Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Iara 06/01/2024

Pra quais problemas estamos cegos?
Acho que a estória me envolveu em algumas partes, em outras eu fiquei ansiosa por algum objetivo, eu não sou muito fã de histórias descritivas, acho que esse livro descreve um evento que é uma alegoria para o quão somos cegos pros problemas humanos. É reflexivo, e tbm cria uma curiosidade de entender como está a sociedade nesse apocalipse.

Juliana 06/01/2024

Ler o Ensaio sobre a Cegueira depois da pandemia de COVID me parecia que não iria me surpreender. Lembro que vi o filme no cinema e algumas cenas me marcaram, mas depois de tanto tempo achei que a sensação seria diferente.

Bom, não foi? termino a leitura cheia de reflexões sobre o que é vê e o que é estar cego, e até onde o ser humano pode ir.

phdeandrade 05/01/2024

Já li quatro livros de José Saramago contando com este, mas tenho certeza que ele é o melhor de todos. Essa história não tem como intuito ser de terror, porém ela tem o PODER de nos causar medo e aflição. Imagine viver em um mundo de cegos, que miséria. E, de certa forma, será que já não vivemos em um mundo assim? Repleto de cegos?

Gregory16 05/01/2024

Ensaio sobre a cegueira
A parte técnica desse livro é muito interessante, os parágrafos não são nomeados, ou seja, não existe um sumário e tampouco pontuação. O ensaio sobre a cegueira é um livro que te desafia a lê-lo, pois a cegueira retratada no livro é caracterizada através de sua estrutura. Além disso, é uma leitura que demora pra engatar, pois é recheada de detalhes e ramificações que exploram a condição dos personagens e nós refletir. No mais, recomendo.

Gabi 04/01/2024

De fato é uma obra muito impactante, apesar dos parágrafos gigantescos e os diálogos entrelaçados com a narração, quando entendemos como a escrita de Saramago funciona, a leitura flui e o tempo passa que a gente nem vê. Ensaio sobre a cegueira é fortíssimo e nos leva ao pior e mais baixo que o ser humano pode chegar, mas também deixa em cada capítulo resquícios de esperança em alguns personagens, acho que principalmente na "mulher do médico", ela com certeza foi a minha personagem favorita e a mais memorável. No mais, aproveitei a leitura, apesar de ter demorado mais do que o normal para finaliza-la.

Camila 04/01/2024

Demorei bastante a engatar na leitura, mas do meio para o fim me prendeu. Mesmo tendo que parar várias vezes pra respirar, indico muito.

MariaAntuness 03/01/2024

Primeiro do ano
Ensaio sobre a cegueira foi uma obra surpreendente para mim em diversos aspectos.
Estou tentado seguir uma linha mais crítica ao analisar os conteúdos que consumo, então, serei tão franca quanto posso.
Quero dizer que, no começo, a forma como Saramago escreve me deixou bastante desconfortável, mas, não por isso sua escrita é ruim ou inválida. Já que a medida que adentrei na obra pude apreciar, cada vez mais, o jeito singular do autor.
Falando no autor: seu humor é sagaz, com críticas viscerais e cruas, ele, certamente, não tem medo de expor o que pensa através de seus personages e isso é um tanto admirável, não que concorde com tudo, entretanto, toda opinião é válida, ainda mais quando exposta e não imposta.
Deixando tudo isso de lado, vamos à história; Ensaio sobre a cegueira explora um mundo distópico em que uma cegueira branca contagiosa, subitamente, começa a se alastrar.
O cenário é caótico. O enredo nos leva a analisar os seres humanos em sua natureza mais primitiva, de uma forma filosófica, pelo olhar de uma sociedade cega.
Mas, a questão que paira é: Será mesmo que todos ficaram cegos, ou, na verdade, já o estavam a muito tempo e apenas não se aperseberam?

Rafael1878 03/01/2024

?É uma grande verdade a que diz que o pior cego foi aquele que não quis ver?

O livro me prendeu apenas na metade do desenvolvimento, de resto a leitura é um pouco complicada, não dá pra ler rápido porque a linguagem é densa, as palavras, a forma que o autor escreve. O final é bem lento, parece que o autor quis arrastar a história, não sei se leria denovo.

Eliane406 01/01/2024

A cegueira social
?"O pior cego é aquele que tendo dois olhos saudáveis, dois ouvidos atentos e uma mente limpa, prefere, portanto, fechar os olhos para o mundo a sua volta, tapar os ouvidos para as coisas coerentes e deixar sua mente se contaminar com a falta de ética, bom senso e discernimento. Esse é o analfabeto do mundo, averso a progressão, vivendo na superficialidade, apenas no que tange o seu querer" (Eliane Ferreira/2019)

O ensaio é um gênero textual que expõe ideias e pontos de vista e Saramago foi genial em argumentar essa realidade desumana de forma original, a cegueira leitosa é a que ofusca, o ser humano escolhe o que quer enxergar, alheios à humanidade, assim incapazes por decisão, de ver os sofrimentos, centrados em seus próprios desejos. Perante a tragédia que por vezes nos coloca como iguais , ainda assim, não somos capazes de ser melhores, deixando a violência, selvageria tomar o lugar e mostrar com clareza o caráter de cada um, cada sentimento inato ou aqueles que perpetuavam além da moralidade, esquecendo-se da essência humana.

catcatcat0 31/12/2023

Olá
Olá, já irei fazer algo melhor, é para contar para 2023 um beijo :))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Thais 31/12/2023

Falhei
Adorei nunca mais pego um saramago pra ler pq nao entendi nada
nao sei se eu sou burra mas é isso nao vou mais tentar pagar de cult
Marcela 31/12/2023minha estante
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAAHAHAAH

larinha 31/12/2023

Fardo de enxergar quando todos estão cegos
Pra mim foi um livro pesado cheio de emoções e alegorias à cegueira de olhos que veem.
Gostei da história (menos o final que pareceu que o autor só tinha cansado e quis terminar logo) porém é um livro difícil de ler principalmente pra quem costuma ler rápido como eu..
Tenho a sensação de que se eu reler daqui uns anos e com mais calma talvez eu entenda mais e goste mais.

Karina 31/12/2023

Sem futuro, o presente não serve para nada
?? já estamos meio mortos
? ainda estamos meio vivos?

Um livro nada fácil de ler, de todas as formas. Primeiro, é basicamente fluxo de consciência, tudo muito bagunçado, o que pode confundir os leitores mais experientes. E é tão dolorido, tão cru e real e cruel. Difícil.

Espero que nunca fiquemos todos cegos. Mas temo que já sejamos.

?Os livros do mundo, todos juntos, são como dizem que é o universo, infinitos?

Marcos 31/12/2023

O reino dos cegos chegou? Ou ele já existia antes?
É um livro que nos força a ver como a crueldade humana existe e pode chegar ao extremo. Em várias partes eu demorava pra acreditar no que estava acontecendo e cada página a história ia piorando a situação dos cegos. É uma história que com certeza tem muitas mensagens nas entrelinhas e que pode trazer vários aprendizados.

Me vi apavorado em vários momentos com medo de que eu mesmo cegasse do nada. Eles serem reduzidos ao extremo me fez querer chorar e chorar. Uma situação ruim, mas que poderia ser controlada da maneira certa e se os órgãos governamentais se importassem mais com a acessibilidade poderiam todos viverem bem e em paz. É um livro que vai ficar na minha mente.