Rádio Silêncio Alice Oseman

Resenhas - Rádio Silêncio

julia 31/12/2023

+14

A imersão da escrita da Alice Oseman não é novidade, mas eu achei que em Radio Silêncio, especificamente, ela se superou.

Foi, sim, o livro do OsemanVerse que eu menos gostei, porém não deixa de ser muito bom. Eu estava com muita expectativa de ler um livro no ponto de vista do Aled, mas mesmo assim a Frances foi uma protagonista muito legal.

É um livro muito pesado que trata de assuntos muito sérios, mas como sempre a Alice conseguiu trazer eles com uma leveza sem torná-los menos preocupantes.

É muito interessante ver, também, o quão identificável esse livro é. Sua trama principal é sobre uma garota que está terminando o ensino médio, então pelo menos para mim essa realidade de cobrança acadêmica é bem realista.

Achei o final realmente muito viajado, acho que uma situação muito improvável de acontecer, mas ainda sim não é algo que eu acredito que tenha tornado o livro ruim.

Recomendo muito essa leitura, mas é extremamente importante revisar os gatilhos que a obra trás.

Ju.. 30/01/2022

Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...
"Fico me perguntando... se ninguém está ouvindo minha voz, estou fazendo algum som?"

?Esse livro me deu TUDO ele é perfeito em todos os sentidos, a melhor parte é ter começado sem nenhuma expectativa e acabar me surpreendendo a cada capítulo, é simplesmente incrível, você se identifica e entende os personagens, em um momento você está a beira das lágrimas no outro está morrendo de rir, uma história muito bem escrita, linda, triste, encantadora, emocionante, eu amei, simplesmente ameiiiiiiii.?

"Gostaria que alguém me resgatasse logo. Ah, eu adoraria se isso acontecesse. Adoraria. Adoraria demais, de fato."

Rafaela.Banar 21/05/2023

Personagens
Tudo gira entorno da vida acadêmica dos personagens, além de o foco ser desenvolve-los. É um livro LGBTQIAP+ e tem gatilho de depressã0. Tive uns leves surtos, mas não acho q consegui fazer parte da história. Esse livro me deixou pensativa pra cac?t? e li ele bem rápido
Evander.Silveira 21/05/2023minha estante
Amei tanto esse livro

Rafaela.Banar 22/05/2023minha estante
No começo eu também

dudaciampi 26/01/2023

o grande esquema das coisas
só por ser sobre adolescentes já tinha me ganho, mas ai falou que não era sobre romance e me ganhou mais ainda.
fala sobre esse péssimo período entre ensino médio e faculdade (se ela é realmente necessária), sobre se sentir confortável pra ser você mesmo com alguém, sobre coisas que a escola não ensina, bom, poderia escrever muito mas só lendo (e vivendo) pra entender.
Leo Ferreira 26/01/2023minha estante
Planejo ler em breve.

Fefe 04/07/2022

Ai ai
Um livro incrível em todos os aspectos me impactou muitoo, porque eu me identifiquei com os personagens que ficaram no meu coração. Um livro que me fez chorar muitoooo ameii demais não sei descrever de tão perfeito que ele é, CONCERTRZA UM DOS MELHORES QUE LI E FAVORITADO

Andresa.Vasconcelos 18/09/2022

Gostei
Um livrinho com muitas questões, mas muito gostoso de ler.

É longo tbm, mas acho que vale a penaaaa

julota 08/04/2024

Rádio Silêncio
Talvez minha 1º decepção literária do ano?
Eu realmente gostei do livro, lia ele todos os dias na cama antes de dormir e foi tão confortante. A Frances é tão adolescente quanto poderia ser, como narradora da história eu achei ela incrível, os capítulos curtos e o títulos meio aleatórios ajudaram muito também. A questão com a faculdade, toda pressão, principalmente a que a gente mesmo se coloca, e não saber se realmente quer aquilo... foi tão real e me senti totalmente representanda. A parte do podcast e o Aled é MUITO bom.
Tudo fluía muito bem mas do meio pro final eu percebi que não tava sendo tão "profundo" quanto me fizeram acreditar que seria. Em determinado momento a história era mais sobre o aled e a frances como narradora e senti falta dele como protagonista da própria narrativa. Queria que tivesse sido mais explorado ela gostar de desenhar, de arte, de descobrir o que gosta e quer fazer. Sobre a Carys confesso que não gostei muito dela. Pra mim o final ficou meio sem final? Kkkkkkkkk
Conclusão: eu gostei, mas não amei.
Se tivesse lido antes, não compraria o livro físico.

distritodoslivros 04/09/2022

Um livro sobre ser
Essa foi minha primeira experiência com um livro da Alice Oseman, antes só tinha lido heartstopper.

Não sei definir direito sobre o que se trata esse livro. Ao meu ver é sobre ser adolescente, ser um jovem prestes a tomar uma decisão importante, sobre ser diferente e ter uma personalidade.

Vi um fundo legal na história e um apelo emocional bem grande, e queria muito poder dizer que eu amei o livro.

Mas só achei ele bom, básico. Talvez alguma forma de conexão e de se identificar com o livro resulte em uma opinião mais positiva, mas eu só achei bom ?????

Jackie! 11/04/2022

Platonicamente Apaixonada
Sinto muita dificuldade de expressar em palavras tudo que senti lendo esse livro. Alice tem um dom de fazer o leitor sentir empatia pelos seus personagens e em escrever histórias engraçadas e ao mesmo tempo extremamente melancólicas.
Aqui temos Frances como protagonista, mas confesso que desde o início quem rouba toda a minha atenção é o Aled. Eu já senti um incrível interesse em sua história nas pequenas aparições dele em heartstopper e eu jamais imaginaria tudo pelo que ele estava passando.
Aos poucos Frances foi ganhando o meu coração, me identifiquei demais com ela e sua mania de achar que tudo sempre é culpa dela, assim como me identifiquei com Aled e seu "problema" de não saber como se expressar com palavras. Amei a amizade deles e como ambos se complementam!
Gostei muito da temática sobre a relação dos jovens com educação e futuro. Bem como as consequências de cobranças excessivas e a criação de expectativas.
O livro aborda muitos temas sensíveis como sexualidade, solidão, depressão e maternidade abusiva. E como típico da Alice, o livro trás também a importância da amizade e como devemos cuidar um dos outros.

vulgo_leitora 16/05/2021

Em perigo, mande ajuda
Genteeeeeee,esse livro é podre de bom cara,sem palavras os capítulos perfeitos a história bem feita
Ainda as porra dos podcast tem no YouTube tipo ????? Essa autora é top,ele ainda teve que gastar o tempo dela e fazer o podcast,perfeita???? Óbvio :)

Tô sem tempo pra colocar as citações mas dps eu coloco nos comentários talvez
Tirza 16/05/2021minha estante
Deus do Ceeeu! COMO ASSIM TEM O PODCAST NO YOUTUBE??? Kd o link pelo amor de Jesussss?

vulgo_leitora 01/06/2021minha estante
Siim

vulgo_leitora 01/06/2021minha estante
Só vc pesquisar universe city

Saturn.com 25/04/2023

?Olá. Espero que alguém esteja ouvindo??
Eu achei a história maravilhosa e ela conseguiu me prender do início ao fim. Eu amei a forma como a Alice descreve as emoções dos personagens e a forma como ela trata de assuntos pesados de uma forma mais ?leve?. E é um livro que muitas pessoas podem se identificar (me identifiquei em muitas partes também). Enfim, e sobre o plot, eu achei bem previsível, mas isso não me incomodou muito.
Enfim, se você esta pensando em ler eu super indico

Guga 22/04/2024

Não é porque tem sangue que é família.
O livro conta a história de jovens que estão em processo de cobrança para entrar na vida academica e tem uma mensagem legal e bastante previsível sobre o assunto. Esperava bem mais desse livro por gostar de outra obra da autora mas faltou sal nessa história, os últimos 10% levei duas semanas pra ler de tão tediante além de ter varios pontos que me irritam como a forma que o Aled trata a protagonista em alguns momentos e não so ele mas varias pessoas tratam ela muito mal e as desculpas depois são extremamente rasas a coitada so sofreu e se humilhou o livro todo, enfim a ideia é legal mas foi muito chato é clichê.

Deeny2050 24/01/2022

Alice oseman entre na minha casa e pegue minha alma.
[*****] gente nem sei o que dizer sabe? esse com certeza é o melhor livro que eu já li. impactando e real. acho que Frances e Aled sou eu. sei lá

se você é adolescente, leia isso.

boa noite vou dormir, madruguei lendo essa belezinha

Laris | @larislendo 07/01/2022

Primeiro livro finalizado do ano, bem no dia do leitor que acontece de ser também o dia do meu aniversário. Rádio Silêncio é um livro que conversou muito comigo, e talvez em outro momento da minha vida ele seria uma arma nas minhas mãos. Não é um livro com conteúdos perturbadores por assim dizer, mas toda a pressão do ambiente acadêmico, de saber o que fazer da vida ao sair da adolescência, da faculdade ser tratada como única via para o sucesso na vida adulta mexe muito comigo. Se esses assuntos são tópicos sensíveis para você, vá com cuidado.
Mary_28 07/01/2022minha estante
feliz aniversáriooo

i2romanovas 19/05/2024

O Que Falar de Rádio? ?
Acompanhando heartstopper sempre gostei do aled, e ao ver uma história concentrada no ponto de vista dele foi incrível; ao ler não via a hora da frances ir ao encontro do aled, esse livro foi de suspirar, gosto demais do querido rádio