Sol e tormenta

Sol e tormenta Leigh Bardugo

Resenhas -

laura_calore 23/03/2024

Sol e Tormenta
Eu tinha mais expectativas para esse livro. O começo foi bem legal (primeiras 100 páginas) e eu SIMPLESMENTE AMEI o Nikolai, um querido. Depois disso a leitura começou a ficar cansativa e eu não aguentava mais a Alina se lamentando. Eu entendo que a vida dela tá difícil e que ela tem muitas coisas pra lidar, mas essa enrolação aconteceu até as últimas páginas do livro. Depois da página 300 volta a ficar bom e eu amei o jeito que a Leigh trouxe o problema de volta. O Maly e a Alina me irritaram demais! Se eles tentassem conversar por uns 30 segundos, metade dos problemas já estariam resolvidos. Por incrível que pareça, os personagens secundários são mais interessantes que os principais. Eu também acho que às vezes o Darkling acredita em alguns planos que alguém com 400+ anos não cairia tão facilmente, mas sei lá.
Não gostei tanto quanto o anterior mas quero ler o próximo porque o fim me deixou intrigada.
Eu também meio que retiro o que disse sobre até gostar da Alina, porque nesse livro ela definitivamente me irritou. Espero que eu mude de ideia no próximo.

Iana.Rezende 23/03/2024

Sol e Tormenta ??
Achei que no início as coisas aconteceram de forma lenta. Diversas passagens nesse livro são repletas de pensamentos da Alina e pouca ação. Sei que é importante para o desenvolvimento da personagem mas confesso que, apesar de amar a história, não me conecto tanto com a Alina. O fato de eu não ter me apegado muito a protagonista impede que eu goste das partes onde o foco é os seus sentimentos. Sou apaixonada pelo universo de sombra e ossos, é tudo muito mágico e envolvente. Esse livro definitivamente foi melhor que o primeiro. O final me deixou impactada, quando tudo começou a acontecer eu não conseguia mais largar. O Nikolai é um personagem maravilhoso, ler Sol e Tormenta me deixou morrendo de vontade de ler King of Scars. Sou apaixonada por esse príncipe, ele foi o maior destaque do livro para mim, ficava sempre ansiosa esperando por novas cenas dele. Te amo Nikolai Lantsov!

brenda1352 20/03/2024

O melhor da trilogia
Simplesmente sturmhond!!!
acho que o personagem mais bem feito da história, entrega tudo e um pouco mais.
definitivamente é um livro que não dá pra piscar, acontece muita coisa pra 300 páginas, mas vale cada uma também.

Sandra.Voltolini 20/03/2024

Trilogia Grisha - Vol. 2

A narrativa desse livro começa exatamente no ponto em que terminou o livro 1 - Sombra e ossos. Alina e Maly estão fugindo, disfarçados de camponeses. Alina se sente culpada pelos últimos acontecimentos na Dobra. Durante essa jornada eles fazem novos amigos, mas também surgem novos inimigos. Ela precisa se aceitar como Grisha e lidar com seu poder. Darkling está mais poderoso e continua obcecado por ela e fará de tudo para encontrá-la e usar os poderes dela a seu favor.

? MEUS PITACOS

Alina evoluiu e protagonizou momentos interessantes, mas ainda é bastante insegura e ingênua. Ela ganha muita responsabilidade nesse livro, se torna um símbolo e tem que fazer escolhas difíceis que exigem mais da personagem, mas ela fica presa aos seus dramas pessoais e românticos. Maly me irritou um pouco devido algumas atitudes imaturas.

Darkling mostra que consegue desenvolver novas habilidades e é um antagonista muito interessante. Ele tem uma causa bem definida e luta para alcançar seus objetivos. Sua presença é bem marcante e muda a dinâmica das cenas quando aparece.

Houve uma ampliação do universo e algumas questões políticas, lendas e crenças foram apresentadas. Nesse livro temos mais desenvolvimento de personagens secundários. Nikolai foi uma surpresa, muito charmoso e carismático. Adorei seu estilo sarcástico e debochado. Trouxe um toque de humor muito bem vindo.

O romance não é ruim, mas minha impressão é que a autora optou por um caminho muito tranquilo. Nada de muito grandioso acontece. A narrativa em primeira pessoa não muda. Seria legal ter uma mudança de perspectiva ou no estilo da escrita.

Apesar de alguns pontos terem me incomodado, eu gostei da continuação e no final temos a ação e a magia que foi esperado durante todo o livro.

?? Já leu esse livro? O que achou?

Muita luz e até a próxima! Bye

Para mais conteúdo me siga no Instagram @somaisum_livro

Malu 18/03/2024

Cura pra insônia
Livro insuportavelmente chato e cansativo. Se em algum momento me faltasse sono, a leitura de meio capítulo já resolvia meu problema.
Esse livro é um tédio e não acontece nada de relevante na maior parte da história.

Alina e Maly com certeza estão em uma disputa pra saber quem é o pior personagem. Enquanto isso, Nikolai sustenta o pouco carisma que esse livro tem.

Li em alguma resenha aqui que essa é famosa escrita dementadora e não consegui achar verdade maior. Na grande maioria da história eu ficava super entediada e não podia me importar menos com os rumos da leitura. Tipo, quem quer saber os mínimos detalhes de TODAS AS reuniões de conselho????

Espero muito que Six of Crows valha a pena, pq ler essa trilogia sombra e ossos ta sendo uma tortura.

alivoir 18/03/2024

Falta desenvolvimento
Sol e tormenta foi uma decepção por diversos motivos, mas algumas coisas devem se pontuadas. Mais uma vez, os personagens secundários chamam mais atenção e são mais interessantes do que os protagonistas, haja vista, por exemplo, os gêmeos e o Nikolai (que quando aparece prende totalmente a atenção). Acredito que a história teria até potencial se fosse explorado de forma mais profunda a relação da Alina com o seu poder após a posse do segundo amplificador, que de início trás um ar diferente para a narrativa, porém, esse tópico é muito superficialmente explorado e infelizmente perde força conforme o livro avança. Além disso, cerca de
200 páginas são extremamente paradas, monótonas, sem rumo algum. O Darkling é o vilão que quase não aparece após as primeiras 100 páginas (o que não me convenceu em nada) e o casal Alina e Maly segue sendo chato de acompanhar, sem contar que a personalidade de um parece estar vinculada ao outro enquanto que, juntos, eles não fazem sentido algum (ainda que eu ache o Maly bem insuportável e a Alina uma protagonista muito passiva, que precisa ser o tempo todo salva) Falta atitude.

liaboa 18/03/2024

Sol e tormenta
Prometeu tudo e entregou quase nada. realmente eu esperava mais, teve 3 fatos que me incomodaram nesse livro

primeiro: que tipo de livro de fantasia que não tem ação? o livro todo é muito parado, não parece um livro de fantasia a única luta que teve nesse livro foi ridícula de ruim e ainda só foi acontecer nas últimas páginas.

segundo: personagens mal desenvolvidos. Gente... que palhaçada era aquela entre a alina e o maly? uma hora a zoya beija ele e outra ela beija o nik, para mim essas cenas só foram escritas para fazer a alina e o maly se desentenderem, eles são um casal muito bom mas essas brigas do final foram meio chatas demais, se os dois conversasem como pessoas decentes eles não precisavam brigar tanto.

terceiro: vilão ser deixado de lado. Vamos falar a verdade, o darkling é um vilão muito bom, só que não é bem desenvolvido, ele poderia ser um vilão maravilhoso mas não faz poha nenhuma o livro todo, em vez de infernizar a vida dos personagens principais ele não faz nada no livro todo.

mas enfim o livro é bem cansativo de ler, não gostei mas irei ler o terceiro e espero que seja melhor e que o darkling seja um vilão melhor explorado

Kevlen 17/03/2024

Incrível!
Sol e tormenta é incrível, mas tava com as minhas expectativas mais elevadas. O livro em geral é parado, só no começo e no final que tem mais movimentação, fora isso não teve nada de mais. Essa falta de ação tornou o livro um pouco chato e não tão viciante quando o primeiro, mas é um livro bom mesmo assim!

Recomendo muito!

Luísa 11/03/2024

Nossaaaa ??
Senhor, que livro cansativoooo.
O primeiro achei bom, achei que ia continuar nisso mas aí esse segundo tudo muito repetitivo e chato.
Ai que casalzinho mixurucaaaaa, vontade de arrancar meus olhos quando vem cena deles.
Unico personagem bom do livro é o Nikolai e ele aparece pouquíssimo, to rezando pra ele não fazer casal com a Alina pra ela não aparecer em Kings of Scars porque não quero aturar essa chata mais não.
Vou ler o terceiro porque odeio abandonar livro, mas vai ser na força do ódio.

justhelem 11/03/2024

Final promissor
Esse livro me fez passar muita raiva.

Continuo achando o romance da Alina com o Maly muito ruim, os dois simplesmente não combinam em nada e acho o relacionamento tóxico.

Gostei de como a Alina evoluiu nesse livro, começando a realmente se tornar a protagonista heroína, fazendo o que deveria fazer e sendo corajosa.

Quanto ao Darkling, agora realmente o vejo como um vilão, mas ainda não parei de shippar ele e a Alina.

Nikolai é meu personagem preferido, acho ele maravilhoso em todos os sentidos e confesso que tenho grandes expectativas com o desenvolvimento dele.

Estante.empoeirada 10/03/2024

Poderia se melhor
O primeiro volume segue sendo o favorito, nesse foi mais estratégia de guerra, e briga pelo trono.

Espero que o terceiro seja melhor!