O Cortiço

Ivan Jaf

Resenhas - O Cortiço    [em quadrinhos]

1 | 2 | 3 | 4

Maria Brenda 15/04/2021

Lembro quando saiu notícias sobre transformarem os clássicos da literatura brasileira em quadrinhos, e final achei o pdf. Adorei e estou louca para ler os demais, além de instigar a leitura da obra original

LetiNepo 18/04/2021

Incrível!
Quando li a obra original, não tinha tanta imaginação para os belíssimos detalhes de Aluísio, mas foi incrível comparar a visão que eu tinha do cortiço com a do quadrinho. Recomendo também para quem gostaria de saber da história, mas tá sem tempo para ler o livro.

NathyBean 01/03/2023

Revoltante
Realmente faz jus ao naturalismo enquanto vemos o pobre negro, a mulata sem direitos se ferrar às custas da burguesia e da classe média que negando-se a aceitar também serem pertencentes do "resto", estão sempre tentando pertencer à classe a qual é detentora de todas as forças produtivas e fodem com quem já é ferrado.
Vemos a podridão natural do ser humano se manifestando em ambas as dicotomias sociais, resultado de diversos fatores sociais da época, dada a perspectiva pela qual eram representados o casamento e família, bens e direitos, e também discussões raciais da época, uma vez que a escravidão ainda era naturalizada.
Esse livro é extremamente necessário pra compreendermos o processo pelo qual nosso país se encaminhou até onde estamos hoje, e assim entendermos porque pautas raciais e da escravidão são ainda hoje, importantes em sua existência.
Fiquei puta no início e saí mais pistola ainda.
O livro cumpriu seu objetivo.

Bea - Be 19/04/2023

Nhé
Meio chatinho, li pela escola então não tive muitas expectativas. Me deixou um pouco curiosa, mas nada que me surpreende-se, enfim, legalzinho até

nando :) 16/05/2022

O Cortiço
Leitura extremamente rápida, essa história é mais um resumo da original, porém, foi o suficiente para o meu trabalho ??

A arte desse livro é muito bem feita, adorei.

Sara.Goncalves 14/04/2024

Eu já havia lido o livro, e agora foi em hq. Apesar da hq ser bem mais minuciosa para contar a história, deixando escapar muitas coisas (porque é assim que funciona), me veio os mesmos sentimentos, e o final me chocou quase que igualmente ao livro. Houveram tantos João Romão por aí, ainda há?

Ana Letícia 23/12/2020

Readaptação
Uma adaptação da obra original, com ilustrações. Gostei bastante!

ekatherinah 07/03/2023

Cumpre o que propõe
é uma adaptação que cumpre o que propõe: apresentar literatura clássica brasileira de modo fácil, acessível e divertido dentro do possível. A história não é de meu interesse e no que dependesse de mim nem chegaria perto de O Cortiço independente do formato, mas sendo lc de um grupo decidi tentar.

é uma história dramática e triste que só faz brotar o desgosto, bem novelona das nove com tudo o que tem direito. Senti uma suavização do peso seja por ser uma adaptação em quadrinhos ? então não dá para colocar todos os detalhes e sim só focar no essencial ? seja pelo design mesmo ? mais cartunesco e fantasioso. São aspectos que gosto e me fez pensar "se com isso eu já senti o peso da história imagine lendo os detalhes em prosa!". Foi uma experiência que gostei de ter me proposto a ter.

S RAGS BLOODSCAR 25/10/2023

Quando Arte e História se Misturam
"Quando Arte e História se Misturam: Uma Olhada na Adaptação de 'O Cortiço' em Quadrinhos"

E aí, pessoal? Recentemente, mergulhei na adaptação em quadrinhos da obra clássica "O Cortiço" de Aluísio Azevedo, publicada pela editora "Escala Educacional". Minha jornada pelas adaptações de clássicos literários continua, e essa foi uma parada obrigatória.

Vamos direto ao ponto: o que eu estava realmente ansioso para descobrir era como essa adaptação lidaria com a complexidade da história e dos personagens. No entanto, assim como aconteceu com a adaptação de "A Causa Secreta", o estilo de desenho não me deixou muito animado. Os traços pareciam apressados e carentes de detalhes, o que me fez pensar que talvez essa seja a marca registrada da editora.

No que diz respeito à história, "O Cortiço" é conhecido por sua trama rica e cheia de personagens cativantes. No entanto, nesta adaptação, acabei me sentindo um pouco perdido no emaranhado de pessoas e histórias. A complexidade das relações, os dramas pessoais, as lutas e as conquistas dos personagens são difíc seeis de capturar em uma adaptação tão breve.

Não tenho dúvidas de que a leitura da obra original de Aluísio Azevedo irá responder a muitas das questões que essa adaptação deixou em aberto. No entanto, algumas perguntas que surgiram durante a leitura da adaptação podem não ter relevância para a história principal, e isso me deixou curioso.

No futuro, planejo comparar essa adaptação com outra da editora Principis para avaliar como diferentes abordagens podem impactar a experiência do leitor. É uma maneira interessante de entender como diferentes editoras adaptam as mesmas histórias clássicas.

No geral, "O Cortiço" em quadrinhos é uma introdução, mas deixa um gostinho de querer mais. Se você é um fã de clássicos literários, vale a pena explorar essa adaptação para ter uma ideia geral da história. Mas, como sempre, a verdadeira riqueza da narrativa provavelmente será encontrada na obra original.

Sara 28/06/2023

Acredito que tenha faltado um pouco mais de sensibilidade ao apreciar a obra, foi deixado de lado muitas partes que eram necessárias ao enredo. A minha concepção só não ficou prejudicada porque eu estava lendo a obra concomitantemente.
Infelizmente, a diagramação também deixou a desejar.

Caio169 24/08/2021

Otimó
Eu adorei as ilustrações muito bem feitas.
A história tem vários acontecimentos muito bem contada.

Gi 15/01/2021

O cortiço (em quadrinhos)
Acho legal essa proposta de um clássico ser abordado em quadrinhos
É rápido de ler e vc tem uma ideia geral do que o Aluísio Azevedo quis retratar em sua obra
Eu particularmente tive um pouco de dificuldade pra entender por causa da forma de falar da época, mas nada q impeça a compreensão da HQ

milena. 03/02/2021

O livro apesar de ser mais rápido e simples de ler pois conta com ilustrações, é muito superficial comparado a obra original, tudo acontece rapidamente e lendo a obra original é mais fácil de compreender, apresenta muitos personagens muito rápido. É um livro q aborda a realidade da época "nua e crua", mostrando situações q ocorrem até hj. É um pouco pesado mas ao menos tempo te prende nos acontecimentos Adorei o bônus no final com curiosidades, a maioria imperceptíveis ao longo da HQ deixando qualquer um maravilhado com o modo que a dupla que adaptou pensou nos mínimos detalhes.

1 | 2 | 3 | 4