As bruxas da noite

As bruxas da noite Ritanna Armeni

Resenhas - Bruxas da Noite

Mari 18/01/2023

Leitura necessária
Não conhecia essa história e acabei me pegando pelo título do livro.
Que conteúdo! Uma pena terem sido esquecidas onde deveriam ser ovacionadas.
Mas tiveram suas memórias descritas nesse livro necessário e na internet também é possível encontrar mais informações.
Vale demais navegar por ele, elas merecem nossa saudosa memória.

Alexandre ( @leituramode_on) 05/01/2021

As bruxas da noite - Ritanna Armeni

Temida pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, as bruxas da noite, voavam para defender os seus, e lutar contra a Alemanha de Hitler.

Mulheres fortes, de todos os tipos. Mulheres do lar, estudantes, professoras e cientistas, solteiras, casadas, comprometidas, cuidadoras e responsáveis por suas famílias, enfim... Mulheres que abriram mão de suas vidas, e de seus sonhos para defender a nação que tanto amavam.

O livro narrado pela autora, Ritanna , conta a história das bruxas da noite, sob a ótica dos relatos de Irina, a última bruxa viva, até então, que resolveu contar toda a história e experiências vivenciadas por elas.

As transcrições dos relatos de Irina e a forma como Ritanna, nos apresenta seus encontros, é uma das coisas mais especiais que já vi em uma leitura. Impossível não se emocionar e não se sentir no apartamento de Irina ouvindo ela contar com orgulho sobre as bruxas da noite, comendo alguns de seus quitutes, que ela sempre oferecia nos encontros com Ritanna, e que ela esperava ansiosa, todas as tardes.

Frio, medo, amor e coragem. Façam desse livro uma leitura obrigatória. ❤️

site: https://www.instagram.com/p/CIWlZqojYH6/?utm_source=ig_web_copy_link

Silvana 16/12/2023

Sensacional
Um relato emocionante por meio da última bruxas viva. Exatamente, bruxa! Eram chamadas as mulheres do regimento aéreo composto somente por mulheres. Elas superaram medo, indiferença e tudo que se pode imaginar, antes de mostrar que assim como os homens poderiam defender o que acreditavam. Não deixem de ler, se emocionar e ainda testemunhar que "a mulheres podem ser traídas pela história, mesmo quando participaram ativamente e contribuíram para dar-lhe um rumo".

Robbie 03/07/2023

Outro ponto de vista sobre a Guerra
É interessante poder ler sobre um outro ponto de vista sobre a 2° Guerra Mundial. Ainda mais sendo a visão de mulheres que viveram um papel diferente do habitual.

Laís Gonçalves 05/11/2020

As Bruxas da Noite
É muito importante lembrar a história das mulheres do regimento 588, responsáveis por bombardear as tropas inimigas.
Gostei muito do livro, porém há vários lugares onde a narrativa se arrasta.

tiadodudu 10/01/2024

As mulheres podem tudo
Com coragem, inteligência e sororidade conseguimos escalar e abrir buracos nas muralhas, o difícil é demolir enquanto o poder estiver nas mãos dos homens.

Chelmy 28/07/2021

Uma crítica social comercializada!
O livro aborda a história de um regimento de aviadoras durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ser um retrato histórico, o livro é uma excelente crítica sobre o papel da mulher na sociedade e do machismo estrutural.

Uma excelente leitura para o amantes de aviação, assim como eu.

Agradeço ao canal Aviões e Músicas pela sugestão.

Recomendo a leitura.

Lipeboliviano 29/12/2020

Para quem gosta desse tipo de literatura, vale muito a pena! A autora faz um retrato do regimento russo Soviético e nos permite entender a contribuição das "bruxas" na vitória da segunda guerra mundial.

Marlon.Roth 12/02/2023

Não podemos esquecer as façanhas das bruxas
A vontade de mudar o mundo, ajudar seu país e transformar sua comunidade está no interior de todas as pessoas, mas só é permitido que os homens façam os trabalhos grandiosos e por isso sejam reconhecidos.

As bruxas da noite, voluntarias, receberam uma oportunidade, com muitos não antes do sim, que veio acompanhado de muita descrença. Elas foram jovens, unidas pela vontade e um sonho simples de querer ajudar, em tarefas que não sejam ditadas por homens que acreditam que mulheres são frágeis e doces.

Provaram que eram iguais ao homens em suas missões e que não precisavam deles nem para construir um aeroporto de madeira. Que sua organização era mais efetiva do que os códigos do que a rigidez militar, levando elas a voarem e soltarem mais bombas sobre o inImigo que do seu companheiros.

Conquistaram bem mais do que um uniformes, nome para o regimento e medalhas. Eram vistas e respeitadas por que faziam, responsáveis por ganhar batalhas e serem tão letais que os alemães por não verem de onde eram atacados um as deram o melhor dos títulos: bruxas da noite.

O livro leva você a conversar uma das bruxas lhe contando a história desse regimento por alguém que não foi a mais importante, mas viveu essas conquistas, amizades e levando você para cada voo com cada uma delas.

Nat 05/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro conta a história do regimento aéreo militar russo que atuou durante a Segunda Guerra. A jornalista italiana Ritanna Armeni consegue conversar com a única “bruxa” ainda viva, que narra quais foram as dificuldades para o grupo se formar e para servir a pátria. Seria mais um livro sobre a guerra se não fosse sobre um regimento tão desbravador como esse.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Renata 22/06/2020

A autora de "As bruxas da noite" produz o livro a partir de estudos de materiais históricos e do relato de Irina Rakobolskaja, a última "bruxa da noite" ainda viva.
O livro com a história de um dos três regimentos aéreos russos em operação na Segunda Guerra Mundial composto exclusivamente por mulheres!!! Eram moças de 20 e poucos anos que se alistaram para ir para a guerra! E elas não assumiram papéis de enfermeiras, telefonistas, cozinheiras, como era o usual. Foram pilotas de avião, mecânicas, armeiras, engenharias, atiradoras. Estavam na linha de frente da guerra. Fiquei impressionada com o que é contado no livro. Na verdade, gostei muito mais da história contada do que da forma de contar, que achei um pouco romantizada em algumas partes (mas foram poucas).
Mas vale muuuuuito ser lido! Recomendo fortemente a leitura deste livro que conta uma parte praticamente desconhecida da história da guerra.

Gica Brombini 27/01/2022

AS BRUXAS DA NOITE: Mulheres na guerra - o que a História esconde, esta obra eterniza.
Me interessei inicialmente pelo título, e ainda mais pelo tema ao ver que falaria e daria destaque a imagem de mulheres que, na Segunda Guerra Mundial, lutaram pelo seu país e contra o terror da Alemanha nazista.
Me interesso particularmente por história a respeito da Segunda Guerra, mas muito do que eu consumi foi puramente ficção criada sob o contexto de um acontecimento real. Ao ler "O diário de Anne Frank", percebi a importância de relatar e divulgar as histórias reais, sem rodeios ou romantizações. Contar sobre as vidas dessas pessoas.
Esse livro é simplesmente muito importante, extremamente necessário. Ele nos apresenta a aquilo que não nos ensinam na escola. Haviam mulheres trabalhando arduamente na Guerra. E não apenas como médicas e enfermeiras, ou cozinheiras e costureiras; a verdade é que: haviam mulheres na linha de frente, e isso NÃO DEVE SER APAGADO, NÃO PODE SER ESCONDIDO.
A linguagem, apesar de ser um livro de não-ficção com um cunho jornalístico e biográfico, possui uma narrativa romantizada, o que tornou minha imersão na história ainda maior. Por muitas vezes tenho medo de me aventurar em narrativas de não-ficção, por medo de não me envolver o suficiente a ser submetida a uma escrita majoritariamente mais séria e menos floreada, o que torna a leitura um pouco mais difícil (para mim). Portanto, a escrita de Ritanna Armeni tornou tudo mais acessível para a minha eu leitora.
É incrível conhecer o relato dessa mulher, Irina Rakobolskaya, que foi a última 'bruxa' viva. É maravilhoso ver a glória da ascensão de uma grupo de mulheres em meio a um contexto tão horrível. E por fim, é emocionante ver um relato tão humano, que dá voz a tantas soldadas que foram apagada. Seus esforços não podem ser esquecido, e por isso, agradeço Ritanna por eternizar essas histórias. Seu trabalho será muito bem apreciado, juntamente a memória das Bruxas da Noite.

Tatiana221 10/03/2021

Melhor livro sobre a as mulheres na 2° guerra, mostrando todo cotidiano, com seus altos e baixos

@somaisumparagrafo 24/02/2020

@somaisumparagrafo
Este livro não ficcional relata a história das corajosas aviadoras do 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético, formado unicamente e exclusivamente por moças de vinte e poucos anos que causaram o terror aos soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial ao sobrevoarem o céu bombardeando os nazistas noite após noite.

-x-

Por meio de pesquisas e entrevista com Irina Rakobolskaja, a jornalista e escritora Ritanna Armeni teve acesso às memórias dos tempos de guerra da última "bruxa" viva e organizou esse livro como sendo uma reconstrução da incrível história dessas ousadas e obstinadas mulheres que deram a vida por sua pátria, conseguindo convencer ninguém menos que Stanlin a mandá-las para a linha de frente de uma guerra.

??Seria possível que fossem mulheres? Tão competentes, ágeis, precisas, impiedosas? Tão indiferentes ao perigo? Chegam à noite, de repente, semeiam o terror e depois tocam novamente o céu. Misteriosas, fugidias, impossíveis de capturar. Parecem bruxas... bruxas da noite.??

As bruxas da noite fizeram cerca de 23 mil voos nos quase quatros anos de guerra, pilotando polikarpovs ? aviões agrícolas frágeis e ultrapassados, que não possuíam nem paraquedas para não ocupar espaço que poderiam ser destinados a mais munições.

Acompanhamos todas as dificuldades e preconceitos que essas aviadoras tiveram que enfrentar por serem mulheres em um ambiente até então inteiramente masculino. O treinamento duro de 14-15 horas diárias e toda a sororidade que se manteve presente ao trilharem um caminho árduo, triste, doloroso, hostil e até mesmo humilhante, vindo dos olhares e palavras ofensivas de seus companheiros de outros regimentos.

Esta é uma história na qual a gente sente o poder feminino na luta por igualdade e emancipação, deixo aqui minha admiração a cada uma dessas bruxas.