Ensaio sobre a Cegueira

Ensaio sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

lyn lyn 18/06/2024

Ensaio sobre a cegueira
Sem palavras pra quão incrível e excruciante é essa leitura e a escrita do José Saramago. Uma distopia essencial pra quem gosta do gênero vale muito a pena ler. Para os qual não apreciam tanto a leitura talvez eu recomendaria mais o filme caso gostasse muito e quisesse ter a experiência "completa" da obra ai sim se vale a pena a leitura. Leiam!

Soph 18/06/2024

Devastador
Demorei muito para terminar a leitura! Mas não consigo medir em palavras a magnitude desse livro! Surreal

Thah.Oliveira 17/06/2024

Já estamos todos cegos
A complexidade trazida por Saramago em sua obra é absurdamente fantástica! Essa obra, tem como objetivo abordar temas avassaladores e hipócritas da sociedade quando trazidos ao caos. Assim, Saramago utiliza a metalinguagem, a Intertextualidade e a metáfora para atingir seus objetivos.

O autor, além do que já foi apresentado, utiliza, em minha opinião, o seguinte pensamento:
Vamos deixar todo mundo cego e ver no que dá?

Um mundo de cegos, mas cegos repentinos, cegos adultos! O mal branco, como descrito na obra, é a cegueira de José Saramago. Luminosa, branca como o leite, inclusive, é um mar dele! Um mar branco!

Saramago consegue infrigir o pior que há no ser humano se uma maneira única. Utilizando apenas a prosódia, ele expõe os sentimentos e angústias humanas em suas personagens.

O ser humano, diante ao medo é primitivo, repudiante. O ser humano diante a cegueira, é cruel é hipócrita!

Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li na vida, e provavelmente um dos melhores que lerei.

Alice197 17/06/2024

Ensaio sobre a cegueira
Livro muito bom. Só de ler já ficamos agoniados imaginando e se colocando no lugar daqueles que estão cegos.

Alefe.Santiago 16/06/2024

A humanidade desnudada por Saramago
"Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, é uma obra-prima que explora os limites da humanidade em face da desintegração social e moral. O romance narra a súbita epidemia de cegueira que acomete uma cidade sem nome, mergulhando seus habitantes em um caos total. A prosa de Saramago, marcada por longos parágrafos e diálogos imbricados, conduz o leitor por uma jornada perturbadora e reflexiva.

A cegueira branca, como é chamada a condição que se espalha indiscriminadamente, simboliza a perda de visão moral e ética. Isolados em uma quarentena improvisada, os personagens lutam pela sobrevivência, revelando tanto os instintos mais baixos quanto os mais elevados da condição humana. A ausência de nomes próprios, substituídos por descrições como "a mulher do médico" ou "o velho com a venda preta", universaliza a experiência, tornando-a um espelho de nossa própria sociedade.

O enfoque narrativo de Saramago não é apenas na desintegração física e social, mas na possibilidade de regeneração. A mulher do médico, a única que mantém a visão, representa a esperança e a resiliência. Seu papel é crucial para a manutenção de uma frágil ordem e para a eventual reconquista da humanidade perdida.

Minha experiência com "Ensaio sobre a Cegueira" foi profundamente introspectiva. Saramago força o leitor a confrontar a fragilidade das convenções sociais e a refletir sobre a essência do que nos torna humanos. A narrativa é quase cinematográfica, criando imagens vívidas e perturbadoras que permanecem muito depois da leitura.

"Ensaio sobre a Cegueira" é uma meditação sobre a visão e a cegueira, não apenas no sentido físico, mas moral e espiritual. É uma obra que desafia e ilumina, revelando a capacidade da literatura de explorar as profundezas da condição humana. Deleitem-se e reflitam!

Leandro.Argentini 16/06/2024

Cegueira ensaiada...
E personagens já nome. Desde as primeiras palavras a situação é angustiante. Saramago conseguiu descrever a escrotidão humana de uma forma quase poética.

Alana Louise 15/06/2024

Quem seria eu para dar menos de 5 estrelas para Saramago ?
Esse livro foi um misto de sentimentos... me senti muito agoniada lendo, em diversos momentos imaginei que, se a cegueira generalizada fosse real, a agonia descrita por ele seria exatamente igual. Um retrato da sociedade, como muitos já pontuaram, e sobre comportamento humano. O instinto de sobrevivência não é o mesmo para diferentes pessoas, umas seguem sendo egoístas e más, enquanto outras ainda podem ser altruístas e empáticas mesmo em situações de crise. Leitura difícil porém cheia de significado

Aline Zuim 15/06/2024

...
Ótimo escritor mas a história não me trouxe coisas boas. Senti muito asco, nojo, durante toda a leitura. Sei que ele quis mostrar o lado podre a humanidade mas não gostei. Prefiro ler coisas mais agradáveis. Do meio pro final acabei fazendo leitura dinâmica só pra me livrar logo mesmo.

Beatriz3345 15/06/2024

Maravilhoso!
?Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que n cegámos, penso que estamos cegos, Cegos q veem, Cegos que, vendo, n veem?.

É um livro maravilhoso, um mergulho profundo! Fisicamente grande, mts letras e parágrafos por páginas, intenso mas é difícil de parar de lê lo! De início até eu imaginei estar ficando cega ??
A princípio trata de uma história de uma epidemia de cegueira leitosa branca, sem precedentes, e sem se saber o motivo! Mas a partir de então podemos ver o pior do ser humano, o egoísmo, que na verdade esta sempre a cegar os que veem a n pensar na coletividade. Explora o lado animal humano no sentido mais puro da palavra! Trata de respeito, ética, princípios e amor ao próximo! É intenso mais é fácil decora -lo! O Saramago n decepciona e é mais do que recomendada a leitura, pra mim fica entre os clássicos!

analu nalua 14/06/2024

Percebendo minha própria cegueira
Esse livro foi realmente um mergulho no que tem de pior da sociedade: a cegueira, mesmo se tendo visão. É um livro denso que deve ter sido doloroso de ser escrito pelo Saramago, principalmente por ter percebido tão absurdamente algumas questões da nossa própria sociedade e colocá-las como história. Desde o dia em que terminei de lê-lo, esse livro nunca me saiu da cabeça, e tenho feito um pacto comigo mesma de tentar ao máximo abrir os meus olhos e ter a responsabilidade de ter visão de algumas coisas em lugares que não se tem.

ValAria34 13/06/2024

Forte e muito triste!!!
A única reclamação sobre essa edição é a diagramação, que dificultou bastante a leitura, mas sobre o livro, não, sobre ele não há reclamações. A maneira como todas as problemáticas foram abordadas nessa história é surreal, você vai da tristeza ao ódio e ao nojo em segundos. Livro incrível, foi difícil, mas valeu a pena, agora tenho As intermitências da morte, também de Saramago, me esperando na prateleira.

gabitalendo 13/06/2024

Demorei um pouco a me habituar à escrita do saramago, principalmente a parte dos diálogos, mas quando me acostumei o livro se abriu pra mim e me encantei com a história. acho que ela não merece o fim que teve, ficou tudo muito vago comparado a amplitude do tema. mas foi uma boa leitura