Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë


Compartilhe


Jane Eyre





Por meio da abordagem de temas como a subordinação da mulher, relações familiares abusivas que geram traumas futuros e o crescimento moral e espiritual da personagem principal, Jane Eyre foi publicado originalmente em 1847, mas se mostra ainda muito atual.

Jane, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam, sendo tratada por sua tia de modo muito diferente do tratamento recebido pelos primos, cruéis e fúteis. Já com 10 anos de idade, Jane é enviada para a instituição de caridade Lowood, uma escola com métodos rígidos de ensino. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente, passando a lecionar na entidade que a formou. Aos 18 anos, decide partir, e consegue um trabalho como preceptora da jovem Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. A partir deste momento, a vida de Jane toma um rumo diferente e inesperado, que envolve mistério, novas amizades, diferentes sensações e até mesmo uma história de amor.

Jane Eyre é considerado um romance de formação, no qual se narra o desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético, espiritual e social da personagem principal, desde sua infância até a maturidade. Charlotte Brontë representou, por meio da protagonista, a ideia de emancipação feminina, isto é, de que as mulheres não tinham a obrigação de se casar para ter uma vida; que poderiam trabalhar e se sustentar de maneira independente. Ao longo do romance, são tecidas diversas críticas à condição de inferioridade atribuída às mulheres naquela época. A autora é, por isso, considerada transgressora das regras vigentes em sua sociedade, vista hoje como uma mulher à frente de seu tempo.

Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais significativa do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres.

Drama / Literatura Estrangeira / Romance / Ficção

Edições (70)

ver mais
Jane Eyre
Jane Eyre
Jane Eyre
Jane Eyre

Similares

(109) ver mais
Norte e Sul
Shirley
Grandes Esperanças
Rebecca

Resenhas para Jane Eyre (1.672)

ver mais
on 29/5/10


Mesmo tecendo críticas a minha amada Jane Austen, sem dúvida, com este romance, Charlotte Bronthe, conquistou-me definitivamente, pois, através de Jane Eyre pude sentir o que posso chamar de um verdadeiro deleite literário. A narrativa da sofrida e determinada preceptora, me fisgou logo nas primeiras páginas, simplesmente não conseguia largar o livro! Já conhecia a história através de uma série produzida pela BBC. Não gosto de assistir produções cinematográficas ou televisiv... leia mais

Vídeos Jane Eyre (25)

ver mais
RESENHA JANE EYRE - #VEDA 30

RESENHA JANE EYRE - #VEDA 30

Jane Eyre - Charlotte Brontë

Jane Eyre - Charlotte Brontë


Estatísticas

Desejam4.971
Trocam35
Avaliações 4.5 / 13.369
5
ranking 70
70%
4
ranking 23
23%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Joice
cadastrou em:
30/11/2020 00:30:59
Raonny Bryan Metzker
editou em:
30/11/2021 15:05:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR