A coroa, a cruz e a espada

A coroa, a cruz e a espada Eduardo Bueno


Compartilhe


A coroa, a cruz e a espada (Coleção Brasilis #4)





LEI, ORDEM E CORRUPÇÃO NO BRASIL.

Lançada originalmente no final dos anos 1990, A coroa, a cruz e a espada é o quarto volume da coleção Brasilis, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, inaugurando um estilo leve, crítico e divertido de contar a história de nosso país.

“Ao ler, me senti cumprindo uma obrigação – de saber das minhas raízes – com o maior prazer.” — MARÍLIA GABRIELA, jornalista e atriz



Em 1548, com a derrocada das capitanias hereditárias, Portugal decidiu estabelecer um Governo-Geral no Brasil. No ano seguinte, o militar Tomé de Sousa desembarcou na Bahia, acompanhado por burocratas, funcionários públicos, soldados e degredados. Sua missão era construir a primeira capital da colônia, a Cidade do Salvador, e, a partir dali, estabelecer a lei e a ordem em todo o território.

A cidade – erguida em regime de empreitada, com licitações fraudadas e obras superfaturadas – de fato foi construída. Mas a lei e a ordem não fixaram residência ali. Pelo contrário: a desordem e a ilegalidade se tornaram a regra, não a exceção.

Com a substituição do rígido Tomé de Sousa pelo corrupto Duarte da Costa, o que já estava ruim ficou pior. E, assim, o Brasil seguia um rumo incerto – com os franceses, desde 1555 instalados no Rio de Janeiro, a um passo de se tornarem os novos colonizadores.

Ao mergulhar no cotidiano de uma sociedade marcada pela desigualdade, pelo desrespeito às leis, pelo uso do aparelho do Estado para obtenção de benefícios pessoais, pelo clientelismo e pela corrupção generalizada, este livro ajuda a desvendar a origem de algumas das mazelas que continuam minando o pleno desenvolvimento do Brasil.

História do Brasil / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (3)

ver mais
A coroa, a cruz e a espada
A coroa, a cruz e a espada
A Coroa, a Cruz e a Espada

Similares

(24) ver mais
Brasil: Uma História
Brasil: Uma História
A Ditadura Acabada
101 brasileiros que fizeram história

Resenhas para A coroa, a cruz e a espada (10)

ver mais
on 19/10/20


A COROA A CRUZ E A ESPADA - LEI, ORDEM E CORRUPÇÃO NO BRASIL COLÔNIA de EDUARDO BUENO é uma boa forma de revisitar a nação tão conhecida globalmente pelos atos de corrupção. Não é novidade que desde a criação do país, atos ilícitos fazem parte do cotidiano, e que quanto mais alto for o cargo social (e público), maior é o desejo de roubar. Isso é um ato infelizmente comum que se testemunha ao longo da história, não somente relacionado ao Brasil, mas em diversas épocas e regiões do mun... leia mais

Estatísticas

Desejam88
Trocam2
Avaliações 4.1 / 242
5
ranking 37
37%
4
ranking 41
41%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Maria
cadastrou em:
05/11/2019 12:58:49
Pri Paiva
editou em:
06/11/2019 14:46:43
Pri Paiva
aprovou em:
06/11/2019 14:47:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR