A Última Música

A Última Música Nicholas Sparks

Resenhas - A Última Música

gabby 31/03/2023

PERFEITO PERFEITO PERFEITO ?????+?
Esse é de longe o melhor livro que eu já li em toda a minha vida. A história é muito envolvente, a escrita é perfeita, estou sem palavras!! É uma história de romance incrível e apaixonante!! Desperta diversas emoções durante o desenrolar da trama. Apenas leiam, garanto que vcs não vão se arrepender !!!!

Leitora Viciada 28/10/2011

Esta é a primeira vez que leio Nicholas Sparks, e já me preparava para fortes emoções e lágrimas caindo, devido à popularidade do autor em mexer com o lado humano do leitor. Foi uma experiência profunda e pessoalmente comovente.
Qualquer leitor sentirá algo significativo ao ler esse livro. Até os mais durões. O início do livro me pareceu meio clichê. Porém num certo momento, a narrativa fluiu como uma leve correnteza, até que me arrastou com força e não consegui escapar; caí cachoeira abaixo e torci por águas calmas e reconfortantes.
Uma história que engloba fases da vida, a transformação de jovem à adulto; E todas as direções que somos obrigados a escolher. Nem sempre essas transições são fáceis e diretas. Muitas vezes nós somos forçados a amadurecer. E não escolhemos como nem quando. Simplesmente temos de enfrentar os obstáculos da vida. Os valores como amor, perdão e respeito estão estampados em cada capítulo.
A narrativa é em terceira pessoa e a cada capítulo temos o nome da personagem, sendo esta a detentora do ponto de vista. Então temos acesso aos sentimentos e pensamentos de cada um, não apenas da protagonista. Percebemos um mesmo acontecimento sob óticas distintas.
O autor nos brinda com cenas de cotidiano simples, mas que nos lembra de que devemos valorizá-las mais. O primeiro amor, a cumplicidade entre irmãos, o relacionamento entre pais e filhos, principalmente quando estes passam pela adolescência. A busca pelo sentido da vida, do nosso papel neste mundo, à procura da existência de Deus ou uma força maior. A dúvida sobre o futuro e as responsabilidades e mudanças que ele nos trará. A doçura da vida, mesmo que encontremos partes amargas.
Ronnie é a protagonista e está prestes a completar 18 anos de idade e ser uma adulta. Ela é rebelde e com uma personalidade forte e não sabe o que fará da vida agora que se formou na escola. Por baixo da armadura durona que ela sustenta, esconde-se uma menina sensível, e de um talento surpreendente para tocar piano.
Coisa que ela deixa de fazer, quando vê os pais se divorciando e seu pai indo embora para Wrightsville, cidade de interior praiano. Agora restam ela, a mãe e o irmão caçula Jonah em Nova Iorque. Ela se torna revoltada, não perdoa o pai por tê-los abandonado. Não suporta mais olhar um piano, já que ele é a vida de seu pai. Nisso, abdica de um futuro promissor no ramo musical.
Seu relacionamento com a mãe também não vai nada bem e Ronnie faz de tudo para provocá-la ainda mais. Ronnie mergulha cada vez mais nas baladas com os amigos, numa vida vazia. O mais maduro muitas vezes parece ser o fofo do Jonah. Que menino engraçado e inteligente! Ele é um dos destaques do livro.
Após 3 anos, a mãe simplesmente os obriga a passarem todo o verão com o pai, com quem Ronnie nunca mais falou. Sem escapatória, ela se vê num lugar totalmente diferente da cidade grande, aonde todos se conhecem. Ronnie conhece alguns jovens locais e rapidamente passa a fazer parte de Wrightsville, mesmo sem querer. Ela chega e num segundo já está envolvida em confusões.
Will é simples e charmoso e o rapaz mais popular da cidade. Logo, Ronnie se envolve e se apaixona por ele.
Steve (o pai de Ronnie e Jonah) se empolga com o planejado verão ao lado dos filhos, e pretende agradá-los e matar as saudades. Mesmo Ronnie sendo uma filha tão complicada, ele fará de tudo para reconquistá-la.
A base da história começa aí, com a convivência de Ronnie com o pai que ela nem conhece mais, com o novo e diferente ambiente e com seu fulminante amor de verão.
Verão este, que será o mais importante da sua vida. Recheado de carinho, amor, amizade, compreensão, dor e sofrimento. Ronnie se transformará numa pessoa muito diferente. A palavra certa, não é bem "diferente". Acho que o ideal seria amadurecida. Serão despertados no coração da jovem sentimentos adormecidos e valores serão redescobertos. Ela se tornará adulta, da melhor e pior maneira possível.
É notável a evolução não apenas das personagens, mas também da narrativa. Tantos acontecimentos, um atrás do outro! Num único verão!
Livro maravilhoso e recomendado para quem quer se emocionar.

Luizinha 09/02/2023

Para os que querem se emocionar!
Aí gente, que livro gostosinho! Um romance de verão, uma relação de família destruída (não se preocupem, melhora), se passa na praia, conflitos e sim, plot kkk não é muito imprevisível, mas acontece!
Amei muito o livro e sou apaixonada pela escrita do autor! Recomendo demais, porém saibam que vocês vão chorar kkkkk
Apenas leiam! ?

bruna.ribeiro.1 19/03/2021

Vindo de Nicholas Sparks, eu sabia que teria muita emoção...
A história fala sobre laços, sanguíneos e não sanguíneos também.

Uma adolescente rebelde e seu irmão caçula vão passar as férias com o pai, que é separado da mãe deles.
E é nesse verão que acontece a maior reviravolta da vida deles.
O desenrolar da história traz vários aprendizados, inclusive sobre conhecimentos gerais. Mas o que vemos sobre sentimentos, é realmente sublime.

É uma leitura super válida.
Também assisti ao filme, mas nem se compara... O livro é 100000 vezes melhor.

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Isabela817 31/03/2023

É um livro bem fluído pra ler, a história te envolve e vc nem ve a hora passar
ele te faz sentir muitas coisas e te ensina muitos valores
uma leitura gostosa ??

Bruna.Gueras 16/06/2023

Incrível
Livro muito bom, prende muito a leitura. Amei Ronnie e Will. O livro faz repensarmos muito na vida que nossas atitudes feitas não podem ser mudadas, mas podemos mudar o futuro. Amei. Amei. Amei.

Hugo 23/04/2021

Não é um livro sofisticado e é na sua simplicidade que está seu encanto a leitura flue com facilidade.

Karol Garnier 22/07/2022

Encantador
No começo a Ronnie me irritou muito. Ela era muito insuportável e o pior é que a impressão que dava é que ela se esforçava pra ser assim, o que me deixou mais irritada. Mas foi importante pro desenvolvimento dela.

Will e Steve foram personagens que amei. Sempre tão doce e tão amáveis.

Fazia anos que eu não lia um livro do Sparks.
Posso dizer até que tinha criado um certo preconceito com ele por seus personagens masculinos tão perfeitos e histórias um pouco previsíveis
Mas é engraçado como apesar disso ele nos envolve de um jeito, e faz a gente sentir tantas emoções durante a leitura...
Esse livro me deixou irritada com a personagem principal, me deixou com medo em algumas partes, me fez sorrir, me fez chorar, me surpreendeu apesar de eu achar que já sabia tudo que ia acontecer, fiquei triste de verdade e feliz de verdade... foram tantos sentimentos...

E mesmo já desconfiando de algumas coisas desde o começo, quando se confirmou o que eu suspeitava eu senti como se não tivesse desconfiado. Foi arrebatador.

Também preciso dizer que foi lindo como ele descreveu a busca do Steve pela presença de Deus.

E o final... é tudo que a gente espera quando lê um romance. Um toque de esperança e coração quentinho.

Fernanda.Aparecida 25/06/2020

A Última Música
É tão lindo e emocionante quanto o filme. Chorei bastante não tenho vergonha de admitir isso. Mesmo já sabendo o final. É um livro que foi criado para te deixar emocionado e ao mesmo tempo. Adoro esse casal. Leiam .

Tamyres 01/02/2011

Se eu fosse fazer uma pergunta para o Nicholas Sparks, ela seria: Dá pra parar de me fazer chorar? (porque será?)
Mas uma vez, ele consegue escrever um livro emocionante. Não é atoa que se tornou meu autor predileto.

Nicholas escreve sobre a vida de uma garota problemática que vai contra sua vontade passar o verão com seu pai. Lá encontra aquele se se torna o amor da sua vida, Will ( aaaaah o Will! ) um jovem mecânico "barra" voluntário do aquário. Também passa por várias situações, sendo elas boas e ruins.
A história não é em torno do romance dos dois, como pensei. Fala mais sobre família, os acontecimentos de Ronnie, porém as partes dos dois são cenas muito lindas de se imaginar.
Os capítulos são separados pelos nomes dos personagens, não todos, sendo eles: Ronnie, Steve, Will e Marcus. Isso não atrapalha de forma alguma, pelo contrário, o faz ver os diferentes pontos de vista dos personagens.
É uma leitura fácil e rápida, a história vai acontecendo e quando você viu, já foi 50 páginas. Comigo foi assim.

Eu chorei (o que não é surpresa nenhuma! Também não vou falar a parte em que chorei, quem ler, creio que vai chorar na mesma parte - ou não - ), a mensagem que Nicholas passa no livro, é maravilhosa.
O perdão, o amor, a dor, a família, são expostas por ele de uma forma cativante e surpreendente...

Continuação aqui: http://resenhaecultura.blogspot.com/2010/12/resenha-ultima-musica-nicholas-sparks.html
Bah 10/02/2011minha estante
Também chorei nessa parte, é muito linda. *-*

pamella.yon 03/03/2022

Eu não sei se já disse isso aqui alguma vez, mas eu sou, simplesmente, completamente apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks. E não só porque ele tem a capacidade de te destruir e te curar em um mesmo livro, mas também porque ele é um daqueles autores que nos faz sentir que realmente ama o que faz, e que faz tudo com maestria. O tanto que eu chorei neste livro, o tanto que eu ri, o tanto que fiquei angustiada e com raiva, e depois voltei a ficar emocionada, tudo isso, se deve ao fato de que Nicholas não apenas escreve, ele nos puxa para dentro dos seus livros, e nos faz ter vontade de não sair.

Aline Maziero 10/11/2010

Pode-se dizer que não fiz parte dos entusiastas de Nicholas Sparks quando a Novo Conceito começou a publicar as obras dele aqui, primeiro com Querido John, depois esse A Última Música e mais recentemente com Noites de Tormenta. Pode-se dizer que tive uma impressão ruim dele com o clássico dos filmes românticos Um amor para recordar. (Preparem as balas e atirem em mim). Mas, quando li A Última Música parece que algo ia acabar rebentando dentro de mim. O livro é lindo em sua simplicidade. Demais. Em excesso. Por isso eu digo: leia agora se o tiver em casa ou corra para uma livraria se não o tiver. É indispensável. É emocionante. É lindo.
Quem vê a capa que o livro foi adaptado para o cinema com a Miley Cyrus no papel da protagonista, acha como a minha mãe que este é mais um romance água com açúcar. Não. Não é só isso. Claro que há um casal de mocinhos, mas... é mais que isso.
O livro tem um ponto de vista alternado, narrando em cada capítulo a impressão de um personagem diferente. O livro na verdade, é uma rememoração de Ronnie (a personagem central) do que lhe aconteceu no verão anterior. Ela teve de deixar seu lar em Nova York e passar três longos meses com seu irmão Jonah na cidade litorânea de Willington, ao sul dos Estados Unidos. Iria passar esses três meses com o pai, a quem odiava e com quem não falava há três anos. Há três anos eles os abandonara e fora viver com seu único e verdadeiro amor: a música. Desde então, Ronnie o evitava e agora não entendia porque teria de passar três meses com ele.
Mas... o verão acaba não sendo um desastre tão completo assim. Ronnie, que antes se rebelava sem motivo, agora passa a compreender. Passa a valorizar a família, as boas causas que descobre, a boa garota que no fundo é. Volta a se interessar pela música, a qual renunciou depois do abandono do pai. E como eu ia dizendo, tudo fica bem no final. Com certeza a Ronnie sai fortalecida daquela experiência, assim como nós também saímos ao terminar a leitura do livro: mais alertas, mais vivos. Aliás, a história romântica de Ronnie e Will pode ser muito bonita, mas eu prefiro o Steve. Sempre tive uma quedinha por homens mais velhos!;)

Para mais resenhas acesse:

Natty Boiani 27/05/2020

Difícil de segurar as lágrimas
A última música demostra o amadurecimento de uma jovem de 17 anos, ressentida e revoltada com os pais. Uma história emocionante de amor, carinho, compreensão e perdão entre pais e filhos. (Minha parte preferida do livro, realmente linda e emocionante. Difícil de segurar as lágrimas)
Mas como um bom livro do Nicholas Sparks Não poderia deixar o romance de lado. Ronnie conheçe Will, o cara mais popular da cidade, onde ela passava suas férias de verão na casa de seu pai o ex-pianista. Ronnie e Will vivem um relacionamento cheio de experiências que lhe proporcionará uma imensa felicidade e dor jamais sentida, coisas que só o primeiro amor trás

Gy Botelho 23/06/2020

Filme de sessão da tarde
É o que alguém um dia apelidou de romance água com açúcar, não me leve a mal e não pense que eu sou presunçosa. É agradável mas raso. Me lembra um filme de sessão da tarde, gostosinho de ver com seus altos e baixos mas nada espetacular.
Várias partes me fazem pensar ?será que esse autor já conheceu um adolescente?? o que é bem incômodo em um livro em que a protagonista é uma.
Eu tinha outros pensamentos, mas já esqueci.
Essa opinião é baseada única e exclusivamente na minha personalidade. Então se você gosta de romance gospel e filmes de domingo... esse é o seu livro.