Sandman: Edição Definitiva - Volume 1

Sandman: Edição Definitiva - Volume 1 Neil Gaiman

Resenhas - Sandman - Edição Definitiva - Vol. 1

Mariane Sena 22/02/2022

Genial
Fiquei pensando um tempo sobre que nota daria para Sandman, já se passaram vários dias e ainda tenho poucas palavras para esta obra, parece que não saberei digeri-la até que releia no futuro e aprenda novas facetas dela.

Depois de alguns dias permaneci nas cinco estrelas, pois Sandman, obra mais famosa do meu autor favorito, foi protelada e muito por mim, mas realmente, estava perdendo ouro. É um dos quadrinhos mais profundos que já li, o roteiro, as ideias, os conceitos, nossa eles são incríveis, a forma como são transmitidos pela arte é genial, eu nem seu explicar bem.

É onírico, caótico e onírico, perfeito para representar o que quer representar.

Passei a gostar de verdade do personagem, ele é muito interessante; algumas das partes que mais gostei foram os contos, onde ele perpassa o tempo, descobrindo nuances da vida através dos finitos humanos.

Eu nem sei bem o que registrar aqui, mas Sandman me foi marcante, me incomodou quando quis incomodar, me cativou sabendo que o fazia, e foi brilhante em suas intenções caóticas.

Eu amo esse autor, ele faz fantasia de um jeito pouco convencional que me ganha todas as vezes, não tem jeito.

Zé Guilherme 06/07/2022

Um sonhar de mil versões.
Apoteótico!! Sandman dispensa qualquer apresentação e esse Volume 1 da edição definitiva é uma boa porta de entrada não só para o universo dos Perpétuos, mas também para o trabalho do Gaiman. São vários arcos e contos antológicos que vão desde as remotas origens do oniromante para diferentes espécies de seres vivos, como encontros brutais com personagens que estiveram ?perdidos? durante a sua prisão.

Um deleite real!!! Definitivo é a melhor palavra para traduzir o sentimento que essa obra desperta.

Raul.Grenchi 21/08/2022

Não sou muito de ler quadrinhos, mas este estou gostando, pretendo terminar os demais volumes mesmo as vezes dando preguiça

bardo 24/05/2021

O curioso de ler Sandman é encontrar aqui o Gaiman de Deuses Americanos. o que me leva a pensar que talvez Deuses Americanos funciona-se melhor como uma HQ (a se conferir já que de fato foi feita uma HQ baseada no romance). Mas voltando a Sandman aqui temos uma construção muito semelhante, uma quantidade gigantesca de referências, metáforas e alusões que um leitor com pouco repertório muito provavelmente não aproveitará adequadamente a HQ. Impressiona o simbolismo e o não dito, não é uma HQ de obviedades. Algumas histórias podem parecer jogadas, mas encerram em si metáforas muito profundas. A cena da batalha de Sandman no Inferno é de uma grandeza imensa. As aparições da Morte também são extremamente poéticas e com uma pitada de humor. Sem dúvida uma HQ que não dá para absorver tudo em uma única leitura.

Larissa Guedes de Souza 20/07/2021

Eu adorei este primeiro volume da edição definitiva de Sandman! Com certeza vou ler os outros logo! Achei os desenhos perfeitos, casam super bem com a vibe da história e dos personagens.

A história do Sandman é super interessante e o personagem é super envolvente. Neste volume vemos ele no que seria o presente e vemos algumas histórias que aconteceram antes também. E é bem interessante ver como o personagem evoluiu depois dos anos como prisioneiro.

Todas as histórias são intrigantes, algumas são mais empolgantes, outras mais tensas e outras mais reflexivas. Não é só um quadrinho de heróis e vilões para passar o tempo, é bem mais complexo e profundo que isso. Algumas histórias, por exemplo a primeira que a Morte - irmã do Sandman - aparece, são bem de refletir mesmo; salvei várias citações que achei massa. Não é à toa que virou um clássico, que o Neil Gaiman é quem é, e que tem várias adaptações das obras dele. Inclusive já foi anunciada a adaptação na Netflix de Sandman.

Amei MUITO o primeiro arco com a história da prisão do Sandman e a recuperação dos seus artefatos. Depois tiveram alguns muito bons, como a parte do Vórtice. Algumas histórias não me pegaram tanto, por isso dei uma média 3,5 estrelas, mas vale muito a pena ler essa HQ!

Veja mais resenhas no blog Bibliomaníacas

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas
Ronaldo Pereira 20/07/2021minha estante
Esperando a Panini enviar o meu, agora faço minha coleção!?

Nessa 08/09/2022

Sandman é uma coletânea de histórias que nem sempre estão ligadas , mas tem Morfeus como roda principal.
Comecei a ler esta HQ em 2020 mas não dei conta. Me dava sono demais.culpa minha.
Morfeus é como uma entidade imortal , que passou a ser mais "humanizada" após ser sequestrado . Certa evolução dele se deu por agirá ter um pouco de empatia.
Gostei muito desse tomo , faltam só mais 4 volumes do mesmo tamanho.

Andressa 19/10/2021

Sandman
Eu gosto bastante de história que mistura terror, suspense, fantasia e drama. Sandman tem tudo issox a cada capítulo personagens marcantes e com histórias envolventes, algumas acontecem mais rápidas do que outro, porém, mesmo assim, ainda deixam a sua marca.

Patty Pizarro 15/09/2022

Único ???
Sandman era algo bem distante para mim. Algo do qual já tinha ouvido falar mas não sabia exatamente do que se tratava. Quando li Mitologia Nórdica, me encantei, mas não era algo novo, não tinha sido uma criação dele, então, com as gravações de God Omens eu decidi que precisava ler antes de assistir e assim o fiz. Não satisfeita, já que God Omens foi escrito em parceria, resolvi partir para um de seus trabalhos mais notáveis, Deuses Americanos e desde então, Gaiman se tornou um dos meus queridinhos e ler Sandman nada mais é que a consequência das leituras anteriores. Se amei todos os outros trabalhos, não faria sentido deixar de ler sua maior obra.

*Sandman foi lançado em 75 edições entre os anos de 1988 e 1996. Elas são divididas em 13 arcos e os 3 primeiros estão presentes nessa edição. O primeiro Prelúdios e Noturnos (1-8), o segundo A Casa de Bonecas (9-16) e o terceiro Terra dos Sonhos (17-20).
O primeiro arco tem início com a tentativa do líder de uma seita em aprisionar a Morte. Seu desejo era não envelhecer e consequentemente, não morrer, mas sua empreitada falhou parcialmente, ele não conseguiu aprisionar a Morte, mas conseguiu aprisionar Morfeus. O Senhor dos Sonhos ficou aprisionado por 70 anos esperando um único momento de descuido para que pudesse se libertar. Quando consegue, descobre que suas criações - objetos tirados dele quando aprisionado - estão perdidas, ele procura  ajuda para saber o paradeiro delas e dar início a sua busca.

O segundo arco começa com uma história de amor que não termina como esperado, conforme a leitura progride, entendemos quem foi o responsável por tal acontecimento e a causa dos problemas atuais de Morfeus.

O terceiro arco é composto por 4 histórias diferentes, sendo 3 delas com Sandman em momentos distintos e 1 com a Morte (essa é maravilhosa ?).

Existem alguns extras nesse livro.
A proposta de Sandman, que é basicamente o conceito para a criação da história junto aos esboços para a criação do protagonista.
O passo a passo no desenvolvimento do conto "Sonho de Uma Noite de Verão" que esclarece qual o teor da conversa de Sandman com Shakespeare no capítulo 13.
Os posfácios de Gaiman, sobre os 3 arcos inicias e as bibliografias dos artistas que fizeram parte dessa obra.

Sobre o conteúdo, só posso dizer que AMEI. O capítulo 3 onde aparece Constantine é magnífico e mostra que o gosto musical de Gaiman é tão bom quanto sua escrita, cheguei até a criar uma pasta no Spotify com as músicas que ele cita nessa edição. ??

Falando do livro físico, se trata de um calhamaço de 616 páginas com dimensão de 28 cm x 19 cm, pesando mais de 1 kg. Para quem, como eu, gosta de ler deitada, não é nada confortável, mas vale cada centavo, tanto pela história quanto pela arte. Sandman, sem dúvidas, é o meu mais novo amor. ?

Bruna 29/09/2022

QUE OBRA DE ARTE
Admito que li depois que assisti a série,e aproveitei que sempre quis ler mais quadrinhos e entrei de cabeça no universo criado pelo Gaiman.
Cara,tudo é genial,é simplesmente maravilhosa todas as histórias ali...é fantástico.

Israel.Leite 10/12/2021

Surreal
Comecei a ler porque será adaptado pela Netflix, e não me arrependo nem um pouco.

Neil Gaiman é um autor extremamente genial, e trabalha muito bem cada história. Nenhum detalhe está ali por acaso, e tudo é muito bem encaixado.

Não considero um quadrinho perfeito, por ter Algumas histórias que são tão surreais que se tornam complexas e um pouco chatas, mas dá pra relevar.

Considero que as histórias, com excessão das primeiras 8 edições, funcionam muito mais com uma série de contos que envolvem, de alguma maneira, os sonhos e seu universo, do que um enredo propriamente linear. E acho isso até bem legal. Dá muito mais liberdade ao autor e um ar de novidade à cada edição.

Quanto à Edição Definitiva, é extremamente linda e bem feita. A recolorização é maravilhosa. E os extras são bem bacanas. Ajudam a entender muito melhor a estória e o universo de Sandman, e o que o autor tinha em mente. Aquele roteiro da edição 19 eu li na força do ódio, mas não deixa de ser interessante pra vermos como funciona o processo de criação de uma hq.

Finalmente, recomendo demais essa HQ. Leia sem medo (ou com medo, hehehe).

Abelhuda 20/11/2022

Sandman
Depois de assistir a série da Netflix, apenas fiquei curiosa 3m saber mais sobre o Sandman e seu mundo de sonhos, só posso dizer que amei em ver tanta coisa que vi na série e aí da alguns detalhes que enriqueceu ainda mais a leitura.

Yasmin827 06/08/2022

Criativo
Um universo super bem construído, personagens bem desenvolvidos e uma história que te faz querer saber o que acontece depois. Porém, achei um pouco confuso, principalmente no início. Têm umas histórias bem pesadas e algumas cenas que eu julguei meio desnecessárias. Mas, no geral, curti!

aline 30/11/2022

sandman tem a vibe de emo revoltadinho?
Amo sandman, acho a história perfeita, e os personagens são simplesmente incríveis.
Me apaixonei pela série e aconteceu o mesmo com a hq ??

Dan 13/11/2022

Obra prima relida. Depois de 6 anos, posso dizer que não pareceu uma releitura, pareceu completamente novo e mágico assim como a primeira vez que li. Relendo as histórias e lendo os primeiros capítulos do segundo volume, coisas que eu não tinha entendido, mesmo lendo novamente, começaram a fazer muito mais sentido. Os detalhes são muito importantes, é incrível como Gaiman não coloca nada por acaso. Nenhuma palavra é escolhida sem propósito. Vou começar a ler o restante da obra pela primeira vez e tenho certeza que vai ser a primeira de muitas. É uma obra espetacular, não tenho adjetivos que consigam descrever o quão grande é Sandman.

Luis 27/08/2020

Um passeio pelo Sonhar
Neil Gaiman é o meu autor favorito e Sandman é o trabalho dele que mais me marcou. A saga de Morfeus e seus irmãos, os Perpétuos, é um verdadeiro passeio por conceitos e ideias que ajudam a moldar o pensamento do leitor. Como um sonho, esta obra pode ser lida e relida e sempre terá um novo segredo para ser desvendado no final.
Recomendo a versão em Audiobook que está disponível no Audible. Vale muito a pena!