Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Gabriela.Louise 02/02/2024

Capitães da areia
Que livro lindo! Jorge Amado escreve com tanta realidade e honestidade que arrepia.
É triste e belo ao mesmo tempo ler sobre a vida é realidade dos capitães da areia, que segue sendo tão atual.
Senti alegria, raiva, tristeza, pena, esperança, mais alegria, mais raiva e mais tristeza.
E acompanhar a história, crescimento, vida e destino dos meninos é lindo.

Danilo546 01/02/2024

Nome: Capitães da Areia
Autor: Jorge Amado
País de origem: Brasil
Período de leitura: 04/01 a 08/01/2024

Comentário SEM SPOILERS: Aproveitando que eu estava no Nordeste, decidir ler um livro nordestino: ambientado nas ruas de Salvador, a história acompanha os Capitães da Areia, um grupo de meninos que descobriram que, juntos, poderiam ter pequenas chances de uma vida melhor, ainda que no contexto da prática de pequenos crimes. Gostei de como o livro é dividido, em pequenos contos não necessariamente vinculados uns aos outros, mas que seguem uma ordem que faz sentido. A narrativa é muito rica em descrever a dureza da vida das pessoas em situação de rua, ainda mais quando são crianças e adolescentes. Talvez por isso trate-se de uma obra atemporal, que mesmo não retratado o século XXI, poderia muito bem ser. Foi uma leitura maravilhosa e impactante e que recomendo a todos! ????

Daviferreira 31/01/2024

Atemporal
Capitães de Areia é atemporal, consegue enquadrar crianças presas no destino, mas que todas elas tem um propósito de vida, algumas alcançam, outras consumidas pelo ódio não.

Pedro Bala o personagem principal talvez seja um líder inspirador e soube usar de toda sua coragem pra poder continuar e ser alguém admirado. As referências em todas as crianças foram importantes para mudar suas vidas, e quem não teve acabou ?se perdendo?.

Quantos Pedro balas, pirulito, professor, João o grande, sem pernas, gato e tantos outros talentos não perdemos pela desigualdade social.

Aquela.pisciana 31/01/2024

Um clássico para te fazer gostar de clássicos.
Antes de ter lido este livro, eu te julgaria, leitore, por nunca ter ouvido falar de "Capitães da Areia". Agora, tendo lido essa obra, julgo você, leitore, por nunca ter lido esse clássico da literatura brasileira.

Largue o livro besta do tiktok e vá ler "Capitães da Areia"!

Esmerino1 31/01/2024

Esclarecedor
Capitães de Areia foi um livro que me fez refletir sobre muitos aspectos do mundo moderno. Neste caso, a forma como meninos abandonados vivem, pensam e são entregues ao mundo. A obra encontra-se extremamente moderna mesmo tendo sido publicada perto da época do Estado Novo (cerca de 80 anos atrás).
Narra a história de meninos abandonados da Bahia: Gato, Professor, Sem-pernas, João Grande, Boa Vida e Pedro Bala (o chefe do grupo). Onde todos vivem como homens mesmo sendo tão jovens.
É doloroso ver a forma como pensam, com são expostos auma situação triste tão cedo.
A leitura é emocionante, acompanhá-los em suas aventuras é esclarecedor.

juLuiLes 31/01/2024

Atemporal
O livro Capitães da Areia é um retrato perfeito da desigualdade social e da opressão sofrida por crianças marginalizadas, tão jovens mas já adultas devido à vida que levam. O que torna o texto tão forte e dramático é a construção dos personagens. Pedro Bala, Pirulito, João Grande, Sem Pernas, Dora, Gato... todos possuem suas individualidades, desde a malandragem do Gato até a religiosidade fervorosa do Pirulito. Além disso, a ambientação perfeita, graças ao grande regionalismo presente na obra, transforma a cidade de Salvador em um personagem integrante e ambíguo. Ao mesmo tempo em que se concretiza na liberdade dos meninos é a responsável por marginalizar os mesmos. Também é válido ressaltar que um ponto bastante memorável foi o da oportunidade. Jorge Amado deixa claro que, como qualquer pessoa, os Capitães da Areia possuem vocações e sonhos, quase sempre enterrados pela inexistência da tal meritocracia. A obra tem um caráter político bastante explícito, o que a enriquece ainda mais, visto que ****NÃO EXISTE NEUTRALIDADE POLÍTICA****. Por fim, pode-se dizer que Capitães da Areia é um verdadeiro clássico atemporal e marcante. Recomendo demais a leitura e espero que a mensagem passada pela obra alcance a todos!

Geovana 31/01/2024

Mds como conseguiram fazer uma adaptação tão ruim?! Kkkkk Acho que esse livro é atemporal pela temática que aborda, crianças na rua, violência urbana, a marginalização de parte da sociedade, é infelizmente ainda uma realidade atual. Acho que apesar de retratar com tanta transparência a situação, se tornando muitas vezes difícil de ler tamanha a crueldade, o livro ainda assim traz uma mensagem poderosa e como o autor sempre frisa na história: são apenas crianças passando por tudo isso. Uma passagem em especial me impactou muito e é a mais pura verdade...

"Desde pequenos, na arriscaria vida da rua, os Capitães da Areia eram como homens, iguais a homens... Sentiam mesmo como homens. Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só os homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças. Porque o que faz a criança é o ambiente de casa, pai, mãe, nenhuma responsabilidade. Nunca eles tiveram pai e mãe na vida de rua. E tiveram sempre que cuidar de si mesmos, foram sempre os responsáveis por si."

Sophia 31/01/2024

O que foi esse livro?? perfeito e muito cruel, a forma como mostrou a cultura baiana, narrando as aventuras dos capitães de areia -gargalhando como era costume entre eles. disputas de bem e mal, o problema enraizado, mas com uma luz no fim do túnel, onde ninguém mais tem esperança. simplesmente lindo

gabs.0 31/01/2024

"Porque a revolução é uma pátria e uma família."
Um clássico nunca decepciona. Primeiro contato que tenho com a escrita de Jorge Amado e posso definir que todo o impacto que esse livro me causou, o tornou um de meus livros favoritos. O que dizer sobre a história? Linda, emocionante, dolorosa de mais, me deixou impactada. Esse grupo de crianças, traz uma enorme reflexão, o amor, onde está o amor, a compaixão, o lar, a educação para essas pobres crianças? Elas estão erradas em roubar para sobreviver? Ser humano e pensar no próximo te torna comunista? São reflexões nas quais já estou antenada, mas aqueles que não, vale a pena mergulhar a fundo. O carrossel foi uma das cenas que me deixou muito emocionada, aquela ingenuidade que eles mal tinham no dia a dia deles, eles estavam sendo crianças. O livro todo foi um tiro no peito, todo o cuidado com as palavras para serem refletidas de maneira minuciosa. A cena de Dora e Pedro Bala nos momentos finais, eu chorei muito. O destino final do Sem-pernas, fiquei em êxtase. Toda a construção do livro foi linda, o final me deixou um vazio no peito de maneira jamais vista. Pedro Bala e o seu destino de revolucionário, ISSO É LITERATURA BRASILEIRA MEUS AMORES. Todas as citações de estados nordestinos (aparecendo Sergipe, meu estado), as citações de religiões de matrizes africanas, as críticas ao capitalismo, as inclusões, os detalhes da hierarquia burguesa que se permeia até os dias de hoje, e os demais fatores. Enfim, livro LINDO e triste! Agradeço a minha professora de português por ter me apresentado essa obra. Leiam e desfrutem dos Capitães da areia!

Laís 30/01/2024

Releitura da adolescência
Li esse livro pela primeira vez no colégio. Não lembro quantos anos eu tinha, mas lembro que amei o livro, e considerando que a adolescência é uma fase difícil, amar um livro paradidático era raro. Resolvi reler agora, anos depois, e segue sendo um dos melhores que já li. Enredo maravilhoso, com crítica social, felicidade, tristeza, revolta... você se conecta aos personagens de forma empática. Enfim, recomendo demais! Me aventurarei em outro livro de Jorge Amado

Tramos194 29/01/2024

Recentemente não consegui parar de pensar nesse livro, então decidi fazer uma resenha mais completa.

Capitães da Areia, de Jorge Amado, é um clássico da literatura brasileira que já conquistou gerações de leitores. Publicado pela primeira vez em 1937, o livro conta a história de um grupo de meninos abandonados que vivem nas ruas de Salvador, Bahia.

A linguagem do livro é simples e direta, o que torna a leitura acessível a um público amplo. No entanto, isso não significa que o livro seja superficial. A obra é rica em detalhes e em nuances, o que permite que o leitor se envolva com os personagens e com a trama.

Os personagens de Capitães da Areia são complexos e bem desenvolvidos. Cada um deles tem sua própria história e sua própria personalidade. Pedro Bala, o líder do grupo, é um menino forte e destemido, mas também é sensível e sonhador. Pirulito é um menino religioso e sonhador, que acredita em um mundo melhor. Sem-Pernas é um menino ressentido e violento, que carrega as marcas da violência que sofreu.

A história dos meninos é triste e comovente, mas também é cheia de esperança e de solidariedade. O livro nos faz refletir sobre a importância da educação, da igualdade social e da proteção das crianças.

Capitães da Areia é um livro que pode causar um impacto emocional forte, é uma obra que nos faz pensar sobre a realidade de muitas crianças no Brasil e no mundo.

Shiro 29/01/2024

Clássico e Acessível
Apesar de um clássico, este título não utiliza uma escrita rebuscada como outros clássicos Brasileiro, muito pelo contrário, é uma leitura simples, envolvente e cheia de emoções. Excelente livro para quem deseja começar a ler os clássicos Brasileiros

Nellaaaahh 28/01/2024

Capitães da Bahia
Uau, esse livro é uma maluquice !

Ele conta a história de um grupo composto por crianças órfãs q vivem nas ruas da Bahia, sendo q a mais velha tem 16 anos.
Acabam efetuando roubos e furtos para sobreviver, já q estão sozinhas no mundo. Desconhecem oq é ter uma infância feliz, amor e carinho.

Oq mais me surpreendeu nesse livro foi em como eles são tão maduros, aparentam ser mais velhos com suas atitudes e seus pensamentos.
Cada personagem apresentado tem uma certa profundidade e uma motivação para viver oq é muito bom durante a leitura, pois vc acaba se apegando a eles e tendo empatia.

Como esse livro cai bastante em vestibulares, as escolas acabam recomendando aos alunos, normalmente do Ensino Médio, para lê-lo. E confesso q achei o livro um pouco pesado pra isso. Mas entendo q o assunto abordado no mesmo é muito importante e deve ser discutido.

mariecomsono 28/01/2024

Esse livro..
Sou tão apaixonada nesse livro q senti dor física quando terminei?? queria tanto ler denovo como se fosse a primeira vez