A maçã no escuro

A maçã no escuro Clarice Lispector


Compartilhe


A maçã no escuro


Edição comemorativa




Para Lúcio Cardoso, em toda obra de Clarice Lispector alguma coisa íntima está queimando. E este é o seu segredo de mulher e escritora.

Em A maçã no escuro esta chama queima pacientemente enquanto se narra a trajetória de um homem. Um homem, um crime, uma fuga. Como se fosse possível retroceder os ponteiros do relógio, zerar o tempo marcado e, então, começar outra vez. Martim, um fugitivo, começa a se reinventar, a manufaturar o próprio destino: “Ele se tornou o centro do grande círculo e o começo arbitrário de um caminho.”

A maçã no escuro é um romance dos anos 1950. Realizado durante o tempo em que a autora viveu nos Estados Unidos, foi concluído em Washington, em 1956. Mas só seria publicado em 1961, um ano depois de Laços de família, cujos contos primorosos conquistaram um expressivo público para Clarice Lispector. Os dois livros foram escritos simultaneamente e selam o amadurecimento da escritora. Situado entre obras decisivas do percurso literário de Clarice, A maçã no escuro fulgura como um romance denso e habitado por personagens comuns, mas que eleva o enredo a níveis impensáveis de transcendência. Embrionárias estão as questões centrais que vão eclodir em A paixão segundo G.H., depois do qual o romance brasileiro jamais será o mesmo. Clarice inaugura uma outra linha de tradição literária, porque desestabiliza as estruturas romanescas e cria parâmetros totalmente inovadores de representação.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (10)

ver mais
A maçã no escuro
A maçã no escuro
A Maçã no Escuro
A maçã no escuro

Similares

(20) ver mais
O céu é logo ali
O lustre
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Resenhas para A maçã no escuro (79)

ver mais
A maçã na escuridão: Clarice Lispector
on 10/6/12


Pecado-redenção, morte-ressurreição e queda-ascensão são temas centrais no romance A Maçã no Escuro, de Clarice Lispector. As personagens são aprendizes do mundo em uma narrativa adâmica, pois o romance em certa medida é uma parodia do mito da criação. Também neste romance, os seres estão em busca da plenitude ontológica: identidade sem fissuras. É uma narrativa de ação rarefeita e “uma literatura não do significante, mas do significado”. Clarice Lispector opõe-se às palavras estereoti... leia mais

Vídeos A maçã no escuro (1)

ver mais
RESENHA | A Maçã no Escuro, de Clarice Lispector #Clarice100

RESENHA | A Maçã no Escuro, de Clarice Lispec


Estatísticas

Desejam384
Trocam5
Avaliações 4.1 / 828
5
ranking 45
45%
4
ranking 30
30%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

25%

75%

Diego Cardoso
cadastrou em:
07/05/2020 03:37:18
Alê | @alexandrejjr
editou em:
31/08/2023 19:13:10
Pri Paiva
aprovou em:
25/05/2020 17:55:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR