Como um romance

Como um romance Daniel Pennac


Compartilhe


Como um romance


Comme un roman.




"Como um Romance" é um livro de Daniel Pennac publicado na França em 1992.
A obra, que esteve durante vários meses na lista dos livros mais vendidos em França, aborda as preocupações dos pais com a formação dos filhos, os quais registram inaptidão e falta de interesse para a leitura.|...| É sobejamente conhecido o desgosto com que os pais preocupados com a formação dos filhos costumam registar a inapetência destes para a leitura. Daniel Pennac, romancista, professor e pai de família, descreve neste ensaio cheio de humor, todas as perplexidades que usualmente assaltam os diversos intervenientes neste processo de conflitos surdos, temores, bloqueios e teimosias.Acima de tudo, conforme se sublinha no presente livro, a leitura tem de ser um prazer e os leitores de hoje devem usufruir de alguns direitos inalienáveis. Como Um Romance é assim uma obra profundamente original, onde, de uma forma ao mesmo tempo divertida e muito séria, se aborda aquela que é porventura a questão central de que dependem o destino do livro e da cultura tal como a temos entendido tradicionalmente. [Excerto]:
«(…) o melhor que nós lemos, devemo-lo frequentemente a um ser que nos é querido. E é a um ser que nos é querido, que primeiro falaremos. E talvez, muito provavelmente, porque o que é intrínseco tanto ao sentimento como ao desejo de ler, consiste em preferir. Amar é doarmos as nossas preferências àqueles que preferimos. E estas partilhas povoam a invisível cidadela da nossa liberdade. Somos habitados por livros amigos.
Quando um ser querido nos dá um livro a ler, é ele que primeiro procuramos nas linhas, os seus gostos, as razões que o levaram a colocar o livro nas nossas mãos, os sinais de fraternidade. Depois, o texto transporta-nos, e esquecemos quem nos levou a mergulhar nele; é nisto exactamente que reside o poder de uma obra, afastar também essa contingência!
No entanto, os anos passam, e acontece que a evocação do texto recorda-nos a lembrança do outro; alguns títulos transformam-se então em rostos.»
|...| [Sobre o Autor]: Daniel Pennac nasceu em Casablanca, em 1944, e é hoje considerado um dos mais importantes e populares autores da literatura francesa. Os seus romances sobre a família Malaussène (Au Bonheur des Ogres, La Fée Carabine, La Petite Marchande de Prose, Monsieur Malaussène e Aux Fruits de la Passion) granjearam-lhe um enorme sucesso internacional, que conheceu também com Como Um Romance, um ensaio sobre a leitura que se transformou num livro de culto. Mágoas da Escola obteve o Prémio Renaudot em 2007, depois de ter estado mais de 50 semanas nos tops de vendas franceses. Traduzido em 24 países, vendeu, só em França, mais de 800 mil exemplares. Em 2008, Daniel Pennac obteve, pelo conjunto da sua obra, o Prémio Metropolis Bleu, anteriormente atribuído a escritores como Margaret Atwood, Carlos Fuentes, Paul Auster ou Norman Mailer.

Ensaios / Não-ficção

Edições (4)

ver mais
Como um romance
Como um romance
Como um Romance
Como Um Romance

Similares

(73) ver mais
A Importância do Ato de Ler
10 Livros que Abalaram Meu Mundo
No Mundo dos Livros
No bosque do espelho

Resenhas para Como um romance (35)

ver mais
Tunel do Tempo
on 30/5/13


Resenha feita em 10/2010 (ocasião da leitura) Por me encontrar de dieta literária estou seguindo na direção de livros de poucas páginas e , assim sendo, a sugestão da minha amiga Paulinha ( para que eu lesse "Como um Romance" do escritor Daniel Pennac) foi de pronto acatada. Sobre o assunto abordado no livro, vou me limitar a dizer que ele trata do desinteresse dos jovens pelos livros, já que sempre me vejo tentada a comentar o que senti durante à leitura a fazer uma rese... leia mais

Vídeos Como um romance (1)

ver mais
Como um romance, de Daniel Pennac. Sobre formação de leitor.

Como um romance, de Daniel Pennac. Sobre form


Estatísticas

Desejam144
Trocam2
Avaliações 4.2 / 462
5
ranking 47
47%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

19%

81%

orffeus
cadastrou em:
22/07/2014 17:02:23