Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente
Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Jéssica 01/04/2023

Li só pra estudar pro enem
Como o título da resenha já diz, li só pra estudar pro enem.
Achei normal, uma leitura difícil por ter muitas palavras diferentes apesar de ter o significado de alguns nas últimas páginas, mesmo assim foi cansativo entender e tbm sei que é de séculos atrás o livro é entendo isso. Mas é isso, não tenho muito o que dizer...

gabrielle717 30/03/2023

Parecia q eu tava lendo outro idioma, q português esquisito, eu em
(não sei se a q eu li era essa edição pq eu li em pdf)

Sha 26/03/2023

Ao mesmo tempo que a leitura é um pouco complicada, é muito boa e muito engraçada! Faz muuuito tempo que eu queria ler e gostaria muito de ver uma peça dessa história!

Bruno.Caiuan 25/03/2023

Clássico dos clássicos
Apesar de essa ser provavelmente a leitura mais rebuscada que eu ja fiz, foi uma boa leitura.
Por mais que seja antigo, o texto consegue se fazer atual se pararmos para tentar comparar com a realidade.

Kiki 22/03/2023

Eu li para um trabalho da faculdade. Entendo o hype, entendo a importância de ler e estudar essa obra, mas pessoalmente não gostei.

little freak 21/03/2023

Apesar de ter uma linguagem difícil por conta do contexto histórico, com um pouco de esforço, dá pra entender!! As cenas são muito cômicas e a "lição da moral" da peça é bem clara.

Laninha 19/03/2023

Surpreendente!
Como agnóstica, achei a narrativa bem hilária. De longe, o meu personagem favorito foi o Diabo. Que personagem irônico e engraçado muito bem construído. Gil Vicente sempre surpreendendo na questão crítica, é incrível como ele critica mas de uma forma totalmente conservadora.

folkjude 14/03/2023

"à barca, à barca! vamos lá!"
Li por conta da escola mas por incrível que pareça eu gostei, a linguagem é difícil então a leitura foi mais lenta do que deveria ser normalmente. as notas de rodapé ajudaram bastante e é bem legal o formato de peça por que acaba se tornando mais divertido de ler. gostei muito da crítica dos pecados e como foi escrito, por ser um livro clássico achei que não ia curtir nada mas na realidade gostei bastante até. senti muito uma vibe de auto da compadecida e acho que isso me influenciou muito na hora de ler porque amo muito esse filme e a temática dele.

Julia 11/03/2023

Até que é bom
Mesmo que você precise ficar lendo um dicionário (até mais que o próprio livro) e quinhentas notas de roda pé. Dá pra entender. É legal ver as personagens que representam partes da sociedade reagindo de formas diferentes ao ver que vão para o inferno. O Diabo é de longe, pra mim a melhor personagem, com bastante ironia, e o Anjo não deixando embarcarem e os julgando e é bem interessante.

Anny50 05/03/2023

Ruim
Eu de verdade não gostei. Comecei a ler por conta das minhas aulas de literatura mas não rolou. A leitura não flui e não é nada acessível, porém, quando eu estiver com uma carga diferente de vocabulário talvez eu retome o livro.

bolinja 02/03/2023

Auto da barca do inferno
É engraçadinho, porém, você gasta tanto o juízo pra entender o português antigo, que perde o tempo das piadas.

emygisely 26/02/2023

Um (ótimo) Clássico
Neste livro, Gil Vicente faz uma crítica clara: Será que realmente merecemos ir ao paraíso, ou so queremos isso?
Com seus personagens, seu humor e sua escrita cativante, o autor consegue passar uma bela lição para aqueles que crêem em Deus, e na vida eterna.

ilovstefan 26/02/2023

Rende umas boas lições de vida (ou morte)
Eu estou apaixonada por isso, não sei explicar,eu li tudo em voz alta no meu quarto sozinha e refletindo sobre tudo que foi escrito nessa obra... simplesmente incrível! "auto da barca do inferno" me mostrou que um dos maiores pecados cometidos pelos homens é o erro da hipocrisia,que não nos permite assumir nossas injustiças em terra.As lições as quais eu aprendi com esse livro me permitiram enxergar a vida de uma forma diferente,ver o sopro da vivência com mais ternura e também analisar minhas falhas perante os que amo!

ps:leiam se quiserem refletir um pouco sobre a vida,de preferência em um momento de crise existencial.

Jose 23/02/2023

O Auto da Barca do Inferno, da editora BestBolso do Grupo Editorial Record, é um dos autos mais conhecidos de Gil Vicente, considerado por muitos o primeiro grande dramaturgo português. Seus trabalhos datam do século XV e XVI e refletem muito do caráter da sociedade portuguesa da época. A obra que li, em específico, é uma sátira religiosa. Ela conta sobre o além-túmulo, onde há duas barcas: a Barca do Inferno, tripulada por um diabo, e a Barca da Glória, com um anjo.

A história segue personagens de diferentes classes sociais que passam por um julgamento para ver em qual das barcas entrarão e, consequentemente, se seu destino é o inferno ou o céu. Passam pelo julgamento nobres, judeus, templários, agiotas, trabalhadores e outros.
Por se tratar de uma obra portuguesa que já data 500 anos, a linguagem é diferente do que eu estou acostumado. No entanto, o ritmo cadenciado faz a leitura fluir muito bem e no geral você consegue pegar a mensagem passada pelo autor.