Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

tallitafeitosa 15/08/2024

Alguma coisa que não tem nome.
Esse livro foi surpreendente e fatal. não é uma história bonita. não é justamente por, genialmente, mostrar de forma nua e crua a maldade humana quando um meio de sobrevivência essencial a nós, é eliminado de toda população mundial pouco a pouco: a visão.
é o livro mais difícil que já li em toda minha vida, há pessoas que não gostam da estrutura da escrita de saramago, mas isso é fichinha comparado à complexidade dessa história.
nunca li nada tão forte e cruel como isso, ao ponto de eu querer vomitar em cenas específicas, sentir uma tristeza imensurável no final, passar mais da metade desse livro me questionando a moral e a ética humana, em completa agonia das situações extremas que os personagens viviam.
um livro no qual eu admiro a profundidade, mas que não teria estômago pra mergulhar de novo.
ainda assim, é o livro que mais mexeu comigo em toda minha vida.

Ana Júlia 14/08/2024

A responsabilidade de possuir olhos.
" Na verdade ainda está para nascer um ser humano desprovido daquela segunda pele, aquela que chamamos de egoísmo"
Esse livro é por muitas vezes pesado, realista e nojento. Por se tratar de uma epidemia de cegueira,os instintos naturais, como, a fome e o sexo, ficam extremamente a flor da pele fazendo com que o governo decida botar todos os afetados em um sanatório , onde tudo só piora.
O livro é desenvolvido de uma forma que faz com queo leitor se questione a todo momento onde esse história irá terminar, talvez seja pela escrita sem pausas ou pela descrição de ambiente excelente do José Saramago, mas esse livro conseguiu me transmitir agonia de um jeito inexplicável.
0 Saramago, nesse livro, faz uma crítica a sociedade contemporânea, ao autoritarismo, a burocracia e a falta de empatia como próximo; ele aborda temas como o abuso de poder,a corrupção e a desumanização nas relações sociais. 0 Saramago usa a cegueira como metáfora para a falta de solidariedade, e a perda dos valores humanos.Percebemos nesse livro, que o ser humano é capaz de tudo para a sobrevivência, porque, afinal, "em terra de cego quem tem olho é rei".

Telmary.Barros 14/08/2024

A distopia mais filosófica de todas
Distopias quase sempre vêm carregadas de ensinamentos ou de momentos que nos inspiram a refletir (por isso que eu as amo). Esta deve ser a mais entre todas, mesmo que seja meio difícil de ler por conta da pontuação (clichê sobre Saramago), mas no final é isso: o que aconteceria se um dia todos ficássemos cegos? Seríamos mais altruístas, mais compassivos uns com os outros? Por que pensar sobre isso? Saramago pensou.

iza 13/08/2024

Grotescamente maravilhoso
Esse livro é extremamente grotesco, terrível, nojento, com páginas que te dão ânsia. É um livro demorado pra ler porque você sente dificuldade em digerir tudo. Porém, é um livro incrível, você cria um apego e opiniões diversas sobre os personagens, se vê no lugar deles, sente empatia e raiva por eles, nunca li algo que me fez sentir dessa mesma maneira.
É um retrato da sociedade no seu mais profundo interior, de como podemos ser animais, doentes, e de fato, somos, só não mostramos.
Criei um apego ENORME em três personagens: a Rapariga dos Óculos Escuros, a Mulher do Médico e o Cão das Lágrimas, além disso, me emocionei na última cena, foi uma pontada de esperança.

Minzi 13/08/2024

Traumas para o resto da vida
Acho que nunca li algo parecido na minha vida e olha que sou fã de livros e contos de terror.

Nada me preparou para essa leitura, sabia da existência do filme e pensei na possibilidade de assistir quando terminasse o livro, mas não sei se consigo passar duas vezes por essa história.

Achei a leitura densa e pesada, demorei muito pra terminar, não via hora de chegar ao final. Não pelo livro ser ruim, longe disso, é pelo sofrimento que ele passa.

Se você for uma pessoa sensível a determinados assuntos esse livro aqui não é pra você. Aqui você encontra o suprassumo do pior nível que o ser humano pode chegar. É triste, desesperador e difícil, muito difícil.

Ainda estou digerindo o que li, sei que jamais vou esquecer essa história.

O livro é bom no que se propõe, acho que foi uma experiência única, na qual não pretendo repetir tão cedo.

Almurecfh 11/08/2024

TRAUMATIZANTE, ESTOU SEQUELADA
Gente, que livro é esse? Aqui José Samarago não tocou na ferida ele rasgou mesmo. ??
A história abre possibilidade para muitas interpretações e no meu entender mostra a realidade de estamos cegos para com o outro, vivendo uma vida por si e para si.
Em toda a história da humanidade o homem explorou o homem para o próprio benefício. Nossa natureza é ruim. Como o próprio Saramago disse: "Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso".
Todos os cegos estavam ocupados em levar sempre o maior beneficio, seja desviando comida, defecando no lugar mais conveniente pra si ou 3stupr4nd0 as mulheres (e que cena agonizante foi o estupr00 coletivo!!!). A única a ter coragem de se importar com o próximo era a Mulher do Médico.
É um livro extremamente atual ainda mais levando em consideração que vivenciamos a pandemia e tivemos um vislumbre como nós e o governo agimos diante de uma situação desesperadora.
A experiência foi uma tortura mas é interessantíssima a ideia do autor e toda a construção de escrita (é como se um recém cego tivesse escrevendo o livro). Muito recomendável, mas vá psicologicamente preparado.

"Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem."

Giovanna2430 09/08/2024

"O mundo está cheio de cegos vivos"
Comecei sem saber nada sobre a estória, apenas havia lido a sinopse, o que contribuiu muito para uma experiência imersiva.

O livro proporciona muitas emoções e reflexões. Muito do que é descrito por Saramago pode ser observado ao olharmos para a nossa própria sociedade.

"É desta massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade"

ZilA.Koim 09/08/2024

Formidável
Uma leitura longa, com muitos caprichos, mas transformador.
Um livro para reler quantas vezes for necessário.
Li 2x e foi único, me embalou em emoções diferentes cada vez que li. Me encanta.

Dinha 08/08/2024

De uma genialidade sem precedentes
Essa leitura me deixou extremamente impactada. O livro é bem descritivo, o que faz a experiência de lê-lo ser bastante imersiva.

Assim, considerando que o pior do ser humano é exposto, a história nos provoca sentimentos intensos como nojo, ódio, repulsa, desespero, tristeza.

A escrita poética ainda permite certa subjetividade nas interpretações dos fatos narrados.

José Saramago foi simplesmente genial na construção dessa narrativa. Não é por menos que lhe rendeu o prêmio Nobel.

"O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER"

Lucas.Wolney 07/08/2024

Sinceramente eu esperava mais, mas não é ruim..
Para esse livro, acho que eu estava com muita expectativa para a leitura. O início realmente é excelente, depois senti que se perdeu um pouco e ficou meio arrastado pra mim.

rafaela2545 07/08/2024

Surreal .. não tenho outra palavra, apenas surreal
que angustia insuportável
meu novo autor favorito eu acho .... :D

Isabella 06/08/2024

É um livro muito bom, faz pensar muito em como as pessoas agem em situações extremas, mas tem uma linguagem difícil de se adaptar, não tanto pelas palavras e sim o fato das únicas pontuações serem ponto e vírgula, mal tem parágrafos. História pesada mas muito boa, recomendo

lenaeria 06/08/2024

Suguru's voice: Você é cego porque não vê ou não vê porque é cego?
Não existem limites para a maldade humana, nem mesmo numa situação em que todos estão limitados pela mesma dificuldade. A sede por poder e controle ainda é a mesma, e a morte e o medo ainda se esgueiram pelas janelas e por trás das portas como sempre foi. A diferença, é que agora não se pode vê-los.

"Ensaio sobre a cegueira" é classificado como romance, por mais que eu queira o definir como terror. É doloroso, angustiante, e até cruel. O enredo leva os personagens a situações extremas e desumanas, que não são nem mesmo desejáveis aos seus piores inimigos. E a constante sensação de incerteza torna a leitura nebulosa e, ao mesmo tempo, intrigante e envolvente da sua maneira.

Minha crítica inicial é focada na formatação do texto, que foi exatamente o que me afastou completamente da imersão no cenário; até pareceu que eu estava cega junto aos personagens. Não existe nenhuma separação de parágrafos de fala, ação, pensamentos e etc., então é preciso se guiar pelas vírgulas e letras maiúsculas e tentar adivinhar onde cada coisa começa e onde termina para conseguir (ou tentar) entender.

Alguns pontos que achei interessantes: os personagens não tem nomes próprios, sendo identificados de forma bem superficial, e acho que escolha casou muito bem com a trama. Além disso, toda a história tem começo, meio e fim. Não é nada complicado de se entender e na verdade é muito boa, mas foi justamente a formatação que me fez ter dores de cabeça e enrolar por meses para finalmente acabar. O final é muito bom, não vou negar. Até acabei me emocionando, e foi uma conclusão certeira e sem enrolações. Também há bastante espaço para reflexões acerca da nossa própria cegueira, mesmo quando conseguimos "ver": “as respostas não vêm sempre que são precisas, e mesmo sucede muitas vezes que ter de ficar simplesmente à espera delas é a única resposta possível.”; "Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem."; "Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."

Deixo avisado que a escrita é explícita nas cenas de violência. Isso é um ponto positivo para algumas pessoas, mas para mim poderia ter sido cortado e não faria diferença no desenrolar da história.

No geral, mesmo achando bom, não recomendaria, principalmente para quem gosta de leituras fluidas. Acredito que se ele fosse formatado como um livro normal, tornaria tudo mais fácil. Talvez minha nota aumentasse em meia estrela, mas não é garantia.

Pinglle 06/08/2024

Ensaio sobre a cegueira
Este livro é uma mistura de emoçõe. Tem momento onde você fica reflexivo, supreso, com nojo...

Começar falando que a leitura é mais demorada, até porquê o livro além de so ter ponto e vírgula o português é o português de Portugal. Porém mesmo com esse detalhes o livro não é ruim, bats um pouco mais de atenção.

A falta de nome dos personagens não faz falta, e não torna a escrita chata, tanto que so fui perceber a falta dos nomes quando tava chegando na metade do livro.

O único ponto que eu me icomodei foi nos últimos capitulos onde eu achei lento. O final em si é bom e surpreendente. Porém pelo fato deu não estar muito a vontade com a escrita, não sei se lerei a continuação.

Se tiver paciência, recomendo demais.