Vida e Proezas de Aléxis Zorbás

Vida e Proezas de Aléxis Zorbás Nikos Kazantzakis




Resenhas - Zorba, o grego


86 encontrados | exibindo 76 a 86
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Nathalia.Fabris 09/11/2021

?? Creta, uma ilha da Grécia, é onde se passa a grande parte da história. Ler esse livro fugiu completamente do estilo de leitura que costumo ler, o que por consequência fez com que eu me demorasse mais na leitura.

? Apesar de demorar um pouco na leitura, essa obra realmente nos faz pensar, uma obra que foi escrita há anos, o que traz por consequência alguns preconceitos e pré julgamentos no que se refere as mulheres, mas que também nos faz refletir sobre os impulsos da vida.

?? Nesse romance grego temos dois personagens, um que pensa demais sobre tudo, analisa tudo e todos, se preocupa com o resultado de cada uma de suas decisões e que por isso, pouco viveu, pouco se aventurou. Ao passo em que o outro apenas vive, não se apega ao passado nem se aflige com a incerteza do futuro, apenas foca no presente e busca aproveitar tudo que puder realizar antes que a morte certa o alcance.

? Como não é uma leitura que costumo buscar, demorei a me apegar de fato aos personagens, mas conforme os personagens fortificavam sua amizade e a relação com os moradores da aldeia onde estavam se ampliava, a leitura passou a ser mais leve e fluir mais, no fim, gostei o desfecho que o autor deu ao Patrão e ao bravo Zorbás.

?? Pra quem quer dar uma variada na leitura, quiser realmente sair do conforto literário e ler em conjunto com outras obras, está ai um livro que vale a pena dar uma chance. Ressaltando que também há a adaptação desse livro, um filme de 1964, chamado ?Zorba, o Grego?.

?Demorei?! Sim, mas feliz em não ter abandonado a leitura e poder colocar na lista de leituras finalizadas.
comentários(0)comente



Patricia Dias 30/04/2017

Recomendadíssimo!
Simplesmente demais! O capítulo 19 foi o ápice. Estou deslumbrada pelo Zorbás e suas histórias. Recomendo apenas para as pessoas que tenham abertura para ler sobre temas como religião e mulheres sendo abordados de forma única e controversa. Após a leitura do livro vejam o filme Zorbas, o Grego de 1964.
comentários(0)comente



Tobias 10/05/2017

Reflexões filosóficas
O autor grego coloca frente a frente dois personagens de índoles distintas: um homem criado nas letras e na intelectualidade e outro criado na vida, nas batalhas duras e ásperas do cotidiano. Temos que ler as entrelinhas, entender a época em que foi escrito e a mensagem que o autor quer passar. O livro é muito bem escrito, utiliza as palavras de forma inteligente, cria diálogos filosóficos, as narrativas são belas e instigantes. Acho incrível como o autor passa das descrições de cenas cotidianas para assuntos metafísicos de forma natural, como se isso fosse corriqueiro.
comentários(0)comente



Saionara.Zakrzevsk 15/05/2017

Incrível!
Leitura prazerosa. Li este livro em etapas entrecortadas, pois mesmo em lua de mel não pude deixar de trazê-lo. Li em casa, no avião e durante a viagem.
O livro nos traz reflexões simples e verdadeiras, além da própria história, que é excepcional. Por coincidência, conheci aqui na viagem um Aléxi, que foi nosso guia turístico em um dos passeios que fizemos. Recomendei a leitura, claro!
Marcelo Caniato 15/05/2017minha estante
Pretendo começar a ler esse mês!


Saionara.Zakrzevsk 16/05/2017minha estante
Você vai curtir!


Rose 16/08/2017minha estante
Gostei muito da leitura.Muitas reflexões,um grande aprendizado.




Ronnayse 07/06/2017

Sabe aquele livro que, inicialmente, não te faz envolver? Foi assim. Não rolou aquela empolgação/ansiedade em saber o acontecimento seguinte. Não tinha expectativas, a leitura foi 'indo' só pra ver no que dava. Foi uma leitura arrastada. Aproximadamente no meio do livro é que começo me envolver um pouco com a história.
Ao longo da leitura tem até alguns trechos que sublinhei, partes que nos leva a refletir.
Apesar de tudo (rs), ver o desenrolar da amizade de Zorbás com o 'patrão' é bonito. Ver que pessoas, digamos que, opostas, podem sim construir algo positivo, um laço único, inquebrável mesmo na distância.

(Livro adqurido através da TAG)
comentários(0)comente



Alice 27/07/2017

Esse é o tipo de livro que não é o que eu procuro quando vou ler mas foi importante pq me abriu novas possibilidades de leitura que não acharia por mim mesma. Por ser tão diferente do que estou acostumada não sei dizer se eu gostei ou não do livro em si, mas posso dizer com certeza do que eu mais detestei e foi a maneira que foi retratado a mulher, me senti muito desconfortável e com muita raiva. Quanto aos personagens eu gosto do protagonista pq eu me identifico um pouco com ele, a coisa de se limitar de se podar e quanto a Zorbás ele me parece tão contraditório e isso é muito humano.
Rose 16/08/2017minha estante
Sim mas devemos levar em consideração a época em que foi escrito.Por esse motivo a mulher era tratada desta forma.Eu estou amando o livro.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manu | @nemtudoeficcao 13/03/2018

13 fatos sobre Zorbás para fazer você pensar sobre a vida
Aléxis Zorbás é um dos personagens que mais gostei até hoje. E isso se deu por conta de seus ensinamentos. Ensinamentos que são passados de forma sutil, pois ele fala somente o que vive e não com intenção de impor um caminho ou dar uma lição de moral. Zorbás é personagem do livro Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, do autor Nikos Kazantzákis, publicado pela Grua. Esse foi o livro enviado em Janeiro de 2017 no kit da TAG. Falei um pouco sobre ele aqui.


Zorbás é adepto do lema “não sou obrigado a nada”. Como ele mesmo diz, é um homem livre, ou seja, não tente forçá-lo a nada senão irá perdê-lo.
Para Zorbás, o homem é um animal que só respeita aqueles que teme. Para ele, não devemos dizer que todos somos iguais e que devemos ter os mesmos direitos, pois é nesse momento que irão pisar nos seus direitos, roubar o seu pão e te deixar para morrer.
Zorbás também diz que devemos deixar as pessoas sonharem, e não abrir seus olhos para as desgraças do mundo a não que que tenhamos um mundo melhor para lhes mostrar.

(Texto completo no blog)

site: https://nemtudoeficcao.com.br/2017/08/20/13-fatos-sobre-zorbas-para-fazer-voce-pensar-sobre-a-vida/
comentários(0)comente



Caio 02/04/2018

Este livro, ora místico ora demais tangível, serviu-me como oráculo para muitas das coisas que à minha vida têm ocorrido; se não é isso mágico per se, deixe-se então seduzir pela tentativa de Nikos de dar vazão à liberdade da alma humana na figura de Zorba.
comentários(0)comente



Italo.Teixeira 16/08/2018

Cortando como uma espada
Aqui me despeço de Zorbás! Aquele que tentou me mostrar que sem a loucura não sou nada, não seu livre. Mas infelizmente não consigo aplicar suas lições, pois sou apenas o Patrão, atormentado pelos meus demônios, prezo aos meus livrecos, sem ter coragem de encarar o abismo na beira da folha, covarde...

Adeus, meu mestre e discípulo!
comentários(0)comente



Señorita Li 04/01/2020

A genialidade do simples
A pesar de no meio o livro ficar um pouco denso, e do machismo incomodar por momentos, o começo e o final, sobre tudo, vale muito a leitura.
A simplicidade de Zorbas e a clareza com que enxerga o mundo, o intelectual que aprende dele com humildade, achei o livro de uma simplicidade e beleza incríveis.
Os dilemas filosóficos tão eternos são tratados pelo autor de uma forma muito acessível que conseguiram me atingir com força.
Um livro para reler e meditar e pensar no fim disto tudo.
comentários(0)comente



86 encontrados | exibindo 76 a 86
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR