Educação Como Prática da Liberdade

Educação Como Prática da Liberdade Paulo Freire


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Educação Como Prática da Liberdade





A obra de Paulo Freire em novo projeto gráfico.Educação como prática da liberdade foi escrito em 1967, durante o exílio forçado de Paulo Freire no Chile. Tem como principal objetivo alcançar a educação que liberta seres humanos da condição de oprimido e os insere na sociedade como forças transformadoras, críticas, politizadas e responsáveis por todas as pessoas que a integram. Além de apresentação de Francisco C. Weffort e prefácio-poema de Thiago de Mello, esta edição reúne apêndice com exemplos de situações existenciais, que possibilitam no Método a apreensão do conceito de cultura. São acompanhadas de desenhos de Vicente de Abreu feitos a partir das pinturas originais de Francisco Brennand, destruídas pela ditadura militar brasileira.Em 1963, em Angicos, interior do Rio Grande do Norte, trezentos trabalhadores rurais foram alfabetizados em apenas 40 horas, pelo método proposto por Paulo Freire. Esse foi o resultado do projeto-piloto do que seria o Programa Nacional de Alfabetização do governo de João Goulart, presidente que viria a ser deposto em março de 1964. Em outubro desse mesmo ano, Freire deixou o Brasil para proteger a própria vida. Apenas voltou a visitar o país em 1979, com a abertura democrática.Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.“Quando um ex-analfabeto de Angicos, discursando diante do presidente Goulart, que sempre nos apoiou com entusiasmo, e de sua comitiva, declarou que já não era massa, mas povo, disse mais do que uma frase: afirmou-se conscientemente numa opção. Escolheu a participação decisória, que só o povo tem, e renunciou à demissão emocional das massas. Politizou-se.”

Educação / Literatura Brasileira / Não-ficção / Pedagogia

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Resenhas para Educação Como Prática da Liberdade (18)

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Genuinamente revolucionário!
2 weeks, 4 days ago


Que livro incrível! Os ensaios do professor Paulo Freire aqui começam com um contexto profundo e quase inacreditável (para um livro de pedagogia) sobre a sociedade brasileira. O patronato político. A dominação. A escravidão e servidão. A perpetuação PROPOSITAL da miséria e da pobreza pelo capitalismo de cunho fortemente agrário do país. E depois de compreender esse local é que o autor passa a expor o seu projeto de ALFABETIZAÇÃO. Ele parte de um local específico, materialista histórico... leia mais

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João gregorio
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Eduarda Graciano do Nascimento
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