taxada de louca e histérica, relacionamentos abusivos e pessoas lutando pelo direito de serem livres. Livres de casamentos odiosos, livres da escravidão, livres de homens cruéis, livre de julgamentos, livres de acusações falsas, livres para serem quem elas quiserem.

As mulheres do livro são mulheres incrivelmente fortes e guerreiras. Darcilia é aquela amiga que todo mundo precisa kk Amei como a autora desenvolveu não só a história dos personagens principais mas também de todos ao seu redor.

O livro é incrivel, a autora conta não só o romance da obra, esse romance você vê ele crescendo naturalmente ao decorrer do livro, ela conta principalmente a luta que cada um deles tem, os problemas que eles tem que enfrentar, isso foi umas das coisas que me fez amar ainda mais a obra.

Se eu ficar aqui digitando e falando os vários e vários motivos pelo qual eu amei tanto o livro, vou escrever até a ponta dos dedos doerem kk

Digo apenas mais uma coisa, VOCÊS PRECISAM LER LIVRE PARA RECOMEÇAR KKK
Leitura e . 01/06/2020minha estante
Oii.. Bom diaa.. Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Caroline 28/03/2020

Não agrada a todos...
A história é boa, mas a escrita é extremamente arrastada e detalhista, temos muitos pensamentos e reflexões dos personagens que muitas vezes não dão em nada, o romance fica totalmente em segundo plano, não é o meu tipo favorito, mas há quem goste.

Jeh Queiroz 23/08/2021

Perfeito do início ao fim
Mais uma vez, a Paola nos traz uma história cheia de ensinamentos. O enredo é muito bem construído, cheio de referências ao Brasil e à nossa História, a narrativa é muita fluída e nada do que estava no livro foi desnecessário. É uma história linda sobre amor contada com amor.
Amei os personagens criados. Todos foram muitíssimo bem descritos e apaixonantes. Devo dizer que o Benício se tornou o meu mocinho favorito da vida, zero defeitos.
Como li Livre para recomeçar pouco tempo depois de Volte para mim, pude sentir o crescimento da Pah como escritora e amei ainda mais a sua escrita. Mal posso esperar por novos livros ?

Greice 08/08/2021

Uma autora inexperiente com o coração no lugar certo
É muito difícil fazer uma resenha negativa de um livro com temáticas tão belas, cuja autora tem intenções tão nobres com sua escrita. Apesar de minha formação acadêmica, não quero fazer uma crítica literária, pois o objetivo dos meus curtos comentários sobre os livros que leio é simplesmente registrar meus sentimentos, o prazer literário e as frustrações das leituras. Entretanto, é impossível não enxergar o potencial da autora e todos os pequenos erros de uma iniciante. Certamente, houve muita pesquisa envolvida na escrita desse livro, mas como meu orientador de doutorado sempre dizia, não é porque você leu/estudou muito, que tudo o que você leu precisa aparecer em seu texto. Na verdade, o sinal de um escritor maduro é que as referências são orgânicas e quase impercetíveis para o leitor. Outra questão importante é que você não precisa referenciar seu tema a cada página. Seu leitor precisa entender a temática sem que você precise dizer explicitamente... A Paola fala tanto em recomeçar e descobrir a própria voz que se torna muito repetitivo e monótono. Sinais de uma escritora ainda insegura que não achou a própria voz. Outra questão que é um mal do tempo moderno é um medo quase paralisante de ofender que transpira em cada parte em que Paola precisa falar sobre temáticas difíceis como escravidão e representação feminina. Ela tem tanto medo (provavelmente inconsciente) de "cancelamento" que seus personagens não passam por nenhuma jornada. Eles nascem prontos, iluminados, sábios e maduros já nas primeiras 30 páginas do livro. Assim que a protagonista sai do hospício, ela está pronta, é sem faltas ou defeitos, não enfrenta grandes dramas, obstáculos, vilões ou desafios. Ao final, ela é pouco diferente da pessoa que era no início. Os obstáculos que aparecem são resolvidos facilmente e você jamais sente que os inimigos têm qualquer chance de vencer. O final também é melancólico, e o fato de no pósfacio, a escritora não perceber essa melancolia também revela sua imaturidade literária. Os protagonistas podem ter vencido, mas no final o Brasil perdeu... os traumas que carregamos dessa ruptura são sentidos até hoje, nos desviamos do caminho e demorou décadas para reencontrá-lo. Os seres desprezados pelos protagonistas tiveram a última risada histórica com trinta anos de uma política café com leite e o processo de cicatrização interrompido da ferida da escravidão. Não sei se foi a melhor maneira de encerrar o romance... Um ponto positivo da história é a introdução do personagem Quirino. A narrativa ganha vida com personagens infantis e ela os escreve muito bem! Penso no que seria este romance se ele se focasse na infância de Benício e Samuel. Existem duas histórias maravilhosas aqui, a de Anastácia e a de Benício/Samuel que ao serem unidas, não puderem ser desenvolvidas satisfatoriamente. Essa é uma das resenhas mais longas que escrevi, mas gosto muito da Paola e sempre acompanho seu trabalho no YouTube. Ela certamente tem muito potencial como escritora, os temas trabalhados são muito importantes, e assim como sua protagonista, espero que ela tenha coragem de ousar e revelar a própria voz sem medo!

Regiane.Braga 08/08/2021

Paola é uma amada..
Não poderia deixar de lê, o livro da Paola, livre para recomeçar é uma história de superação, de acreditar em si mesmo.. Recomendo!!

Gisele 31/01/2020

Livre Para Recomeçar
Não sei nem como começar a falar desse livro que foi um decepção para mim. Para começar ele é descritivo demais, chega a ser cansativo. Tem páginas e páginas apenas de pensamentos da mocinha e do mocinho que não levam a lugar nenhum. Aliás, é um livro que quase não tem romance e sim superação. Não senti química alguma entre os dois protagonistas. Na verdade nenhum personagem me cativou. História super parada. Tive que pular várias páginas para ver se encontrava algo mais além dos pensamentos da Anastácia.
Ou seja, quase não a história, apenas descrições de ambientes e pensamentos dos protagonistas. Para quem gosta de livros bem descritivos vai amar esse, mas para mim não rolou.

Mari 23/11/2020

não tenho ninguém pra ditar quem devo ser além de mim mesma
Um livro com um potencial incrível pra se tornar um dos meus favoritos, mas que me frustrou um pouquinho. Eu acompanho a Pah e sua família, acho incrível o canal dela, e foi por meio dele que descobri essa autora com um amor transparente pelo que faz.
Talvez eu mesma tenha criado muita expectativa com a história, mas mesmo tendo os detalhes que eu não curto muito, não deixa de ser uma leitura impactante e necessária. Além de ter o Brasil como pano de fundo, somos introduzidos nos cenários de escravidão e mulheres sendo caladas e subjulgadas, e é lindo ver a força que emana delas durante a trama (e a batalha que elas travam para construir um futuro melhor). Minhas "críticas" são apenas por algumas partes serem muito arrastadas ou muito detalhadas, ou da autora expandir muito nos pensamentos dos protagonistas e acabar levando para lugar nenhum. Eu fiquei esperando o ponto alto do livro mas não cheguei a senti-lô de fato, alguns relacionamentos não foram tão aprofundados quanto a gente queria e eu senti uma presença de frases de efeito em demasia (as vezes em momentos que nem precisava), o que acabou deixando o livro cansativo e repetitivo. Confesso que demorei mais do que esperava para ler, mas como disse antes, a história não deixa de ter o seu peso e sua dura realidade representada. Me emocionei, ri, me encantei e tirei muitas lições, vou continuar apoiando a Pah e dando todo reconhecimento pra nossos autores brasileiros.