Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Marco lemos 27/01/2021

"Quando a primeira coisa viva existiu, eu estava lá esperando. Quando a última coisa viva morrer, meu trabalho estará terminado. Então, eu colocarei as cadeiras sobre as mesas, apagarei as luzes e fecharei as portas do universo enquanto o deixo para trás." -morte

MSJU10 03/12/2022

Amei demais, é realmente tudo o que dizem só li esse primeiro volume e já acho mais perfeito do que Watchmen.
A série ficou muito boa também. Em ambas as obras, destaque pro EP do inferno e do cara imortal.

skuser02844 13/02/2021

Que HQ incrível! Primeira obra do Neil Gaima que terminei, pelo menos o primeiro volume. Adorei ela desde da primeira página a arte, as falas, cores, os personagens tudo é perfeito nessa HQ!
Aqui nesta história vamos conhecer o Sadman senhor dos sonhos( um perpétuo), ele é capturado por humanos que na verdade queriam capturar a morte, apatir disso a história vai se desenvolver.
Fabrício 13/02/2021minha estante
pra mim essa é a obra prima dos quadrinhos, bom demais

willian.coelho. 16/04/2021

Quadrinho com valor literário e cultural
A edição definitiva de Sandman - lançada pela Panini - conta com 5 volumes (75 fascículos), sendo o primeiro composto pelos três primeiros arcos (Prelúdios e noturnos [1 ao 8], A casa das bonecas [9 ao 16] e Terra dos sonhos [17 ao 20]). Gaiman, certamente, ao lançar sua obra pelo selo Vertigo, da DC Comics, pôde dar profundidade narrativa ao texto, já que o mesmo é destinado a adultos. O autor, na verdade, é considerado um dos expoentes dos gibis maduros, uma vez que foi um dos inauguradores do selo (artistas da invasão britânica). Nesses primeiros arcos, o tom do enredo é definido (sarcástico, intelectual e fantasioso), bem como sua personagem principal - Sonho, uma entidade que controla o sonhar - ganha forma.
“Prelúdios e noturnos” narra o aprisionamento do Sonho por uma organização esotérica, na tentativa de capturar a Morte, e a busca por teus utensílios, após se livrar dos captores (7 décadas mais tarde). Alguns pontos de destaque são: a paciência do protagonista em se libertar do cativeiro (demonstrando coerência literal, dado que ele é imortal); a ida ao inferno, com a ilustração deveras criativa de criaturas dessa dimensão; o sadismo do Dr. Destino (resultando em um dos episódios-ápice do arco [“24 horas”]) e a contextualização da Morte (culminando em um volume soturno [“O som de suas asas”]). No entanto, o uso de outros personagens da DC, como os da Liga da Justiça, e o clichê das “ferramentas de herói” parecem destoar da trama.
“A casa das bonecas” conta a história do Sonho perseguindo alguns habitantes que se evadiram do sonhar, enquanto outro eixo demonstra uma menina tentando resgatar seu irmão mais novo e, ao mesmo tempo, sendo uma ameaça ao mundo dos sonhos. “Homens de boa fortuna” (com seu enredo histórico e filosófico) e “Os colecionadores” (com seu humor tão áspero que beira o ofensivo) são o apogeu do arco. A trama principal, contudo, é demasiadamente morna, apresentando uma ameaça frívola com um desfecho tosco. Ademais, o “jeito” que Gaiman deu de tangenciar e eliminar os Sandmans originais foi raso e desnecessário.
“Terra dos sonhos” é composto por ótimos 4 fascículos sem enredo conectado: “Calíope” traz referências à cultura greco-romana em uma intriga envolvendo abuso sexual e devaneios por sucesso; “Um sonho de mil gatos” faz alusão ao berço africano da espécie humana, onde os primeiros humanoides eram presas; “Sonho de uma noite de verão” é uma adaptação da comédia de mesmo nome de Shakespeare (interpretada pelo próprio); “Fachada” tem uma temática psicológica e existencialista. Talvez não tenham as exacerbações narrativas de “Os colecionadores” ou de “24 horas”; é, entretanto, aqui que a série não parece oscilar: todos os números são sublimes e originais.
Indubitavelmente, o fator preponderante que torna os quadrinhos infantis de super-heróis maçantes é a previsibilidade. Em Sandman, o protagonista principal parece não receber ênfase excessiva, dando ao texto infindáveis possibilidades, há substancial unicidade. É facilmente perceptível que os roteiros em que Sonho toma para si o papel de ator soberano são os mais frágeis, enquanto que aqueles em que age como um fenômeno modulador do rumo da história são os melhores. Os diálogos - às vezes acres, outras poéticos - contribuem demais para o peso literário (tudo ter sido escrito pelo mesmo escritor favoreceu o conteúdo). Para finalizar, o volume 1 da edição definitiva de Sandman, que compila os 3 arcos iniciais, apresenta altos e baixos, porém talvez os segundos só sejam percebidos assim, dado a genialidade dos primeiros.

Soph 22/06/2021

Sandman foi meu primeiro contanto com uma HQ de verdade, extensa e complexa e uma história complexa recheada de possíveis interpretações. Não sou acostumada a ler HQs, principalmente uma tão grande, mas eu assisti tanto a série Deuses americanos como Belas Maldições do Neil Gaiman então eu fiquei positivamente curiosa principalmente depois que foi anunciada sua adaptação. Acho que exatamente por não ser acostumada a esse tipo de leitura o começo foi difícil de me prender, mas ao longo, a história foi me prendendo e ne encantando, meu único problema é que no fim, em Sonhos de uma noite de verão, eu voltei a me desprender da história e dos personagens.

Danielle 04/04/2023

Incrível, já tinha lido Sandman anos atrás, mas assistindo a série peguei pra ler novamente e parece que foi a primeira vez de novo. Com certeza é uma das minhas histórias favoritas.

Eduardo.Victor 14/07/2023

Sandman é uma leitura transformadora
Absolutamente todos os elementos dessa obra não deixam a desejar. Em sua maior parte é bastante filosófico, os personagens são cativantes e cada história revela mais sobre eles. Os mais críticos podem reclamar da aparência datada, mas eu particularmente gosto.

Alessandra 19/10/2021

É diferente do que eu esperava
Mas eu gostei bastante, adorei diversos personagens, gostei da mitologia criada e teve várias referencias durante as histórias. Alguns volumes são melhores que outros e houve uma coisa ou outra que me deu uma incomodada de leve, estou muito ansiosa para saber como cada uma das histórias vai ser construída na série porque todo quadrinho aqui tem potencial pra vários episódios.

lewhoviana 28/10/2021

A mente de Neil Gaiman é incrível demais! Não teve uma história que eu não tenha gostado, que minha mente não tenha viajado legal. O jeito que ele conta história é tão diferente, tão lindo.

Naty @livrossaofilhos 19/09/2023

Incrível. Quero ler todos os outros
Eu conheci Sandman pela série da Netflix e fiquei encantada então quando tive a oportunidade comprei essa edição que está impecável, a introdução fala de como a ideia de Sandman começou e cada história é melhor que a outra, é impossível largar a leitura e mesmo devorando eu não queria que acabasse.

Aqui mitologia, fantasia sombria, lendas místicas, história e elementos modernos se mesclam e o autor soube trazer tudo de forma magistral, é um verdadeiro deleite. Os personagens são cativantes a seu modo e Morfeus é meu preferido, ele não é bom ou mal.

Esse foi meu primeiro contato com Neil Gaiman e foi fenomenal, tanto os arcos das histórias quanto essa edição, o trabalho gráfico e os extras, achei tudo impecável e pretendo ler mais de Sandman. Fiquei feliz que a série foi super bem adaptada.

O teor filosófico as metáforas e tudo que Gaiman traz sutilmente aqui me prenderam de tal forma que não sei nem o que dizer. Espero que leiam essa obra prima e amem como eu.

Marieliton M. B. 18/11/2023

Sonhos impressos no papel
Um ritual de magia não bem-sucedido, faz com que o Mestre dos Sonhos, Morpheus, fique aprisionado durante décadas. Isso ocasiona um colapso no mundo que faz com que o sono e os sonhos não sejam mais como era antes… Isso é a premissa de Sandman. Esse quadrinho fantástico que cativa fácil todos que resolvem "adentrar" em suas páginas.

Pra quem já lê quadrinhos há um bom tempo, ou quem tá iniciando na 9ª arte, cedo ou tarde ouvirá falar de Sandman. E muito provavelmente ouvirá vários elogios sobre a obra e o quanto ela é merecedora de estar no panteão das melhores histórias em quadrinhos já feitas. No momento em que um novo leitor começa a ler esse gibi, com certeza essa pessoa se juntará ao grupo de fãs que espalharão por aí a paixão que possuem por essa obra. Que é justamente o que porcamente tento fazer aqui. 8)

Esse primeiro encadernado reúne os dois primeiros arcos principais de Sandman, os quais são apenas a pontinha do iceberg de toda a trama, e mais algumas histórias soltas, que, direta e indiretamente, também influenciam na história principal.

Já nesse volume se encontram várias histórias clássicas do personagem criado pelo Neil Gaiman. Uma Esperança no Inferno, O Som de Suas Asas (oi, Morte 😉), Homens de Boa Fortuna, Calíope, Um Sonho de Mil Gatos (aterrorizante e genial)… Enfim, história boa é o que não falta aqui.

Esse gibi é ultra-hiper-mega-recomendadíssimo!!!

luc 05/10/2022

literalmente eu
meu deus do ceu quem foi o dev que colocou min de caracteres pra resenha? agora eu preciso ficar enrolando quando eu nem tinha o que dizer, o que é um perfeito reflexo da relacao da sociedade com as midias soci

Michaela 03/07/2022

Fantástico!!
Não tenho costume de ler quadrinhos, mas este me surpreendeu.Sandman é o nome do protagonista que personifica todos os aspectos do sonho no universo. Ele possui mais seis irmãos que, juntos, formam os perpétuos. Sonho é o próprio sonho, mas em figura antropomórfica. Ele é e rege tudo o que diz respeito ao sonho assim como a Morte é e rege tudo que se relaciona com a morte. Todos os perpétuos são assim.