A paz dura pouco

A paz dura pouco Chinua Achebe


Compartilhe


A paz dura pouco





Nos últimos anos de colonização na Nigéria, o jovem Obi Okonkwo recebe uma bolsa para estudar em Londres. De volta à terra natal, dividido entre as tentações da modernidade e as tradições africanas, rende-se ao suborno, o que o levará à condenação e à vergonha.

A paz dura pouco, do celebrado escritor africano Chinua Achebe, começa com o julgamento de Obi Okonkwo, acusado de aceitar uma propina de valor irrisório. Em seguida, o romance conta a escalada de eventos dramáticos e inescapáveis que levaram Obi ao tribunal.

Nascido em uma pequena aldeia de etnia ibo, ele consegue uma bolsa para completar a sua formação na Inglaterra. Chegando a Londres, desiste do curso de direito para se dedicar ao estudo da língua inglesa. Lá, conhece a bela Clara. De início, Clara rejeita Obi, mas os dois se reencontram no navio de regresso à Nigéria e dão início a um relacionamento apaixonado e tumultuoso. A certa altura, Clara revela um segredo que proíbe o casamento entre eles: ela é uma osu, herdeira de uma família de párias, proscritos da sociedade nigeriana.

Além dos problemas no relacionamento, Obi enfrenta dificuldades financeiras. Empregado pelo governo, Obi se dedica com afinco ao trabalho, mas afundado em dívidas passa a aceitar subornos. Certo dia, cai em uma armadilha que o levará ao tribunal e à condenação.

A paz dura pouco é um romance sobre os conflitos entre o idealismo e o poder sedutor do dinheiro, entre o desejo de emancipação do indivíduo e as exigências dos costumes ancestrais.

Embora trate de temas universais, como o choque de civilizações e a submissão dos filhos aos preceitos e convicções dos pais, este romance é também uma expressão eloquente do refinamento artístico de um autor empenhado em narrar a história a partir de um ponto de vista africano.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A paz dura pouco
No longer at ease

Similares

(13) ver mais
A flecha de Deus
Precisamos de novos nomes
Sonhos em tempo de guerra
Compaixão

Resenhas para A paz dura pouco (17)

ver mais
Nigéria
on 11/12/22


Deus abençoe nossa nobre terra natal, Grande terra de sol brilhante, Onde homens bravos optam pela paz, Para vencer sua luta pela liberdade. Tomara que possamos conservar nossa pureza, Nosso entusiasmo pela vida e jovialidade. Deus abençoe nossos nobres compatriotas, Homens e mulheres de toda parte. Ensine-os a caminhar unidos Para construir nossa querida nação, Deixando de lado região, tribo ou língua, Mas sempre atentos uns aos outros. Londes, julho de 1955.... leia mais

Estatísticas

Desejam103
Trocam3
Avaliações 4.0 / 147
5
ranking 33
33%
4
ranking 47
47%
3
ranking 17
17%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Fran
cadastrou em:
09/01/2013 16:57:06
Jenifer
editou em:
02/06/2021 22:00:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR