Por que lutamos?

Por que lutamos? Manuela D’Ávila

Resenhas - Por que lutamos?

Fernanda 31/03/2023

Maravilhoso
Um livro que faz pensar, que mostra o tanto de dificuldades que as mulheres passam, mas ao mesmo tempo com um olhar atento e acolhedor. Um assunto muito bom. Estou maravilhada com o livro.

gijo0 14/03/2023

Bem gostosinho de ler, é bom ter um livro que explica de maneira bem fácil o que a gente "já sabe" mas não sabe colocar em palavras

#Caju 13/03/2023

????Toda pessoa que ama as mulheres e mulheres devem ler
Este é a primeira obra que leio de Manuela D'avila escolhi por ser março, mês de luta das mulheres, ou melhor, mês símbolo de muits significados. Sem delongas, gostei muito da escrita da Manu, achei ela bem pontual e esclarecedora. É um livro forte e breve porém nos chama para reflexões de algumas situações muitas vezes não pensado pela sociedade. Ela vai na raiz de uma sociedade patriarcal desde a infância como somos programadas a sermos pessoas machistas a partir dos próprios brinquedos e contos de fadas contados nos livros. Diante de uma normalização desumana a séculos foi desenvolvida a sociedade a qual vivemos de notícias acerca da misoginia, q diariamente temos notícias por meio do feminicídio. É uma realidade dura, porém ela convida a todas e todos levantarem a bandeira das feministas pois é uma luta de amor e liberdade!?????? Nos salvem, nós, as minas! Leiam! Leiam! ?????

Vênus_Alice 23/02/2023

Por que lutamos
Um livro muito fluído, bem explicativo, principalmente para pessoas que não entendem os termos, expressões e fica perdidos em pautas básicas.

É um desabafo que acalenta, acalma e abre a mente para as versões do feminismo e a possibilidade de construir um futuro melhor para todes.

Achei bem leve, sem atingir ou culpabilizar, mas com o intuito de tirar da zona do conforto, buscar o autoconhecimento e promover o movimento à comunidade.

As imagens e as frases de efeitos foi um extra lindo para lidar com o tema de forma tocante e artística.

Grupo SOS Pub. 22/02/2023

Conhecendo: "Por que lutamos?", de Manuela D'Ávila
Acho que "Por que lutamos?", de Manuela D'Ávila, é o meu primeiro livro que dialoga diretamente sobre o feminismo. Gostei muito da escrita da autora, como se fosse um diálogo íntimo com o leitor.

“Porque o feminismo é a ideia amorosa de que é possível construir um mundo onde homens e mulheres sejam pessoas. Com igualdades sociais, políticas e econômicas.”
- Apresentação, p.16.

site: https://sospub.blogspot.com/2022/03/conhecendo-por-que-lutamos-de-manuela.html

marifê 20/02/2023

Um livro sobre amor e liberdade!
"Por Que Lutamos?"
Ao longo do livro, Manu nos leva a refletir e nos faz pensar sobre privilégios, lutas, desigualdades, e sobre o quão importante é a luta feminista nos dias atuais.

Com uma escrita (e consequentemente, uma leitura) muito fluída, a autora responde o questionamento inicial e traz dados que comprovam que nós, mulheres, somos uma minoria social que carece de políticas que efetivamente sirvam.

Simplesmente sensacional.

Carol 08/02/2023

Manuela D?avila é incrível
Acho que o título dessa resenha já resume o que eu achei do livro né!? Simplesmente incrível, ela fala bastante sobre suas vivências, tipos de feminismo, e formas de machismo também. É muito bom para iniciantes nesse mundo tão amplo que é o feminismo, pois ela explica muita coisa, palavras que estão presentes no vocabulário feminista, fala sobre a história, pessoas importantes nesse movimento. Em algumas falas ela falha, mas só em algumas mesmo.
Demorei mais de um mês para terminar de ler porque eu sou lenta mesmo kkkk, mas se você for dedicada a ler acaba em uma semana, por mais que eu demore para ler esse livro te prende, você fica com vontade de continuar.
Em minha humilde opinião, esse livro é um bom início para a literatura feminista, já que ela recomenda outras autoras e outros títulos.
Apenas leia!

Fernando 06/02/2023

Revoltante
Revoltante mesmo. À ponto de ter que parar o livro diversas vezes pq estava com raiva.
O que? "Revilta do livro"??
Não; não. Nada disso.

Revolta do machismo mesmo. Da cultura preconceituosa que somos inseridos e banhados desde sempre.
E revolta - agora combustível - por perceber que ainda temos um árduo trabalho pela frente.

Samanta52 06/02/2023

Manu é divina
Eu simplesmente amei o livro o jeito que a Manuela retrata os tópicos do livro , não só envolvendo feminismo mas também assuntos como : Racismo , transfobia etc , o livro traz bastante reflexões ao patriarcado, e ela quebra aquele boato de que feministas odeiam famílias, ou querem acabar com elas , odeiam homens ?? ou querem abortar sempre.
Resumindo recomendo livro incrível :)

Adriana1432 30/01/2023

Uma aula maravilhosa!
Cara, eu sempre quis ler esse livro da Manuela D’Ávila. Custei a começar e agora estou com dificuldade em aceitar que acabou. E agora, Manu? Como vou viver sem sua extraordinária forma de dar aula, disfarçada em trama de livro? Como?
“?Por que Lutamos?? fala sobre a Manuela mulher, criança, estudante, universitária, mãe, esposa, política, professora, enfim…todas as fases de vida da autora, perpassando pelo seu entendimento do que é o Feminismo em suas variadas versões e como isso construiu e vem modelando a sua forma de vida. O livro se torna ainda mais encantador, porque usa um linguajar de fácil acesso aos leitores que não estão muito familiarizados com o tema. Sugiro a todxs, a leitura, principalmente às manas.

luisa 14/01/2023

muito bom
acho que todas as pessoas deveriam ler esse livro, é essencial p compreensão da luta feminista e do pq ela ainda é essencial

Nalva 31/12/2022

Lutamos por amor e liberdade
Sempre admirei Manuela, agora ainda mais depois de ler suas palavras. Precisamos pensar no plural, analisar cada perspectiva, compreender que existem muitas diferenças e as lutas não são iguais como já vem sendo muito discutido nos últimos tempos.

Sempre tem uns machos e até mesmo mulheres que questionam o ser feminista, como uma forma única de ser, mas se existe pluralidade, existem muitas formas de se ser quem é e ser feminista, reconhecendo e apoiando a luta de suas semelhantes. A luta não é por unificação. A luta é por amor e liberdade para todes.

Recomendo muito a leitura!

Janaina.Granado 30/12/2022

Esse foi o primeiro livro que li da autora Manuela D'Ávila e gostei muito, um livro que aborda um tema super importante da atualidade de uma forma super leve que nos faz pensar e refletir, só acho que todas as mulheres deveriam ler.

Lebooks 01/11/2022

Meu deus!!!!!!!! Eu estou FASCINADA,manu te amo desde as lives de among do Felipe!
A leitura desse livro foi um completo sentimento de acolhimento,ela explicou cada coisa com uma suavidade impressionante, senti que estava conversando com ela,a leitura super fluiu! Tudo que eu esperava ler em um livro de feminismo estava lá,eu nunca grifei tanto um livro como esse,Manuela ressaltou cada ponto com precisão,não "amenizou" os assuntos,se abriu completamente com suas experiências e de relatos de outras vivências, ler esse livro me fez pensar e refletir em cada página,me fez sorrir e ficar de coração quentinho,me senti tão acolhida por ser mulher,entendi melhor sobre o feminismo e definitivamente me encontrei nele,obrigada por esse livro Manuela D'Ávila!??????
Vinicius 01/11/2022minha estante
A Manu é uma pessoa incrível, pena não ter sido nossa vice presidenta, e eu vi essa Live tbm kkkkk

Marcelo Duarte 13/10/2022

Poderia ter sido melhor
Comecei a ler de mente aberta.
Concordo com alguns pontos, pois não creio que seja pontos de um espectro ou outro no csmpo político-ideológico. Mas alguns pontos são críticos, vencendo uma militância sem sentido e sem um argumento plausível pra sustentar a tese. Mas devo admitir que foi melhor do que eu pensei, pois alguns pontos são bem relevantes. Não digo isso por ser uma mulher a autora, mas sim porque algumas coisas fazem sentido, embora grande parte seja discutível.