Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Shiro 29/01/2024

Clássico e Acessível
Apesar de um clássico, este título não utiliza uma escrita rebuscada como outros clássicos Brasileiro, muito pelo contrário, é uma leitura simples, envolvente e cheia de emoções. Excelente livro para quem deseja começar a ler os clássicos Brasileiros

Nellaaaahh 28/01/2024

Capitães da Bahia
Uau, esse livro é uma maluquice !

Ele conta a história de um grupo composto por crianças órfãs q vivem nas ruas da Bahia, sendo q a mais velha tem 16 anos.
Acabam efetuando roubos e furtos para sobreviver, já q estão sozinhas no mundo. Desconhecem oq é ter uma infância feliz, amor e carinho.

Oq mais me surpreendeu nesse livro foi em como eles são tão maduros, aparentam ser mais velhos com suas atitudes e seus pensamentos.
Cada personagem apresentado tem uma certa profundidade e uma motivação para viver oq é muito bom durante a leitura, pois vc acaba se apegando a eles e tendo empatia.

Como esse livro cai bastante em vestibulares, as escolas acabam recomendando aos alunos, normalmente do Ensino Médio, para lê-lo. E confesso q achei o livro um pouco pesado pra isso. Mas entendo q o assunto abordado no mesmo é muito importante e deve ser discutido.

mariecomsono 28/01/2024

Esse livro..
Sou tão apaixonada nesse livro q senti dor física quando terminei?? queria tanto ler denovo como se fosse a primeira vez

Nanda2508 28/01/2024

Os meninos-homens
Está história da década de 30 poderia facilmente ser um livro moderno, recheado de críticas sociais numa linguagem simples mas bem desenvolvida.

sherlydias 28/01/2024

"Uma estrela no lugar do coração."
Terminei este livro tem pouco mais de duas semanas e ainda não consigo descrever tudo o que senti enquanto lia e todo o barulho que ele ainda faz dentro de mim. Não me lembro da última vez em que uma história me impactou tanto. Sinto que a muito o que dizer, mas que nada chegaria perto de descrever o quão grandioso é este livro.
É tão desolador ver que um livro de 1937 ainda conversa com o Brasil de hoje.
Para mim, este livro é uma leitura obrigatória.
E depois de ter colocado ele em tantas listas de leitura, foi um prazer ter aberto o coração para os Capitães da Areia.

Nunca crianças andando num carrossel me fizeram chorar tanto.

Zabel0 28/01/2024

Puro suco da Bahia. se eu soubesse que era assim teria lido antes, uma obra revolucionária que traz conforto e indignação na mesma medida. mostra em várias formas a grandeza da cultura baiana, é completíssima e uma leitura que todo mundo deveria se proporcionar ao menos uma vez na vida. sendo baiano ou não, mas principalmente se for baiano.
não tenho palavras pra falar dessa emoção.

Alessandra 26/01/2024

A vida dessas crianças me atravessou forte. Desde o ensino médio me propus a fazer a leitura dessa obra mas foi no clube literário que de fato engatei, uma escrita boa, mas uma história sofrida, como eu chorei e me emocionei.

Mareufq 26/01/2024

Porque a revolução é uma pátria e uma família
?Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.?

?Que culpa eles têm? Roubam para comer porque todos estes ricos que têm para botar fora, para dar para as igrejas, não se lembram que existem crianças com fome.?

?Nunca tivera uma alegria de criança. Se fizera homem antes dos dez anos para lutar pela mais miserável das vidas: a vida de criança abandonada. Nunca conseguira amar a ninguém, a não ser a este cachorro que o segue. Quando os corações das demais crianças ainda estão puros de sentimentos, o do Sem-Pernas já estava cheio de ódio. Odiava a cidade, a vida, os homens. Amava unicamente o seu ódio, sentimento que o fazia forte e corajoso apesar do defeito físico.?

?Nunca, porém, o tinham amado pelo que ele era, menino abandonado, aleijado e triste. Muita gente o tinha odiado. E ele odiara a todos. Apanhara na polícia, um homem ria quando o surravam. Para ele é este homem que corre em sua perseguição na figura dos guardas. Se o levarem, o homem rirá de novo. Não o levarão. Vêm em seus calcanhares, mas não o levarão. Pensam que ele vai parar junto ao grande elevador. Mas Sem-Pernas não para. Sobe para o pequeno muro, volve o rosto para os guardas que ainda correm, ri com toda a força do seu ódio, cospe na cara de um que se aproxima estendendo os braços, se atira de costas no espaço como se fosse um trapezista de circo.?

Leitorconvicto 26/01/2024

Os Pedro Bala
O submundo das crianças da estória, não chegam tão fundo. A baixo de toda crueldade das próprias personagens ainda são guardadas crianças em seus íntimos

RHG 26/01/2024

Desamparo
O que as une é a miséria, a razão de existir, a luta tenaz contra tudo e todos, contra a cidade que se torna uma inimiga.

Laura2670 26/01/2024

Keilla uma grande querida por ter feito eu ler esse livro (único que eu li dos que ela passou?), é uma história que prende, que faz a gente rir, questionar, refletir e até se emocionar, quantos capitães da areia não tem nesse mundo. uma leitura até que fácil e que super recomendo

bel333 26/01/2024

Fazia tempo q eu não lia um livro tão bom assim. apesar da época em q foi escrito a leitura é super leve! e não é cansativo, além de mt envolvente.
gostei mt do desfecho da história, de acompanhar o desenvolvimento de cada personagem msm seguindo caminhos diferentes.

Gabriella711 25/01/2024

Obra de arte
Não tenho palavras pra descrever esse livro. um livro escrito há décadas atrás, mas ainda tão atual. é muito bizarro pensar que ele já foi censurado, quando a única coisa que temos nele é a pura realidade de milhares de crianças brasileiras, carentes de amor, cuidado e carinho. simplesmente necessário, uma das melhores leituras que já fiz.

Denilson60 25/01/2024

Continua sendo um dos meus favoritos!

Livro com temas sociais extremamente atuais e relevantes, tratados aqui por Jorge Amado com grande sensiblidade e empatia. Em diversos momentos, convida-nos a nos questionar a respeito de nossas posições e opiniões formadas sobres diversas coisas.

Os meninos dos Capitães da Areia são bastante complexos, cada qual com sua história, sonhos, traumas, lamentações etc. Possuem grande companheirismo e lealdade uns aos outros, e às vezes fazem coisas boas, porém o fato de muitos de seus comportamentos serem extremamente reprováveis e até, talvez, injustificáveis nos leva a um inevitável conflito de sentimentos em relação a eles. Todavia com esse olhar de empatia que Jorge Amado nos lança, procuramos primeiro analisar e refletir, antes de propriamente julgar.

Há vários outros personagens bem interessantes que cruzam, de alguma forma, o destino dos Capitães da Areia.

Outra coisa que adoro neste livro, e na maioria da obra de Jorge Amado, é a forma poética, apaixonada, às vezes onírica, com que ele descreve a Bahia. Ele sabe como ninguém narrar as maravilhas e as agruras do povo baiano. Inclusive, é otimo para conhecer um pouco da sociedade brasileira daquela época.

Enfim, um livro necessário, com uma escrita simples e fluída, que todos deveriam ler ao menos uma vez, pois mostra uma realidade social que, apesar de muitos ignorarem, infelizmente ainda existe.