Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Marcos 31/12/2023

O reino dos cegos chegou? Ou ele já existia antes?
É um livro que nos força a ver como a crueldade humana existe e pode chegar ao extremo. Em várias partes eu demorava pra acreditar no que estava acontecendo e cada página a história ia piorando a situação dos cegos. É uma história que com certeza tem muitas mensagens nas entrelinhas e que pode trazer vários aprendizados.

Me vi apavorado em vários momentos com medo de que eu mesmo cegasse do nada. Eles serem reduzidos ao extremo me fez querer chorar e chorar. Uma situação ruim, mas que poderia ser controlada da maneira certa e se os órgãos governamentais se importassem mais com a acessibilidade poderiam todos viverem bem e em paz. É um livro que vai ficar na minha mente.

Juju Roque 31/12/2023

Resenha feita durante a pandemia em 2021 :)
Quando comecei a ler, não fazia ideia do que esperar do livro. sabia que era um contexto de epidemia, quarentena... algo que sabemos muito bem do que se trata e - por isso mesmo - vários professores recomendaram a leitura. mas não esperava encontrar um livro que fosse mexer com todos os meus sentimentos com tanta profundidade. senti raiva, tristeza, nojo, medo... e por fim, um certo alívio e até esperança. tudo que existe do âmago do ser humano.
Saramago escreveu com precisão e primazia o que é o ser em meio a uma crise, seja ela política, econômica, social, sanitária ou todas de uma vez, como é no caso do livro, e infelizmente no nosso também.
me fez lembrar de Thomas Hobbes, the walking dead, do poema de Bandeira, " o bicho", de Vidas Secas.
ele evidencia como essa questão é atemporal. como a falta de humanidade está tão arraigada a própria essência de se ser humano.
afinal, a pandemia que vivemos não é causada apenas por um vírus. é causada por nós também.
Rafael1998 31/12/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha

phtrovisk 31/12/2023minha estante
Legal, não está na minha lista de leitura. Não gostei do filme, talvez o livro seja bem melhor.

Trevisan 31/12/2023

Vil, cruel e desumano(?)
Antes de iniciar a resenha, gostaria de ressaltar que o título está errado, como pode algo ser desumano, se são humanos que o estão fazendo? E assim, José Saramago escreve um livro extremamente humano.

Através de uma situação fictícia, uma epidemia de cegueira sem sinais de onde veio e muito menos meios de se combater, o autor utiliza de linhas duras e pesadas, com o intuito de realmente machucar o leitor, afinal, se num livro não nos desperta como um murro no crânio, para que tê-lo? (Franz Kafka).

Em diversos momentos da leitura, é comum nossos pensamentos se voltarem a apenas: "será que nossos olhos teriam mesmo algum valor nessa situação?", diante de tanta sujeira e tantas crueldades que ocorrem. E mais uma vez o autor nos relembra que somos humanos, ao explorar a nossa curiosidade diante do absurdo, levando acontecimentos a níveis realmente brutais.

O escritor cria uma "cegueira literária" com suas personagens, despindo-as de seus nomes e usando apenas uma característica como referência, o que impede o leitor de desenvolver laços profundos com essas pessoas. Além disso, em momento algum é dada qualquer localização de onde se passa a história, o que de certa forma nos torna alheio neste universo.

Apesar de muito pesado, é uma ótima leitura, principalmente se você estiver buscando algo fora do convencional e do clichê, é realmente uma obra prima da língua portuguesa, e que manterá sua relevância através de gerações.

Gabriel2709 30/12/2023

Ensaio sobre a cegueira é um livro muito, mas muito impactante mesmo, que só recomendo a leitura se você tiver um estômago forte, mas se tiver, vai na fé porque é um livro excelente.

Emanuela Teixeira @meu_intimo 30/12/2023

"Se queres ser cego, sê-lo-ás."
Me surpreende positivamente com esse livro. Pensei que seria uma leitura lenta e maçante, e por fim, foi uma das minhas melhores leituras de 2023.
O livro é simplesmente fantástico!
O autor usando de metáforas, faz uma crítica revelante sobre a sociedade, o poder governamental e a crueldade humana.
Nos mostra a escassez, o abandono e o desespero
(lutas por comida, violência, abuso sexual, mortes, ganância pelo poder e muitos outros) diante de uma epidemia que provocou aflição nas pessoas. Nos permite ver a conduta e comportamento dessas pessoas ficando cada vez mais egoísta.
Com isso, traz várias reflexões como ser humano.
Percebemos o quanto necessitamos um do outro diante de uma situação que não está sob o nosso controle. O quanto a coletividade é essencial para sobrevivência diante de um caos existente.

Esse livro é uma crítica necessária. Recomendo que todos leiam essa obra, e consiga refletir sobre os mais variados temas que o livro aborda. Veja que na realidade que todos nós vivemos, precisamos ter um olhar clínico, um olhar real sobre nossas dificuldades.

" A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos pela frente?.

Esther.Prado 29/12/2023

Incrível, no começo estranhei muito a escrita, mas com o tempo fui me acostumando, Saramago tem a capacidade de te prender do início ao fim. Me deixa completamente intrigada que ele não dá nomes aos cegos e sim os reconhece pela característica. Perfeito

Yasmin 28/12/2023

Muito inesperadoo. Comecei a ler esse livro sem saber do que se tratava, mas pelo título imaginava serem reflexões filosóficas mais diretas, sem estarem emaranhadas em uma história. Quando terminei o primeiro capitulo, achei que o livro ía tomar certo rumo, mas fui lendo e cada vez mais me espantando com as direções que ía tomando. Uma boa leitura pra quem gosta de umas ficções mais gore mais maluquetes, pq esse livro é meio doidão mesmo. Enfim! Finalmente terminei de ler, dps de ter começado nas ferias passadas, interrompido a leitura no semestre, e voltado a ler no meio deste mês.

Elizama 28/12/2023

"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem"

Antes de iniciar, achei que a leitura iria ser truncada da mesma forma que Os irmãos karamázov foi pra mim, estava errada. Por mais que Saramago só tivesse uma vírgula e um sonho, é uma leitura envolvente, traz o sentimento de curiosidade. Umas das melhores coisas pra mim aqui é o fato de Saramago nunca nomear ninguém do livro, acredito para trazer um tom mais impessoal, só que pra mim, essa impessoalidade é transformada em coletividade. Não me surpreenderia se as ações desse livro acontecessem na realidade. Também não acho que seja um livro para todo mundo, por mais que tenha sido uma das melhores leituras do ano. A essência dele não está na superfície. Mais um livro que eu gostaria de reler.
Agostinho8 28/12/2023minha estante
Releia. Fiz o mesmo. E proporcionou ?novas visões?. Vale a pena!

Ana Flávia 28/12/2023

Genial
Quando lembro que demorei tanto para ler um livro de Saramago, só vem um pensamento à mente: que arrependimento! Embora o início da leitura tenha me causado estranheza devido ao primeiro contato com a escrita do autor, ao longo do livro fui me familiarizando e gostando cada vez mais. O enredo envolve o leitor e faz com que fiquemos surpreendidos com cada acontecimento e atitudes dos personagens.
"Ensaio sobre a cegueira" mostra a fragilidade e a perversidade do ser humano. Eu amei o livro e, com certeza, pretendo ler outras obras de Saramago.

Cibele.Veras 27/12/2023

Ter mantido o português de Portugal como original dificultou muito a leitura.
No início a história não é muito envolvente e acho que acabei acreditando que no final ia ter o motivo da cegueira mas o livro não fala sobre isso, acho que passou uma mensagem sobre o quanto nós transformamos deixando de lado algo que hoje julgamos muito importante mas que no fim não é, e em situações diferentes abririamos mão disso, abordou muitos temas importantes. Acho que se fosse um livro um pouco mais fluido a leitura levaria uma nota maior.

Thalia58 27/12/2023

Uma leitura visceral e desesperadora, mas que vale a pena
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e consegui entender porque o livro é tão aclamado. Tem como premissa a pergunta: E se todos ficassem cegos? A história conta sobre os efeitos de uma epidemia de cegueira branca sobre a sociedade (chamada assim porque de repente a pessoa não consegue ver e fica tudo branco).

O livro mostra como o ser humano é quando se retira conceitos como ética, bem e mal, certo e errado (construções que perderam seu significado nessa sociedade) e precisa se valer apenas dos seus instintos, É uma história visceral que traz muita aflição, pânico, medo, terror e o autor faz com que você se sinta parte de tudo o que está acontecendo. Quando você pensa que não tem como piorar, as situações pioram.

Aborda temas como fome, violência, podridão, abusos sexuais, totalitarismo. Nessa sociedade acometida pela epidemia, já não é possível produzir alimentos ou qualquer outro tipo de material, objetos, entretenimento, as pessoas não conseguem mais voltar para suas casas, não existe mais saneamento básico, tudo vira um caos. E mesmo com uma situação tão extrema, muitas pessoas tiram vantagem das outras ao invés de tentarem se ajudar.

Apenas uma pessoa não sofre com a cegueira branca, a esposa de um médico que tenta auxiliar seu grupo da maneira como pode sem indicar que ainda consegue ver. Na minha opinião ela é uma das personagens mais sofridas que consegue ver todas as situações desesperadoras sem conseguir fazer nada. Sem dúvida, é a minha personagem favorita porque mesmo com essa vantagem, ela não explora as outras pessoas e faz de tudo pra ajudar o seu grupo.

Em um ponto da história, no começo da epidemia as pessoas que tem essa cegueira branca são levadas para um antigo sanatório para ficarem em quarentena, e é nesse lugar que muitas das coisas horríveis acontecem, principalmente quando a população desse lugar aumenta além da capacidade. E as mulheres, como sempre na sociedade, são as que sofrem mais com a situação. É quase um experimento do que acontece quando muitas pessoas são confinadas em um lugar com poucos recursos para sobreviver.

O autor não especifica um local e um período em que a história se passa dando a sensação de que poderia acontecer em qualquer lugar do mundo. Um outro aspecto que reforça a perca da humanidade é o fato dos personagens não terem nomes, são citados com referências, como por exemplo, a mulher do médico.

Na minha opinião, essa cegueira que o autor expõe no livro, já existe na nossa sociedade, é não querer ver as coisas como são de fato, é não ter empatia pela dor do outro

“Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”
É um livro atemporal e que se tornou bem significativo se levarmos em conta o período de pandemia que vivenciamos há alguns anos e quantas pessoas morreram por causa dela e por causa de um governo ineficiente.

Recomendo fortemente a leitura, só tenha em mente que tem muitas situações difíceis de se ler, então escolha bem o momento de ler o livro.

Nas palavras do próprio autor: "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Vitoria293 26/12/2023

Ensaio sobre a cegueira
Confesso que a escrita de Saramago foi um tópico que dificultou o início da leitura, com características do surrealismo, a escrita do autor não tem pontuações, mas com o tempo você acostuma e consegue entender a narrativa sem grandes dificuldades. Partindo para a obra em si, este livro é bastante necessário, nos mostra como perdemos a sanidade diante do caos, revela de forma crua e direta a crueldade humana. Saramago também faz uma severa crítica a negligência governamental com indivíduos em situação de vulnerabilidade, fazendo um alerta à cegueira contemporânea.

vicniro 26/12/2023

Tenho nem palavras...
Esse livro foi tão impactante para mim que eu só consegui sentar para escrever a resenha semanas depois de lido. Ele é terrivelmente maravilhoso, um acontecimento mais surpreendente que o outro. Acho que mesmo agora é difícil escrever todos os sentimentos e todas as reflexões que ele me trouxe. É o tipo de livro que só lendo e passando pela experiência que você consegue entender porque todo mundo fala tão bem dele e a sua dificuldade. Esse foi um dos livros que mais me impactaram na vida.

Michele Custódio 25/12/2023

Altas reflexões...
Depois de uma tentativa de abandono e três meses de leituras picadas, finalmente terminei. O livro merece a fama que tem, é possível perceber quantas outras obras da literatura e do cinema foram influenciadas por esse autor. Infelizmente demorei para ser fisgada pela história, mas valeu a pena o esforço.

Anderthy 24/12/2023

Um favorito
Excelente!!! Não é um livro tão simples de ler, vc tem que persistir ( eu quase desisti, são capítulos e parágrafos longos ), mas valeu a pena a experiência, se tornou um dos meus livros favoritos.
Ensaio sobre a cegueira traz reflexões acerca da importância de ter olhos, usando a cegueira como metáfora para a condição humana, mostrando a presença da esperança em momentos difíceis.
A escrita é diferenciada, sem pontuação, com exceção das vírgulas, mas quando se acostuma, fica mais fácil de entender. Enfim, muito bom esse livro, recomendado