Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

wkwsmoke 18/02/2024

Ensaio sobre a cegueira
Eu tinha um pouco de medo de ler esse livro porque quando tentei ler pela primeira vez não entendi nada e desisti, mas agr eu consegui e foi maravilhoso
o livro é incrível, a escrita é realmente dificilzinha mas nada impossível e a história é simplesmente legal
é muito legal, tudo que acontece, todas as reflexões, todos personagens (muito bem desenvolvidos) te sugam pra dentro do livro
jose saramago brilhou aqui?

Alice.Oliveira 18/02/2024

Pois bem.

Foi o meu primeiro contato com o Saramago e afirmo que 'Ensaio sobre a Cegueira' é uma obra dificílima de se ler. Talvez o fato do autor não usar sinais gráficos que denotam diálogos (como aspas ou travessões), ou o uso demasiado de adjetivos, ou pelos longos períodos que compunham os parágrafos ou simplesmente pela história ser de um realismo tão puro que chega a causar horror.

O livro retrata uma sociedade que foi acometida por uma cegueira epidêmica na qual os olhos das pessoas pareciam "um mar de leite", chamado no livro de mal-branco. A história denota a verdadeira essência da humanidade: Individualismo, Indiferença, Ruindade e Falta de Empatia. É triste pensar que caso essa distopia literária ao acaso venha a tornar-se real, muito provável seria que as cenas imaginárias virariam realidade.

Apesar de ser uma leitura dura, eu recomendo pois a obra nos faz pensar sobre a nossa verdadeira essência.

nimsay 18/02/2024

Ensaio sobre a cegueira
Saramago diz querer que o leitor sofra ao ler a obra, que sinta a angústia, que seja doloroso. Ele consegue. É um livro extremamente angustiante de ler por descrever tão intimamente um estado de vida medíocre e desumano mas que retorna o ordinário como algo que vale a pena viver.
Revela o pior do ser humano em uma cegueira além físico e do sentido humano e ao leitor revela que és cego quem também o lê.
Sensacional.

bartgirl 18/02/2024

Ensaio Sobre a Cegueira
Fiquei muito surpresa com o livro! Pensava que iria sofrer um pouco com a escrita mas no final foi bem gostoso de ler. Ameiiii a história, mas o final acho que esperava algo a mais, só por isso não favoritei!!

Yasmin1372 18/02/2024

Incrível, todo mundo deveria ler
"Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem."

Não sei direito por onde começar essa resenha, tenho muita coisa pra falar. Primeiro sobre o livro em si, foi minha primeira leitura de José Saramago, não estava acostumada com a escrita dele e tive muita dificuldade em avançar na história por causa disso, mas a partir do momento que você percebe como funciona, uma parte ali da história dá uma virada e eu não consegui parar de ler por dois dias seguidos até terminar.

Sobre a história ela é extremamente complexa e interessantíssima. É angustiante e assustador ver como as pessoas nas situações mais deploráveis e inimagináveis liberam apenas o pior de si, estavam todos os personagens no mesmo barco e com a mesma cegueira branca, mas alguns reagiam de forma muito pior, eram animais, despidos de qualquer traço de humanidade. Tem partes do livro que eu de verdade me senti angustiada de ler por ser mulher. A situação deplorável, suja, animalesca de cada um deles, do mundo, das pessoas do lado de fora era horrível e degradante, eu lia e só conseguia imaginar um mundo pós apocalíptico todo destruído e largado a barbarie.

E não tem como não levar cada situação da história pra vida real, a última frase é com certeza a mais certa de todas ?penso que não cegamos, somos cegos que vendo, não veem? milhares de vezes somos exatamente isso, simplesmente enxergamos e nos forçarmos a não enxergar. Sobre a mulher do médico todo o meu respeito por ela, simplesmente horrível ela ter vivido todo aquele terror no mundo de cegos com tanta força e coragem, penso que sem ela aquelas pessoas seriam muito piores e livres de civilidade.
O livro é extraordinário e com minha dificuldade de engatar a leitura achei que não fosse gostar tanto ou compreender o que eu deveria, mas é impossível, tudo o que a gente precisa ler está nesse livro, acho que recomendo pra todo mundo. Pelo amor de Deus não vamos ser cegos, cegos de humanidade, cegos de princípios, vamos parar de querer não enxergar o necessário.

Mateus.Castro 17/02/2024

Impactante. Um livro repleto de reflexões e mostra o pior lado dos serem humanos quando não temos saída a não ser lutar pela sobrevivência

Ariana102 15/02/2024

Meu livro favorito
Uma história de ficção que te faz pensar nas mazelas e na ruindade humana. Retrata o lado animal que o homem pode ter quando se vê em uma situação de precariedade e desespero.
Não há vilões ou mocinhos, todos enfrentam as terríveis adversidades de um mundo sem luz.
A história te prende, te faz imaginar o rosto de cada personagem, te faz pensar em si, na sociedade, no governo (liderança) e a falta dele. Maravilhoso

Jpmalcher 15/02/2024

?Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

?Cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança.?

caroldea 14/02/2024

A minha primeira (e única) dificuldade com o livro é que ele está em português de portugal. Depois que comecei a ignorar isso, achei a história interessantíssima, com personagens muito bem construídos e reflexões muito pertinentes sobre o que somos como pessoas e como sociedade.

Layza 14/02/2024

"É desta massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade.”
Li pela primeira vez o livro em 2019. Emprestei a obra na biblioteca da faculdade e fiquei tão encantada com o livro que decidi que um dia iria tê-lo pra mim. E essa foi uma das melhores decisões que eu pude tomar.
Foi meu primeiro contato com Saramago, e a escrita dele, no início, me incomodou um pouco. Mas depois que você compreende o caos que cerca o enredo da obra, percebe o porquê disso. O fato de os personagens não terem nomes também pode ser desconfortável no início, mas de forma alguma apaga a grandiosidade da mensagem que Saramago quis deixar para a humanidade.
A cegueira nada mais é do que a alienação, a indiferença. Na verdade, "somos cegos que veem, cegos que, vendo, não veem". A apatia em relação aos problemas e dificuldades ao nosso redor fazem com que nos transformemos em cegos que enxergam apenas aquilo que convém. Perdemos a empatia, o amor, a solidariedade e a paciência. Pensamos apenas no nosso, no que nos interessa, e isso, como muito bem demonstrado por Saramago, faz com que os problemas da sociedade tornem-se cada vez maiores e mais expostos. E nós? O que fazemos? Apenas olhamos para a massa branca e clara que cega a nossa vista e nos torna indiferentes em relação a tudo.
Percebi a figura da mulher do médico como alguém que devemos admirar, afinal, aquele que continua enxergando em um mundo de cegos é capaz de fazer a diferença. Esse tipo de pessoa tem o dever moral de, ao menos, tentar guiar aqueles que precisam de ajuda para enxergar o mundo ao seu redor.
Genial, esplêndido e magnifico. Saramago merece ser lido e relido quantas vezes forem necessárias - em alguns casos, até que a cegueira branca finalmente desapareça dos nossos olhos.
samueltrajano 14/02/2024minha estante
Definitivamente um dos melhores livros já escritos!!!

Silvia Schiefler 14/02/2024

Uma reflexão sobre a responsabilidade dos que veem...
José Saramago arrematou o Prêmio Nobel de Literatura em 1995 com Ensaio Sobre a Cegueira. Trata-se de uma reflexão interessante sobre a responsabilidade de olhos quando os outros perderam... da lucidez para compreender enquantos tantos nada percebem...
Dentro dessa estranha história Samago traz a tentação do mal, a falta de ética... como é insidiosa e como se esgueira pelo distorcido senso de oportunidade que sempre está presente, mas é potencializado pela cegueira. A intenção da metáfora é demonstrar que a cegueira é a condição natural do ser humano contemporâneo... poucos ainda podem ver e a responsabilidade desses é imensa... Termino minha pequena reflexão sobre essa obra que me tanto pensar com um trecho final e que me tocou sobremaneira... "Por que foi que cegamos? Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão.  Queres que te diga o que penso? Diz..  Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem..." Recomendo...
Cleber 15/02/2024minha estante
Gostei da resenha! É meu livro favorito do Saramago

Byhellens 14/02/2024

Só num mundo de cegos as coisas serão o que realmente são
Leitura densa e difícil, mas depois me acostumei. Gostei da critica que o livro trouxe: ?queres que te diga o que penso, Diz, Penso que nao cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, cegos que, vendo, não veem?

Thiggas 14/02/2024

Eu simplesmente devorei esse livro e não tinha como ser de outra forma. o que o Saramago fez aqui foi criar um narrativa que te engole, durante o livro eu consegui visualizar exatamente cada lugar, cada evento, sentir cada sensação, não porque o livro é particularmente descritivo, mas pq parece ser uma resposta natural a história, te puxar pra aquela situação e te fazer pensar "nossa e se isso acontecesse de verdade". mesmo durante a leitura eu pensei que esse é um dos poucos livros que eu teria vontade de reler, porque tenho certeza que a segunda leitura eu perceberia coisas que me fugiram nesse, eu refletiria sobre coisas que eu não refleti nesse, porque simplesmente parece ter conteúdo o suficiente pra isso. no fim o porque isso tudo aconteceu não é relevante, é só um detalhe, a própria cegueira acaba se tornando secundária quando comparada a coisa maior: os cegos

Ariane.Goncalves 11/02/2024

SENSACIONAL
Devorei esse livro em poucos dias.
No início não sabia o que esperar, nunca tinha lido Saramago e aquele pré-conceito de autores mais antigos estava na minha cabeça. Realmente a edição que eu li tinha o português mais arcaico (em partes porque o autor pediu para que a grafia portuguesa de Portugal fosse mantida), mas a leitura fluiu muito rápido. Outra coisa é que ele não tem divisão de parágrafos e diálogos, é um texto corrido inteiro.
Mas sobre a história, recomendo para absolutamente todo mundo a partir de hoje. Um drama com tanto sofrimento, mas tantos sentimentos misturados também. 5 estrelas!

Pam 10/02/2024

Quando uma "cegueira branca" começa a se espalhar entre as pessoas, o governo decide instalar os afetados em um prédio abandonado, confiando no exército para alimentá-los.

A partir do momento em que a doença se alastra, o exército fica assustado e abandona os cegos, daí em diante, são feitas profundas análises sobre a maldade humana, e o que impede as pessoas de cometerem crimes.

Nesse cenário, apenas uma pessoa continua a enxergar, e precisa assumir papéis de servidão.

Saramago discute a necessidade de bondade entre as pessoas, e como a organização social é uma estrutura fragilizada.